Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lívia Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Josefa Eleusa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073
Resumo: A Lei de nº 13.415/2017 instituiu o Novo Ensino Médio e estabeleceu determinadas formulações, como por exemplo, o aumento da carga horária e as alterações curriculares, trazendo novos desafios e possibilidades para o meio escolar. Com isso, o objetivo do estudo foi verificar os desafios que o Novo Ensino Médio está trazendo para os professores, além de identificar quais os conteúdos são mais utilizados para contextualizar com o cotidiano dos alunos. A pesquisa tem caráter experimental, classificada como qualitativa quanto a abordagem. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista com 10 professores, nos dias 13 a 15 de março de 2023, onde foi possível realizar um convite verbal para participar do projeto e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a coleta de dados, os resultados foram tabulados no programa Excel 2013 e transformados em gráficos e tabelas. A partir da entrevista foi possível identificar que os professores tem idade bastante variada, indo desde 20 a 29 anos até 50 a 59 anos, também foi visto que os recursos didáticos mais utilizados foi o livro didático, revistas, cartazes, desenhos e Datashow, já os conteúdos mais utilizados para contextualizar com a rotina dos alunos foi a genética, a anatomia, a fisiologia e a ecologia. Assim, foi possível identificar as dificuldades que os professores estão sentindo devido as transformações que o Ensino Médio vem passando, e que a pouca quantidade de formação continuada oferecida acaba deixando os professores inseguros frente à nova era do ensino médio.
id UNIFEI_b2877d01562d4fc5f44d58753ea8f5a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42073
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede PúblicaChallenges and possibilities of the new High School from the perspective of teachers in a Public SchoolRetos y possibilidades de la nueva Escuela Secundaria desde la perspectiva de los docentes de una Escuela PúblicaEscuelas publicasNueva Escuela SecundariaMaestros.Public schoolsNew Hing SchoolTeachers.Escolas PúblicasNovo Ensino MédioProfessores.A Lei de nº 13.415/2017 instituiu o Novo Ensino Médio e estabeleceu determinadas formulações, como por exemplo, o aumento da carga horária e as alterações curriculares, trazendo novos desafios e possibilidades para o meio escolar. Com isso, o objetivo do estudo foi verificar os desafios que o Novo Ensino Médio está trazendo para os professores, além de identificar quais os conteúdos são mais utilizados para contextualizar com o cotidiano dos alunos. A pesquisa tem caráter experimental, classificada como qualitativa quanto a abordagem. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista com 10 professores, nos dias 13 a 15 de março de 2023, onde foi possível realizar um convite verbal para participar do projeto e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a coleta de dados, os resultados foram tabulados no programa Excel 2013 e transformados em gráficos e tabelas. A partir da entrevista foi possível identificar que os professores tem idade bastante variada, indo desde 20 a 29 anos até 50 a 59 anos, também foi visto que os recursos didáticos mais utilizados foi o livro didático, revistas, cartazes, desenhos e Datashow, já os conteúdos mais utilizados para contextualizar com a rotina dos alunos foi a genética, a anatomia, a fisiologia e a ecologia. Assim, foi possível identificar as dificuldades que os professores estão sentindo devido as transformações que o Ensino Médio vem passando, e que a pouca quantidade de formação continuada oferecida acaba deixando os professores inseguros frente à nova era do ensino médio.Law nº 13.415/2017 instituted the New Secondary Education and established certain formulations, such as, for example, the increase in the workload and curricular changes, bringing new challenges and possibilities to the school environment. With this, the objective of the study was to verify the challenges that the New High School is bringing to teachers, in addition to identifying which contents are most used to contextualize with the students' daily lives. The research has an experimental character, classified as qualitative in terms of approach. Data collection took place through an interview with 10 teachers, from March 13 to 15, 2023, where it was possible to make a verbal invitation to participate in the project and then sign the Free and Informed Consent Form. After data collection, the results were tabulated in the Excel 2013 program and transformed into graphs and tables. From the interview it was possible to identify that the teachers have a very varied age, ranging from 20 to 29 years old to 50 to 59 years old, it was also seen that the most used didactic resources were the textbook, magazines, posters, drawings and Datashow, since the most used contents to contextualize with the students' routine were genetics, anatomy, physiology and ecology. Thus, it was possible to identify the difficulties that teachers are experiencing due to the transformations that Secondary Education has been going through, and that the small amount of continuing education offered ends up leaving teachers insecure in the face of the new era of Secondary Education.La Ley nº 13.415/2017 instituyó la Nueva Educación Secundaria y estableció ciertas formulaciones, como, por ejemplo, el aumento de la carga horaria y los cambios curriculares, trayendo nuevos desafíos y posibilidades al ámbito escolar. Con eso, el objetivo del estudio fue verificar los desafíos que la Nueva Escuela Secundaria trae a los docentes, además de identificar cuáles son los contenidos más utilizados para contextualizar con el cotidiano de los estudiantes. La investigación tiene un carácter experimental, clasificada como cualitativa en cuanto al enfoque. La recolección de datos ocurrió a través de una entrevista con 10 docentes, del 13 al 15 de marzo de 2023, donde fue posible realizar una invitación verbal para participar en el proyecto y luego firmar el Término de Consentimiento Libre e Informado. Luego de la recolección de datos, los resultados fueron tabulados en el programa Excel 2013 y transformados en gráficos y tablas. De la entrevista se pudo identificar que los docentes tienen una edad muy variada, van desde los 20 a 29 años hasta los 50 a 59 años, también se vio que los recursos didácticos más utilizados fueron el libro de texto, revistas, afiches, dibujos. y Datashow, ya que los contenidos más utilizados para contextualizar con la rutina de los estudiantes fueron genética, anatomía, fisiología y ecología. Así, se pudo identificar las dificultades que atraviesan los docentes debido a las transformaciones que ha venido atravesando la Educación Secundaria, y que la poca oferta de educación continuada termina por dejar inseguros a los docentes ante la nueva era de la Educación Secundaria.Research, Society and Development2023-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4207310.33448/rsd-v12i6.42073Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e11712642073Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e11712642073Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e117126420732525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073/34078Copyright (c) 2023 Lívia Ferreira de Melo; Josefa Eleusa da Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lívia Ferreira de Rocha, Josefa Eleusa da 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42073Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
Challenges and possibilities of the new High School from the perspective of teachers in a Public School
Retos y possibilidades de la nueva Escuela Secundaria desde la perspectiva de los docentes de una Escuela Pública
title Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
spellingShingle Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
Melo, Lívia Ferreira de
Escuelas publicas
Nueva Escuela Secundaria
Maestros.
Public schools
New Hing School
Teachers.
Escolas Públicas
Novo Ensino Médio
Professores.
title_short Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
title_full Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
title_fullStr Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
title_sort Desafios e possibilidades do novo Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de uma Escola da Rede Pública
author Melo, Lívia Ferreira de
author_facet Melo, Lívia Ferreira de
Rocha, Josefa Eleusa da
author_role author
author2 Rocha, Josefa Eleusa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lívia Ferreira de
Rocha, Josefa Eleusa da
dc.subject.por.fl_str_mv Escuelas publicas
Nueva Escuela Secundaria
Maestros.
Public schools
New Hing School
Teachers.
Escolas Públicas
Novo Ensino Médio
Professores.
topic Escuelas publicas
Nueva Escuela Secundaria
Maestros.
Public schools
New Hing School
Teachers.
Escolas Públicas
Novo Ensino Médio
Professores.
description A Lei de nº 13.415/2017 instituiu o Novo Ensino Médio e estabeleceu determinadas formulações, como por exemplo, o aumento da carga horária e as alterações curriculares, trazendo novos desafios e possibilidades para o meio escolar. Com isso, o objetivo do estudo foi verificar os desafios que o Novo Ensino Médio está trazendo para os professores, além de identificar quais os conteúdos são mais utilizados para contextualizar com o cotidiano dos alunos. A pesquisa tem caráter experimental, classificada como qualitativa quanto a abordagem. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista com 10 professores, nos dias 13 a 15 de março de 2023, onde foi possível realizar um convite verbal para participar do projeto e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a coleta de dados, os resultados foram tabulados no programa Excel 2013 e transformados em gráficos e tabelas. A partir da entrevista foi possível identificar que os professores tem idade bastante variada, indo desde 20 a 29 anos até 50 a 59 anos, também foi visto que os recursos didáticos mais utilizados foi o livro didático, revistas, cartazes, desenhos e Datashow, já os conteúdos mais utilizados para contextualizar com a rotina dos alunos foi a genética, a anatomia, a fisiologia e a ecologia. Assim, foi possível identificar as dificuldades que os professores estão sentindo devido as transformações que o Ensino Médio vem passando, e que a pouca quantidade de formação continuada oferecida acaba deixando os professores inseguros frente à nova era do ensino médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073
10.33448/rsd-v12i6.42073
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.42073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42073/34078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lívia Ferreira de Melo; Josefa Eleusa da Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lívia Ferreira de Melo; Josefa Eleusa da Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e11712642073
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e11712642073
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e11712642073
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052625777065984