Impacto da educação biopsicossocial na qualidade de vida do idoso: revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42152 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o impacto da educação biopsicossocial na qualidade de vida do idoso. Dessa forma, buscou-se conceituar esse tipo de educação, já mencionada, como aquelas atividades desenvolvidas com a finalidade de incentivar e promover a saúde prevenindo o aparecimento e desenvolvimento da doença. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática, seguindo as normas da declaração PRISMA, para responder as perguntas norteadoras mencionadas na introdução do presente estudo. Para os resultados, foram considerados vinte trabalhos publicados (1 artigo, em 2018; 2 em 2019; 1 em 2020; 1 em 2021 e 15 em 2022) que abordam sobre as intervenções com idosos nos diversos aspectos físicos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais que evidenciam os achados do presente estudo. Portanto, é possível concluir que a oferta de educação biopsicossocial, realizada de forma sistemática, beneficia e empodera o idoso; refletindo assim, em um grande benefício para a sociedade, para saúde e para qualidade de vida desse público. |
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Impacto da educação biopsicossocial na qualidade de vida do idoso: revisão sistemáticaImpact of biopsychosocial education on the quality of life of the elderly: systematic reviewImpacto de la educación biopsicosocial en la calidad de vida de los ancianos: revisión sistemáticaQualidade de vidaServiço de Saúde para IdosoModelos biopsicossociaisIdoso.Calidad de vidaModelos biopsicosocialesServicio de Salud del adulto mayorAnciano.Quality of lifeBiopsychosocial modelsHealth Service for the elderlyElderly.O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o impacto da educação biopsicossocial na qualidade de vida do idoso. Dessa forma, buscou-se conceituar esse tipo de educação, já mencionada, como aquelas atividades desenvolvidas com a finalidade de incentivar e promover a saúde prevenindo o aparecimento e desenvolvimento da doença. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática, seguindo as normas da declaração PRISMA, para responder as perguntas norteadoras mencionadas na introdução do presente estudo. Para os resultados, foram considerados vinte trabalhos publicados (1 artigo, em 2018; 2 em 2019; 1 em 2020; 1 em 2021 e 15 em 2022) que abordam sobre as intervenções com idosos nos diversos aspectos físicos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais que evidenciam os achados do presente estudo. Portanto, é possível concluir que a oferta de educação biopsicossocial, realizada de forma sistemática, beneficia e empodera o idoso; refletindo assim, em um grande benefício para a sociedade, para saúde e para qualidade de vida desse público.This study aimed to carry out a systematic review on the impact of biopsychosocial education on the quality of life of the elderly. Thus, we sought to conceptualize this type of education, already mentioned, as those activities developed with the purpose of encouraging and promoting health, preventing the appearance and development of the disease. In this sense, a systematic review was carried out, following the norms of the PRISMA declaration, to answer the guiding questions mentioned in the introduction of the present study. For the results, twenty published works were considered (1 article, in 2018; 2 in 2019; 1 in 2020; 1 in 2021 and 15 in 2022) that address interventions with the elderly in the various physical, psychological, social, cultural and environmental factors that demonstrate the findings of the present study. Therefore, it is possible to conclude that the provision of biopsychosocial education, carried out systematically, benefits and empowers the elderly; thus reflecting a great benefit to society, health and quality of life for this public.Este estudio tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática sobre el impacto de la educación biopsicosocial en la calidad de vida de los ancianos. Así, buscamos conceptualizar este tipo de educación, ya mencionado, como aquellas actividades desarrolladas con el propósito de incentivar y promover la salud, previniendo la aparición y desarrollo de la enfermedad. En este sentido, se realizó una revisión sistemática, siguiendo las normas de la declaración PRISMA, para responder a las preguntas orientadoras mencionadas en la introducción del presente estudio. Para los resultados se consideraron veinte trabajos publicados (1 artículo, en 2018; 2 en 2019; 1 en 2020; 1 en 2021 y 15 en 2022) que abordan intervenciones con ancianos en los diversos aspectos físicos, psicológicos, sociales, culturales y ambientales. factores que demuestran los hallazgos del presente estudio. Por lo tanto, es posible concluir que la provisión de educación biopsicosocial, realizada de manera sistemática, beneficia y empodera a los adultos mayores; reflejando así un gran beneficio para la sociedad, la salud y la calidad de vida de este público.Research, Society and Development2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4215210.33448/rsd-v12i6.42152Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e13712642152Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e13712642152Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e137126421522525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42152/34109Copyright (c) 2023 Antonio da Costa Cardoso Neto; Marcia Silva de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Neto, Antonio da CostaOliveira , Marcia Silva de 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42152Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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