Significações de universitários com deficiência visual sobre os serviços de apoio à inclusão na educação superior durante a pandemia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36540 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apreender as significações dos universitários com deficiência visual sobre os serviços de apoio à inclusão da universidade, sobretudo no contexto do ensino remoto. Tem como fundamento teórico-metodológico o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. Foram participantes desta pesquisa 6 universitários com deficiência visual, de diversos cursos de uma universidade federal do nordeste do Brasil. Para produção de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada e a sessão reflexiva. Para análise dos dados foi utilizado o procedimento dos núcleos de significação. As significações apreendidas mostraram a existência de processos burocratizados para requerer os serviços de apoio institucionais; a impotência do núcleo de acessibilidade, que não atendia às demandas apresentadas pelos universitários, sobretudo as pedagógicas; como também a fragilidade pedagógica para o desenvolvimento do processo acadêmico inclusivo. Com isto, pôde-se concluir que as determinações vivenciadas pelos universitários constituíram significações negativas sobre os serviços de apoio à inclusão. |
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Significações de universitários com deficiência visual sobre os serviços de apoio à inclusão na educação superior durante a pandemiaMeanings of visually impaired university student about services to support in higher education during the pandemic Significaciones de universitarios con discapacidad visual sobre los servicios de apoyo a la inclusion en la educación superior durante la pandemia Centro de accesibilidadBurocraciaInclusiónEnseñanza.Núcleo de acessibilidadeBurocraciaInclusãoEnsino.Accessibility coreBureaucracyInclusionTeaching.Este artigo tem como objetivo apreender as significações dos universitários com deficiência visual sobre os serviços de apoio à inclusão da universidade, sobretudo no contexto do ensino remoto. Tem como fundamento teórico-metodológico o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. Foram participantes desta pesquisa 6 universitários com deficiência visual, de diversos cursos de uma universidade federal do nordeste do Brasil. Para produção de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada e a sessão reflexiva. Para análise dos dados foi utilizado o procedimento dos núcleos de significação. As significações apreendidas mostraram a existência de processos burocratizados para requerer os serviços de apoio institucionais; a impotência do núcleo de acessibilidade, que não atendia às demandas apresentadas pelos universitários, sobretudo as pedagógicas; como também a fragilidade pedagógica para o desenvolvimento do processo acadêmico inclusivo. Com isto, pôde-se concluir que as determinações vivenciadas pelos universitários constituíram significações negativas sobre os serviços de apoio à inclusão. This article aims to apprehend the meanings of university students with visual impairments about the university’s inclusion support services, especially in the context of remote teaching. Its theoretical-methological foundation is Dialectical Historical Materialism and Socio-Historical Psychology. Participants in this research were 6 university students with visual impairments, from different courses at a federal university in northeastern Brazil. For data production, a semi-structured interview and a reflective session were used. For data analysis, the procedure of meaning cores was used. The meanings apprehended showed the existence of bureaucratized processes to request institutional support services; the impotence of the accessibility nucleus, which did not meet the demands presented by the university students, especially the pedagogical ones; as well as the pedagogical fragility for the development of the inclusive academic process. With this, it was possible to conclude that the determinations experienced by the university students constituted negative meanings about the inclusion support services.Este artículo tuvo como objetivo aprehender las significaciones de estudiantes universitarios con discapacidad visual sobre los servicios de apoyo a la inclusión de la universidad, especialmente en la enseñanza remota. Se fundamenta en el Materialismo Histórico Dialéctico y la Psicología Socio-Histórica. Los participantes fueron 6 estudiantes con discapacidad visual, de diferentes cursos de una universidad federal en el noreste de Brasil. Para la producción de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas y una sesión reflexiva. Para el análisis se utilizaron núcleos de significación. Las significaciones aprehendidas evidenciaron la existencia de procesos burocratizados para solicitar servicios de apoyo institucional; la impotencia del núcleo de accesibilidad, que no atendía las demandas presentadas por los universitários, especialmente las pedagógicas; así como la fragilidade pedagógica para el desarrollo del processo académico inclusivo. Se concluye que las determinaciones experimentadas por los universitarios constituyeron significaciones negativas sobre los servicios de apoyo a la inclusión.Research, Society and Development2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3654010.33448/rsd-v11i14.36540Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e418111436540Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e418111436540Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4181114365402525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36540/30491Copyright (c) 2022 Maria Quitéria da Silva; Neiza de Lourdes Frederico Fumeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Quitéria daFumes, Neiza de Lourdes Frederico 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36540Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:03.971152Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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