Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238333
Resumo: Com este estudo temos o objetivo de produzir e avaliar a aplicabilidade de um recurso de Tecnologia Assistiva na interface do Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular junto a uma estudante com deficiência física. A pesquisa é de cunho qualitativo e consubstanciada pelo método da pesquisa participante, a qual é definida como atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação. Os procedimentos da pesquisa foram organizados em seis etapas: encaminhamentos éticos, observação, planejamento, produção do recurso, intervenção com observação participante e avaliação. Como dados utilizamos a aplicação de instrumentos de avaliação a partir do modelo conceitual Matching Person and Technology, produção de imagens e vídeos e todo conteúdo registrado em diário de campo. A pesquisa se realizou em uma escola municipal de Ensino Fundamental pertencente à Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo em parceria com a Sala de Recurso Multifuncional. E como resultado pudemos verificar que é possível construir recursos de tecnologia assistiva em parceria com o profissional Laboratório de Informática Educativa, no entanto, é preciso tempo e um trabalho articulado envolvendo vários profissionais, não só da educação, mas da área da saúde também.
id UNSP_698afdecf55ef4f3fbee54364810a68e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238333
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escritaAssistive technology for students with physical disabilities: production of a resource to aid in writingTecnologia assistivaSala de recurso multifuncionalAtendimento educacional especializadoAssistive technologyMultifunctional resource roomSpecialized educational servicesCom este estudo temos o objetivo de produzir e avaliar a aplicabilidade de um recurso de Tecnologia Assistiva na interface do Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular junto a uma estudante com deficiência física. A pesquisa é de cunho qualitativo e consubstanciada pelo método da pesquisa participante, a qual é definida como atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação. Os procedimentos da pesquisa foram organizados em seis etapas: encaminhamentos éticos, observação, planejamento, produção do recurso, intervenção com observação participante e avaliação. Como dados utilizamos a aplicação de instrumentos de avaliação a partir do modelo conceitual Matching Person and Technology, produção de imagens e vídeos e todo conteúdo registrado em diário de campo. A pesquisa se realizou em uma escola municipal de Ensino Fundamental pertencente à Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo em parceria com a Sala de Recurso Multifuncional. E como resultado pudemos verificar que é possível construir recursos de tecnologia assistiva em parceria com o profissional Laboratório de Informática Educativa, no entanto, é preciso tempo e um trabalho articulado envolvendo vários profissionais, não só da educação, mas da área da saúde também.This present study aims to produce and evaluate the applicability of Assistive Technology in the interface of Specialized Educational Assistance and regular classroom with a student with physical disabilities. The research is qualitative in nature and will be based on the participatory research method, which is defined as an integrated activity that combines social investigation, educational work, and action. The research procedures were organized into six stages: ethical referrals, observation, planning, resource production, intervention with participant observation and evaluation. As methodological tools, interviews, participant observation and field diary will be carried out. As data, we used the application of assessment instruments from the Matching Person and Technology model, production of images and videos and all content was recorded in a field diary. The research will be carried out in a municipal elementary school belonging to the Regional Board of Education of Campo Limpo in partnership with the Multifunctional Resource Room. And as a result, we were able to verify that it is possible build assistive technology resources in partnership with the educational informatics laboratory professional, however it takes times and articulated work involving several professionals, not only from education, but from the health area as well.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bataliotti, Soellyn EleneUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski2022-12-20T12:06:49Z2022-12-20T12:06:49Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23833333004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:18:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:18:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
Assistive technology for students with physical disabilities: production of a resource to aid in writing
title Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
spellingShingle Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski
Tecnologia assistiva
Sala de recurso multifuncional
Atendimento educacional especializado
Assistive technology
Multifunctional resource room
Specialized educational services
title_short Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
title_full Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
title_fullStr Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
title_sort Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita
author Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski
author_facet Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bataliotti, Soellyn Elene
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Sala de recurso multifuncional
Atendimento educacional especializado
Assistive technology
Multifunctional resource room
Specialized educational services
topic Tecnologia assistiva
Sala de recurso multifuncional
Atendimento educacional especializado
Assistive technology
Multifunctional resource room
Specialized educational services
description Com este estudo temos o objetivo de produzir e avaliar a aplicabilidade de um recurso de Tecnologia Assistiva na interface do Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular junto a uma estudante com deficiência física. A pesquisa é de cunho qualitativo e consubstanciada pelo método da pesquisa participante, a qual é definida como atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação. Os procedimentos da pesquisa foram organizados em seis etapas: encaminhamentos éticos, observação, planejamento, produção do recurso, intervenção com observação participante e avaliação. Como dados utilizamos a aplicação de instrumentos de avaliação a partir do modelo conceitual Matching Person and Technology, produção de imagens e vídeos e todo conteúdo registrado em diário de campo. A pesquisa se realizou em uma escola municipal de Ensino Fundamental pertencente à Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo em parceria com a Sala de Recurso Multifuncional. E como resultado pudemos verificar que é possível construir recursos de tecnologia assistiva em parceria com o profissional Laboratório de Informática Educativa, no entanto, é preciso tempo e um trabalho articulado envolvendo vários profissionais, não só da educação, mas da área da saúde também.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T12:06:49Z
2022-12-20T12:06:49Z
2022-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238333
33004129069P9
url http://hdl.handle.net/11449/238333
identifier_str_mv 33004129069P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965354388094976