Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073 |
Resumo: | A Lei de nº 13.415/2017 instituiu o Novo Ensino Médio e estabeleceu determinadas formulações, como por exemplo, o aumento da carga horária e as alterações curriculares, trazendo novos desafios e possibilidades para o meio escolar. Com isso, o objetivo do estudo foi verificar os desafios que o Novo Ensino Médio está trazendo para os professores, além de identificar quais os conteúdos são mais utilizados para contextualizar com o cotidiano dos alunos. A pesquisa tem caráter experimental, classificada como qualitativa quanto a abordagem. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista com 10 professores, nos dias 13 a 15 de março de 2023, onde foi possível realizar um convite verbal para participar do projeto e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a coleta de dados, os resultados foram tabulados no programa Excel 2013 e transformados em gráficos e tabelas. A partir da entrevista foi possível identificar que os professores tem idade bastante variada, indo desde 20 a 29 anos até 50 a 59 anos, também foi visto que os recursos didáticos mais utilizados foi o livro didático, revistas, cartazes, desenhos e Datashow, já os conteúdos mais utilizados para contextualizar com a rotina dos alunos foi a genética, a anatomia, a fisiologia e a ecologia. Assim, foi possível identificar as dificuldades que os professores estão sentindo devido as transformações que o Ensino Médio vem passando, e que a pouca quantidade de formação continuada oferecida acaba deixando os professores inseguros frente à nova era do ensino médio. |
id |
UNIFEI_b2877d01562d4fc5f44d58753ea8f5a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42073 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede PúblicaChallenges and possibilities of the new High School from the perspective of teachers in a Public SchoolRetos y possibilidades de la nueva Escuela Secundaria desde la perspectiva de los docentes de una Escuela PúblicaEscuelas publicasNueva Escuela SecundariaMaestros.Public schoolsNew Hing SchoolTeachers.Escolas PúblicasNovo Ensino MédioProfessores.A Lei de nº 13.415/2017 instituiu o Novo Ensino Médio e estabeleceu determinadas formulações, como por exemplo, o aumento da carga horária e as alterações curriculares, trazendo novos desafios e possibilidades para o meio escolar. Com isso, o objetivo do estudo foi verificar os desafios que o Novo Ensino Médio está trazendo para os professores, além de identificar quais os conteúdos são mais utilizados para contextualizar com o cotidiano dos alunos. A pesquisa tem caráter experimental, classificada como qualitativa quanto a abordagem. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista com 10 professores, nos dias 13 a 15 de março de 2023, onde foi possível realizar um convite verbal para participar do projeto e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a coleta de dados, os resultados foram tabulados no programa Excel 2013 e transformados em gráficos e tabelas. A partir da entrevista foi possível identificar que os professores tem idade bastante variada, indo desde 20 a 29 anos até 50 a 59 anos, também foi visto que os recursos didáticos mais utilizados foi o livro didático, revistas, cartazes, desenhos e Datashow, já os conteúdos mais utilizados para contextualizar com a rotina dos alunos foi a genética, a anatomia, a fisiologia e a ecologia. Assim, foi possível identificar as dificuldades que os professores estão sentindo devido as transformações que o Ensino Médio vem passando, e que a pouca quantidade de formação continuada oferecida acaba deixando os professores inseguros frente à nova era do ensino médio.Law nº 13.415/2017 instituted the New Secondary Education and established certain formulations, such as, for example, the increase in the workload and curricular changes, bringing new challenges and possibilities to the school environment. With this, the objective of the study was to verify the challenges that the New High School is bringing to teachers, in addition to identifying which contents are most used to contextualize with the students' daily lives. The research has an experimental character, classified as qualitative in terms of approach. Data collection took place through an interview with 10 teachers, from March 13 to 15, 2023, where it was possible to make a verbal invitation to participate in the project and then sign the Free and Informed Consent Form. After data collection, the results were tabulated in the Excel 2013 program and transformed into graphs and tables. From the interview it was possible to identify that the teachers have a very varied age, ranging from 20 to 29 years old to 50 to 59 years old, it was also seen that the most used didactic resources were the textbook, magazines, posters, drawings and Datashow, since the most used contents to contextualize with the students' routine were genetics, anatomy, physiology and ecology. Thus, it was possible to identify the difficulties that teachers are experiencing due to the transformations that Secondary Education has been going through, and that the small amount of continuing education offered ends up leaving teachers insecure in the face of the new era of Secondary Education.La Ley nº 13.415/2017 instituyó la Nueva Educación Secundaria y estableció ciertas formulaciones, como, por ejemplo, el aumento de la carga horaria y los cambios curriculares, trayendo nuevos desafíos y posibilidades al ámbito escolar. Con eso, el objetivo del estudio fue verificar los desafíos que la Nueva Escuela Secundaria trae a los docentes, además de identificar cuáles son los contenidos más utilizados para contextualizar con el cotidiano de los estudiantes. La investigación tiene un carácter experimental, clasificada como cualitativa en cuanto al enfoque. La recolección de datos ocurrió a través de una entrevista con 10 docentes, del 13 al 15 de marzo de 2023, donde fue posible realizar una invitación verbal para participar en el proyecto y luego firmar el Término de Consentimiento Libre e Informado. Luego de la recolección de datos, los resultados fueron tabulados en el programa Excel 2013 y transformados en gráficos y tablas. De la entrevista se pudo identificar que los docentes tienen una edad muy variada, van desde los 20 a 29 años hasta los 50 a 59 años, también se vio que los recursos didácticos más utilizados fueron el libro de texto, revistas, afiches, dibujos. y Datashow, ya que los contenidos más utilizados para contextualizar con la rutina de los estudiantes fueron genética, anatomía, fisiología y ecología. Así, se pudo identificar las dificultades que atraviesan los docentes debido a las transformaciones que ha venido atravesando la Educación Secundaria, y que la poca oferta de educación continuada termina por dejar inseguros a los docentes ante la nueva era de la Educación Secundaria.Research, Society and Development2023-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4207310.33448/rsd-v12i6.42073Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e11712642073Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e11712642073Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e117126420732525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073/34078Copyright (c) 2023 Lívia Ferreira de Melo; Josefa Eleusa da Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lívia Ferreira de Rocha, Josefa Eleusa da 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42073Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública Challenges and possibilities of the new High School from the perspective of teachers in a Public School Retos y possibilidades de la nueva Escuela Secundaria desde la perspectiva de los docentes de una Escuela Pública |
title |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública Melo, Lívia Ferreira de Escuelas publicas Nueva Escuela Secundaria Maestros. Public schools New Hing School Teachers. Escolas Públicas Novo Ensino Médio Professores. |
title_short |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública |
title_full |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública |
title_sort |
Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública |
author |
Melo, Lívia Ferreira de |
author_facet |
Melo, Lívia Ferreira de Rocha, Josefa Eleusa da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Josefa Eleusa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lívia Ferreira de Rocha, Josefa Eleusa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuelas publicas Nueva Escuela Secundaria Maestros. Public schools New Hing School Teachers. Escolas Públicas Novo Ensino Médio Professores. |
topic |
Escuelas publicas Nueva Escuela Secundaria Maestros. Public schools New Hing School Teachers. Escolas Públicas Novo Ensino Médio Professores. |
description |
A Lei de nº 13.415/2017 instituiu o Novo Ensino Médio e estabeleceu determinadas formulações, como por exemplo, o aumento da carga horária e as alterações curriculares, trazendo novos desafios e possibilidades para o meio escolar. Com isso, o objetivo do estudo foi verificar os desafios que o Novo Ensino Médio está trazendo para os professores, além de identificar quais os conteúdos são mais utilizados para contextualizar com o cotidiano dos alunos. A pesquisa tem caráter experimental, classificada como qualitativa quanto a abordagem. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista com 10 professores, nos dias 13 a 15 de março de 2023, onde foi possível realizar um convite verbal para participar do projeto e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a coleta de dados, os resultados foram tabulados no programa Excel 2013 e transformados em gráficos e tabelas. A partir da entrevista foi possível identificar que os professores tem idade bastante variada, indo desde 20 a 29 anos até 50 a 59 anos, também foi visto que os recursos didáticos mais utilizados foi o livro didático, revistas, cartazes, desenhos e Datashow, já os conteúdos mais utilizados para contextualizar com a rotina dos alunos foi a genética, a anatomia, a fisiologia e a ecologia. Assim, foi possível identificar as dificuldades que os professores estão sentindo devido as transformações que o Ensino Médio vem passando, e que a pouca quantidade de formação continuada oferecida acaba deixando os professores inseguros frente à nova era do ensino médio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073 10.33448/rsd-v12i6.42073 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i6.42073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073/34078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lívia Ferreira de Melo; Josefa Eleusa da Rocha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lívia Ferreira de Melo; Josefa Eleusa da Rocha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e11712642073 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e11712642073 Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e11712642073 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052625777065984 |