Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raíza de Souza da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Matos , Patrícia Elizabeth Souza, Lopes, Cláudia Ribeiro Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754
Resumo: O Instagram é uma ferramenta de comunicação em destaque na área de saúde, seja ao orientar sobre prevenção de doenças ou evidenciar a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o estudo objetivou fazer uma análise cognitiva dos perfis de cirurgiões-dentistas na rede Instagram, entendendo a necessidade de atentar-se à propagação de informações sobre saúde bucal e os conteúdos frequentemente acessados. Foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando o modelo AnCo-Redes, que permite uma análise das interconexões e dinâmicas presentes na rede Instagram, ampliando a compreensão do fenômeno estudado. Os conteúdos com pontos de maior destaque foram representados por: “resultados de procedimentos” e “botox”. O termo "resultados de procedimentos odontológicos" é frequente e relevante em relação às interações no Instagram, representando 15,03% dos nós (ou termos) e 15,02% das conexões (ou arestas) na rede. O termo "botox" foi o segundo mais recorrente, exibindo 134 arestas, 9,36% do total, indicando um número de conexões e participação significativa na robustez do sistema. Contudo, outras temáticas de grande importância para manutenção da saúde bucal foram minimamente abordadas, evidenciando que a utilização do Instagram por cirurgiões dentistas, como recurso para propagação de informações, não está voltada para prevenção de doenças bucais. Ambos apresentaram um alto grau de centralidade quando comparado aos demais vértices da rede, indicando que desempenham um papel de destaque no Instagram. A análise identificou que os conteúdos odontológicos mais abordados estão relacionados à odontologia estética, justificado por ter potencial de gerar maior alcance, engajamento, visualização e centralidade na rede estudada.
id UNIFEI_9bc305a2583b31c4e27ab1745ccd6158
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44754
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-RedesCognitive analysis of Dental Surgeons' profiles on Instagram, based on the Anco-Redes model Análisis cognitivo de perfiles de Cirujanos Dentistas en Instagram, basado en el modelo Anco-RedesSocial network analysisOral healthMouth diseasesMarketing in dentistry.Análise de rede socialSaúde bucalDoenças da bocaMarketing na odontologia.Análisis de redes socialesSalud bucalEnfermedades de la bocaComercialización en odontología.O Instagram é uma ferramenta de comunicação em destaque na área de saúde, seja ao orientar sobre prevenção de doenças ou evidenciar a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o estudo objetivou fazer uma análise cognitiva dos perfis de cirurgiões-dentistas na rede Instagram, entendendo a necessidade de atentar-se à propagação de informações sobre saúde bucal e os conteúdos frequentemente acessados. Foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando o modelo AnCo-Redes, que permite uma análise das interconexões e dinâmicas presentes na rede Instagram, ampliando a compreensão do fenômeno estudado. Os conteúdos com pontos de maior destaque foram representados por: “resultados de procedimentos” e “botox”. O termo "resultados de procedimentos odontológicos" é frequente e relevante em relação às interações no Instagram, representando 15,03% dos nós (ou termos) e 15,02% das conexões (ou arestas) na rede. O termo "botox" foi o segundo mais recorrente, exibindo 134 arestas, 9,36% do total, indicando um número de conexões e participação significativa na robustez do sistema. Contudo, outras temáticas de grande importância para manutenção da saúde bucal foram minimamente abordadas, evidenciando que a utilização do Instagram por cirurgiões dentistas, como recurso para propagação de informações, não está voltada para prevenção de doenças bucais. Ambos apresentaram um alto grau de centralidade quando comparado aos demais vértices da rede, indicando que desempenham um papel de destaque no Instagram. A análise identificou que os conteúdos odontológicos mais abordados estão relacionados à odontologia estética, justificado por ter potencial de gerar maior alcance, engajamento, visualização e centralidade na rede estudada.Instagram is a prominent communication tool in the health sector, whether providing guidance on disease prevention or highlighting the work of professionals. In this sense, the study aimed to carry out a cognitive analysis of the profiles of dental surgeons on the Instagram network, understanding the need to pay attention to the dissemination of information about oral health and frequently accessed content. Quantitative and qualitative aspects were addressed, using the AnCo-Redes model, which allows an analysis of the interconnections and dynamics present in the Instagram network, expanding the understanding of the phenomenon studied. The content with the most prominent points was represented by: “procedure results” and “botox”. The term "dental procedure results" is frequent and relevant in relation to interactions on Instagram, representing 15.03% of nodes (or terms) and 15.02% of connections (or edges) on the network. The term "botox" was the second most recurrent, displaying 134 edges, 9.36% of the total, indicating a number of connections and significant participation in the robustness of the system. However, other topics of great importance for maintaining oral health were minimally addressed, showing that the use of Instagram by dental surgeons, as a resource for disseminating information, is not aimed at preventing oral diseases. Both presented a high degree of centrality when compared to the other nodes in the network, indicating that they play a prominent role on Instagram. The analysis identified that the most discussed dental content is related to aesthetic dentistry, justified by its potential to generate greater reach, engagement, visualization and centrality in the studied network.Instagram es una destacada herramienta de comunicación en el sector sanitario, ya sea orientando sobre la prevención de enfermedades o destacando la labor de los profesionales. En este sentido, el estudio tuvo como objetivo realizar un análisis cognitivo de los perfiles de los cirujanos dentistas en la red Instagram, entendiendo la necesidad de prestar atención a la difusión de informaciones sobre salud bucal y contenidos de acceso frecuente. Se abordaron aspectos cuantitativos y cualitativos, utilizando el modelo AnCo-Redes, que permite un análisis de las interconexiones y dinámicas presentes en la red Instagram, ampliando la comprensión del fenómeno estudiado. Los contenidos con los puntos más destacados estuvieron representados por: “resultados del procedimiento” y “botox”. El término "resultados de procedimientos dentales" es frecuente y relevante en relación con las interacciones en Instagram, representando el 15,03% de los nodos (o términos) y el 15,02% de las conexiones (o aristas) de la red. El término "botox" fue el segundo más recurrente, presentando 134 aristas, el 9,36% del total, lo que indica un número de conexiones y una participación significativa en la robustez del sistema. Sin embargo, otros temas de gran importancia para el mantenimiento de la salud bucal fueron mínimamente abordados, demostrando que el uso de Instagram por parte de los cirujanos dentistas, como recurso de difusión de información, no tiene como objetivo prevenir enfermedades bucales. Ambos presentaron un alto grado de centralidad en comparación con los otros nodos de la red, lo que indica que desempeñan un papel destacado en Instagram. El análisis identificó que el contenido odontológico más discutido está relacionado con la odontología estética, justificado por su potencial para generar mayor alcance, engagement, visualización y centralidad en la red estudiada.Research, Society and Development2024-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4475410.33448/rsd-v13i1.44754Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e7613144754Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e7613144754Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e76131447542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754/35786Copyright (c) 2024 Raíza de Souza da Silva; Patrícia Elizabeth Souza Matos ; Cláudia Ribeiro Santos Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raíza de Souza da Matos , Patrícia Elizabeth Souza Lopes, Cláudia Ribeiro Santos 2024-02-01T09:48:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44754Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-02-01T09:48:39Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
Cognitive analysis of Dental Surgeons' profiles on Instagram, based on the Anco-Redes model
Análisis cognitivo de perfiles de Cirujanos Dentistas en Instagram, basado en el modelo Anco-Redes
title Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
spellingShingle Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
Silva, Raíza de Souza da
Social network analysis
Oral health
Mouth diseases
Marketing in dentistry.
Análise de rede social
Saúde bucal
Doenças da boca
Marketing na odontologia.
Análisis de redes sociales
Salud bucal
Enfermedades de la boca
Comercialización en odontología.
title_short Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
title_full Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
title_fullStr Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
title_full_unstemmed Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
title_sort Análise cognitiva em perfis de Cirurgiões-Dentistas na rede Instagram, a partir do modelo Anco-Redes
author Silva, Raíza de Souza da
author_facet Silva, Raíza de Souza da
Matos , Patrícia Elizabeth Souza
Lopes, Cláudia Ribeiro Santos
author_role author
author2 Matos , Patrícia Elizabeth Souza
Lopes, Cláudia Ribeiro Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raíza de Souza da
Matos , Patrícia Elizabeth Souza
Lopes, Cláudia Ribeiro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Social network analysis
Oral health
Mouth diseases
Marketing in dentistry.
Análise de rede social
Saúde bucal
Doenças da boca
Marketing na odontologia.
Análisis de redes sociales
Salud bucal
Enfermedades de la boca
Comercialización en odontología.
topic Social network analysis
Oral health
Mouth diseases
Marketing in dentistry.
Análise de rede social
Saúde bucal
Doenças da boca
Marketing na odontologia.
Análisis de redes sociales
Salud bucal
Enfermedades de la boca
Comercialización en odontología.
description O Instagram é uma ferramenta de comunicação em destaque na área de saúde, seja ao orientar sobre prevenção de doenças ou evidenciar a atuação dos profissionais. Nesse sentido, o estudo objetivou fazer uma análise cognitiva dos perfis de cirurgiões-dentistas na rede Instagram, entendendo a necessidade de atentar-se à propagação de informações sobre saúde bucal e os conteúdos frequentemente acessados. Foram abordados aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando o modelo AnCo-Redes, que permite uma análise das interconexões e dinâmicas presentes na rede Instagram, ampliando a compreensão do fenômeno estudado. Os conteúdos com pontos de maior destaque foram representados por: “resultados de procedimentos” e “botox”. O termo "resultados de procedimentos odontológicos" é frequente e relevante em relação às interações no Instagram, representando 15,03% dos nós (ou termos) e 15,02% das conexões (ou arestas) na rede. O termo "botox" foi o segundo mais recorrente, exibindo 134 arestas, 9,36% do total, indicando um número de conexões e participação significativa na robustez do sistema. Contudo, outras temáticas de grande importância para manutenção da saúde bucal foram minimamente abordadas, evidenciando que a utilização do Instagram por cirurgiões dentistas, como recurso para propagação de informações, não está voltada para prevenção de doenças bucais. Ambos apresentaram um alto grau de centralidade quando comparado aos demais vértices da rede, indicando que desempenham um papel de destaque no Instagram. A análise identificou que os conteúdos odontológicos mais abordados estão relacionados à odontologia estética, justificado por ter potencial de gerar maior alcance, engajamento, visualização e centralidade na rede estudada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754
10.33448/rsd-v13i1.44754
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i1.44754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44754/35786
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 1; e7613144754
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 1; e7613144754
Research, Society and Development; v. 13 n. 1; e7613144754
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052636748316672