Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242 |
Resumo: | Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as opiniões de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias. |
id |
UNIFEI_acef924177e027d456aa2434cd8fc11e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38242 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação FísicaStudents' reflections on remote teaching and implications in the construction of final papers in Physical EducationReflexiones de estudiantes sobre la enseñanza a distancia e implicaciones en la construcción de trabajos de finalización de cursos en Educación FísicaOnline TeachingSocial IsolationPhysical education.Ensino OnlineIsolamento SocialEducação física.Enseñanza en líneaAislamiento socialEducación física.Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as opiniões de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias.This is a descriptive study that aimed to analyze the opinions of Physical Education students about the influence of remote teaching on the development of Course Completion Works. An online questionnaire was applied to 32 students (53.12% male, mean age of 26.59 ± 5.01 years, 56.2% with a monthly income of up to 2 minimum wages), where the responses were analyzed and categorized to identify key inferences. The students brought different perspectives on several factors such as the main benefits and difficulties of the construction of the Course Completion Work in the remote teaching model, and the interference of technological support and the conditions of the home environment. It was concluded that remote teaching in the face of social distance was seen by the group of students as a facilitator due to the optimization of time, absence of displacements and ease to carry out the collections, however, it also brought difficulties in communication and access to technologies.Se trata de un estudio descriptivo que tuvo como objetivo analizar las opiniones de los estudiantes de Educación Física sobre la influencia de la enseñanza a distancia en el desarrollo de los Trabajos de Finalización de Curso. Se aplicó un cuestionario en línea a 32 estudiantes (53,12% del sexo masculino, edad media 26,59 ± 5,01 años, 56,2% con ingreso mensual de hasta 2 salarios mínimos), donde se analizaron y categorizaron las respuestas para identificar las principales inferencias. Los estudiantes aportaron diferentes perspectivas sobre varios factores, como los principales beneficios y dificultades de construir el Trabajo de Finalización de Curso en el modelo de enseñanza a distancia, y la interferencia del soporte tecnológico y las condiciones del entorno del hogar. Se concluyó que la enseñanza a distancia ante el distanciamiento social fue vista por el grupo de estudiantes como un facilitador debido a la optimización del tiempo, ausencia de desplazamientos y facilidad para realizar las colectas, sin embargo, también trajo dificultades en la comunicación y acceso. a las tecnologías.Research, Society and Development2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3824210.33448/rsd-v11i16.38242Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e464111638242Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e464111638242Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4641116382422525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242/31843Copyright (c) 2022 Juliana Daniele de Araújo Silva; Tereza Luiza de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliana Daniele de Araújo França, Tereza Luiza de2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38242Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:03.807010Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física Students' reflections on remote teaching and implications in the construction of final papers in Physical Education Reflexiones de estudiantes sobre la enseñanza a distancia e implicaciones en la construcción de trabajos de finalización de cursos en Educación Física |
title |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física |
spellingShingle |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física Silva, Juliana Daniele de Araújo Online Teaching Social Isolation Physical education. Ensino Online Isolamento Social Educação física. Enseñanza en línea Aislamiento social Educación física. |
title_short |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física |
title_full |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física |
title_fullStr |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física |
title_sort |
Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física |
author |
Silva, Juliana Daniele de Araújo |
author_facet |
Silva, Juliana Daniele de Araújo França, Tereza Luiza de |
author_role |
author |
author2 |
França, Tereza Luiza de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Daniele de Araújo França, Tereza Luiza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Online Teaching Social Isolation Physical education. Ensino Online Isolamento Social Educação física. Enseñanza en línea Aislamiento social Educación física. |
topic |
Online Teaching Social Isolation Physical education. Ensino Online Isolamento Social Educação física. Enseñanza en línea Aislamiento social Educación física. |
description |
Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as opiniões de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242 10.33448/rsd-v11i16.38242 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242/31843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Juliana Daniele de Araújo Silva; Tereza Luiza de França https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Juliana Daniele de Araújo Silva; Tereza Luiza de França https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e464111638242 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e464111638242 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e464111638242 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052730885275648 |