Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okabe, Mônica Saemi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silveira, Maria de Fátima de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44234
Resumo: O atendimento psicológico online foi necessário para atender as demandas de saúde mental da população geral e dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19. O CFP orientou a suspensão do atendimento presencial e a atuação dos profissionais de psicologia ser na modalidade online com a utilização de TICs, logo após a doença ser classificada como uma pandemia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar a vivência autorreferida destes profissionais na sua atuação por via remota durante a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de cunho quanti-qualitativo, a amostra é composta por psicólogos/as do estado da Paraíba que atenderam de forma online no período entre março e setembro de 2020. Para coleta de dados foram utilizadas questionário sociodemográfico e entrevista individual. As entrevistas foram submetidas ao software Iramuteq, onde se resultaram cinco categorias as quais foram interpretadas à luz da análise de conteúdo. Percebe-se que os profissionais de psicologia enfrentaram desafios para essa transição tanto em sua vida pessoal e profissional, porém foi um período de experiência e evolução para o atendimento psicológico online.
id UNIFEI_828a5db33ac8a0b83946a026fb158415
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44234
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na ParaíbaOnline psychological care on the context of Covid-19 in ParaíbaAtención psicológica en línea en contexto de la pandemia de Covid-19 en ParaíbaOnline careTelepsychologyPsychologyCovid-19.Atención en líneaTelepsicologíaPsicologíaCovid-19.Atendimento onlineTelepsicologiaPsicologiaCovid-19.O atendimento psicológico online foi necessário para atender as demandas de saúde mental da população geral e dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19. O CFP orientou a suspensão do atendimento presencial e a atuação dos profissionais de psicologia ser na modalidade online com a utilização de TICs, logo após a doença ser classificada como uma pandemia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar a vivência autorreferida destes profissionais na sua atuação por via remota durante a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de cunho quanti-qualitativo, a amostra é composta por psicólogos/as do estado da Paraíba que atenderam de forma online no período entre março e setembro de 2020. Para coleta de dados foram utilizadas questionário sociodemográfico e entrevista individual. As entrevistas foram submetidas ao software Iramuteq, onde se resultaram cinco categorias as quais foram interpretadas à luz da análise de conteúdo. Percebe-se que os profissionais de psicologia enfrentaram desafios para essa transição tanto em sua vida pessoal e profissional, porém foi um período de experiência e evolução para o atendimento psicológico online.Online pscychological care was necessary to attend the mental health demands of general population and health professionals during the Covid-19 pandemic. The CFP guided the suspension of face-to-face treatment, orienting the performance of psychology to be in the online modality with the use of ICTs, soon after the disease was classified as a pandemic. So, this research aims to analyze the self-reported experience of these professionals in their remote work during the Covid-19 pandemic. A cross-sectional, exploratory and descriptive research of quantitative-qualitative nature, the sample focus psychologists from the state of Paraiba who attended online in the period between March and September of 2020. For data collection, a sociodemographic questionary and individual interviews were used. The interviews were submitted to the Iramuteq software, which resulted in five categories interpreted in the light of content analysis. It was observed that psychological professionals faced challenges in this transition, both personal and professional in their lives. However, it was a period of experience and evolution towards online psychological care.La atención psicológica en línea fue necesaria para atender las demandas de salud mental de la población general y de los profesionales sanitarios durante la pandemia de Covid-19. El CFP orientó hacia la anulación de la atención presencial y a que la actuación de los profesionales de psicología fuese en la modalidad en línea con el uso de TICs, después de haber catalogado la enfermedad como una pandemia. De este modo, esta investigación tiene como objetivo analizar la vivencia autorreportada de estos profesionales en su actuación por vía remota durante la pandemia del Covid-19. Presentamos una investigación transversal, exploratoria y descriptiva de naturaleza cuantitava y cualitativa, con una muestra compuesta por psicólogos/as del estado de Paraíba que atendieron en línea en el periodo entre marzo y septiembre de 2020. Para la recogida de datos se utilizó un cuestionario sociodemográfico y una entrevista individual. Las entrevistas se sometieron al software Iramuteq, del que resultaron cinco categorías las cuales se interpretaron a la luz del análisis de contenido. Se percibe que los profesionales de psicología enfrentaron desafíos para esa transición tanto en su vida personal como profesional, sin embargo fue un periodo de experiencia y evolución para la atención psicológica en línea.Research, Society and Development2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4423410.33448/rsd-v12i13.44234Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e01121344234Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e01121344234Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e011213442342525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44234/35552Copyright (c) 2023 Mônica Saemi Okabe; Maria de Fátima de Araújo Silveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOkabe, Mônica Saemi Silveira, Maria de Fátima de Araújo 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44234Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
Online psychological care on the context of Covid-19 in Paraíba
Atención psicológica en línea en contexto de la pandemia de Covid-19 en Paraíba
title Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
spellingShingle Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
Okabe, Mônica Saemi
Online care
Telepsychology
Psychology
Covid-19.
Atención en línea
Telepsicología
Psicología
Covid-19.
Atendimento online
Telepsicologia
Psicologia
Covid-19.
title_short Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
title_full Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
title_fullStr Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
title_full_unstemmed Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
title_sort Atendimento psicológico online em contexto da pandemia de Covid-19 na Paraíba
author Okabe, Mônica Saemi
author_facet Okabe, Mônica Saemi
Silveira, Maria de Fátima de Araújo
author_role author
author2 Silveira, Maria de Fátima de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okabe, Mônica Saemi
Silveira, Maria de Fátima de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Online care
Telepsychology
Psychology
Covid-19.
Atención en línea
Telepsicología
Psicología
Covid-19.
Atendimento online
Telepsicologia
Psicologia
Covid-19.
topic Online care
Telepsychology
Psychology
Covid-19.
Atención en línea
Telepsicología
Psicología
Covid-19.
Atendimento online
Telepsicologia
Psicologia
Covid-19.
description O atendimento psicológico online foi necessário para atender as demandas de saúde mental da população geral e dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19. O CFP orientou a suspensão do atendimento presencial e a atuação dos profissionais de psicologia ser na modalidade online com a utilização de TICs, logo após a doença ser classificada como uma pandemia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar a vivência autorreferida destes profissionais na sua atuação por via remota durante a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa transversal, exploratória e descritiva de cunho quanti-qualitativo, a amostra é composta por psicólogos/as do estado da Paraíba que atenderam de forma online no período entre março e setembro de 2020. Para coleta de dados foram utilizadas questionário sociodemográfico e entrevista individual. As entrevistas foram submetidas ao software Iramuteq, onde se resultaram cinco categorias as quais foram interpretadas à luz da análise de conteúdo. Percebe-se que os profissionais de psicologia enfrentaram desafios para essa transição tanto em sua vida pessoal e profissional, porém foi um período de experiência e evolução para o atendimento psicológico online.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44234
10.33448/rsd-v12i13.44234
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44234
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i13.44234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44234/35552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mônica Saemi Okabe; Maria de Fátima de Araújo Silveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mônica Saemi Okabe; Maria de Fátima de Araújo Silveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e01121344234
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e01121344234
Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e01121344234
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052635112538112