Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de Odontologia sobre Patologia Oral e Estomatologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41966 |
Resumo: | Introdução: O conhecimento das principais lesões orais é algo fundamental na prática clínica odontológica. No entanto, atualmente muitos acadêmicos e profissionais possuem dificuldade e não se sentem devidamente capacitados para realizar a identificação, o diagnóstico, e o tratamento das principais lesões orais. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de Odontologia sobre Patologia oral e Estomatologia. Materiais e métodos: Trata-se de estudo de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, em que um questionário contendo 6 questões relativas sobre o discente (sexo, idade, semestre, turno, autoavaliação e nível de confiança) e 10 sobre Patologia oral e Estomatologia, foi aplicado para 200 participantes regularmente matriculados no curso de Odontologia da Faculdade Paulo Picanço, que cursaram e foram aprovados na disciplina de Patologia oral. Os dados foram coletados, contabilizados em planilhas, e analisados de forma descritiva. Resultados e Discussão: Entre os voluntários, verificou-se que 58,60% eram mulheres e 45,5% possuíam entre 20 e 29 anos de idade. Uma grande parte (64%) autoavaliou seu conhecimento em Patologia Oral e Estomatologia como regular, e 71,5% avaliou como regular o seu nível de confiança para realização do diagnóstico e conduta de alguma lesão oral. A média das notas dos 200 participantes foi de 4,84 pontos, sendo considerada insuficiente de acordo com os critérios estabelecidos nesta pesquisa. Conclusão: Conforme os resultados encontrados, o nível de conhecimento dos acadêmicos sobre o tema foi insatisfatório. Essa situação sugere a necessidade de reavaliação do atual enfoque teórico-prático na graduação, a fim de capacitar os discentes no conhecimento das patologias orais. |
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Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de Odontologia sobre Patologia Oral e Estomatologia Evaluation of knowledge of dental students about Oral Pathology and StomatologyEvaluación de los conocimientos de los estudiantes de Odontología sobre Patología Oral y Estomatologia Oral PathologyStomatologyEvaluationTeachingDental students. Patología BucalEstomatologíaEvaluaciónEnseñanzaEstudiantes de odontología. Patologia OralEstomatologiaAvaliaçãoConhecimentoAcadêmicos de odontologia.Introdução: O conhecimento das principais lesões orais é algo fundamental na prática clínica odontológica. No entanto, atualmente muitos acadêmicos e profissionais possuem dificuldade e não se sentem devidamente capacitados para realizar a identificação, o diagnóstico, e o tratamento das principais lesões orais. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de Odontologia sobre Patologia oral e Estomatologia. Materiais e métodos: Trata-se de estudo de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, em que um questionário contendo 6 questões relativas sobre o discente (sexo, idade, semestre, turno, autoavaliação e nível de confiança) e 10 sobre Patologia oral e Estomatologia, foi aplicado para 200 participantes regularmente matriculados no curso de Odontologia da Faculdade Paulo Picanço, que cursaram e foram aprovados na disciplina de Patologia oral. Os dados foram coletados, contabilizados em planilhas, e analisados de forma descritiva. Resultados e Discussão: Entre os voluntários, verificou-se que 58,60% eram mulheres e 45,5% possuíam entre 20 e 29 anos de idade. Uma grande parte (64%) autoavaliou seu conhecimento em Patologia Oral e Estomatologia como regular, e 71,5% avaliou como regular o seu nível de confiança para realização do diagnóstico e conduta de alguma lesão oral. A média das notas dos 200 participantes foi de 4,84 pontos, sendo considerada insuficiente de acordo com os critérios estabelecidos nesta pesquisa. Conclusão: Conforme os resultados encontrados, o nível de conhecimento dos acadêmicos sobre o tema foi insatisfatório. Essa situação sugere a necessidade de reavaliação do atual enfoque teórico-prático na graduação, a fim de capacitar os discentes no conhecimento das patologias orais.Introduction: Knowledge of the main oral lesions is fundamental in clinical practice. However, currently many academics and professionals have difficulty and do not feel properly qualified to carry out the identification, diagnosis, and treatment of the main oral lesions. Objective: To evaluate the knowledge of dentistry students about oral pathology and stomatology. Materials and methods: This is a quantitative, descriptive and exploratory study, in which one can learn, containing 6 questions related to the student (gender, age, semester, shift, self-assessment and confidence level) and 10 about Oral Pathology and Stomatology, it was applied to 200 regularly enrolled participants in the Dentistry course at Faculdade Paulo Picanço, who attended and were approved in the discipline of Oral Pathology. Data were collected, recorded in spreadsheets, and analyzed descriptively. Results and discussion: Among the volunteers, it was found that 58.60% were women and 45.5% were between 20 and 29 years old. A large part (64%) self-assessed their knowledge in Oral Pathology and Stomatology as fair, and 71.5% rated their level of confidence as fair in diagnosing and managing an oral lesion. The average score of the 200 participants was 4.84 points, which is considered insufficient according to the criteria established in this research. Conclusion: According to the results found, the level of knowledge of academics on the subject was unsatisfactory. This situation suggests the need to reassess the current theoretical-practical approach in graduation, in order to train students in the knowledge of oral pathologies.Introducción: El conocimiento de las principales lesiones orales es fundamental en la práctica clínica. Sin embargo, en la actualidad muchos académicos y profesionales tienen dificultad y no se sienten debidamente capacitados para llevar a cabo la identificación, diagnóstico y tratamiento de las principales lesiones orales. Objetivo: Evaluar el conocimiento de los estudiantes de odontología sobre patología oral y estomatología. Materiales y métodos: Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio, en el que se aplicó un cuestionario que contenía 6 preguntas sobre el estudiante (género, edad, semestre, turno, autoevaluación y nivel de confianza) y 10 sobre Patología Bucal y Estomatología, a 200 participantes de la carrera de Odontología regularmente matriculados. en la Faculdade Paulo Picanço, quienes cursaron y fueron aprobados en la disciplina de Patología Bucal. Los datos fueron recolectados, registrados en hojas de cálculo y analizados descriptivamente. Resultados y Discusión: Entre los voluntarios, se constató que el 58,60% eran mujeres y el 45,5% tenían entre 20 y 29 años. Una gran parte (64%) autoevaluó su conocimiento en Patología Bucal y Estomatología como regular, y el 71,5% calificó como regular su nivel de confianza en el diagnóstico y manejo de una lesión oral. La puntuación media de los 200 participantes fue de 4,84 puntos, lo que se considera insuficiente según los criterios establecidos en esta investigación. Conclusión: De acuerdo a los resultados encontrados, el nivel de conocimiento de los académicos sobre el tema fue insatisfactorio. Esta situación sugiere la necesidad de reevaluar el actual enfoque teórico-práctico en la graduación, con el fin de formar a los estudiantes en el conocimiento de las patologías bucales.Research, Society and Development2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4196610.33448/rsd-v12i6.41966Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e2412641966Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e2412641966Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e24126419662525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41966/33985Copyright (c) 2023 Ricardo Anderson de Oliveira Vasconcelos; Juscelino de Freitas Jardim; Clara Rodrigues Damasceno; Victória Isabel Venâncio Delfinohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Ricardo Anderson de Oliveira Jardim, Juscelino de Freitas Damasceno, Clara Rodrigues Delfino, Victória Isabel Venâncio 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41966Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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