Hepatite B às Práxis da Área Médica- Status de soroconversão de estudantes de medicina por meio de imunoensaios enzimáticos e seus fatores influentes.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37752 |
Resumo: | Determinar, nos graduandos de medicina, o conhecimento; atitudes diante da representação social da hepatite B; e perfil imunológico por meio de imunoensaios enzimáticos. Trata-se de um estudo epidemiológico, exploratório, conduzido com acadêmicos de medicina de uma instituição de ensino superior privada. Para a coleta dos dados foi aplicado um instrumento autoadministrado; verificação da carteira de imunização; e comprovação do status sorológico dos estudantes. Os dados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for the Social Science, empregando análises bivariadas e regressão logística. Participaram do estudo 84 acadêmicos, sendo grande parte, do segundo ano letivo do curso de medicina (59,5%). Percebeu-se algumas lacunas no conhecimento dos discentes sobre a transmissibilidade da doença, evidenciando uma associação estatisticamente significante entre o status de imunização e agente etiológico (p<0,020). Contatou-se que 40,5% dos estudantes não estavam imunizados contra o VHB, respondendo erroneamente sobre a via de prevenção da doença (66,7%) e que 91,7% não haviam certificado seu status de imunização anteriormente ao estudo. Notou-se que os discentes que praticam sempre atividades físicas dispunham de 5,113 mais chances de serem imunizados contra o VHB do que os que “Nunca Praticam”. Além disto, percebeu-se que os alunos que não aceitariam assistência de um profissional contaminado com o VHB têm uma chance maior de serem não imunizados (OR=5,180 IC 95% 1,112-24,139). Conclui-se que parte dos acadêmicos de medicina, encontravam-se vulneráveis a contaminação pelo VHB, sendo de modo geral, as lacunas no conhecimento, as atitudes frente a representação social da doença fatores influentes no status de imunização. |
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Hepatite B às Práxis da Área Médica- Status de soroconversão de estudantes de medicina por meio de imunoensaios enzimáticos e seus fatores influentes. Hepatitis B in Medical Practice - Seroconversion status of medical students through enzyme immunoassays and its influential factors.Hepatitis B en la práctica médica: estado de seroconversión de estudiantes de medicina a través de inmunoensayos enzimáticos y sus factores influyentes. Hepatite BEstudantes de medicinaImunização.Hepatitis BEstudiantes de medicinaInmunización.Hepatitis BStudents, medicalImmunization.Determinar, nos graduandos de medicina, o conhecimento; atitudes diante da representação social da hepatite B; e perfil imunológico por meio de imunoensaios enzimáticos. Trata-se de um estudo epidemiológico, exploratório, conduzido com acadêmicos de medicina de uma instituição de ensino superior privada. Para a coleta dos dados foi aplicado um instrumento autoadministrado; verificação da carteira de imunização; e comprovação do status sorológico dos estudantes. Os dados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for the Social Science, empregando análises bivariadas e regressão logística. Participaram do estudo 84 acadêmicos, sendo grande parte, do segundo ano letivo do curso de medicina (59,5%). Percebeu-se algumas lacunas no conhecimento dos discentes sobre a transmissibilidade da doença, evidenciando uma associação estatisticamente significante entre o status de imunização e agente etiológico (p<0,020). Contatou-se que 40,5% dos estudantes não estavam imunizados contra o VHB, respondendo erroneamente sobre a via de prevenção da doença (66,7%) e que 91,7% não haviam certificado seu status de imunização anteriormente ao estudo. Notou-se que os discentes que praticam sempre atividades físicas dispunham de 5,113 mais chances de serem imunizados contra o VHB do que os que “Nunca Praticam”. Além disto, percebeu-se que os alunos que não aceitariam assistência de um profissional contaminado com o VHB têm uma chance maior de serem não imunizados (OR=5,180 IC 95% 1,112-24,139). Conclui-se que parte dos acadêmicos de medicina, encontravam-se vulneráveis a contaminação pelo VHB, sendo de modo geral, as lacunas no conhecimento, as atitudes frente a representação social da doença fatores influentes no status de imunização.To determine, in medical students, knowledge; attitudes towards the social representation of hepatitis B; and immunological profile through enzyme immunoassays. This is an epidemiological, exploratory study conducted with medical students from a private higher education institution. For data collection, a self-administered instrument was applied; verification of the immunization card; and proof of the students' serological status. Data were analyzed using the Statistical Package for the Social Science software, using bivariate analysis and logistic regression. A total of 84 students participated in the study, most of them from the second academic year of the medical course (59.5%). Some gaps in students' knowledge about the transmissibility of the disease were noticed, showing a statistically significant association between immunization status and etiologic agent (p<0.020). It was found that 40.5% of the students were not immunized against HBV, incorrectly answering about the way to prevent the disease (66.7%) and that 91.7% had not certified their immunization status before the study. It was noted that students who always practice physical activities were 5,113 more likely to be immunized against HBV than those who “Never Practice”. In addition, it was noticed that students who would not accept assistance from a professional contaminated with HBV have a greater chance of not being immunized (OR=5.180 95% CI 1.112-24.139). It is concluded that part of the medical students were vulnerable to contamination by HBV, and in general, gaps in knowledge, attitudes towards the social representation of the disease are influential factors in the immunization status.Determinar, en estudiantes de medicina, conocimientos; actitudes hacia la representación social de la hepatitis B; y perfil inmunológico a través de inmunoensayos enzimáticos. Se trata de un estudio epidemiológico, exploratorio, realizado con estudiantes de medicina de una institución de educación superior privada. Para la recolección de datos se aplicó un instrumento autoadministrado; verificación de la tarjeta de vacunación; y prueba del estado serológico de los estudiantes. Los datos fueron analizados utilizando el Statistical Package for the Social Science software, utilizando análisis bivariado y regresión logística. Participaron del estudio 84 estudiantes, la mayoría del segundo año académico de la carrera de medicina (59,5%). Se notaron algunas lagunas en el conocimiento de los estudiantes sobre la transmisibilidad de la enfermedad, mostrando una asociación estadísticamente significativa entre el estado de inmunización y el agente etiológico (p<0,020). Se constató que el 40,5% de los estudiantes no estaban vacunados contra el VHB, respondiendo incorrectamente sobre la forma de prevenir la enfermedad (66,7%) y que el 91,7% no había certificado su estado de vacunación antes del estudio. Se observó que los estudiantes que siempre practican actividades físicas tenían 5.113 más probabilidades de ser inmunizados contra el VHB que aquellos que “nunca practican”. Además, se percibió que los estudiantes que no aceptarían la asistencia de un profesional contaminado con VHB tienen mayor probabilidad de no ser inmunizados (OR=5.180 IC 95% 1.112-24.139). Se concluye que parte de los estudiantes de medicina fueron vulnerables a la contaminación por VHB y, en general, las lagunas en el conocimiento, las actitudes hacia la representación social de la enfermedad son factores influyentes en el estado de vacunación.Research, Society and Development2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3775210.33448/rsd-v11i16.37752Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e103111637752Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e103111637752Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1031116377522525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37752/31448Copyright (c) 2022 Clea Adas Saliba Garbin ; Julia Arruda Batista; Bruno Wakayama ; Artênio José Saliba Garbin ; Orlando Adas Saliba Junior ; Artênio José Isper Garbinhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaliba Garbin , Clea Adas Batista, Julia Arruda Wakayama , Bruno Saliba Garbin , Artênio José Saliba Junior , Orlando Adas Isper Garbin, Artênio José 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37752Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:48.097042Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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