Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754 |
Resumo: | O Instagram é uma ferramenta de comunicação em destaque na área de saúde, seja ao orientar sobre prevenção de doenças ou evidenciar a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o estudo objetivou fazer uma análise cognitiva dos perfis de cirurgiões-dentistas na rede Instagram, entendendo a necessidade de atentar-se à propagação de informações sobre saúde bucal e os conteúdos frequentemente acessados. Foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando o modelo AnCo-Redes, que permite uma análise das interconexões e dinâmicas presentes na rede Instagram, ampliando a compreensão do fenômeno estudado. Os conteúdos com pontos de maior destaque foram representados por: “resultados de procedimentos” e “botox”. O termo "resultados de procedimentos odontológicos" é frequente e relevante em relação às interações no Instagram, representando 15,03% dos nós (ou termos) e 15,02% das conexões (ou arestas) na rede. O termo "botox" foi o segundo mais recorrente, exibindo 134 arestas, 9,36% do total, indicando um número de conexões e participação significativa na robustez do sistema. Contudo, outras temáticas de grande importância para manutenção da saúde bucal foram minimamente abordadas, evidenciando que a utilização do Instagram por cirurgiões dentistas, como recurso para propagação de informações, não está voltada para prevenção de doenças bucais. Ambos apresentaram um alto grau de centralidade quando comparado aos demais vértices da rede, indicando que desempenham um papel de destaque no Instagram. A análise identificou que os conteúdos odontológicos mais abordados estão relacionados à odontologia estética, justificado por ter potencial de gerar maior alcance, engajamento, visualização e centralidade na rede estudada. |
id |
UNIFEI_9bc305a2583b31c4e27ab1745ccd6158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44754 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-RedesCognitive analysis of Dental Surgeons' profiles on Instagram, based on the Anco-Redes model Análisis cognitivo de perfiles de Cirujanos Dentistas en Instagram, basado en el modelo Anco-RedesSocial network analysisOral healthMouth diseasesMarketing in dentistry.Análise de rede socialSaúde bucalDoenças da bocaMarketing na odontologia.Análisis de redes socialesSalud bucalEnfermedades de la bocaComercialización en odontología.O Instagram é uma ferramenta de comunicação em destaque na área de saúde, seja ao orientar sobre prevenção de doenças ou evidenciar a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o estudo objetivou fazer uma análise cognitiva dos perfis de cirurgiões-dentistas na rede Instagram, entendendo a necessidade de atentar-se à propagação de informações sobre saúde bucal e os conteúdos frequentemente acessados. Foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando o modelo AnCo-Redes, que permite uma análise das interconexões e dinâmicas presentes na rede Instagram, ampliando a compreensão do fenômeno estudado. Os conteúdos com pontos de maior destaque foram representados por: “resultados de procedimentos” e “botox”. O termo "resultados de procedimentos odontológicos" é frequente e relevante em relação às interações no Instagram, representando 15,03% dos nós (ou termos) e 15,02% das conexões (ou arestas) na rede. O termo "botox" foi o segundo mais recorrente, exibindo 134 arestas, 9,36% do total, indicando um número de conexões e participação significativa na robustez do sistema. Contudo, outras temáticas de grande importância para manutenção da saúde bucal foram minimamente abordadas, evidenciando que a utilização do Instagram por cirurgiões dentistas, como recurso para propagação de informações, não está voltada para prevenção de doenças bucais. Ambos apresentaram um alto grau de centralidade quando comparado aos demais vértices da rede, indicando que desempenham um papel de destaque no Instagram. A análise identificou que os conteúdos odontológicos mais abordados estão relacionados à odontologia estética, justificado por ter potencial de gerar maior alcance, engajamento, visualização e centralidade na rede estudada.Instagram is a prominent communication tool in the health sector, whether providing guidance on disease prevention or highlighting the work of professionals. In this sense, the study aimed to carry out a cognitive analysis of the profiles of dental surgeons on the Instagram network, understanding the need to pay attention to the dissemination of information about oral health and frequently accessed content. Quantitative and qualitative aspects were addressed, using the AnCo-Redes model, which allows an analysis of the interconnections and dynamics present in the Instagram network, expanding the understanding of the phenomenon studied. The content with the most prominent points was represented by: “procedure results” and “botox”. The term "dental procedure results" is frequent and relevant in relation to interactions on Instagram, representing 15.03% of nodes (or terms) and 15.02% of connections (or edges) on the network. The term "botox" was the second most recurrent, displaying 134 edges, 9.36% of the total, indicating a number of connections and significant participation in the robustness of the system. However, other topics of great importance for maintaining oral health were minimally addressed, showing that the use of Instagram by dental surgeons, as a resource for disseminating information, is not aimed at preventing oral diseases. Both presented a high degree of centrality when compared to the other nodes in the network, indicating that they play a prominent role on Instagram. The analysis identified that the most discussed dental content is related to aesthetic dentistry, justified by its potential to generate greater reach, engagement, visualization and centrality in the studied network.Instagram es una destacada herramienta de comunicación en el sector sanitario, ya sea orientando sobre la prevención de enfermedades o destacando la labor de los profesionales. En este sentido, el estudio tuvo como objetivo realizar un análisis cognitivo de los perfiles de los cirujanos dentistas en la red Instagram, entendiendo la necesidad de prestar atención a la difusión de informaciones sobre salud bucal y contenidos de acceso frecuente. Se abordaron aspectos cuantitativos y cualitativos, utilizando el modelo AnCo-Redes, que permite un análisis de las interconexiones y dinámicas presentes en la red Instagram, ampliando la comprensión del fenómeno estudiado. Los contenidos con los puntos más destacados estuvieron representados por: “resultados del procedimiento” y “botox”. El término "resultados de procedimientos dentales" es frecuente y relevante en relación con las interacciones en Instagram, representando el 15,03% de los nodos (o términos) y el 15,02% de las conexiones (o aristas) de la red. El término "botox" fue el segundo más recurrente, presentando 134 aristas, el 9,36% del total, lo que indica un número de conexiones y una participación significativa en la robustez del sistema. Sin embargo, otros temas de gran importancia para el mantenimiento de la salud bucal fueron mínimamente abordados, demostrando que el uso de Instagram por parte de los cirujanos dentistas, como recurso de difusión de información, no tiene como objetivo prevenir enfermedades bucales. Ambos presentaron un alto grado de centralidad en comparación con los otros nodos de la red, lo que indica que desempeñan un papel destacado en Instagram. El análisis identificó que el contenido odontológico más discutido está relacionado con la odontología estética, justificado por su potencial para generar mayor alcance, engagement, visualización y centralidad en la red estudiada.Research, Society and Development2024-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4475410.33448/rsd-v13i1.44754Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e7613144754Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e7613144754Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e76131447542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754/35786Copyright (c) 2024 Raíza de Souza da Silva; Patrícia Elizabeth Souza Matos ; Cláudia Ribeiro Santos Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raíza de Souza da Matos , Patrícia Elizabeth Souza Lopes, Cláudia Ribeiro Santos 2024-02-01T09:48:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44754Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-02-01T09:48:39Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes Cognitive analysis of Dental Surgeons' profiles on Instagram, based on the Anco-Redes model Análisis cognitivo de perfiles de Cirujanos Dentistas en Instagram, basado en el modelo Anco-Redes |
title |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes |
spellingShingle |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes Silva, Raíza de Souza da Social network analysis Oral health Mouth diseases Marketing in dentistry. Análise de rede social Saúde bucal Doenças da boca Marketing na odontologia. Análisis de redes sociales Salud bucal Enfermedades de la boca Comercialización en odontología. |
title_short |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes |
title_full |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes |
title_fullStr |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes |
title_full_unstemmed |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes |
title_sort |
Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes |
author |
Silva, Raíza de Souza da |
author_facet |
Silva, Raíza de Souza da Matos , Patrícia Elizabeth Souza Lopes, Cláudia Ribeiro Santos |
author_role |
author |
author2 |
Matos , Patrícia Elizabeth Souza Lopes, Cláudia Ribeiro Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raíza de Souza da Matos , Patrícia Elizabeth Souza Lopes, Cláudia Ribeiro Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social network analysis Oral health Mouth diseases Marketing in dentistry. Análise de rede social Saúde bucal Doenças da boca Marketing na odontologia. Análisis de redes sociales Salud bucal Enfermedades de la boca Comercialización en odontología. |
topic |
Social network analysis Oral health Mouth diseases Marketing in dentistry. Análise de rede social Saúde bucal Doenças da boca Marketing na odontologia. Análisis de redes sociales Salud bucal Enfermedades de la boca Comercialización en odontología. |
description |
O Instagram é uma ferramenta de comunicação em destaque na área de saúde, seja ao orientar sobre prevenção de doenças ou evidenciar a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o estudo objetivou fazer uma análise cognitiva dos perfis de cirurgiões-dentistas na rede Instagram, entendendo a necessidade de atentar-se à propagação de informações sobre saúde bucal e os conteúdos frequentemente acessados. Foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando o modelo AnCo-Redes, que permite uma análise das interconexões e dinâmicas presentes na rede Instagram, ampliando a compreensão do fenômeno estudado. Os conteúdos com pontos de maior destaque foram representados por: “resultados de procedimentos” e “botox”. O termo "resultados de procedimentos odontológicos" é frequente e relevante em relação às interações no Instagram, representando 15,03% dos nós (ou termos) e 15,02% das conexões (ou arestas) na rede. O termo "botox" foi o segundo mais recorrente, exibindo 134 arestas, 9,36% do total, indicando um número de conexões e participação significativa na robustez do sistema. Contudo, outras temáticas de grande importância para manutenção da saúde bucal foram minimamente abordadas, evidenciando que a utilização do Instagram por cirurgiões dentistas, como recurso para propagação de informações, não está voltada para prevenção de doenças bucais. Ambos apresentaram um alto grau de centralidade quando comparado aos demais vértices da rede, indicando que desempenham um papel de destaque no Instagram. A análise identificou que os conteúdos odontológicos mais abordados estão relacionados à odontologia estética, justificado por ter potencial de gerar maior alcance, engajamento, visualização e centralidade na rede estudada. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754 10.33448/rsd-v13i1.44754 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v13i1.44754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754/35786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e7613144754 Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e7613144754 Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e7613144754 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052636748316672 |