Correlação entre diferentes intensidades de atividade física e desempenho escolar de crianças do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruschewsky, Alberto Barretto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santana, Matheus Araújo da Costa, Mota, Renata dos Santos, Menezes, Juliana Lopes, Bispo, Richardson Santana, Melo, Daiana Carla de Jesus, Ribeiro, Luiz Fernando Paulino, Alves, Eduardo da Silva, Christofaro, Diego Giulliano Destro, Ohara, David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37636
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar a possível correlação entre as diferentes intensidades da atividade física realizadas na escola e o desempenho escolar. Trata-se de estudo transversal, de amostra não probabilística, realizado no ano de 2019 em uma instituição de ensino municipal de Ilhéus-BA. Participaram do estudo 39 escolares de ambos os sexos do quarto ano do ensino fundamental, os quais utilizaram um acelerômetro (ActiGraph mod. GT3X+) durante cinco dias letivos consecutivos. O desempenho escolar foi mensurado mediante classificação em competência construída (CC) e competência aproximada (CA). A análise estatística compreendeu a utilização do Teste t para amostras independentes e Coeficiente de correlação de Spearman. Todas as análises foram realizadas no pacote estatístico IBM SPSS v. 25.0 e o nível de significância adotado foi de 5%. Foi observada correlação apenas entre atividades físicas muito vigorosas e desempenho escolar (rho=0,33; p=0,04). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na comparação do tempo sedentário entre CC e CA (p=0,442; 187,3 ± 15,8 vs. 191,5 ± 17,5 min/4h). Além disso, quando comparados os valores médios de tempo despendido em diferentes intensidades da atividade física segundo o desempenho escolar, observa-se diferença estatisticamente significativa apenas nas atividades de intensidade muito vigorosas (p=0,033; 1,63 ± 0,66 vs. 1,13 ± 0,74 min/4h) para CC e CA respectivamente. Conclui-se que o desempenho escolar nesta amostra de escolares foi correlacionado apenas com atividades físicas de intensidade muito vigorosa, com valores médios de tempo despendido nesta intensidade superiores para aqueles participantes classificados com melhor desempenho escolar.
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O desempenho escolar foi mensurado mediante classificação em competência construída (CC) e competência aproximada (CA). A análise estatística compreendeu a utilização do Teste t para amostras independentes e Coeficiente de correlação de Spearman. Todas as análises foram realizadas no pacote estatístico IBM SPSS v. 25.0 e o nível de significância adotado foi de 5%. Foi observada correlação apenas entre atividades físicas muito vigorosas e desempenho escolar (rho=0,33; p=0,04). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na comparação do tempo sedentário entre CC e CA (p=0,442; 187,3 ± 15,8 vs. 191,5 ± 17,5 min/4h). Além disso, quando comparados os valores médios de tempo despendido em diferentes intensidades da atividade física segundo o desempenho escolar, observa-se diferença estatisticamente significativa apenas nas atividades de intensidade muito vigorosas (p=0,033; 1,63 ± 0,66 vs. 1,13 ± 0,74 min/4h) para CC e CA respectivamente. Conclui-se que o desempenho escolar nesta amostra de escolares foi correlacionado apenas com atividades físicas de intensidade muito vigorosa, com valores médios de tempo despendido nesta intensidade superiores para aqueles participantes classificados com melhor desempenho escolar.This study aims to identify a possible correlation between the physical activity intensities and the academic performance. This is a cross-sectional study, with a non-probabilistic sample carried out in 2019 in a municipal educational institution in Ilhéus-BA. The study included 39 students of both sexes, in the fourth year of elementary school, who used an accelerometer (ActiGraph mod. GT3X+) for five consecutive school days. Academic performance was measured by classifying constructed competence (CC) and approximate competence (AC). A statistical analysis comprises the use of the t test for independent samples and Spearman's rank correlation coefficient. All analysis procedures were conducted by IBM SPSS statistics and the significance level was set at 5%. We observed a correlation between very vigorous physical activities and academic performance (rho = 0.333; p=0.04). No statistically significant differences were observed in the comparison of sedentary time between CC and AC (p=0.442; 187.3 ± 15.8 vs. 191.5 ± 17.5 min/4h). In addition, the mean values of time spent in different intensities of physical activities, differed only in very vigorous physical activities when compared CC and CA (1.63 ± 0.66 vs. 1.13 ± 0.74 min/4h). In conclusion, academic performance in this sample was correlated only with very vigorous physical activities with the time spent in this intensity was higher for students classified with the best school performance.Este trabajo tiene como objetivo identificar la posible correlación entre las diferentes intensidades de actividad física realizada en la escuela y el rendimiento escolar. Se trata de un estudio transversal, con muestra no probabilística, realizado en 2019 en una institución educativa municipal de Ilhéus-BA. Participaron en el estudio 39 escolares de ambos sexos, del cuarto año de la enseñanza básica, que utilizaron un acelerómetro (ActiGraph mod. GT3X+) durante cinco jornadas escolares consecutivas. El rendimiento escolar se midió clasificando competencia construida (CC) y competencia aproximada (AC). El análisis estadístico comprendió el uso de la prueba t para muestras independientes y el coeficiente de correlación de Spearman. Todos los análisis se realizaron con el programa IBM SPSS v. 25,0 y el nivel de significación adoptado fue del 5%. Sólo se observó correlación entre actividad física muy vigorosa y rendimiento escolar (rho=0,33; p=0,04). No se observaron diferencias estadísticamente significativas en la comparación del tiempo sedentario entre CC y AC (p=0,442; 187,3 ± 15,8 vs. 191,5 ± 17,5 min/4h). Además, al comparar los valores medios de tiempo dedicado a diferentes intensidades de actividad física según el rendimiento escolar, se observó una diferencia estadísticamente significativa solo en actividades de intensidad muy vigorosa (p=0,033; 1,63 ± 0,66 vs. 1,13 ± 0,74). min/4h) para DC y AC respectivamente. Se concluye que el rendimiento escolar en esta muestra de estudiantes se correlacionó solo con actividades físicas de intensidad muy vigorosa, con valores medios de tiempo dedicado a esa intensidad, superiores para aquellos participantes clasificados como de mejor rendimiento escolar.Research, Society and Development2022-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3763610.33448/rsd-v11i16.37636Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e138111637636Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e138111637636Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1381116376362525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37636/31487Copyright (c) 2022 Alberto Barretto Kruschewsky; Matheus Araújo da Costa Santana; Renata dos Santos Mota; Juliana Lopes Menezes; Richardson Santana Bispo; Daiana Carla de Jesus Melo; Luiz Fernando Paulino Ribeiro; Eduardo da Silva Alves; Diego Giulliano Destro Christofaro; David Oharahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKruschewsky, Alberto Barretto Santana, Matheus Araújo da Costa Mota, Renata dos Santos Menezes, Juliana Lopes Bispo, Richardson Santana Melo, Daiana Carla de Jesus Ribeiro, Luiz Fernando Paulino Alves, Eduardo da Silva Christofaro, Diego Giulliano Destro Ohara, David2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37636Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:43.825314Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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