Dimensões de um modelo teórico de universidade empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Soraia Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Granjeiro, Paulo Afonso, Galdino, Alexsandro Sobreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43915
Resumo: Nos últimos anos, em nível acadêmico, os estudos sobre a Universidade Empreendedora (UE) representaram uma área de grande oportunidade de pesquisa, buscando a sua caracterização e o seu desenvolvimento. Os conceitos e elementos identificados apontam para um fenômeno multinível que conta com a participação de um conjunto abrangente de atores e variáveis nos níveis sistêmico, organizacional e individual. Dada a inter-relação dos elementos que compõe a UE, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as dimensões que envolvem a UE como um todo, buscando dar uma visão holística do fenômeno. Para isso, utilizou-se de um modelo teórico de UE, associado aos indicadores do Ranking de UE organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores e analisou as dimensões: cultura empreendedora, infraestrutura, inovação, extensão, internacionalização e capital financeiro no contexto de uma universidade federal pública brasileira. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de caso único. Os resultados mostraram que o corpo docente e discente entrevistado é proativo, todavia, ainda é preciso que a universidade estudada aumente a oferta de unidades curriculares e programas de treinamento que apoiem e desenvolvam sua cultura empreendedora. Identificou-se também a necessidade de estruturação dos ambientes formais de apoio ao empreendedorismo e de consolidação de sua política de inovação. Esses dados discriminados proporcionarão possibilidades para os gestores identificarem potenciais áreas de desenvolvimento do empreendedorismo acadêmico, bem como para estimular outras universidades a também fazerem seus levantamentos de dados.
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Dada a inter-relação dos elementos que compõe a UE, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as dimensões que envolvem a UE como um todo, buscando dar uma visão holística do fenômeno. Para isso, utilizou-se de um modelo teórico de UE, associado aos indicadores do Ranking de UE organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores e analisou as dimensões: cultura empreendedora, infraestrutura, inovação, extensão, internacionalização e capital financeiro no contexto de uma universidade federal pública brasileira. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de caso único. Os resultados mostraram que o corpo docente e discente entrevistado é proativo, todavia, ainda é preciso que a universidade estudada aumente a oferta de unidades curriculares e programas de treinamento que apoiem e desenvolvam sua cultura empreendedora. Identificou-se também a necessidade de estruturação dos ambientes formais de apoio ao empreendedorismo e de consolidação de sua política de inovação. Esses dados discriminados proporcionarão possibilidades para os gestores identificarem potenciais áreas de desenvolvimento do empreendedorismo acadêmico, bem como para estimular outras universidades a também fazerem seus levantamentos de dados.In recent years, studies at the Entrepreneurial University (EU) have represented a great research opportunity, seeking its characterization and development. The concepts and elements point to a multilevel phenomenon that involves the participation of a comprehensive set of actors and variables at the systemic, organizational, and individual levels. Given the interrelationship of the elements that make up the EU, the overall objective of this research was to analyze the dimensions that involve the EU as a whole, aiming to provide a holistic view of the phenomenon. With that in mind, a theoretical EU model associated with the indicators of the EU Ranking, organized by the Brazilian Confederation of Junior Enterprises, was applied to analyze the following dimensions: entrepreneurial culture, infrastructure, innovation, extension, internationalization, and financial capital in the context of a ty Brazilian public federal university. The research was qualitative, and exploratory and entailed a single case study. The results showed that the faculty and students are proactive.  However, the university still needs to increase the offer of curricular units and training programs that support and develop its entrepreneurial culture. The need to implement formal environments that specifically support entrepreneurship and consolidate its innovation policy was also identified. These data will enable managers to identify potential areas for the development of academic entrepreneurship, as well as  encourage other universities to likewise engage in data collection.En los últimos años, a nivel académico, los estudios sobre la Universidad Empresarial (UE) han representado un área de gran oportunidad de investigación, buscando su caracterización y desarrollo. Los conceptos y elementos identificados apuntan a un fenómeno multinivel que involucra la participación de un conjunto integral de actores y variables a nivel sistémico, organizacional e individual. Dada la interrelación de los elementos que conforman la UE, esta investigación tuvo como objetivo general analizar las dimensiones que involucran a la UE en su conjunto, buscando brindar una visión holística del fenómeno. Para ello, utilizamos un modelo teórico de la UE, asociado a los indicadores del Ranking UE organizado por la Confederación Brasileña de Empresas Junior y analizamos las dimensiones: cultura emprendedora, infraestructura, innovación, extensión, internacionalización y capital financiero en el contexto de una universidad pública federal brasileña. La investigación fue cualitativa, exploratoria y de caso único. Los resultados mostraron que los docentes y estudiantes entrevistados son proactivos, sin embargo, aún es necesario que la universidad estudiada incremente la oferta de unidades curriculares y programas de formación que apoyen y desarrollen su cultura emprendedora. También se identificó la necesidad de estructurar entornos formales para apoyar el emprendimiento y consolidar su política de innovación. Estos datos detallados brindarán posibilidades a los gerentes para identificar áreas potenciales para el desarrollo del emprendimiento académico, así como también alentarán a otras universidades a llevar a cabo también la recopilación de datos.Research, Society and Development2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4391510.33448/rsd-v12i12.43915Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e24121243915Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e24121243915Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e241212439152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43915/35297Copyright (c) 2023 Soraia Aparecida Alves; Paulo Afonso Granjeiro; Alexsandro Sobreira Galdinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Soraia AparecidaGranjeiro, Paulo AfonsoGaldino, Alexsandro Sobreira 2023-11-24T09:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43915Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-24T09:58:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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