Impacto da simulação clínica na aprendizagem da enfermagem em cuidados críticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37463 |
Resumo: | O processo de aprendizagem provém da integração de conhecimentos prévios do aluno, estes adquiridos através da sua capacidade de recepção de novas informações. Uma das maneiras de construção do conhecimento são as Metodologias Ativas de Ensino, a exemplo da simulação clínica, na qual o sujeito é protagonista durante a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar a integração entre simulação clínica e aprendizagem na enfermagem em Cuidados Críticos. Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa e de cunho descritivo. A coleta de dados foi realizada nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Embase, e ocorreu no período de março à maio de 2022. Após as filtragens, leituras do título e resumos, leitura dos artigos na íntegra e excluir os que não estavam de acordo com os objetivos da pesquisa ou estavam duplicados, 20 publicações foram selecionadas por serem de relevância para esta revisão. A utilização da simulação clínica direcionada a cuidados em pacientes críticos vem sendo aplicada com frequência, tanto na educação continuada de equipes de enfermagem a nível nacional e em demais países, quanto na educação em instituições que ofertam graduação e pós-graduação em enfermagem, elevando a capacidade de auto percepção, comunicação e melhorando, por conseguinte, as condutas dos profissionais prestadores de cuidados de Enfermagem. A simulação clínica tem se manifestado como um instrumento eficaz no aperfeiçoamento dos discentes e profissionais de enfermagem, alavancando o ensino da Enfermagem em cuidados críticos, fornecendo subsídios para a aprendizagem. |
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Impacto da simulação clínica na aprendizagem da enfermagem em cuidados críticosImpact of clinical simulation on nursing learning in critical careImpacto de la simulación clínica en el aprendizaje de enfermería en cuidados críticosEducación en enfermeríaSimulación ClínicaAprendizajeCuidado críticoUnidades críticas.Ensino de enfermagemSimulação ClínicaAprendizagemCuidados CríticosUnidades críticas.Nursing EducationClinical SimulationLearningCritical CareCritical units.O processo de aprendizagem provém da integração de conhecimentos prévios do aluno, estes adquiridos através da sua capacidade de recepção de novas informações. Uma das maneiras de construção do conhecimento são as Metodologias Ativas de Ensino, a exemplo da simulação clínica, na qual o sujeito é protagonista durante a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar a integração entre simulação clínica e aprendizagem na enfermagem em Cuidados Críticos. Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa e de cunho descritivo. A coleta de dados foi realizada nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Embase, e ocorreu no período de março à maio de 2022. Após as filtragens, leituras do título e resumos, leitura dos artigos na íntegra e excluir os que não estavam de acordo com os objetivos da pesquisa ou estavam duplicados, 20 publicações foram selecionadas por serem de relevância para esta revisão. A utilização da simulação clínica direcionada a cuidados em pacientes críticos vem sendo aplicada com frequência, tanto na educação continuada de equipes de enfermagem a nível nacional e em demais países, quanto na educação em instituições que ofertam graduação e pós-graduação em enfermagem, elevando a capacidade de auto percepção, comunicação e melhorando, por conseguinte, as condutas dos profissionais prestadores de cuidados de Enfermagem. A simulação clínica tem se manifestado como um instrumento eficaz no aperfeiçoamento dos discentes e profissionais de enfermagem, alavancando o ensino da Enfermagem em cuidados críticos, fornecendo subsídios para a aprendizagem.The learning process comes from the integration of the student's previous knowledge, acquired through their ability to receive new information. One of the ways of building knowledge is the Active Teaching Methodologies, such as clinical simulation, in which the subject is the protagonist during learning. The objective of this study is to evaluate the integration between clinical simulation and learning in nursing in Critical Care. This is an integrative review with a qualitative approach and a descriptive nature. Data collection was carried out in the following databases: National Library of Medicine (PubMed), Virtual Health Library (VHL) and Embase, and took place from March to May 2022. After filtering, reading the titles and abstracts, reading the articles in full and excluding those that did not comply with the research objectives or were duplicates, 20 publications were selected because they were of relevance to this review. The use of clinical simulation aimed at care in critically ill patients has been frequently applied, both in the continuing education of nursing teams at the national level and in other countries, as well as in education in institutions that offer undergraduate and graduate degrees in nursing, increasing the capacity for self-perception, communication and, therefore, improving the behaviour of professionals providing nursing care. Clinical simulation has been shown to be an effective instrument in the improvement of nursing students and professionals, leveraging the teaching of Nursing in critical care, providing subsidies for learning.Resumen El proceso de aprendizaje proviene de la integración de los conocimientos previos del alumno, adquiridos a través de su capacidad para recibir nueva información. Una de las formas de construcción del conocimiento son las Metodologías Activas de Enseñanza, como la simulación clínica, en las que el sujeto es el protagonista durante el aprendizaje. El objetivo de este estudio fue evaluar la integración entre la simulación clínica y el aprendizaje en enfermería en cuidados críticos. Se trata de una revisión integradora con enfoque cualitativo y de carácter descriptivo. La recolección de datos se realizó en las siguientes bases de datos: National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) y Embase, y tuvo lugar de marzo a mayo de 2022. Después de filtrar, leer el título y los resúmenes, leer los artículos completos y excluir aquellos que no cumplían con los objetivos de la investigación o estaban duplicados, se seleccionaron 20 publicaciones por ser relevantes para esta revisión. El uso de la simulación clínica dirigida a la atención al paciente crítico ha sido aplicada con frecuencia, tanto en la formación continua de los equipos de enfermería a nivel nacional como en otros países, así como en la educación en instituciones que ofrecen carreras de grado y posgrado en enfermería, aumentando la capacidad de autopercepción, comunicación y, por lo tanto, mejorando el comportamiento de los profesionales que brindan cuidados de enfermería. La simulación clínica se ha mostrado como un instrumento eficaz en la superación de los estudiantes y profesionales de enfermería, potenciando la enseñanza de Enfermería en cuidados críticos, brindando subsidios para el aprendizaje.Research, Society and Development2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3746310.33448/rsd-v11i15.37463Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e540111537463Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e540111537463Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5401115374632525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37463/31272Copyright (c) 2022 Douglas dos Santos; Luiz Gustavo da Costa Souza; Jeisiane Andrade de Jesus; Mariana Santos Barros; Lucas Andrade Santos; Mariany Araújo Silva; Deyse Mirelle Souza Santos; Fernanda Costa Martins Gallotti; Maria Betânia Trindade Carvalho Goishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Douglas dosSouza, Luiz Gustavo da CostaJesus, Jeisiane Andrade deBarros, Mariana SantosSantos, Lucas AndradeSilva, Mariany AraújoSantos, Deyse Mirelle SouzaGallotti, Fernanda Costa MartinsGois, Maria Betânia Trindade Carvalho2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37463Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:37.662269Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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