Perfil e percepção do consumo de ovos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís – Maracanã
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35300 |
Resumo: | Existem vários mitos sobre os aspectos nutricionais e higiênicos que influenciam no consumo dos ovos. As entrevistas são um meio positivo para conhecer os seus desejos, preferências e necessidades. Assim, objetivou-se estudar o perfil e percepção do consumo de ovos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão campus São luís – Maracanã. Após o projeto ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa para seres humanos sob número (n° de inscrição:56255921.9.0000.5085). A pesquisa foi desenvolvida com 118 alunos maiores de 18 anos das modalidades do Ensino Superior e Ensino Técnico do IFMA. Foi divulgado um questionário com 24 perguntas relacionadas aos hábitos de consumo de ovos. Dentre os resultados pode-se observar que o consumidor está mais consciente dos perigos que podem ocorrer na ingestão de ovos mal manipulados (82,20%). Estão mais atentos a identidade dos ovos (57%). Sabem que ovos não contém hormônios (71,2%). Demonstraram hábitos de compra e consumo elevados de 4 a 7 ovos por semana. A aparência é o aspecto mais importante na escolha dos ovos (42,40%). Concluiu-se que o ovo faz parte da dieta básica dos estudantes, eles são conscientes sobre a identidade e características dos ovos e importância dos rótulos. O armazenamento dos ovos fora ou na porta da geladeira é o aspecto de maior inadequação relatada para conservação dos ovos. Os alunos possuem compreensão a respeito dos mitos sobre a cor dos ovos e o uso de hormônios na produção. Em contrapartida, a maioria desconhece ovos enriquecidos. |
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Perfil e percepção do consumo de ovos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís – MaracanãProfile and perception of egg consumption by students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão Campus São Luís – MaracanãPerfil y percepción del consumo de huevos de los estudiantes del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Campus de Maranhão São Luís – MaracanãMitosHormonasPandemiaManipulación de huevosCáscara de huevo.MythsHormonesPandemicEgg handlingEgg shell.MitosHormôniosPandemiaManipulação de ovosCasca do ovo.Existem vários mitos sobre os aspectos nutricionais e higiênicos que influenciam no consumo dos ovos. As entrevistas são um meio positivo para conhecer os seus desejos, preferências e necessidades. Assim, objetivou-se estudar o perfil e percepção do consumo de ovos por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão campus São luís – Maracanã. Após o projeto ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa para seres humanos sob número (n° de inscrição:56255921.9.0000.5085). A pesquisa foi desenvolvida com 118 alunos maiores de 18 anos das modalidades do Ensino Superior e Ensino Técnico do IFMA. Foi divulgado um questionário com 24 perguntas relacionadas aos hábitos de consumo de ovos. Dentre os resultados pode-se observar que o consumidor está mais consciente dos perigos que podem ocorrer na ingestão de ovos mal manipulados (82,20%). Estão mais atentos a identidade dos ovos (57%). Sabem que ovos não contém hormônios (71,2%). Demonstraram hábitos de compra e consumo elevados de 4 a 7 ovos por semana. A aparência é o aspecto mais importante na escolha dos ovos (42,40%). Concluiu-se que o ovo faz parte da dieta básica dos estudantes, eles são conscientes sobre a identidade e características dos ovos e importância dos rótulos. O armazenamento dos ovos fora ou na porta da geladeira é o aspecto de maior inadequação relatada para conservação dos ovos. Os alunos possuem compreensão a respeito dos mitos sobre a cor dos ovos e o uso de hormônios na produção. Em contrapartida, a maioria desconhece ovos enriquecidos.There are several myths about hygienic nutritional aspects other than consumption and eggs. Interviews are a way to get to know your wants and needs. Thus, the objective is to study the profile and perception of egg consumption by students Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão campus São Luís - Maracanã. After the project was approved by the Research Ethics Committee for human beings under number (registration number: 56255921.9.0000.5085). The research was carried out with 118 18-year-old students from IFMA's Higher Education and Technical Education modalities. One was released with 24 questions related to egg consumption habits. Among the results it can be observed that the consumer is aware of the dangers that can occur in the ingestion of poorly handled eggs (82.20%). They are more attentive to the identity of the eggs (57%). They know that eggs do not contain music (71.2%). They showed buying habits and higher consumption of 4 to 7 eggs per week. Appearance is the most important aspect when choosing eggs (42.40%). It was concluded that the egg is part of the students' basic diet, they are aware of the identity and characteristics of eggs and the importance of labels. The storage of eggs outside or on the refrigerator door is the aspect of greatest inadequacy related to egg conservation. Students understand myths about eggs and the use of hormones in egg production. On the other hand, most are unaware of enriched eggs.Existen varios mitos sobre aspectos nutricionales higiénicos distintos al consumo y los huevos. Las entrevistas son una forma de conocer sus deseos y necesidades. Así, el objetivo es estudiar el perfil y la percepción del consumo de huevos por parte de los estudiantes del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Maranhão campus São Luís - Maracanã. Luego de que el proyecto fuera aprobado por el Comité de Ética en Investigación con seres humanos bajo el número (número de registro: 56255921.9.0000.5085). La investigación se desarrolló con 118 estudiantes de 18 años de edad de las modalidades de Educación Superior y Educación Técnica de IFMA. Uno fue lanzado con 24 preguntas relacionadas con los hábitos de consumo de huevos. Entre los resultados se puede observar que el consumidor es consciente de los peligros que pueden ocurrir en la ingestión de huevos mal manipulados (82,20%). Están más atentos a la identidad de los huevos (57%). Saben que los huevos no contienen música (71,2%). Mostraron hábitos de compra y mayor consumo de 4 a 7 huevos por semana. La apariencia es el aspecto más importante a la hora de elegir los huevos (42,40%). Se concluyó que el huevo forma parte de la dieta básica de los estudiantes, estos conocen la identidad y características del huevo y la importancia de las etiquetas. El almacenamiento de huevos en el exterior o en la puerta del refrigerador es el aspecto de mayor insuficiencia relacionado con la conservación del huevo. Los estudiantes entienden los mitos sobre los huevos y el uso de hormonas en la producción de huevos. Por otro lado, la mayoría desconoce los huevos enriquecidos.Research, Society and Development2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3530010.33448/rsd-v11i13.35300Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e291111335300Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e291111335300Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e2911113353002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35300/29722Copyright (c) 2022 Aline Sthefany Barros de Souza; Daniela Aguiar Penha Brito; Ana Cristina Silva da Natividade; Wandersson Freitas Rodrigues da Costa; Gleyciane Pereira Salgado; José Matheus Santos Oliveira; Vivian Adriana Ramos Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Aline Sthefany Barros de Brito, Daniela Aguiar Penha Natividade, Ana Cristina Silva da Costa, Wandersson Freitas Rodrigues da Salgado, Gleyciane Pereira Oliveira, José Matheus Santos Gomes, Vivian Adriana Ramos 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35300Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:15.195291Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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