Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Luis Humbert Andrade de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lemos, Felipe Magalhães, Sousa, Ycaro da Silva Falcão de, Souza, Nathaly Gonçalves Bastos de, Barbosa, Rutelea dos Reis, Jessel, Joshua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45601
Resumo: Avaliar comportamentos-problema relacionados à agressão pode envolver grande risco ao próprio paciente e aos terapeutas. A busca por análises funcionais e intervenções seguras que submetam o paciente e as pessoas envolvidas a menor risco de danos físicos e trauma tem sido tema recorrente na literatura científica. O objetivo deste relato é apresentar os dados de implementação da IISCA, treino de comunicação funcional, tolerância e cooperação com uma criança diagnosticado com TEA nível de suporte 1 e demonstrar a efetividade da translação de dados de pesquisas aplicadas à prestação de serviço em um centro de atendimento especializado em Análise do Comportamento Aplicado ao TEA e quadros relacionados. A intervenção mostrou-se efetiva, reduzindo os comportamentos problema para níveis de zero ou quase zero nas sessões de intervenção e follow-up de três meses e seis meses. Por fim, discute-se os benefícios dos procedimentos adotados e a necessidade de mais relatos com transposição de intervenções derivados de pesquisa aplicada à prestação de serviço.
id UNIFEI_b17ad385faf865dd01cec778de2e8e6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45601
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de casoTreatment of aggression behaviors in a child diagnosed with ASD support level 1: Case reportTratamiento de comportamentos de agresión en un niño con TEA nível 1 de apoyo: Informe de casoAnálisis funcionalAutismoComportamiento-problemaEntrenamiento de comunicación funcionalIISCA.Functional analysisAutismProblem behaviorFunctional communication trainingIISCA.Análise funcionalAutismoComportamento-problemaTreino de comunicação funcionalIISCA.Avaliar comportamentos-problema relacionados à agressão pode envolver grande risco ao próprio paciente e aos terapeutas. A busca por análises funcionais e intervenções seguras que submetam o paciente e as pessoas envolvidas a menor risco de danos físicos e trauma tem sido tema recorrente na literatura científica. O objetivo deste relato é apresentar os dados de implementação da IISCA, treino de comunicação funcional, tolerância e cooperação com uma criança diagnosticado com TEA nível de suporte 1 e demonstrar a efetividade da translação de dados de pesquisas aplicadas à prestação de serviço em um centro de atendimento especializado em Análise do Comportamento Aplicado ao TEA e quadros relacionados. A intervenção mostrou-se efetiva, reduzindo os comportamentos problema para níveis de zero ou quase zero nas sessões de intervenção e follow-up de três meses e seis meses. Por fim, discute-se os benefícios dos procedimentos adotados e a necessidade de mais relatos com transposição de intervenções derivados de pesquisa aplicada à prestação de serviço.Assessing problem behaviors related to aggression might encompass a great risk to the patient themselves and therapists. The search for safe assessments and interventions, that subject the patient and the people involved to a lower risk for physical damage and trauma, has been an recurrent topic in scientific literature. This report aims to present data regarding the implementation of IISCA, functional communication, tolerance and cooperation training with a child diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), level 1, as well as to evidence the effectiveness of applying data found in applied research to service provision at a care center specialized in Applied Behavior Analysis for Autism and related disorders. The intervention proved to be effective, reducing target behaviors to level zero, or close to it, during intervention sessions and 3 and 6 months follow-up. Finally, the benefits of the procedures adopted and the need for more reports on transposition of interventions derived from applied research to service provision are discussed.Evaluar los comportamientos-problemas relacionados con la agresión puede implicar un gran riesgo para el propio paciente y los terapeutas. La búsqueda de análisis funcionales e intervenciones seguras que sometan al paciente y a las personas involucradas a un menor riesgo de daño físico y trauma ha sido un tema recurrente en la literatura científica. El objetivo de este informe es presentar los datos de implementación de IISCA, entrenamiento de comunicación funcional, tolerancia y cooperación con un niño diagnosticado con TEA nivel de soporte 1 y demostrar la efectividad de la traducción de datos de investigación aplicado a la prestación de servicios en un centro de atención especializado en Análisis de Comportamiento Aplicado a TEA y cuadros relacionados. La intervención demostró ser efectiva, reduciendo los comportamientos problemáticos a niveles de cero o casi cero en las sesiones de intervención y seguimiento de tres meses y seis meses. Finalmente, se discuten los beneficios de los procedimientos adoptados y la necesidad de más informes con la transposición de intervenciones derivadas de la investigación aplicada a la prestación de servicios.Research, Society and Development2024-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4560110.33448/rsd-v13i4.45601Research, Society and Development; Vol. 13 No. 4; e8213445601Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 4; e8213445601Research, Society and Development; v. 13 n. 4; e82134456012525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45601/36301Copyright (c) 2024 Luis Humbert Andrade de Lemos; Felipe Magalhães Lemos; Ycaro da Silva Falcão de Sousa; Nathaly Gonçalves Bastos de Souza; Rutelea dos Reis Barbosa; Joshua Jesselhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Luis Humbert Andrade de Lemos, Felipe Magalhães Sousa, Ycaro da Silva Falcão de Souza, Nathaly Gonçalves Bastos de Barbosa, Rutelea dos Reis Jessel, Joshua 2024-04-11T17:44:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45601Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-11T17:44:09Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
Treatment of aggression behaviors in a child diagnosed with ASD support level 1: Case report
Tratamiento de comportamentos de agresión en un niño con TEA nível 1 de apoyo: Informe de caso
title Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
spellingShingle Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
Lemos, Luis Humbert Andrade de
Análisis funcional
Autismo
Comportamiento-problema
Entrenamiento de comunicación funcional
IISCA.
Functional analysis
Autism
Problem behavior
Functional communication training
IISCA.
Análise funcional
Autismo
Comportamento-problema
Treino de comunicação funcional
IISCA.
title_short Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
title_full Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
title_fullStr Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
title_full_unstemmed Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
title_sort Tratamento de comportamentos de agressão em uma criança com TEA nível 1 de suporte: Relato de caso
author Lemos, Luis Humbert Andrade de
author_facet Lemos, Luis Humbert Andrade de
Lemos, Felipe Magalhães
Sousa, Ycaro da Silva Falcão de
Souza, Nathaly Gonçalves Bastos de
Barbosa, Rutelea dos Reis
Jessel, Joshua
author_role author
author2 Lemos, Felipe Magalhães
Sousa, Ycaro da Silva Falcão de
Souza, Nathaly Gonçalves Bastos de
Barbosa, Rutelea dos Reis
Jessel, Joshua
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Luis Humbert Andrade de
Lemos, Felipe Magalhães
Sousa, Ycaro da Silva Falcão de
Souza, Nathaly Gonçalves Bastos de
Barbosa, Rutelea dos Reis
Jessel, Joshua
dc.subject.por.fl_str_mv Análisis funcional
Autismo
Comportamiento-problema
Entrenamiento de comunicación funcional
IISCA.
Functional analysis
Autism
Problem behavior
Functional communication training
IISCA.
Análise funcional
Autismo
Comportamento-problema
Treino de comunicação funcional
IISCA.
topic Análisis funcional
Autismo
Comportamiento-problema
Entrenamiento de comunicación funcional
IISCA.
Functional analysis
Autism
Problem behavior
Functional communication training
IISCA.
Análise funcional
Autismo
Comportamento-problema
Treino de comunicação funcional
IISCA.
description Avaliar comportamentos-problema relacionados à agressão pode envolver grande risco ao próprio paciente e aos terapeutas. A busca por análises funcionais e intervenções seguras que submetam o paciente e as pessoas envolvidas a menor risco de danos físicos e trauma tem sido tema recorrente na literatura científica. O objetivo deste relato é apresentar os dados de implementação da IISCA, treino de comunicação funcional, tolerância e cooperação com uma criança diagnosticado com TEA nível de suporte 1 e demonstrar a efetividade da translação de dados de pesquisas aplicadas à prestação de serviço em um centro de atendimento especializado em Análise do Comportamento Aplicado ao TEA e quadros relacionados. A intervenção mostrou-se efetiva, reduzindo os comportamentos problema para níveis de zero ou quase zero nas sessões de intervenção e follow-up de três meses e seis meses. Por fim, discute-se os benefícios dos procedimentos adotados e a necessidade de mais relatos com transposição de intervenções derivados de pesquisa aplicada à prestação de serviço.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45601
10.33448/rsd-v13i4.45601
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45601
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i4.45601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45601/36301
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 4; e8213445601
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 4; e8213445601
Research, Society and Development; v. 13 n. 4; e8213445601
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052640293552128