Recurso assistivo socioemocional em Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tainá Floriano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa , Victor Wilkson da Silva Santos, Castilho , Andressa Saraiva, Klinger , Ellen Fernanda, Baumhardt, Ulisses Benedetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38811
Resumo: Algumas crianças no desenvolvimento da linguagem podem apresentar distúrbios linguísticos e/ou dificuldade na expressão verbal, o uso de jogos dentro do atendimento psicoterapêutico a essas crianças é essencial para uma melhor compreensão e intervenção, pois permite acesso aos conteúdos que geram angústia e que estejam de difícil elaboração. As tecnologias assistivas englobam o desenvolvimento de recursos que possam proporcionar a inclusão e independência em pessoas com deficiência. Sendo assim, qual instrumento ou jogo poderia ser inserido a essa demanda para um acolhimento e apoio ao desenvolvimento da comunicação? Objetiva-se a criação de um jogo lúdico-terapêutico que adentre questões relacionadas à comunicação e socioemocional, para uma melhor intervenção e manejo no contexto da psicoterapia infantil. A metodologia aplicada é baseada no Processo Integrado de Desenvolvimento de Produtos (PRODIP) composto por três macrofases: planejamento do projeto, projeto informacional e projeto conceitual, sendo que para esse estudo, foi compreendido as duas primeiras etapas. O planejamento do projeto contempla atividades que visam guiar as decisões e ações. No projeto informacional buscou-se identificar as necessidades dos usuários e transformá-las em requisitos do produto, para isso foram aplicados 22 questionários respondidos por psicólogos atuantes com o público infantil. Após reunir os requisitos, eles foram valorados no diagrama de Mudge. Em seguida o Desdobramento da Função Qualidade (QFD) foi empregado relacionando os requisitos dos usuários com os do projeto, gerando as características que devem ser priorizadas. Com base na metodologia aplicada foi possível uma visão ampla e hierárquica acerca dos requisitos para desenvolvimento do produto.
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Objetiva-se a criação de um jogo lúdico-terapêutico que adentre questões relacionadas à comunicação e socioemocional, para uma melhor intervenção e manejo no contexto da psicoterapia infantil. A metodologia aplicada é baseada no Processo Integrado de Desenvolvimento de Produtos (PRODIP) composto por três macrofases: planejamento do projeto, projeto informacional e projeto conceitual, sendo que para esse estudo, foi compreendido as duas primeiras etapas. O planejamento do projeto contempla atividades que visam guiar as decisões e ações. No projeto informacional buscou-se identificar as necessidades dos usuários e transformá-las em requisitos do produto, para isso foram aplicados 22 questionários respondidos por psicólogos atuantes com o público infantil. Após reunir os requisitos, eles foram valorados no diagrama de Mudge. Em seguida o Desdobramento da Função Qualidade (QFD) foi empregado relacionando os requisitos dos usuários com os do projeto, gerando as características que devem ser priorizadas. Com base na metodologia aplicada foi possível uma visão ampla e hierárquica acerca dos requisitos para desenvolvimento do produto.Some children in language development may have language disorders and/or difficulty in verbal expression. The use of games in psychotherapeutic care for these children is essential for a better understanding and intervention, as it allows access to contents that generate anguish and that are difficult to elaborate. Assistive technologies comprise the development of resources that can provide inclusion and independence for people with disabilities. So, which instrument or game could be inserted to this demand for a psychological reception and support for the development of communication? The aim is the creation of a ludic-therapeutic game that addresses issues related to communication and socio-emotional issues, for better intervention and management in the context of child psychotherapy. The applied methodology is based on the Integrated Product Development Process (PRODIP) composed of three macrophases: project planning, informational project and conceptual project, and for this study, the first two stages were carried out. Project planning includes activities that aim to guide decisions and actions. In the informational project, we sought to identify users' needs and transform them into product requirements. For this, 22 questionnaires were answered by psychologists working with children. After gathering the requirements, they were valued on the Mudge diagram. Then, the Quality Function Deployment (QFD) was applied, relating the users' requirements with those of the project and generating the characteristics that should be prioritized. Based on the methodology applied, a broad and hierarchical view of the requirements for product development was possible. Algunos niños en desarrollo del lenguaje pueden tener trastornos lingüísticos y/o dificultad en la expresión verbal, el uso de juegos dentro de la atención psicoterapéutica a estos niños es fundamental para una mejor comprensión e intervención, ya que permite el acceso a contenidos que generan angustia y que son de elaboración difícil. Las tecnologías de asistencia abarcan el desarrollo de recursos que pueden brindar inclusión e independencia a las personas con discapacidades. Entonces, ¿qué instrumento o juego podría insertarse a esta demanda de acogida y apoyo al desarrollo de la comunicación? El objetivo es crear un juego lúdico-terapéutico que aborde temas relacionados con la comunicación y aspectos socioemocionales, para una mejor intervención y manejo en el contexto de la psicoterapia infantil. La metodología aplicada se basa en el Proceso Integrado de Desarrollo de Productos (PRODIP) compuesto por tres macrofases: planificación del proyecto, proyecto informacional y proyecto conceptual, y para este estudio se entendieron las dos primeras etapas. La planificación de proyectos incluye actividades que tienen como objetivo orientar las decisiones y acciones. En el proyecto informativo se buscó identificar las necesidades de los usuarios y transformarlas en requerimientos del producto, para ello se respondieron 22 cuestionarios por psicólogos que trabajan con niños. Después de recopilar los requisitos, se valoraron en el diagrama de Mudge. Luego, se utilizó el Despliegue de la Función de Calidad (QFD), relacionando los requerimientos de los usuarios con los del proyecto, generando las características que se deben priorizar. A partir de la metodología aplicada se logró una visión amplia y jerarquizada de los requerimientos para el desarrollo de productos.Research, Society and Development2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3881110.33448/rsd-v11i17.38811Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e77111738811Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e77111738811Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e771117388112525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38811/32076Copyright (c) 2022 Tainá Floriano Teixeira; Victor Wilkson da Silva Santos Sousa ; Andressa Saraiva Castilho ; Ellen Fernanda Klinger ; Ulisses Benedetti Baumhardthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Tainá Floriano Sousa , Victor Wilkson da Silva Santos Castilho , Andressa Saraiva Klinger , Ellen Fernanda Baumhardt, Ulisses Benedetti 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38811Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:21.849519Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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