Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Anaylle Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Victor José Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39181
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer uma reflexão acerca das estratégias de prescrição normativa curricular imposta às escolas, nas quais os professores procuram visibilizar e viabilizar os conhecimentos já existentes, por meio de táticas que subvertem e recriam o espaçotempo, privilegiando as tessituras de conhecimento em rede e de ação contra hegemônica. O estudo trata-se de uma aposta ensaística, utilizou-se o método qualitativo, realizado a partir de procedimentos bibliográfico, pois se propôs a leitura, análise e interpretação de artigos publicados em periódicos científicos, livros, teses e dissertações que abordam o tema. Teve-se como base teórica os estudos nos/dos/com os cotidianos, partindo da ideia central de “cotidiano” do historiador e filósofo francês Michel de Certeau. Os resultados apontam para a necessidade de refletir os cotidianos escolares, não se limitando apenas aos problemas das escolas e dos processos formativos. Pois, é necessário que os estudos voltados a formação de professores e currículo se comprometam e dediquem ao labor dos/nos/com os cotidianos e suas vicissitudes, com foco na valorização dos currículos praticados/vividos nas/das/com as escolas, evidenciando as táticas, e as criações subjetivas e singulares de cada professor, levando-se sempre em consideração o tensionamento de uma educação hegemônica a favor de uma educação emancipatória, multicultural, ética, plural e inclusiva.       
id UNIFEI_8733bb3c08400c633104cf1c7c36112d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39181
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolarTeacher training and curriculum: praxis of a study in/of everyday school lifeFormación del profesorado y currículo: praxis de un estudio en/de la vida escolar cotidianaVida cotidiana en la escuelaPlan de estudiosPraxisTácticas.Cotidiano escolarCurrículoPráxisTática. School daily lifeCurriculumPraxisTactics.Esta pesquisa tem como objetivo tecer uma reflexão acerca das estratégias de prescrição normativa curricular imposta às escolas, nas quais os professores procuram visibilizar e viabilizar os conhecimentos já existentes, por meio de táticas que subvertem e recriam o espaçotempo, privilegiando as tessituras de conhecimento em rede e de ação contra hegemônica. O estudo trata-se de uma aposta ensaística, utilizou-se o método qualitativo, realizado a partir de procedimentos bibliográfico, pois se propôs a leitura, análise e interpretação de artigos publicados em periódicos científicos, livros, teses e dissertações que abordam o tema. Teve-se como base teórica os estudos nos/dos/com os cotidianos, partindo da ideia central de “cotidiano” do historiador e filósofo francês Michel de Certeau. Os resultados apontam para a necessidade de refletir os cotidianos escolares, não se limitando apenas aos problemas das escolas e dos processos formativos. Pois, é necessário que os estudos voltados a formação de professores e currículo se comprometam e dediquem ao labor dos/nos/com os cotidianos e suas vicissitudes, com foco na valorização dos currículos praticados/vividos nas/das/com as escolas, evidenciando as táticas, e as criações subjetivas e singulares de cada professor, levando-se sempre em consideração o tensionamento de uma educação hegemônica a favor de uma educação emancipatória, multicultural, ética, plural e inclusiva.       This research aims to weave a reflection on the normative curricular prescription strategies imposed on schools, in which teachers seek to make visible and make viable existing knowledge, through tactics that subvert and recreate spacetime, privileging the textures of networked knowledge and counter-hegemonic action. The study is an essayistic bet, uses the qualitative method, carried out from bibliographic procedures, as it proposed the reading, analysis and interpretation of articles published in scientific journals, books, theses and dissertations that address the subject. The theoretical basis was the study in/of/with everyday life, starting from the central idea of ​​“everyday life” of the French historian and philosopher Michel de Certeau. The results point to the need to reflect on everyday school life, not just limiting it to the problems of schools and training processes. Therefore, it is necessary that studies aimed at teacher training and curriculum commit and dedicate themselves to the work of/in/with the daily life and its vicissitudes, with a focus on valuing the curricula practiced/lived in/of/with the schools, highlighting the tactics, and the subjective and singular creations of each teacher, always taking into account the tension of a hegemonic education in favor of an emancipatory, multicultural, ethical, plural and inclusive education.Esta investigación pretende tejer una reflexión sobre la prescripción curricular normativa impuesta en las escuelas, en la que los profesores buscan hacer visible y factible el conocimiento ya existente, a través de tácticas que subvierten y recrean el espacio-tiempo, centrándose en el tejido del conocimiento en red y la acción contrahegemónica. El estudio es una apuesta ensayística, utiliza el método cualitativo, realizado a partir de procedimientos bibliográficos, pues propuso la lectura, análisis e interpretación de artículos publicados en revistas científicas, libros, tesis y disertaciones que abordan el tema. La base teórica fue el estudio en/de/con la vida cotidiana, a partir de la idea central de “vida cotidiana” del historiador y filósofo francés Michel de Certeau. Los resultados apuntan para la necesidad de reflexionar sobre la vida escolar cotidiana, no limitándola sólo a los problemas de las escuelas y los procesos formativos. Por lo tanto, es necesario que los estudios dirigidos a la formación docente y curricular se comprometan y se dediquen al trabajo de/en/con la vida cotidiana y sus vicisitudes, con foco en la valoración de los currículos practicados/vividos en/de/con las escuelas, destacando las tácticas, y las creaciones subjetivas y singulares de cada docente, siempre teniendo en cuenta la tensión de una educación hegemónica a favor de una educación emancipadora, pluricultural, ética, plural e inclusiva.Research, Society and Development2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3918110.33448/rsd-v11i17.39181Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e253111739181Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e253111739181Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e2531117391812525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39181/32275Copyright (c) 2022 Anaylle Queiroz Pinto; Victor José Machado de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Anaylle Queiroz Oliveira, Victor José Machado de 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39181Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:31.916010Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
Teacher training and curriculum: praxis of a study in/of everyday school life
Formación del profesorado y currículo: praxis de un estudio en/de la vida escolar cotidiana
title Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
spellingShingle Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
Pinto, Anaylle Queiroz
Vida cotidiana en la escuela
Plan de estudios
Praxis
Tácticas.
Cotidiano escolar
Currículo
Práxis
Tática.
School daily life
Curriculum
Praxis
Tactics.
title_short Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
title_full Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
title_fullStr Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
title_full_unstemmed Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
title_sort Formação docente e currículo: práxis de um estudo no/do/com o cotidiano escolar
author Pinto, Anaylle Queiroz
author_facet Pinto, Anaylle Queiroz
Oliveira, Victor José Machado de
author_role author
author2 Oliveira, Victor José Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Anaylle Queiroz
Oliveira, Victor José Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Vida cotidiana en la escuela
Plan de estudios
Praxis
Tácticas.
Cotidiano escolar
Currículo
Práxis
Tática.
School daily life
Curriculum
Praxis
Tactics.
topic Vida cotidiana en la escuela
Plan de estudios
Praxis
Tácticas.
Cotidiano escolar
Currículo
Práxis
Tática.
School daily life
Curriculum
Praxis
Tactics.
description Esta pesquisa tem como objetivo tecer uma reflexão acerca das estratégias de prescrição normativa curricular imposta às escolas, nas quais os professores procuram visibilizar e viabilizar os conhecimentos já existentes, por meio de táticas que subvertem e recriam o espaçotempo, privilegiando as tessituras de conhecimento em rede e de ação contra hegemônica. O estudo trata-se de uma aposta ensaística, utilizou-se o método qualitativo, realizado a partir de procedimentos bibliográfico, pois se propôs a leitura, análise e interpretação de artigos publicados em periódicos científicos, livros, teses e dissertações que abordam o tema. Teve-se como base teórica os estudos nos/dos/com os cotidianos, partindo da ideia central de “cotidiano” do historiador e filósofo francês Michel de Certeau. Os resultados apontam para a necessidade de refletir os cotidianos escolares, não se limitando apenas aos problemas das escolas e dos processos formativos. Pois, é necessário que os estudos voltados a formação de professores e currículo se comprometam e dediquem ao labor dos/nos/com os cotidianos e suas vicissitudes, com foco na valorização dos currículos praticados/vividos nas/das/com as escolas, evidenciando as táticas, e as criações subjetivas e singulares de cada professor, levando-se sempre em consideração o tensionamento de uma educação hegemônica a favor de uma educação emancipatória, multicultural, ética, plural e inclusiva.       
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39181
10.33448/rsd-v11i17.39181
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39181
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.39181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39181/32275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Anaylle Queiroz Pinto; Victor José Machado de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Anaylle Queiroz Pinto; Victor José Machado de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e253111739181
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e253111739181
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e253111739181
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052732262055936