Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Yamê Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Leila Leontina, Mateus Barreto, Ana Claudia, Pereira Maia de Oliveira, Luíza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727
Resumo: Objetivo: Analisar as percepções vivenciadas por mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em dois municípios da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal e da abordagem pedagógica da roda de conversa como técnica de coleta de dados. Os grupos foram filmados e os dados da transcrição das falas analisados ​​segundo Bardin. Resultados: a avaliação dos dados mostrou que as atividades de educação e saúde no período gestacional foram consideradas deficientes, uma vez que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Também destacaram que as dores físicas se entrelaçam com as emocionais relacionadas às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal, identificou-se certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade.
id UNIFEI_8f249a6e8b6b815e45b725cca70a0981
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9727
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy periodEscuchar a las mujeres en el cuidado del recién nacido: conocimientos y prácticas en el período de gestación pospartoOuvindo mulheres no cuidado ao recém-nascido: saberes e práticas no período gravídico puerperalatención perinatalsalud de la mujerenfermeríaeducación en la saludatención primaria de saludAssistência perinatalSaúde da mulherEnfermagemEducação em saúdeAtenção Primária a SaúdePerinatal carewomen's healthnursinghealth educationprimary health careObjetivo: Analisar as percepções vivenciadas por mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em dois municípios da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal e da abordagem pedagógica da roda de conversa como técnica de coleta de dados. Os grupos foram filmados e os dados da transcrição das falas analisados ​​segundo Bardin. Resultados: a avaliação dos dados mostrou que as atividades de educação e saúde no período gestacional foram consideradas deficientes, uma vez que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Também destacaram que as dores físicas se entrelaçam com as emocionais relacionadas às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal, identificou-se certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade.Objetivo: Analizar las percepciones que experimentan las mujeres en el cuidado de su hijo recién nacido. Materiales y Métodos: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, realizado en dos municipios de la llanura costera del Estado de Rio de Janeiro. Diez mujeres participantes cumplieron con los criterios de inclusión y exclusión. La recolección de datos se llevó a cabo utilizando el grupo focal y el enfoque pedagógico de la rueda de conversación como técnica de recolección de datos. Los grupos fueron filmados y los datos de la transcripción del habla se analizaron según Bardin. Resultados: la evaluación de los datos mostró que las actividades de educación y salud en el período de gestación se consideraron deficientes, ya que se redujeron las consultas en los procedimientos técnicos y las pautas se adquirieron solo después del parto. El puerperio según las mujeres fue una época de sufrimiento físico y emocional. También destacaron que los dolores físicos se entrelazan con los dolores emocionales relacionados con las adaptaciones de la madre con el recién nacido. Conclusión: Entre las percepciones vividas por las mujeres en la atención prenatal, se identificó cierta barrera relacionada con el vínculo profesional, en la difusión del conocimiento sobre el cuidado del recién nacido en las actividades de educación en salud, con énfasis en el cuidado directo del recién nacido. y miedos relacionados con la maternidad.Objetivo: Analisar as percepções vivenciadas pelas mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, realizado em dois municípios da baixada litorânea no Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu utilizando como técnica de coleta de dados grupo focal e abordagem pedagógica a roda de conversa. Os grupos foram filmados e os dados oriundos da transcrição das falas foram analisados segundo Bardin. Resultados: a apreciação dos dados evidenciou que as atividades de educação e saúde no período gravídico foram consideradas deficientes, visto que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos, e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Destacaram ainda que as dores físicas se entrelaçaram com as dores emocionais referentes às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal foi identificada certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na difusão do conhecimento sobre os cuidados o recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com destaque para os cuidados diretos ao filho recém-nascido e medos relacionados à maternidade.Research, Society and Development2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/972710.33448/rsd-v9i11.9727Research, Society and Development; Vol. 9 No. 11; e2209119727Research, Society and Development; Vol. 9 Núm. 11; e2209119727Research, Society and Development; v. 9 n. 11; e22091197272525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727/8712Copyright (c) 2020 Yamê Regina Alves; Leila Leontina Couto; Ana Claudia Mateus Barreto; Luíza Pereira Maia de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Yamê ReginaCouto, Leila LeontinaMateus Barreto, Ana ClaudiaPereira Maia de Oliveira, Luíza2020-12-10T23:37:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9727Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:31:56.372848Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
Escuchar a las mujeres en el cuidado del recién nacido: conocimientos y prácticas en el período de gestación posparto
Ouvindo mulheres no cuidado ao recém-nascido: saberes e práticas no período gravídico puerperal
title Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
spellingShingle Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
Alves, Yamê Regina
atención perinatal
salud de la mujer
enfermería
educación en la salud
atención primaria de salud
Assistência perinatal
Saúde da mulher
Enfermagem
Educação em saúde
Atenção Primária a Saúde
Perinatal care
women's health
nursing
health education
primary health care
title_short Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
title_full Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
title_fullStr Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
title_full_unstemmed Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
title_sort Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
author Alves, Yamê Regina
author_facet Alves, Yamê Regina
Couto, Leila Leontina
Mateus Barreto, Ana Claudia
Pereira Maia de Oliveira, Luíza
author_role author
author2 Couto, Leila Leontina
Mateus Barreto, Ana Claudia
Pereira Maia de Oliveira, Luíza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Yamê Regina
Couto, Leila Leontina
Mateus Barreto, Ana Claudia
Pereira Maia de Oliveira, Luíza
dc.subject.por.fl_str_mv atención perinatal
salud de la mujer
enfermería
educación en la salud
atención primaria de salud
Assistência perinatal
Saúde da mulher
Enfermagem
Educação em saúde
Atenção Primária a Saúde
Perinatal care
women's health
nursing
health education
primary health care
topic atención perinatal
salud de la mujer
enfermería
educación en la salud
atención primaria de salud
Assistência perinatal
Saúde da mulher
Enfermagem
Educação em saúde
Atenção Primária a Saúde
Perinatal care
women's health
nursing
health education
primary health care
description Objetivo: Analisar as percepções vivenciadas por mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em dois municípios da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal e da abordagem pedagógica da roda de conversa como técnica de coleta de dados. Os grupos foram filmados e os dados da transcrição das falas analisados ​​segundo Bardin. Resultados: a avaliação dos dados mostrou que as atividades de educação e saúde no período gestacional foram consideradas deficientes, uma vez que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Também destacaram que as dores físicas se entrelaçam com as emocionais relacionadas às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal, identificou-se certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727
10.33448/rsd-v9i11.9727
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v9i11.9727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727/8712
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 9 No. 11; e2209119727
Research, Society and Development; Vol. 9 Núm. 11; e2209119727
Research, Society and Development; v. 9 n. 11; e2209119727
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052662852616192