Avaliação do conhecimento sobre a NBCAL por farmacêuticos e a promoção comercial ilegal de substitutos do leite materno em farmácias de uma cidade do interior do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Juliane Fernandes de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fariña, Luciana Oliveira de, Simões, Márcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41868
Resumo: Objetivos: monitorar a promoção comercial de substitutos do leite materno (com foco no composto lácteo) e avaliar o conhecimento de farmacêuticos acerca da NBCAL. Métodos: artigo transversal, realizado por meio de observação direta em farmácias e entrevistas via questionários estruturados com farmacêuticos de dispensação comercial, na cidade de Toledo/PR, com início em junho e término em novembro de 2021. Para análise de dados foi utilizado estatística descritiva. Resultados: 58% dos estabelecimentos farmacêuticos de Toledo infringem a NBCAL, sendo as infrações mais comuns àquelas relacionadas à falta de dizeres obrigatórios em substitutos do leite materno. As estratégias de promoção comercial ilegal mais comuns foram: desconto no preço, exposição especial, venda vinculada a outros produtos, prêmios e brindes. Nestle e Danone foram as empresas com maior número de infrações a Lei. O composto lácteo foi o produto com maior número de infrações relacionadas à promoção comercial. 50% dos farmacêuticos entrevistados desconhecem a NBCAL. Conclusões: é necessário investir em educação (da graduação até cursos de qualificação profissionais) para evitar o avanço do desmame e obesidade infantil, vinculados ao marketing abusivo de indústrias de substitutos do leite materno.
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spelling Avaliação do conhecimento sobre a NBCAL por farmacêuticos e a promoção comercial ilegal de substitutos do leite materno em farmácias de uma cidade do interior do Paraná Evaluation of knowledge about NBCAL by pharmacists and the illegal commercial promotion of breastmilk substitutes in pharmacies in a city in the countryside of ParanáEvaluación del conocimiento de los farmacéuticos sobre la NBCAL y la promoción comercial ilegal de sucedáneos de la leche materna en farmacias de una ciudad del interior de ParanáIndústria alimentíciaNutrição da criançaLegislação sobre alimentos.Industria de alimentosNutrición del niñoLegislación alimentaria.Food industryChild nutritionLegislation, food.Objetivos: monitorar a promoção comercial de substitutos do leite materno (com foco no composto lácteo) e avaliar o conhecimento de farmacêuticos acerca da NBCAL. Métodos: artigo transversal, realizado por meio de observação direta em farmácias e entrevistas via questionários estruturados com farmacêuticos de dispensação comercial, na cidade de Toledo/PR, com início em junho e término em novembro de 2021. Para análise de dados foi utilizado estatística descritiva. Resultados: 58% dos estabelecimentos farmacêuticos de Toledo infringem a NBCAL, sendo as infrações mais comuns àquelas relacionadas à falta de dizeres obrigatórios em substitutos do leite materno. As estratégias de promoção comercial ilegal mais comuns foram: desconto no preço, exposição especial, venda vinculada a outros produtos, prêmios e brindes. Nestle e Danone foram as empresas com maior número de infrações a Lei. O composto lácteo foi o produto com maior número de infrações relacionadas à promoção comercial. 50% dos farmacêuticos entrevistados desconhecem a NBCAL. Conclusões: é necessário investir em educação (da graduação até cursos de qualificação profissionais) para evitar o avanço do desmame e obesidade infantil, vinculados ao marketing abusivo de indústrias de substitutos do leite materno.Objectives: to monitor the commercial promotion of breastmilk substitutes (focusing on the growing-up milk) and to assess pharmacists' knowledge about the NBCAL. Methods: cross-sectional article, conducted through direct observation in pharmacies and interviews using structured questionnaires with commercial dispensing pharmacists in the city of Toledo/PR, starting in june and ending in november 2021. Descriptive statistics were used for data analysis. Results: 58% of the pharmaceutical establishments in Toledo infringe the NBCAL, and the most common infractions are those related to the lack of mandatory wording on breast milk substitutes. The most common illegal commercial promotion strategies were: price discount, special display, sale linked to other products, prizes and giveaways. Nestle and Danone were the companies with the largest number of violations of the law. The growing-up milk was the product with the highest number of infractions related to commercial promotion. 50% of the interviewed pharmacists do not know about the NBCAL. Conclusions: it is necessary to invest in education (from graduation to professional qualification courses) to avoid the advance of infant weaning and obesity, linked to abusive marketing from industries that produce breast milk substitutes.Objetivos: monitorear la promoción comercial de los sucedáneos de la leche materna (centrándose en el leche de crecimiento) y evaluar el conocimiento de los farmacéuticos sobre NBCAL. Métodos: artículo transversal, realizado a través de observación directa en farmacias y entrevistas a través de cuestionarios estructurados con farmacéuticos dispensadores comerciales, en la ciudad de Toledo/PR, a partir de junio y finalizando en noviembre de 2021. Para el análisis de datos, se utilizó estadística descriptiva. Resultados: El 58% de los establecimientos farmacéuticos de Toledo incumplen NBCAL, siendo las infracciones más comunes las relacionadas con la falta de redacción obligatoria de los sucedáneos de la leche materna. Las estrategias de promoción comercial ilegal más comunes fueron: descuento de precio, exposición especial, venta vinculada a otros productos, premios y obsequios. Nestlé y Danone fueron las empresas con mayor número de infracciones a la Ley. El leche de crecimiento fue el producto con mayor número de infracciones relacionadas con la promoción comercial. El 50% de los farmacéuticos entrevistados desconocen NBCAL. Conclusiones: Es necesario invertir en educación (desde la graduación hasta los cursos de calificación profesional) para prevenir el avance del destete y la obesidad infantil, vinculados a la comercialización abusiva de las industrias de sucedáneos de la leche materna.Research, Society and Development2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4186810.33448/rsd-v12i5.41868Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e29512541868Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e29512541868Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e295125418682525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41868/33956Copyright (c) 2023 Juliane Fernandes de Lima; Luciana Oliveira de Fariña; Márcia Regina Simõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Juliane Fernandes de Fariña, Luciana Oliveira de Simões, Márcia Regina 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41868Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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