A relação entre o esgotamento emocional com os possíveis transtornos psiquiátricos: Ansiedade, depressão e burnout em estudantes de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Pedro Gama
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Rafael Correia de Sousa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45379
Resumo: Ao ingressar na faculdade de Medicina, observa-se um declínio significativo na saúde mental, e piora com o avançar da graduação. Diversos fatores são descritos como potencialmente estressantes em estudantes de Medicina, como o ambiente acadêmico altamente estressante, competitividade, privação de sono, carga de trabalho excessiva, pressão de colegas, fatores curriculares, afetivos e institucionais. O presente estudo, trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo analisar o espectro das manifestações psiquiátricas em estudantes de Medicina e a relação com a exaustão mental destes indivíduos. O esgotamento não é dependente, puramente, de fatores predisponentes individuais, como expressão emocional ou meios de enfrentamento de estresse, mas também, está interligado a fatores externos, como o molde do sistema educacional e pode gerar impactos negativos na vida acadêmica e pessoal dos alunos. Entre os alunos do ciclo clínico, representados como sendo do 3°, 4° e 5° anos, a prevalência de burnout foi maior entre os alunos do terceiro e quarto anos, e esta maior prevalência pode ser devida à transição das ciências básicas para as ciências clínicas. É necessário a intervenção institucional, do corpo docente e de programas de apoio educacional, para o reconhecimento precoce, abordagem prática e direcionada como mecanismos de contenção de repercussões clínicas e prejuízos pessoais aos estudantes de Medicina.
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spelling A relação entre o esgotamento emocional com os possíveis transtornos psiquiátricos: Ansiedade, depressão e burnout em estudantes de Medicina The relationship between emotional exhaustion and possible psychiatric disorders: Anxiety, depression and burnout in Medical studentsLa relación entre agotamiento emocional y posibles trastornos psiquiátricos: Ansiedad, depresión y burnout en estudiantes de MedicinaAgotamientoEstudiante de MedicinaDepression.BurnoutEstudante de MedicinaDepressão.BurnoutMedicine studentDepression.Ao ingressar na faculdade de Medicina, observa-se um declínio significativo na saúde mental, e piora com o avançar da graduação. Diversos fatores são descritos como potencialmente estressantes em estudantes de Medicina, como o ambiente acadêmico altamente estressante, competitividade, privação de sono, carga de trabalho excessiva, pressão de colegas, fatores curriculares, afetivos e institucionais. O presente estudo, trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo analisar o espectro das manifestações psiquiátricas em estudantes de Medicina e a relação com a exaustão mental destes indivíduos. O esgotamento não é dependente, puramente, de fatores predisponentes individuais, como expressão emocional ou meios de enfrentamento de estresse, mas também, está interligado a fatores externos, como o molde do sistema educacional e pode gerar impactos negativos na vida acadêmica e pessoal dos alunos. Entre os alunos do ciclo clínico, representados como sendo do 3°, 4° e 5° anos, a prevalência de burnout foi maior entre os alunos do terceiro e quarto anos, e esta maior prevalência pode ser devida à transição das ciências básicas para as ciências clínicas. É necessário a intervenção institucional, do corpo docente e de programas de apoio educacional, para o reconhecimento precoce, abordagem prática e direcionada como mecanismos de contenção de repercussões clínicas e prejuízos pessoais aos estudantes de Medicina.Upon entering Medical school, there is a significant decline in mental health, which worsens as graduation progresses. Several factors are described as stressful environments in Medical students, such as the highly stressful academic environment, competitiveness, sleep deprivation, excessive workload, peer pressure, curricular, affective and institutional factors. The present study aims to analyze the spectrum of psychiatric manifestations in Medical students and the relationship with the mental exhaustion of these individuals. Burnout does not obviously depend on individual predisposing factors, such as emotional expression or means of coping with stress, but is also linked to external factors, such as the mold of the educational system, and can generate negative impacts on students' academic and personal lives. Among students in the clinical cycle, represented as being in the 3rd, 4th and 5th years, the prevalence of burnout was higher among students in the third and fourth years, and this higher prevalence may be due to the transition from basic sciences to clinical sciences. Institutional intervention, from faculty and educational support programs, is necessary for early recognition, a practical and targeted approach as mechanisms to contain clinical repercussions and personal losses to Medical students.Al ingresar a la escuela de Medicina, hay un deterioro significativo en la salud mental, que empeora a medida que avanza la graduación. Varios factores se describen como potencialmente estresantes en los estudiantes de Medicina, como el entorno académico altamente estresante, la competitividad, la falta de sueño, la carga de trabajo excesiva, la presión de los compañeros, los factores curriculares, afectivos e institucionales. El presente estudio tiene como objetivo analizar el espectro de manifestaciones psiquiátricas en estudiantes de Medicina y la relación con el agotamiento mental de estos individuos. El burnout no depende exclusivamente de factores predisponentes individuales, como la expresión emocional o las formas de afrontar el estrés, sino que también está vinculado a factores externos, como el molde del sistema educativo, y puede generar impactos negativos en la vida académica y personal de los estudiantes. . Entre los estudiantes del ciclo clínico, representados como de 3º, 4º y 5º año, la prevalencia de burnout fue mayor entre los estudiantes de tercer y cuarto año, y esta mayor prevalencia puede deberse a la transición de las ciencias básicas a las ciencias clínicas. . La intervención institucional, el profesorado y los programas de apoyo educativo son necesarios para el reconocimiento temprano, un enfoque práctico y específico como mecanismos para contener las repercusiones clínicas y las pérdidas personales de los estudiantes de Medicina.Research, Society and Development2024-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4537910.33448/rsd-v13i3.45379Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e12213345379Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e12213345379Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e122133453792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45379/36182Copyright (c) 2024 João Pedro Gama Araújo; Rafael Correia de Sousa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, João Pedro Gama Silva, Rafael Correia de Sousa da 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45379Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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