Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30843 |
Resumo: | Autism spectrum disorder (ASD) is characterized by persistent deficits in communication and social interaction in multiple contexts, which can lead to the development of disruptive behaviors that must be functionally evaluated and subsequently subjected to interventions. Functional Communication Training (FCT) has been identified as an effective intervention for teaching and increasing alternative verbal behaviors and reducing disruptive patterns. The present study aimed to identify which functional analysis modalities have been used in studies that used the FCT as an intervention for individuals with ASD. Searches in four databases identified 44 studies, most of which used the traditional functional analysis model in a multi-element design with four experimental conditions. Most of the responses taught in the FCT were vocal and gestural, and the intervention was effective in most cases. Different functional analysis models are discussed. Regarding FCT, this study corroborates with the current literature, pointing the practice as evidence-based |
id |
PUC_SP-1_38a4a2500c836bfd229ae270233528c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/30843 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Maria Eliza Mazzillihttp://lattes.cnpq.br/3618236711503415http://lattes.cnpq.br/7543664761511817Michel, Renata Cristina2023-01-30T18:48:47Z2023-01-30T18:48:47Z2022-11-04Michel, Renata Cristina. Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30843Autism spectrum disorder (ASD) is characterized by persistent deficits in communication and social interaction in multiple contexts, which can lead to the development of disruptive behaviors that must be functionally evaluated and subsequently subjected to interventions. Functional Communication Training (FCT) has been identified as an effective intervention for teaching and increasing alternative verbal behaviors and reducing disruptive patterns. The present study aimed to identify which functional analysis modalities have been used in studies that used the FCT as an intervention for individuals with ASD. Searches in four databases identified 44 studies, most of which used the traditional functional analysis model in a multi-element design with four experimental conditions. Most of the responses taught in the FCT were vocal and gestural, and the intervention was effective in most cases. Different functional analysis models are discussed. Regarding FCT, this study corroborates with the current literature, pointing the practice as evidence-basedO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é marcado por déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, o que pode levar ao desenvolvimento de comportamentos disruptivos, que devem ser avaliados funcionalmente e posteriormente submetidos a intervenções. O Treino de Comunicação Funcional (FCT) tem sido apontado como uma intervenção efetiva para o ensino e o aumento de comportamentos verbais alternativos e a diminuição de padrões disruptivos de respostas. O presente estudo teve o objetivo de identificar quais as modalidades de análise funcional têm sido utilizadas em estudos que empregaram o FCT como intervenção para indivíduos com TEA. Buscas em quatro bases de dados levaram à identificação de 44 estudos, que, em sua maioria, empregaram o modelo de análise funcional tradicional, em um delineamento multielementos, com quatro condições experimentais. A maior parte das respostas ensinadas no FCT foram vocais e gestuais, sendo a intervenção eficaz na maioria dos casos. Discutem-se os diferentes modelos de análises funcionais existentes e, com relação ao FCT, pode-se corroborar com a literatura vigente que aponta a prática como baseada em evidênciasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALTranstorno do espectro do autismoTreino de comunicação funcionalAnálise funcionalAutism spectrum disorderFunctional communication trainingFunctional analysisAnálise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication TrainingFunctional analysis in FCT for ASD: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRenata Cristina Michel.pdfapplication/pdf1327271https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30843/1/Renata%20Cristina%20Michel.pdfcef9281217aa2506f0d2411385e7850aMD51TEXTRenata Cristina Michel.pdf.txtRenata Cristina Michel.pdf.txtExtracted texttext/plain141445https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30843/2/Renata%20Cristina%20Michel.pdf.txta6a5efe8e738f12b16f33441767a47acMD52THUMBNAILRenata Cristina Michel.pdf.jpgRenata Cristina Michel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30843/3/Renata%20Cristina%20Michel.pdf.jpge7ad6ea463699538335c3e84e6b4cc00MD53handle/308432023-01-31 11:10:55.384oai:repositorio.pucsp.br:handle/30843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-01-31T14:10:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
Functional analysis in FCT for ASD: a systematic review |
title |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
spellingShingle |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training Michel, Renata Cristina CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Transtorno do espectro do autismo Treino de comunicação funcional Análise funcional Autism spectrum disorder Functional communication training Functional analysis |
title_short |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
title_full |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
title_fullStr |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
title_full_unstemmed |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
title_sort |
Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training |
author |
Michel, Renata Cristina |
author_facet |
Michel, Renata Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Maria Eliza Mazzilli |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3618236711503415 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7543664761511817 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michel, Renata Cristina |
contributor_str_mv |
Pereira, Maria Eliza Mazzilli |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Transtorno do espectro do autismo Treino de comunicação funcional Análise funcional Autism spectrum disorder Functional communication training Functional analysis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do espectro do autismo Treino de comunicação funcional Análise funcional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autism spectrum disorder Functional communication training Functional analysis |
description |
Autism spectrum disorder (ASD) is characterized by persistent deficits in communication and social interaction in multiple contexts, which can lead to the development of disruptive behaviors that must be functionally evaluated and subsequently subjected to interventions. Functional Communication Training (FCT) has been identified as an effective intervention for teaching and increasing alternative verbal behaviors and reducing disruptive patterns. The present study aimed to identify which functional analysis modalities have been used in studies that used the FCT as an intervention for individuals with ASD. Searches in four databases identified 44 studies, most of which used the traditional functional analysis model in a multi-element design with four experimental conditions. Most of the responses taught in the FCT were vocal and gestural, and the intervention was effective in most cases. Different functional analysis models are discussed. Regarding FCT, this study corroborates with the current literature, pointing the practice as evidence-based |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-30T18:48:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-30T18:48:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Michel, Renata Cristina. Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30843 |
identifier_str_mv |
Michel, Renata Cristina. Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30843/1/Renata%20Cristina%20Michel.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30843/2/Renata%20Cristina%20Michel.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30843/3/Renata%20Cristina%20Michel.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cef9281217aa2506f0d2411385e7850a a6a5efe8e738f12b16f33441767a47ac e7ad6ea463699538335c3e84e6b4cc00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1821691250525339648 |