A influência midiática em pré-escolares e escolares com obesidade infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Kariany de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castro, Larissa Alves, Almeida, Simone Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38302
Resumo: Os estudos vêm demonstrando que a mídia tem uma grande influência nas escolhas alimentares das crianças, pois elas ainda não são capazes de discernir quais são os alimentos saudáveis e consequentemente essas escolhas alimentares também influenciam no aumento da obesidade infantil. O objetivo do presente estudo foi  apresentar uma revisão bibliográfica para analisar a influência midiática em crianças pré-escolares e escolares com obesidade infantil. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos, que avaliaram a influência da mídia sobre a obesidade infantil, bem como aqueles que fornecem maior compreensão do tema proposto para este trabalho, localizados nas bases de dados: SCIELO, PUBMED, BIREME. Os estudos avaliados mostraram que a influência da mídia é notória, pois as propagandas, em sua maioria, com alimentos ultraprocessados associados a cores chamativas, personagens infantis, repetições, músicas infantis e entre outras, são feitas para chamar a atenção das crianças, interferindo na atividade cerebral, no processo de decisão do consumo de alimentos, além das crianças poderem influenciar no fator de decisão das compras alimentícias dos pais, consequentemente, atrelado a falta de prática de exercícios, resulta no aumento da obesidade infantil. Por fim, demonstra-se a importância de que escola, família e profissionais de saúde estejam atentos às práticas alimentares infantis e que a mídia diminua a veiculação desses alimentos para garantir todos os nutrientes necessários ao crescimento adequado e saudável da criança brasileira.
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spelling A influência midiática em pré-escolares e escolares com obesidade infantilThe media influence in preschoolers and school children with childhood obesityLa influencia de los medios en preescolares y escolares con obesidad infantilNiñoConducta alimentariaEstado nutricionalTelevisiónMedios audiovisualesMarketingPublicidad de alimentos.ChildFeeding behaviorNutritional statusTelevisionVideo-audio mediaMarketingFood publicity.CriançaComportamento alimentarEstado nutricionalTelevisãoMídia audiovisualMarketingPublicidade de alimentos. Os estudos vêm demonstrando que a mídia tem uma grande influência nas escolhas alimentares das crianças, pois elas ainda não são capazes de discernir quais são os alimentos saudáveis e consequentemente essas escolhas alimentares também influenciam no aumento da obesidade infantil. O objetivo do presente estudo foi  apresentar uma revisão bibliográfica para analisar a influência midiática em crianças pré-escolares e escolares com obesidade infantil. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos, que avaliaram a influência da mídia sobre a obesidade infantil, bem como aqueles que fornecem maior compreensão do tema proposto para este trabalho, localizados nas bases de dados: SCIELO, PUBMED, BIREME. Os estudos avaliados mostraram que a influência da mídia é notória, pois as propagandas, em sua maioria, com alimentos ultraprocessados associados a cores chamativas, personagens infantis, repetições, músicas infantis e entre outras, são feitas para chamar a atenção das crianças, interferindo na atividade cerebral, no processo de decisão do consumo de alimentos, além das crianças poderem influenciar no fator de decisão das compras alimentícias dos pais, consequentemente, atrelado a falta de prática de exercícios, resulta no aumento da obesidade infantil. Por fim, demonstra-se a importância de que escola, família e profissionais de saúde estejam atentos às práticas alimentares infantis e que a mídia diminua a veiculação desses alimentos para garantir todos os nutrientes necessários ao crescimento adequado e saudável da criança brasileira.Studies have shown that the media has a great influence on children's food choices, as they are still not able to discern which foods are healthy and, consequently, these food choices also influence the increase in childhood obesity. The objective of the present study was to present a bibliographic review to analyze the media influence on preschool and school children with childhood obesity. Articles from the last 10 years were included, which evaluated the influence of the media on childhood obesity, as well as those that provide greater understanding of the theme proposed for this work, located in the databases: SCIELO, PUBMED, BIREME. The evaluated studies showed that the influence of the media is notorious, since advertisements, mostly with ultra-processed foods associated with flashy colors, children's characters, repetitions, children's songs and among others, are made to call children's attention, interfering with the brain activity, in the process of deciding on food consumption, in addition to children being able to influence the decision factor of parents' food purchases, consequently, linked to the lack of exercise, results in the increase of childhood obesity. Finally, it demonstrates the importance of the school, family and health professionals being aware of children's eating practices and that the media reduce the dissemination of these foods to guarantee all the nutrients necessary for the adequate and healthy growth of Brazilian children.Los estudios han demostrado que los medios de comunicación tienen una gran influencia en la elección de alimentos de los niños, ya que todavía no son capaces de discernir qué alimentos son saludables y, en consecuencia, estas elecciones de alimentos también influyen en el aumento de la obesidad infantil. El objetivo de este estudio fue presentar una revisión bibliográfica para analizar la influencia de los medios en niños preescolares y escolares con obesidad infantil. Se incluyeron artículos de los últimos 10 años, que evaluaron la influencia de los medios de comunicación en la obesidad infantil, así como aquellos que aportan una mayor comprensión de la temática propuesta para este trabajo, ubicados en las bases de datos: SCIELO, PUBMED, BIREME. Los estudios evaluados demostraron que la influencia de los medios de comunicación es notoria, ya que se realizan anuncios, en su mayoría con alimentos ultraprocesados ​​asociados a colores llamativos, personajes infantiles, repeticiones, canciones infantiles, entre otros, para llamar la atención de los niños, interfiriendo en la actividad cerebral, en el proceso de decisión sobre el consumo de alimentos, además de que los niños pueden influir en el factor de decisión de compra de alimentos de los padres, en consecuencia, ligado a la falta de ejercicio, resulta en el aumento de la obesidad infantil. Finalmente, demuestra la importancia de que la escuela, la familia y los profesionales de la salud sean conscientes de las prácticas alimentarias de los niños y que los medios de comunicación reduzcan la difusión de estos alimentos para garantizar todos los nutrientes necesarios para el crecimiento adecuado y saludable de los niños brasileños.Research, Society and Development2022-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3830210.33448/rsd-v11i16.38302Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e358111638302Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e358111638302Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3581116383022525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38302/31728Copyright (c) 2022 Ana Kariany de Souza Oliveira; Larissa Alves Castro; Simone Gonçalves de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Kariany de Souza Castro, Larissa AlvesAlmeida, Simone Gonçalves de2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38302Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:05.412692Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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description Os estudos vêm demonstrando que a mídia tem uma grande influência nas escolhas alimentares das crianças, pois elas ainda não são capazes de discernir quais são os alimentos saudáveis e consequentemente essas escolhas alimentares também influenciam no aumento da obesidade infantil. O objetivo do presente estudo foi  apresentar uma revisão bibliográfica para analisar a influência midiática em crianças pré-escolares e escolares com obesidade infantil. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos, que avaliaram a influência da mídia sobre a obesidade infantil, bem como aqueles que fornecem maior compreensão do tema proposto para este trabalho, localizados nas bases de dados: SCIELO, PUBMED, BIREME. Os estudos avaliados mostraram que a influência da mídia é notória, pois as propagandas, em sua maioria, com alimentos ultraprocessados associados a cores chamativas, personagens infantis, repetições, músicas infantis e entre outras, são feitas para chamar a atenção das crianças, interferindo na atividade cerebral, no processo de decisão do consumo de alimentos, além das crianças poderem influenciar no fator de decisão das compras alimentícias dos pais, consequentemente, atrelado a falta de prática de exercícios, resulta no aumento da obesidade infantil. Por fim, demonstra-se a importância de que escola, família e profissionais de saúde estejam atentos às práticas alimentares infantis e que a mídia diminua a veiculação desses alimentos para garantir todos os nutrientes necessários ao crescimento adequado e saudável da criança brasileira.
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