Planejamento Estratégico Situacional e Educação Ambiental, para alunos do Ensino Fundamental, entrelaçados no ensino e aprendizagem do profissional de medicina: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Emeli Silva da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lôla, Gabriel Lima, Almeida, Gabriel Sebastião Pereira Baia de, Guerra, Gabriela Yasmim Palha, Costa, Geovana dos Santos, Nascimento, Emerson André Negrão do, Pereira, Waltair Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39819
Resumo: O conhecimento e o uso de plantas medicinais inseridos na Atenção Primária da Saúde proporcionam inúmeros benefícios para os indivíduos, por facilitarem o acesso a terapêutica cultural eficaz. O conteúdo curricular das escolas de medicina apresenta fragilidades no que tange a visão holística, o que determina a formação de profissionais distantes das realidades regionais centrados no tecnicismo e medicalização para todos os quadros de adoecimento. A experiência realizada promoveu a Educação Ambiental em Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em Comunidade composta por 100% de população subnormal, situada na Capital do estado do Pará, por meio da implantação de um horto de plantas medicinais denominado de “Farmácia Viva”. Foi executada no decurso do ensino-aprendizado do Planejamento Estratégico Situacional, com a elaboração de um Projeto de Intervenção. As operações e as ações programadas permitiram iniciar discussões sobre a educação ambiental e a troca de mudas entre a comunidade escolar. A verificação da absorção dos conhecimentos foi realizada com a aplicação de teste antes e após a realização da exposição dialogada, revelando crescimento de 28,8% no conhecimento sobre o uso das plantas medicinais e crescimento de 10,6% sobre o uso de plantas medicinais pelas famílias dos alunos. O relato de caso produzido objetiva descrever o aprendizado dos discentes de medicina sobre planejamento e execução de ações de promoção da saúde, analisar a integração da Universidade Federal do Pará com a Escola de Ensino Fundamental e com a Comunidade e contribuir para produção de ações extensionistas com o Planejamento Estratégico Situacional.
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spelling Planejamento Estratégico Situacional e Educação Ambiental, para alunos do Ensino Fundamental, entrelaçados no ensino e aprendizagem do profissional de medicina: relato de experiênciaStrategic Planning and Environmental Education for Elementary School students, intertwined in the teaching and learning of medical professionals: experience reportLa Planificación Estratégica Situacional y la Educación Ambiental, para alumnos de Primaria, entrelazadas en la enseñanza y aprendizaje del profesional médico: informe de una experienciaPlantas medicinaisEducação em saúde ambientalEducação médicaPlanejamento estratégico.Plantas medicinalesEducación sanitaria ambientalEducación médicaPlanificación estratégica.Medicinal plantsEnvironmental health educationMedical educationStrategic planning.O conhecimento e o uso de plantas medicinais inseridos na Atenção Primária da Saúde proporcionam inúmeros benefícios para os indivíduos, por facilitarem o acesso a terapêutica cultural eficaz. O conteúdo curricular das escolas de medicina apresenta fragilidades no que tange a visão holística, o que determina a formação de profissionais distantes das realidades regionais centrados no tecnicismo e medicalização para todos os quadros de adoecimento. A experiência realizada promoveu a Educação Ambiental em Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em Comunidade composta por 100% de população subnormal, situada na Capital do estado do Pará, por meio da implantação de um horto de plantas medicinais denominado de “Farmácia Viva”. Foi executada no decurso do ensino-aprendizado do Planejamento Estratégico Situacional, com a elaboração de um Projeto de Intervenção. As operações e as ações programadas permitiram iniciar discussões sobre a educação ambiental e a troca de mudas entre a comunidade escolar. A verificação da absorção dos conhecimentos foi realizada com a aplicação de teste antes e após a realização da exposição dialogada, revelando crescimento de 28,8% no conhecimento sobre o uso das plantas medicinais e crescimento de 10,6% sobre o uso de plantas medicinais pelas famílias dos alunos. O relato de caso produzido objetiva descrever o aprendizado dos discentes de medicina sobre planejamento e execução de ações de promoção da saúde, analisar a integração da Universidade Federal do Pará com a Escola de Ensino Fundamental e com a Comunidade e contribuir para produção de ações extensionistas com o Planejamento Estratégico Situacional.The knowledge and use of medicinal plants included in Primary Health Care provide countless benefits for individuals, by facilitating access to effective cultural therapy. The curricular content of medical schools presents weaknesses in terms of a holistic view, which determines the training of professionals who are far from regional realities, centered on technicalities and medicalization for all types of illness. This experience promoted Environmental Education in a Municipal Elementary School, located in a community composed of 100% subnormal population, located in the capital of the state of Pará, through the implementation of a garden of medicinal plants called " Living Pharmacy”. It was carried out during the teaching-learning process of Situational Strategic Planning, with the elaboration of an Intervention Project. The operations and programmed actions allowed to initiate discussions on environmental education and the exchange of seedlings between the school community. The verification of the absorption of knowledge was carried out with the application of a test before and after the dialogued exposition, revealing a growth of 28.8% in knowledge about the use of medicinal plants and a growth of 10.6% on the use of medicinal plants by the students' families. The case report produced aims to describe the learning of medical students about planning and executing health promotion actions, analyze the integration of the Federal University of Pará with the Elementary School and with the Community itself and contribute to the production of extensionist actions with Situational Strategic Planning.El conocimiento y uso de las plantas medicinales incluidas en la Atención Primaria de Salud aportan innumerables beneficios a las personas, al facilitar el acceso a una terapia cultural eficaz. El contenido curricular de las facultades de medicina presenta debilidades en cuanto a una visión holística, lo que determina la formación de profesionales alejados de las realidades regionales, centrados en tecnicismos y medicalización para todo tipo de enfermedades. La experiencia realizada promovió la Educación Ambiental en una Escuela Primaria Municipal, ubicada en una Comunidad compuesta por población 100% subnormal, ubicada en la Capital del Estado de Pará, a través de la implementación de un jardín de plantas medicinales denominado “Farmacia Viva”. Se llevó a cabo durante el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Planificación Estratégica Situacional, con la elaboración de un Proyecto de Intervención. Los operativos y acciones programadas permitieron iniciar discusiones sobre educación ambiental y el intercambio de mudas entre la comunidad escolar. La verificación de la absorción de conocimientos se realizó con la aplicación de un test antes y después de la exposición dialogada, evidenciándose un crecimiento del 28,8% en el conocimiento sobre el uso de plantas medicinales y un crecimiento del 10,6% sobre el uso de plantas medicinales por parte de los familias de los estudiantes. El relato de caso producido tiene como objetivo describir el aprendizaje de los estudiantes de medicina sobre la planificación y ejecución de acciones de promoción de la salud, analizar la integración de la Universidad Federal de Pará con la Escuela Primaria y con la Comunidad y contribuir para la producción de acciones de extensión con o Planificación Estratégica Situacional.Research, Society and Development2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3981910.33448/rsd-v12i1.39819Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e26812139819Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e26812139819Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e268121398192525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39819/32598Copyright (c) 2023 Bárbara Emeli Silva da Silva; Gabriel Lima Lôla; Gabriel Sebastião Pereira Baia de Almeida; Gabriela Yasmim Palha Guerra; Geovana dos Santos Costa; Emerson André Negrão do Nascimento; Waltair Maria Martins Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bárbara Emeli Silva daLôla, Gabriel LimaAlmeida, Gabriel Sebastião Pereira Baia deGuerra, Gabriela Yasmim PalhaCosta, Geovana dos SantosNascimento, Emerson André Negrão doPereira, Waltair Maria Martins2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39819Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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