Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Daniele de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França, Tereza Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242
Resumo: Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as opiniões de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias.
id UNIFEI_acef924177e027d456aa2434cd8fc11e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38242
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação FísicaStudents' reflections on remote teaching and implications in the construction of final papers in Physical EducationReflexiones de estudiantes sobre la enseñanza a distancia e implicaciones en la construcción de trabajos de finalización de cursos en Educación FísicaOnline TeachingSocial IsolationPhysical education.Ensino OnlineIsolamento SocialEducação física.Enseñanza en líneaAislamiento socialEducación física.Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as opiniões de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias.This is a descriptive study that aimed to analyze the opinions of Physical Education students about the influence of remote teaching on the development of Course Completion Works. An online questionnaire was applied to 32 students (53.12% male, mean age of 26.59 ± 5.01 years, 56.2% with a monthly income of up to 2 minimum wages), where the responses were analyzed and categorized to identify key inferences. The students brought different perspectives on several factors such as the main benefits and difficulties of the construction of the Course Completion Work in the remote teaching model, and the interference of technological support and the conditions of the home environment. It was concluded that remote teaching in the face of social distance was seen by the group of students as a facilitator due to the optimization of time, absence of displacements and ease to carry out the collections, however, it also brought difficulties in communication and access to technologies.Se trata de un estudio descriptivo que tuvo como objetivo analizar las opiniones de los estudiantes de Educación Física sobre la influencia de la enseñanza a distancia en el desarrollo de los Trabajos de Finalización de Curso. Se aplicó un cuestionario en línea a 32 estudiantes (53,12% del sexo masculino, edad media 26,59 ± 5,01 años, 56,2% con ingreso mensual de hasta 2 salarios mínimos), donde se analizaron y categorizaron las respuestas para identificar las principales inferencias. Los estudiantes aportaron diferentes perspectivas sobre varios factores, como los principales beneficios y dificultades de construir el Trabajo de Finalización de Curso en el modelo de enseñanza a distancia, y la interferencia del soporte tecnológico y las condiciones del entorno del hogar. Se concluyó que la enseñanza a distancia ante el distanciamiento social fue vista por el grupo de estudiantes como un facilitador debido a la optimización del tiempo, ausencia de desplazamientos y facilidad para realizar las colectas, sin embargo, también trajo dificultades en la comunicación y acceso. a las tecnologías.Research, Society and Development2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3824210.33448/rsd-v11i16.38242Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e464111638242Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e464111638242Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4641116382422525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242/31843Copyright (c) 2022 Juliana Daniele de Araújo Silva; Tereza Luiza de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Juliana Daniele de Araújo França, Tereza Luiza de2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38242Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:03.807010Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
Students' reflections on remote teaching and implications in the construction of final papers in Physical Education
Reflexiones de estudiantes sobre la enseñanza a distancia e implicaciones en la construcción de trabajos de finalización de cursos en Educación Física
title Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
spellingShingle Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
Silva, Juliana Daniele de Araújo
Online Teaching
Social Isolation
Physical education.
Ensino Online
Isolamento Social
Educação física.
Enseñanza en línea
Aislamiento social
Educación física.
title_short Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
title_full Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
title_fullStr Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
title_full_unstemmed Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
title_sort Reflexões de estudantes sobre o ensino remoto e implicações na construção de trabalhos de conclusão de curso em Educação Física
author Silva, Juliana Daniele de Araújo
author_facet Silva, Juliana Daniele de Araújo
França, Tereza Luiza de
author_role author
author2 França, Tereza Luiza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Daniele de Araújo
França, Tereza Luiza de
dc.subject.por.fl_str_mv Online Teaching
Social Isolation
Physical education.
Ensino Online
Isolamento Social
Educação física.
Enseñanza en línea
Aislamiento social
Educación física.
topic Online Teaching
Social Isolation
Physical education.
Ensino Online
Isolamento Social
Educação física.
Enseñanza en línea
Aislamiento social
Educación física.
description Este é um estudo descritivo que objetivou analisar as opiniões de estudantes de Educação Física sobre a influência do ensino remoto no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Foi aplicado um questionário on-line com 32 estudantes (53,12% do gênero masculino, idade média de 26,59 ± 5,01 anos, 56,2% com renda mensal de até 2 salários mínimos), onde as respostas foram analisadas e categorizadas para identificar as principais inferências. Os estudantes trouxeram diferentes perspectivas sobre diversos fatores como os principais benefícios e dificuldades da construção do Trabalho de Conclusão de Curso no modelo remoto de ensino, e as interferências do suporte tecnológico e das condições do ambiente domiciliar. Concluiu-se que o ensino remoto diante do distanciamento social foi visto pelo grupo de estudantes como facilitador devido à otimização do tempo, ausência de deslocamentos e facilidade para realizar as coletas, porém, também trouxe dificuldades de comunicação e de acesso às tecnologias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242
10.33448/rsd-v11i16.38242
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38242/31843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Daniele de Araújo Silva; Tereza Luiza de França
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Daniele de Araújo Silva; Tereza Luiza de França
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e464111638242
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e464111638242
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e464111638242
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052730885275648