A relação entre o esgotamento emocional com os possíveis transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina: Ansiedade, Depressão e Burnout
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44052 |
Resumo: | A faculdade de Medicina é reconhecida como um ambiente exposto a diversas e constantes condições que ocasionam estresse excessivo, auto cobrança, cobrança dos pais e imposições do mercado de trabalho, quanto a qualidade de serviço e de conhecimentos teóricos e práticos. Com isso, os estudantes da área de saúde, sobretudo medicina, possuem uma tendência maior a desenvolver sintomas de ansiedade e depressão ao decorrer de sua graduação. A porcentagem da população estudada que foi acometida com ao menos uma forma de Burnout foi de aproximadamente 48,8%. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo compreender o espectro das manifestações psiquiátricas nos estudantes de medicina e as consequências relacionadas ao esgotamento emocional, a partir de buscas em bases de dados eletrônicas. Os estudantes em período pré-clínico, a prevalência de burnout se mostrou maior, em decorrência do alto nível de estresse percebido na fase anterior ao ingresso na faculdade de medicina, por conta do processo pós-admissão, na qual, vivenciam um ambiente totalmente novo, com competitividade, falta de tempo ou atividades de lazer e outros fatores que levam ao esgotamento emocional. As percepções negativas dos estudantes sobre o equilíbrio e vida pessoal durante as rotações clínicas, estava relacionado a altos níveis de burnout entre estes durante seus estágios. Porém, o sexo do aluno não influenciou nesta relação. Dessa maneira, há necessidade de programas de valorização da saúde mental do estudante ao longo de todo o período de formação, em diversos momentos do ano, para que haja detecção precoce e intervenções apropriadas. |
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A relação entre o esgotamento emocional com os possíveis transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina: Ansiedade, Depressão e BurnoutThe relationship between emotional exhaust with possible psychiatric disorders in medical students: Anxiety, Depression and BurnoutLa relación entre el agotamiento emocional con posibles trastornos psiquiátricos en estudiantes de medicina: Ansiedad, Depresión y BurnoutBurnoutEstudantesAnsiedade.BurnoutStudentsAnxiety.BurnoutEstudiantesAnsiedad.A faculdade de Medicina é reconhecida como um ambiente exposto a diversas e constantes condições que ocasionam estresse excessivo, auto cobrança, cobrança dos pais e imposições do mercado de trabalho, quanto a qualidade de serviço e de conhecimentos teóricos e práticos. Com isso, os estudantes da área de saúde, sobretudo medicina, possuem uma tendência maior a desenvolver sintomas de ansiedade e depressão ao decorrer de sua graduação. A porcentagem da população estudada que foi acometida com ao menos uma forma de Burnout foi de aproximadamente 48,8%. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo compreender o espectro das manifestações psiquiátricas nos estudantes de medicina e as consequências relacionadas ao esgotamento emocional, a partir de buscas em bases de dados eletrônicas. Os estudantes em período pré-clínico, a prevalência de burnout se mostrou maior, em decorrência do alto nível de estresse percebido na fase anterior ao ingresso na faculdade de medicina, por conta do processo pós-admissão, na qual, vivenciam um ambiente totalmente novo, com competitividade, falta de tempo ou atividades de lazer e outros fatores que levam ao esgotamento emocional. As percepções negativas dos estudantes sobre o equilíbrio e vida pessoal durante as rotações clínicas, estava relacionado a altos níveis de burnout entre estes durante seus estágios. Porém, o sexo do aluno não influenciou nesta relação. Dessa maneira, há necessidade de programas de valorização da saúde mental do estudante ao longo de todo o período de formação, em diversos momentos do ano, para que haja detecção precoce e intervenções apropriadas.The Faculty of Medicine is recognized as an environment exposed to diverse and constant conditions that cause excessive stress, self-demand, demands from parents and impositions from the job market, regarding the quality of service and theoretical and practical knowledge. As a result, students in the health field, especially medicine, are more likely to develop symptoms of anxiety and depression during their studies. The percentage of the studied population that was affected by at least one form of Burnout was approximately 48.8%. Therefore, the present study aims to understand the spectrum of psychiatric manifestations in medical students and the consequences related to emotional exhaustion, based on searches in electronic databases. In students in the pre-clinical period, the prevalence of burnout was higher, due to the high level of stress perceived in the phase prior to entering medical school, due to the post-admission process, in which they experience a totally new environment, with competitiveness, lack of time or leisure activities and other factors that lead to emotional exhaustion. Students' negative perceptions of balance and personal life during clinical rotations were related to high levels of burnout among students during their internships. However, the student's gender did not influence this relationship. Therefore, there is a need for programs to enhance the student's mental health throughout the entire training period, at different times of the year, so that there is early detection and interventions carried out.La Facultad de Medicina se reconoce como un ambiente expuesto a diversas y constantes condiciones que provocan estrés excesivo, autoexigencia, exigencias de los padres e imposiciones del mercado laboral, en cuanto a la calidad del servicio y los conocimientos teóricos y prácticos. Como resultado, los estudiantes del campo de la salud, especialmente de medicina, tienen más probabilidades de desarrollar síntomas de ansiedad y depresión durante sus estudios. El porcentaje de la población estudiada que se vio afectada por al menos una forma de Burnout fue aproximadamente del 48,8%. Por lo tanto, el presente estudio tiene como objetivo comprender el espectro de manifestaciones psiquiátricas en estudiantes de medicina y las consecuencias relacionadas con el agotamiento emocional, a partir de búsquedas en bases de datos electrónicas. En los estudiantes del período preclínico la prevalencia de burnout fue mayor, debido al alto nivel de estrés percibido en la fase previa al ingreso a la facultad de medicina, debido al proceso de post-ingreso, en el que experimentan un ambiente totalmente nuevo, con competitividad, falta de tiempo o actividades de ocio y otros factores que conducen al agotamiento emocional. Las percepciones negativas de los estudiantes sobre el equilibrio y la vida personal durante las rotaciones clínicas se relacionaron con altos niveles de agotamiento entre los estudiantes durante sus prácticas. Sin embargo, el género del estudiante no influyó en esta relación. Por ello, surge la necesidad de programas que mejoren la salud mental del estudiante durante todo el periodo formativo, en diferentes épocas del año, para que se realice una detección temprana y se realicen intervenciones.Research, Society and Development2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4405210.33448/rsd-v12i12.44052Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e98121244052Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e98121244052Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e981212440522525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44052/35310Copyright (c) 2023 Luiz Fernando Rodrigues de Almeida; Pedro Ferreira de Souza Evangelista; Pietro de Brito Nogueira; Rafael Correia de Sousa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Luiz Fernando Rodrigues de Evangelista, Pedro Ferreira de Souza Nogueira, Pietro de Brito Silva, Rafael Correia de Sousa da 2023-11-24T09:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44052Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-24T09:58:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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