Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as percepções vivenciadas por mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em dois municípios da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal e da abordagem pedagógica da roda de conversa como técnica de coleta de dados. Os grupos foram filmados e os dados da transcrição das falas analisados segundo Bardin. Resultados: a avaliação dos dados mostrou que as atividades de educação e saúde no período gestacional foram consideradas deficientes, uma vez que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Também destacaram que as dores físicas se entrelaçam com as emocionais relacionadas às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal, identificou-se certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. |
id |
UNIFEI_8f249a6e8b6b815e45b725cca70a0981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9727 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy periodEscuchar a las mujeres en el cuidado del recién nacido: conocimientos y prácticas en el período de gestación pospartoOuvindo mulheres no cuidado ao recém-nascido: saberes e práticas no período gravídico puerperalatención perinatalsalud de la mujerenfermeríaeducación en la saludatención primaria de saludAssistência perinatalSaúde da mulherEnfermagemEducação em saúdeAtenção Primária a SaúdePerinatal carewomen's healthnursinghealth educationprimary health careObjetivo: Analisar as percepções vivenciadas por mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em dois municípios da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal e da abordagem pedagógica da roda de conversa como técnica de coleta de dados. Os grupos foram filmados e os dados da transcrição das falas analisados segundo Bardin. Resultados: a avaliação dos dados mostrou que as atividades de educação e saúde no período gestacional foram consideradas deficientes, uma vez que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Também destacaram que as dores físicas se entrelaçam com as emocionais relacionadas às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal, identificou-se certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade.Objetivo: Analizar las percepciones que experimentan las mujeres en el cuidado de su hijo recién nacido. Materiales y Métodos: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, realizado en dos municipios de la llanura costera del Estado de Rio de Janeiro. Diez mujeres participantes cumplieron con los criterios de inclusión y exclusión. La recolección de datos se llevó a cabo utilizando el grupo focal y el enfoque pedagógico de la rueda de conversación como técnica de recolección de datos. Los grupos fueron filmados y los datos de la transcripción del habla se analizaron según Bardin. Resultados: la evaluación de los datos mostró que las actividades de educación y salud en el período de gestación se consideraron deficientes, ya que se redujeron las consultas en los procedimientos técnicos y las pautas se adquirieron solo después del parto. El puerperio según las mujeres fue una época de sufrimiento físico y emocional. También destacaron que los dolores físicos se entrelazan con los dolores emocionales relacionados con las adaptaciones de la madre con el recién nacido. Conclusión: Entre las percepciones vividas por las mujeres en la atención prenatal, se identificó cierta barrera relacionada con el vínculo profesional, en la difusión del conocimiento sobre el cuidado del recién nacido en las actividades de educación en salud, con énfasis en el cuidado directo del recién nacido. y miedos relacionados con la maternidad.Objetivo: Analisar as percepções vivenciadas pelas mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, realizado em dois municípios da baixada litorânea no Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu utilizando como técnica de coleta de dados grupo focal e abordagem pedagógica a roda de conversa. Os grupos foram filmados e os dados oriundos da transcrição das falas foram analisados segundo Bardin. Resultados: a apreciação dos dados evidenciou que as atividades de educação e saúde no período gravídico foram consideradas deficientes, visto que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos, e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Destacaram ainda que as dores físicas se entrelaçaram com as dores emocionais referentes às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal foi identificada certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na difusão do conhecimento sobre os cuidados o recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com destaque para os cuidados diretos ao filho recém-nascido e medos relacionados à maternidade.Research, Society and Development2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/972710.33448/rsd-v9i11.9727Research, Society and Development; Vol. 9 No. 11; e2209119727Research, Society and Development; Vol. 9 Núm. 11; e2209119727Research, Society and Development; v. 9 n. 11; e22091197272525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727/8712Copyright (c) 2020 Yamê Regina Alves; Leila Leontina Couto; Ana Claudia Mateus Barreto; Luíza Pereira Maia de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Yamê ReginaCouto, Leila LeontinaMateus Barreto, Ana ClaudiaPereira Maia de Oliveira, Luíza2020-12-10T23:37:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9727Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:31:56.372848Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period Escuchar a las mujeres en el cuidado del recién nacido: conocimientos y prácticas en el período de gestación posparto Ouvindo mulheres no cuidado ao recém-nascido: saberes e práticas no período gravídico puerperal |
title |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period |
spellingShingle |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period Alves, Yamê Regina atención perinatal salud de la mujer enfermería educación en la salud atención primaria de salud Assistência perinatal Saúde da mulher Enfermagem Educação em saúde Atenção Primária a Saúde Perinatal care women's health nursing health education primary health care |
title_short |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period |
title_full |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period |
title_fullStr |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period |
title_full_unstemmed |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period |
title_sort |
Listening to women in newborn care: knowedge and practices in the postpartum pregnancy period |
author |
Alves, Yamê Regina |
author_facet |
Alves, Yamê Regina Couto, Leila Leontina Mateus Barreto, Ana Claudia Pereira Maia de Oliveira, Luíza |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Leila Leontina Mateus Barreto, Ana Claudia Pereira Maia de Oliveira, Luíza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Yamê Regina Couto, Leila Leontina Mateus Barreto, Ana Claudia Pereira Maia de Oliveira, Luíza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atención perinatal salud de la mujer enfermería educación en la salud atención primaria de salud Assistência perinatal Saúde da mulher Enfermagem Educação em saúde Atenção Primária a Saúde Perinatal care women's health nursing health education primary health care |
topic |
atención perinatal salud de la mujer enfermería educación en la salud atención primaria de salud Assistência perinatal Saúde da mulher Enfermagem Educação em saúde Atenção Primária a Saúde Perinatal care women's health nursing health education primary health care |
description |
Objetivo: Analisar as percepções vivenciadas por mulheres no cuidado ao filho recém-nascido. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em dois municípios da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Dez mulheres participantes atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal e da abordagem pedagógica da roda de conversa como técnica de coleta de dados. Os grupos foram filmados e os dados da transcrição das falas analisados segundo Bardin. Resultados: a avaliação dos dados mostrou que as atividades de educação e saúde no período gestacional foram consideradas deficientes, uma vez que as consultas foram reduzidas em procedimentos técnicos e as orientações foram adquiridas somente após o parto. O puerpério segundo as mulheres foi um momento de sofrimento físico e emocional. Também destacaram que as dores físicas se entrelaçam com as emocionais relacionadas às adaptações da mãe com o recém-nascido. Conclusão: Dentre as percepções vivenciadas pelas mulheres no pré-natal, identificou-se certa barreira relacionada ao vínculo profissional, na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. na disseminação do conhecimento sobre o cuidado ao recém-nascido nas atividades de educação em saúde, com ênfase no cuidado direto ao recém-nascido. e medos relacionados à maternidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727 10.33448/rsd-v9i11.9727 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v9i11.9727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9727/8712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 9 No. 11; e2209119727 Research, Society and Development; Vol. 9 Núm. 11; e2209119727 Research, Society and Development; v. 9 n. 11; e2209119727 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052662852616192 |