Specialized ducational care in the development of the student with autism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080 |
Resumo: | O Atendimento Educacional Especializado - AEE é assegurado por lei através das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM por meio de resolução federal, para atender estudantes com diferentes deficiências, de forma complementar e suplementar, os quais inclui o transtorno do neurodesenvolvimento, onde se encontra o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Visando contribuir e participar do processo de inclusão do educando com autismo, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem diferentes e árduas funções dentro do ambiente escolar, que perpassam os limites da escola. Esse professor da modalidade da educação especial, deve articular diálogos intersetoriais em prol dos discentes, que envolvam terapeutas, clínicos, família e demais assistências. Tal artigo mostra, por meio da pesquisa de campo, realizada no município de Itaboraí/RJ, no ano de 2019, o tempo de atuação e a formação acadêmica dos profissionais que compõem a educação especial, sendo estes os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional, e os que realizam a mediação escolar, assistindo os alunos com autismo. Neste, por meio das respostas dos entrevistados, é possível evidenciar a necessidade e importância da qualificação e formação complementar específica, levando em consideração as vertentes que compõem o transtorno e as especificidades de cada indivíduo dentro do espectro. |
id |
UNIFEI_9598c7a86d25cd53780d7403bddfdef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41080 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Specialized ducational care in the development of the student with autismAtención educativa especializada en el desarrollo del estudiante con autismoO atendimento educacional especializado no desenvolvimento do estudante com autismoAtendimento educacional especializadoSala de recursos multifuncionalTranstorno do Espectro do AutismoInclusão escolar. Servicio educativo especializadoSala multifuncionalTrastorno del Espectro AutistaInclusión escolar.Specialized educational serviceMultifunctional resource roomAutism Spectrum DisorderSchool inclusion.O Atendimento Educacional Especializado - AEE é assegurado por lei através das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM por meio de resolução federal, para atender estudantes com diferentes deficiências, de forma complementar e suplementar, os quais inclui o transtorno do neurodesenvolvimento, onde se encontra o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Visando contribuir e participar do processo de inclusão do educando com autismo, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem diferentes e árduas funções dentro do ambiente escolar, que perpassam os limites da escola. Esse professor da modalidade da educação especial, deve articular diálogos intersetoriais em prol dos discentes, que envolvam terapeutas, clínicos, família e demais assistências. Tal artigo mostra, por meio da pesquisa de campo, realizada no município de Itaboraí/RJ, no ano de 2019, o tempo de atuação e a formação acadêmica dos profissionais que compõem a educação especial, sendo estes os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional, e os que realizam a mediação escolar, assistindo os alunos com autismo. Neste, por meio das respostas dos entrevistados, é possível evidenciar a necessidade e importância da qualificação e formação complementar específica, levando em consideração as vertentes que compõem o transtorno e as especificidades de cada indivíduo dentro do espectro.The Specialized Educational Service - AEE is ensured by law through the Multifunctional Resource Rooms - SRM through federal resolution, to meet students with different disabilities, in a complementary and supplementary way, which includes neurodevelopmental disorder, where the Autism Spectrum Disorder - ASD is located. Aiming to contribute and participate in the process of inclusion of the student with autism, the teacher of the Specialized Educational Service has different and arduous functions within the school environment, which go through the limits of the school. This teacher of the special education modality should articulate intersectoral dialogues in favor of the students, involving therapists, clinicians, family and other care. This article shows, through the field research, carried out in the municipality of Itaboraí/RJ, in 2019, the time of work and the academic training of the professionals who make up the special education, being these those who work in the Multifunctional Resource Rooms, and those who perform the school mediation, assisting the students with autism. In this, through the answers of the interviewees, it is possible to evidence the need and importance of qualification and specific complementary training, taking into account the aspects that make up the disorder and the specificities of each individual within the spectrum.El Servicio Educativo Especializado – AEE está garantizado por ley a través de las Salas de Recursos Multifuncionales – SRM a través de resolución federal, para atender a estudiantes con diferentes discapacidades, de manera complementaria y suplementaria, que incluye el trastorno del neurodesarrollo, donde se encuentra el Trastorno del Espectro Autista – TEA. Con el objetivo de contribuir y participar en el proceso de inclusión del estudiante con autismo, el profesor del Servicio Educativo Especializado tiene diferentes y arduas funciones dentro del entorno escolar, que van más allá de los límites de la escuela. Este docente de la modalidad de educación especial debe articular diálogos intersectoriales a favor de los estudiantes, involucrando a terapeutas, clínicos, familiares y otros cuidados. Este artículo muestra, a través de la investigación de campo, realizada en el municipio de Itaboraí/RJ, en 2019, el tiempo de trabajo y la formación académica de los profesionales que conforman la educación especial, siendo estos los que trabajan en las Salas de Recursos Multifuncionales, y los que realizan la mediación escolar, asistiendo a los estudiantes con autismo. En esto, a través de las respuestas de los entrevistados, es posible evidenciar la necesidad e importancia de la calificación y la formación complementaria específica, teniendo en cuenta los aspectos que componen el trastorno y las especificidades de cada individuo dentro del espectro.Research, Society and Development2023-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4108010.33448/rsd-v12i4.41080Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16112441080Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16112441080Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e161124410802525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080/33483Copyright (c) 2023 Ayla de Cássia Franco Bragança; Viviane de Oliveira Freitas Lione; Diana Negrão Cavalcantihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBragança, Ayla de Cássia Franco Lione, Viviane de Oliveira Freitas Cavalcanti, Diana Negrão 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41080Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Specialized ducational care in the development of the student with autism Atención educativa especializada en el desarrollo del estudiante con autismo O atendimento educacional especializado no desenvolvimento do estudante com autismo |
title |
Specialized ducational care in the development of the student with autism |
spellingShingle |
Specialized ducational care in the development of the student with autism Bragança, Ayla de Cássia Franco Atendimento educacional especializado Sala de recursos multifuncional Transtorno do Espectro do Autismo Inclusão escolar. Servicio educativo especializado Sala multifuncional Trastorno del Espectro Autista Inclusión escolar. Specialized educational service Multifunctional resource room Autism Spectrum Disorder School inclusion. |
title_short |
Specialized ducational care in the development of the student with autism |
title_full |
Specialized ducational care in the development of the student with autism |
title_fullStr |
Specialized ducational care in the development of the student with autism |
title_full_unstemmed |
Specialized ducational care in the development of the student with autism |
title_sort |
Specialized ducational care in the development of the student with autism |
author |
Bragança, Ayla de Cássia Franco |
author_facet |
Bragança, Ayla de Cássia Franco Lione, Viviane de Oliveira Freitas Cavalcanti, Diana Negrão |
author_role |
author |
author2 |
Lione, Viviane de Oliveira Freitas Cavalcanti, Diana Negrão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragança, Ayla de Cássia Franco Lione, Viviane de Oliveira Freitas Cavalcanti, Diana Negrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado Sala de recursos multifuncional Transtorno do Espectro do Autismo Inclusão escolar. Servicio educativo especializado Sala multifuncional Trastorno del Espectro Autista Inclusión escolar. Specialized educational service Multifunctional resource room Autism Spectrum Disorder School inclusion. |
topic |
Atendimento educacional especializado Sala de recursos multifuncional Transtorno do Espectro do Autismo Inclusão escolar. Servicio educativo especializado Sala multifuncional Trastorno del Espectro Autista Inclusión escolar. Specialized educational service Multifunctional resource room Autism Spectrum Disorder School inclusion. |
description |
O Atendimento Educacional Especializado - AEE é assegurado por lei através das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM por meio de resolução federal, para atender estudantes com diferentes deficiências, de forma complementar e suplementar, os quais inclui o transtorno do neurodesenvolvimento, onde se encontra o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Visando contribuir e participar do processo de inclusão do educando com autismo, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem diferentes e árduas funções dentro do ambiente escolar, que perpassam os limites da escola. Esse professor da modalidade da educação especial, deve articular diálogos intersetoriais em prol dos discentes, que envolvam terapeutas, clínicos, família e demais assistências. Tal artigo mostra, por meio da pesquisa de campo, realizada no município de Itaboraí/RJ, no ano de 2019, o tempo de atuação e a formação acadêmica dos profissionais que compõem a educação especial, sendo estes os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional, e os que realizam a mediação escolar, assistindo os alunos com autismo. Neste, por meio das respostas dos entrevistados, é possível evidenciar a necessidade e importância da qualificação e formação complementar específica, levando em consideração as vertentes que compõem o transtorno e as especificidades de cada indivíduo dentro do espectro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080 10.33448/rsd-v12i4.41080 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.41080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080/33483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16112441080 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16112441080 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e16112441080 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052622069301248 |