Specialized ducational care in the development of the student with autism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Ayla de Cássia Franco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lione, Viviane de Oliveira Freitas, Cavalcanti, Diana Negrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado - AEE é assegurado por lei através das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM por meio de resolução federal, para atender estudantes com diferentes deficiências, de forma complementar e suplementar, os quais inclui o transtorno do neurodesenvolvimento, onde se encontra o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Visando contribuir e participar do processo de inclusão do educando com autismo, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem diferentes e árduas funções dentro do ambiente escolar, que perpassam os limites da escola. Esse professor da modalidade da educação especial, deve articular diálogos intersetoriais em prol dos discentes, que envolvam terapeutas, clínicos, família e demais assistências. Tal artigo mostra, por meio da pesquisa de campo, realizada no município de Itaboraí/RJ, no ano de 2019, o tempo de atuação e a formação acadêmica dos profissionais que compõem a educação especial, sendo estes os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional, e os que realizam a mediação escolar, assistindo os alunos com autismo. Neste, por meio das respostas dos entrevistados, é possível evidenciar a necessidade e importância da qualificação e formação complementar específica, levando em consideração as vertentes que compõem o transtorno e as especificidades de cada indivíduo dentro do espectro.
id UNIFEI_9598c7a86d25cd53780d7403bddfdef2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41080
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Specialized ducational care in the development of the student with autismAtención educativa especializada en el desarrollo del estudiante con autismoO atendimento educacional especializado no desenvolvimento do estudante com autismoAtendimento educacional especializadoSala de recursos multifuncionalTranstorno do Espectro do AutismoInclusão escolar. Servicio educativo especializadoSala multifuncionalTrastorno del Espectro AutistaInclusión escolar.Specialized educational serviceMultifunctional resource roomAutism Spectrum DisorderSchool inclusion.O Atendimento Educacional Especializado - AEE é assegurado por lei através das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM por meio de resolução federal, para atender estudantes com diferentes deficiências, de forma complementar e suplementar, os quais inclui o transtorno do neurodesenvolvimento, onde se encontra o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Visando contribuir e participar do processo de inclusão do educando com autismo, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem diferentes e árduas funções dentro do ambiente escolar, que perpassam os limites da escola. Esse professor da modalidade da educação especial, deve articular diálogos intersetoriais em prol dos discentes, que envolvam terapeutas, clínicos, família e demais assistências. Tal artigo mostra, por meio da pesquisa de campo, realizada no município de Itaboraí/RJ, no ano de 2019, o tempo de atuação e a formação acadêmica dos profissionais que compõem a educação especial, sendo estes os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional, e os que realizam a mediação escolar, assistindo os alunos com autismo. Neste, por meio das respostas dos entrevistados, é possível evidenciar a necessidade e importância da qualificação e formação complementar específica, levando em consideração as vertentes que compõem o transtorno e as especificidades de cada indivíduo dentro do espectro.The Specialized Educational Service - AEE is ensured by law through the Multifunctional Resource Rooms - SRM through federal resolution, to meet students with different disabilities, in a complementary and supplementary way, which includes neurodevelopmental disorder, where the Autism Spectrum Disorder - ASD is located. Aiming to contribute and participate in the process of inclusion of the student with autism, the teacher of the Specialized Educational Service has different and arduous functions within the school environment, which go through the limits of the school. This teacher of the special education modality should articulate intersectoral dialogues in favor of the students, involving therapists, clinicians, family and other care. This article shows, through the field research, carried out in the municipality of Itaboraí/RJ, in 2019, the time of work and the academic training of the professionals who make up the special education, being these those who work in the Multifunctional Resource Rooms, and those who perform the school mediation, assisting the students with autism. In this, through the answers of the interviewees, it is possible to evidence the need and importance of qualification and specific complementary training, taking into account the aspects that make up the disorder and the specificities of each individual within the spectrum.El Servicio Educativo Especializado – AEE está garantizado por ley a través de las Salas de Recursos Multifuncionales – SRM a través de resolución federal, para atender a estudiantes con diferentes discapacidades, de manera complementaria y suplementaria, que incluye el trastorno del neurodesarrollo, donde se encuentra el Trastorno del Espectro Autista – TEA. Con el objetivo de contribuir y participar en el proceso de inclusión del estudiante con autismo, el profesor del Servicio Educativo Especializado tiene diferentes y arduas funciones dentro del entorno escolar, que van más allá de los límites de la escuela. Este docente de la modalidad de educación especial debe articular diálogos intersectoriales a favor de los estudiantes, involucrando a terapeutas, clínicos, familiares y otros cuidados. Este artículo muestra, a través de la investigación de campo, realizada en el municipio de Itaboraí/RJ, en 2019, el tiempo de trabajo y la formación académica de los profesionales que conforman la educación especial, siendo estos los que trabajan en las Salas de Recursos Multifuncionales, y los que realizan la mediación escolar, asistiendo a los estudiantes con autismo. En esto, a través de las respuestas de los entrevistados, es posible evidenciar la necesidad e importancia de la calificación y la formación complementaria específica, teniendo en cuenta los aspectos que componen el trastorno y las especificidades de cada individuo dentro del espectro.Research, Society and Development2023-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4108010.33448/rsd-v12i4.41080Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16112441080Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16112441080Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e161124410802525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080/33483Copyright (c) 2023 Ayla de Cássia Franco Bragança; Viviane de Oliveira Freitas Lione; Diana Negrão Cavalcantihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBragança, Ayla de Cássia Franco Lione, Viviane de Oliveira Freitas Cavalcanti, Diana Negrão 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41080Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Specialized ducational care in the development of the student with autism
Atención educativa especializada en el desarrollo del estudiante con autismo
O atendimento educacional especializado no desenvolvimento do estudante com autismo
title Specialized ducational care in the development of the student with autism
spellingShingle Specialized ducational care in the development of the student with autism
Bragança, Ayla de Cássia Franco
Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncional
Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão escolar.
Servicio educativo especializado
Sala multifuncional
Trastorno del Espectro Autista
Inclusión escolar.
Specialized educational service
Multifunctional resource room
Autism Spectrum Disorder
School inclusion.
title_short Specialized ducational care in the development of the student with autism
title_full Specialized ducational care in the development of the student with autism
title_fullStr Specialized ducational care in the development of the student with autism
title_full_unstemmed Specialized ducational care in the development of the student with autism
title_sort Specialized ducational care in the development of the student with autism
author Bragança, Ayla de Cássia Franco
author_facet Bragança, Ayla de Cássia Franco
Lione, Viviane de Oliveira Freitas
Cavalcanti, Diana Negrão
author_role author
author2 Lione, Viviane de Oliveira Freitas
Cavalcanti, Diana Negrão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Ayla de Cássia Franco
Lione, Viviane de Oliveira Freitas
Cavalcanti, Diana Negrão
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncional
Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão escolar.
Servicio educativo especializado
Sala multifuncional
Trastorno del Espectro Autista
Inclusión escolar.
Specialized educational service
Multifunctional resource room
Autism Spectrum Disorder
School inclusion.
topic Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncional
Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão escolar.
Servicio educativo especializado
Sala multifuncional
Trastorno del Espectro Autista
Inclusión escolar.
Specialized educational service
Multifunctional resource room
Autism Spectrum Disorder
School inclusion.
description O Atendimento Educacional Especializado - AEE é assegurado por lei através das Salas de Recursos Multifuncionais – SRM por meio de resolução federal, para atender estudantes com diferentes deficiências, de forma complementar e suplementar, os quais inclui o transtorno do neurodesenvolvimento, onde se encontra o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Visando contribuir e participar do processo de inclusão do educando com autismo, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem diferentes e árduas funções dentro do ambiente escolar, que perpassam os limites da escola. Esse professor da modalidade da educação especial, deve articular diálogos intersetoriais em prol dos discentes, que envolvam terapeutas, clínicos, família e demais assistências. Tal artigo mostra, por meio da pesquisa de campo, realizada no município de Itaboraí/RJ, no ano de 2019, o tempo de atuação e a formação acadêmica dos profissionais que compõem a educação especial, sendo estes os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncional, e os que realizam a mediação escolar, assistindo os alunos com autismo. Neste, por meio das respostas dos entrevistados, é possível evidenciar a necessidade e importância da qualificação e formação complementar específica, levando em consideração as vertentes que compõem o transtorno e as especificidades de cada indivíduo dentro do espectro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080
10.33448/rsd-v12i4.41080
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.41080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41080/33483
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16112441080
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16112441080
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e16112441080
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052622069301248