Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergência
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236 |
Resumo: | No âmbito da assistência pediátrica em urgência e emergência, os profissionais além da capacidade técnica, é importante uma ótica subjetiva e holística diante do cuidado à criança. A inserção do é relevante em vários contextos da fase da infantil, pois é através da categorização lúdica que conseguimos a mudança de ótica da criança diante do âmbito hospitalar. Objetivo: proporcionar o conhecimento de técnicas lúdicas aos profissionais da enfermagem no pronto atendimento, incentivar os profissionais à utilização de técnicas lúdicas no atendimento à criança e promoção da educação continuada aos profissionais no atendimento a criança no âmbito da urgência e emergência. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo, desenvolvido com 33 profissionais da assistência de enfermagem (enfermeiros e técnicos) nos turnos diurno e noturno no mês de setembro no pronto atendimento de um Hospital Universitário do Estado no Paraná. Os profissionais foram convidados a participar da pesquisa, sendo utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, logo após responderem, foram convidados a permanecer no local, a fim de participarem da educação continuada sobre uso de técnicas lúdicas, no âmbito da urgência e emergência da instituição. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva a partir dos percentuais calculados para cada variável. O estudo demonstrou que os profissionais têm conhecimento sobre a importância das estratégias lúdicas neste ambiente, porém faltam recursos para seu desenvolvimento, levando-nos a uma reflexão sobre a importância da aplicação de recursos, para subsídio de materiais lúdicos que servirão de suporte na utilização de estratégias no atendimento a criança no contexto da urgência e emergência. |
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Percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao uso de técnicas lúdicas na urgência e emergênciaPerception of nursing professionals in relation to the use of playful techniques in urgency and emergencyPercepción de los profesionales de enfermería en relación al uso de técnicas lúdicas en urgencias y emergenciasPediatric nursingChildGames and toysUrgent and emergency nursing.Enfermagem pediátricaCriançaJogos e brinquedosEnfermagem em urgência e emergência.Enfermería pediátricaNiñoJuegos y juguetesEnfermería de urgencias y emergencias.No âmbito da assistência pediátrica em urgência e emergência, os profissionais além da capacidade técnica, é importante uma ótica subjetiva e holística diante do cuidado à criança. A inserção do é relevante em vários contextos da fase da infantil, pois é através da categorização lúdica que conseguimos a mudança de ótica da criança diante do âmbito hospitalar. Objetivo: proporcionar o conhecimento de técnicas lúdicas aos profissionais da enfermagem no pronto atendimento, incentivar os profissionais à utilização de técnicas lúdicas no atendimento à criança e promoção da educação continuada aos profissionais no atendimento a criança no âmbito da urgência e emergência. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo, desenvolvido com 33 profissionais da assistência de enfermagem (enfermeiros e técnicos) nos turnos diurno e noturno no mês de setembro no pronto atendimento de um Hospital Universitário do Estado no Paraná. Os profissionais foram convidados a participar da pesquisa, sendo utilizado um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, logo após responderem, foram convidados a permanecer no local, a fim de participarem da educação continuada sobre uso de técnicas lúdicas, no âmbito da urgência e emergência da instituição. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva a partir dos percentuais calculados para cada variável. O estudo demonstrou que os profissionais têm conhecimento sobre a importância das estratégias lúdicas neste ambiente, porém faltam recursos para seu desenvolvimento, levando-nos a uma reflexão sobre a importância da aplicação de recursos, para subsídio de materiais lúdicos que servirão de suporte na utilização de estratégias no atendimento a criança no contexto da urgência e emergência.In the context of pediatric urgent and emergency care, professionals in addition to technical capacity, a subjective and holistic view of child care is important. Therapeutic therapy is relevant in several contexts of the childhood phase, as it is through playful categorization that it will introduce a change in the child's perspective in the context of the hospital environment. Objective: to provide knowledge of playful techniques to nursing professionals in emergency care, encourage professionals to use playful techniques in care and promote continuing education to professionals in child care in the context of urgency and emergency. Methodology: Descriptive study, developed with 33 nursing care professionals (nurses and technicians) in day and night shifts in September in the emergency room of a State University Hospital in Paraná. Professional education was invited to a research, being used and to belong, to belong to the research question, in order to participate in order to participate in the research, in the context of urgency and emergency. of the institution. The results were analyzed using descriptive statistics from percentage calculations for each variable. The study on the importance of applying resources that professionals have knowledge about the use of playful strategies in this, but lack for its development, taking into account a reflection on the importance of applying strategic resources in child care in the context of urgency and emergency.En el contexto de la atención de urgencias y emergencias pediátricas, es importante que los profesionales además de la capacidad técnica, tengan una visión subjetiva y holística del cuidado del niño. La terapia terapéutica es relevante en varios contextos de la etapa infantil, ya que es a través de la categorización lúdica que introducirá un cambio en la perspectiva del niño en el contexto del ambiente hospitalario. Objetivo: proporcionar conocimientos sobre técnicas lúdicas a los profesionales de enfermería en la atención de emergencia, incentivar a los profesionales a utilizar técnicas lúdicas en el cuidado y promover la educación permanente a los profesionales en el cuidado del niño en el contexto de urgencia y emergencia. Metodología: Estudio descriptivo, desarrollado con 33 profesionales de enfermería (enfermeros y técnicos) en los turnos diurno y nocturno en el mes de septiembre en el servicio de urgencias de un Hospital Universitario Estadual de Paraná. La formación profesional fue invitada a una investigación, siendo utilizada y de pertenencia, de pertenencia a la pregunta de investigación, para participar a fin de participar de la investigación, en el contexto de urgencia y emergencia. de la institución Los resultados se analizaron mediante estadística descriptiva a partir de cálculos porcentuales para cada variable. El estudio sobre la importancia de la aplicación de recursos que los profesionales tienen conocimientos sobre el uso de estrategias lúdicas en este, pero faltan para su desarrollo, teniendo en cuenta una reflexión sobre la importancia de la aplicación de recursos estratégicos en el cuidado del niño en el contexto de urgencia y emergencia.Research, Society and Development2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3523610.33448/rsd-v11i13.35236Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e174111335236Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e174111335236Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e1741113352362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35236/29847Copyright (c) 2022 Roseane Márcia de Souza Lima; Guilherme Arcaro; Patrícia Aiko Sakamoto; Talita Ferreira Fruhauf; Marcos Leandro Kuchnisk; Taís Ivastcheschen Taques; Thaline dos Reis Wosnes; Rosane Borges Ferreira Garcia; Bruna Piahui Santos ; Divonei Gibalahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Roseane Márcia de Souza Arcaro, Guilherme Sakamoto, Patrícia AikoFruhauf, Talita Ferreira Kuchnisk, Marcos LeandroTaques, Taís IvastcheschenWosnes, Thaline dos Reis Garcia, Rosane Borges Ferreira Santos , Bruna Piahui Gibala, Divonei 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35236Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:12.778194Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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