Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Roseane Márcia de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arcaro, Guilherme, Sakamoto, Patrícia Aiko, Fruhauf, Talita Ferreira, Kuchnisk, Marcos Leandro, Taques, Taís Ivastcheschen, Wosnes, Thaline dos Reis, Garcia, Rosane Borges Ferreira, Santos , Bruna Piahui, Gibala, Divonei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236
Resumo: No âmbito da assistência pediátrica em urgência e emergência, os profissionais além da capacidade técnica, é importante uma ótica subjetiva e holística diante do cuidado à criança. A inserção do é relevante em vários contextos da fase da infantil, pois é através da categorização lúdica que conseguimos a mudança de ótica da criança diante do âmbito hospitalar. Objetivo: proporcionar o conhecimento de técnicas lúdicas aos profissionais da enfermagem no pronto atendimento, incentivar os profissionais à utilização de técnicas lúdicas no atendimento à criança e promoção da educação continuada aos profissionais no atendimento a criança no âmbito da urgência e emergência. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo, desenvolvido com 33 profissionais da assistência de enfermagem (enfermeiros e técnicos) nos turnos diurno e noturno no mês de setembro no pronto atendimento de um Hospital Universitário do Estado no Paraná. Os profissionais foram convidados a participar da pesquisa, sendo utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, logo após responderem, foram convidados a permanecer no local, a fim de participarem da educação continuada sobre uso de técnicas lúdicas, no âmbito da urgência e emergência da instituição. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva a partir dos percentuais calculados para cada variável. O estudo demonstrou que os profissionais têm conhecimento sobre a importância das estratégias lúdicas neste ambiente, porém faltam recursos para seu desenvolvimento, levando-nos a uma reflexão sobre a importância da aplicação de recursos, para subsídio de materiais lúdicos que servirão de suporte na utilização de estratégias no atendimento a criança no contexto da urgência e emergência.
id UNIFEI_7efde41f37c0e0e19ff51fe0f8c9354e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35236
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergênciaPerception of nursing professionals in relation to the use of playful techniques in urgency and emergencyPercepción de los profesionales de enfermería en relación al uso de técnicas lúdicas en urgencias y emergenciasPediatric nursingChildGames and toysUrgent and emergency nursing.Enfermagem pediátricaCriançaJogos e brinquedosEnfermagem em urgência e emergência.Enfermería pediátricaNiñoJuegos y juguetesEnfermería de urgencias y emergencias.No âmbito da assistência pediátrica em urgência e emergência, os profissionais além da capacidade técnica, é importante uma ótica subjetiva e holística diante do cuidado à criança. A inserção do é relevante em vários contextos da fase da infantil, pois é através da categorização lúdica que conseguimos a mudança de ótica da criança diante do âmbito hospitalar. Objetivo: proporcionar o conhecimento de técnicas lúdicas aos profissionais da enfermagem no pronto atendimento, incentivar os profissionais à utilização de técnicas lúdicas no atendimento à criança e promoção da educação continuada aos profissionais no atendimento a criança no âmbito da urgência e emergência. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo, desenvolvido com 33 profissionais da assistência de enfermagem (enfermeiros e técnicos) nos turnos diurno e noturno no mês de setembro no pronto atendimento de um Hospital Universitário do Estado no Paraná. Os profissionais foram convidados a participar da pesquisa, sendo utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, logo após responderem, foram convidados a permanecer no local, a fim de participarem da educação continuada sobre uso de técnicas lúdicas, no âmbito da urgência e emergência da instituição. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva a partir dos percentuais calculados para cada variável. O estudo demonstrou que os profissionais têm conhecimento sobre a importância das estratégias lúdicas neste ambiente, porém faltam recursos para seu desenvolvimento, levando-nos a uma reflexão sobre a importância da aplicação de recursos, para subsídio de materiais lúdicos que servirão de suporte na utilização de estratégias no atendimento a criança no contexto da urgência e emergência.In the context of pediatric urgent and emergency care, professionals in addition to technical capacity, a subjective and holistic view of child care is important. Therapeutic therapy is relevant in several contexts of the childhood phase, as it is through playful categorization that it will introduce a change in the child's perspective in the context of the hospital environment. Objective: to provide knowledge of playful techniques to nursing professionals in emergency care, encourage professionals to use playful techniques in care and promote continuing education to professionals in child care in the context of urgency and emergency. Methodology: Descriptive study, developed with 33 nursing care professionals (nurses and technicians) in day and night shifts in September in the emergency room of a State University Hospital in Paraná. Professional education was invited to a research, being used and to belong, to belong to the research question, in order to participate in order to participate in the research, in the context of urgency and emergency. of the institution. The results were analyzed using descriptive statistics from percentage calculations for each variable. The study on the importance of applying resources that professionals have knowledge about the use of playful strategies in this, but lack for its development, taking into account a reflection on the importance of applying strategic resources in child care in the context of urgency and emergency.En el contexto de la atención de urgencias y emergencias pediátricas, es importante que los profesionales además de la capacidad técnica, tengan una visión subjetiva y holística del cuidado del niño. La terapia terapéutica es relevante en varios contextos de la etapa infantil, ya que es a través de la categorización lúdica que introducirá un cambio en la perspectiva del niño en el contexto del ambiente hospitalario. Objetivo: proporcionar conocimientos sobre técnicas lúdicas a los profesionales de enfermería en la atención de emergencia, incentivar a los profesionales a utilizar técnicas lúdicas en el cuidado y promover la educación permanente a los profesionales en el cuidado del niño en el contexto de urgencia y emergencia. Metodología: Estudio descriptivo, desarrollado con 33 profesionales de enfermería (enfermeros y técnicos) en los turnos diurno y nocturno en el mes de septiembre en el servicio de urgencias de un Hospital Universitario Estadual de Paraná. La formación profesional fue invitada a una investigación, siendo utilizada y de pertenencia, de pertenencia a la pregunta de investigación, para participar a fin de participar de la investigación, en el contexto de urgencia y emergencia. de la institución Los resultados se analizaron mediante estadística descriptiva a partir de cálculos porcentuales para cada variable. El estudio sobre la importancia de la aplicación de recursos que los profesionales tienen conocimientos sobre el uso de estrategias lúdicas en este, pero faltan para su desarrollo, teniendo en cuenta una reflexión sobre la importancia de la aplicación de recursos estratégicos en el cuidado del niño en el contexto de urgencia y emergencia.Research, Society and Development2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3523610.33448/rsd-v11i13.35236Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e174111335236Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e174111335236Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e1741113352362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236/29847Copyright (c) 2022 Roseane Márcia de Souza Lima; Guilherme Arcaro; Patrícia Aiko Sakamoto; Talita Ferreira Fruhauf; Marcos Leandro Kuchnisk; Taís Ivastcheschen Taques; Thaline dos Reis Wosnes; Rosane Borges Ferreira Garcia; Bruna Piahui Santos ; Divonei Gibalahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Roseane Márcia de Souza Arcaro, Guilherme Sakamoto, Patrícia AikoFruhauf, Talita Ferreira Kuchnisk, Marcos LeandroTaques, Taís IvastcheschenWosnes, Thaline dos Reis Garcia, Rosane Borges Ferreira Santos , Bruna Piahui Gibala, Divonei 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35236Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:12.778194Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
Perception of nursing professionals in relation to the use of playful techniques in urgency and emergency
Percepción de los profesionales de enfermería en relación al uso de técnicas lúdicas en urgencias y emergencias
title Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
spellingShingle Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
Lima, Roseane Márcia de Souza
Pediatric nursing
Child
Games and toys
Urgent and emergency nursing.
Enfermagem pediátrica
Criança
Jogos e brinquedos
Enfermagem em urgência e emergência.
Enfermería pediátrica
Niño
Juegos y juguetes
Enfermería de urgencias y emergencias.
title_short Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
title_full Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
title_fullStr Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
title_full_unstemmed Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
title_sort Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
author Lima, Roseane Márcia de Souza
author_facet Lima, Roseane Márcia de Souza
Arcaro, Guilherme
Sakamoto, Patrícia Aiko
Fruhauf, Talita Ferreira
Kuchnisk, Marcos Leandro
Taques, Taís Ivastcheschen
Wosnes, Thaline dos Reis
Garcia, Rosane Borges Ferreira
Santos , Bruna Piahui
Gibala, Divonei
author_role author
author2 Arcaro, Guilherme
Sakamoto, Patrícia Aiko
Fruhauf, Talita Ferreira
Kuchnisk, Marcos Leandro
Taques, Taís Ivastcheschen
Wosnes, Thaline dos Reis
Garcia, Rosane Borges Ferreira
Santos , Bruna Piahui
Gibala, Divonei
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Roseane Márcia de Souza
Arcaro, Guilherme
Sakamoto, Patrícia Aiko
Fruhauf, Talita Ferreira
Kuchnisk, Marcos Leandro
Taques, Taís Ivastcheschen
Wosnes, Thaline dos Reis
Garcia, Rosane Borges Ferreira
Santos , Bruna Piahui
Gibala, Divonei
dc.subject.por.fl_str_mv Pediatric nursing
Child
Games and toys
Urgent and emergency nursing.
Enfermagem pediátrica
Criança
Jogos e brinquedos
Enfermagem em urgência e emergência.
Enfermería pediátrica
Niño
Juegos y juguetes
Enfermería de urgencias y emergencias.
topic Pediatric nursing
Child
Games and toys
Urgent and emergency nursing.
Enfermagem pediátrica
Criança
Jogos e brinquedos
Enfermagem em urgência e emergência.
Enfermería pediátrica
Niño
Juegos y juguetes
Enfermería de urgencias y emergencias.
description No âmbito da assistência pediátrica em urgência e emergência, os profissionais além da capacidade técnica, é importante uma ótica subjetiva e holística diante do cuidado à criança. A inserção do é relevante em vários contextos da fase da infantil, pois é através da categorização lúdica que conseguimos a mudança de ótica da criança diante do âmbito hospitalar. Objetivo: proporcionar o conhecimento de técnicas lúdicas aos profissionais da enfermagem no pronto atendimento, incentivar os profissionais à utilização de técnicas lúdicas no atendimento à criança e promoção da educação continuada aos profissionais no atendimento a criança no âmbito da urgência e emergência. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo, desenvolvido com 33 profissionais da assistência de enfermagem (enfermeiros e técnicos) nos turnos diurno e noturno no mês de setembro no pronto atendimento de um Hospital Universitário do Estado no Paraná. Os profissionais foram convidados a participar da pesquisa, sendo utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, logo após responderem, foram convidados a permanecer no local, a fim de participarem da educação continuada sobre uso de técnicas lúdicas, no âmbito da urgência e emergência da instituição. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva a partir dos percentuais calculados para cada variável. O estudo demonstrou que os profissionais têm conhecimento sobre a importância das estratégias lúdicas neste ambiente, porém faltam recursos para seu desenvolvimento, levando-nos a uma reflexão sobre a importância da aplicação de recursos, para subsídio de materiais lúdicos que servirão de suporte na utilização de estratégias no atendimento a criança no contexto da urgência e emergência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236
10.33448/rsd-v11i13.35236
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i13.35236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236/29847
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e174111335236
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e174111335236
Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e174111335236
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052724479524864