Avaliação do uso do dispositivo bolsa-válvula-máscara em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Daniele Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lino, Grayne Stefany, Silva, Victoria Claro e, Moleta , Jeanny Franciela Kos, Schleder, Juliana Carvalho, Santos, Paula Motta dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37480
Resumo: O presente estudo buscou identificar dificuldades de manejo ou déficit de conhecimento quanto à utilização do dispositivo bolsa-válvula-máscara (BVM), entre os profissionais intensivistas. O processo ocorreu em quatro etapas, a primeira com a aplicação de um questionário estruturado que abordou questões básicas, como o conhecimento do dispositivo, a segunda através de um teste prático, onde os participantes simularam um atendimento rotineiro, para avaliar a pressão e o volume corrente realizado pelos mesmo, em seguida a terceira fase ocorre com uma educação continuada embasada nas dificuldades apresentadas pelos voluntários durante a execução dos testes, a quarta e última, consistiu em um pós teste teórico, para análise da fixação do aprendizados. Os intensivistas apresentam, em sua grande maioria, bom domínio prático sobre equipamento, observa-se isso devido gerarem pressões em níveis seguros, volume corrente com média de 7,57±2,95ml, ficando dentro do recomendado em um estudo realizado por Holte, em 2020. Quanto à frequência respiratória a média foi de 40,87±15,78 incursões por minuto, também conforme recomendações. Na avaliação teórica foi possível indicar poucas dificuldades, a que mais se destaca é 48,4% diz não saber a pressão ideal a ser realizada em um neonato estável. É válido ressaltar a importância dos treinamentos contínuos teóricos e práticos em qualquer espaço hospitalar. O profissional preparado evita danos ao paciente, exerce sua função e presta um serviço com segurança, proporcionando um atendimento humanizado, reduzindo gastos e período de hospitalização.
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spelling Avaliação do uso do dispositivo bolsa-válvula-máscara em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatalEvaluation of the use of bag-valve-mask device in a neonatal Intensive Care Unit Evaluación del uso del dispositivo bolsa-válvula-mascarilla en una Unidad de Cuidados Intensivos neonatales Neonatal intensive careArtificial respirationPositive pressure breathingCardiopulmonary resuscitation.Cuidados intensivos neonatalesRespiración artificialRespiración con presión positivaReanimación cardiopulmonar.Terapia intensiva neonatalRespiração artificialRespiração com pressão positivaRessuscitação cardiopulmonar. O presente estudo buscou identificar dificuldades de manejo ou déficit de conhecimento quanto à utilização do dispositivo bolsa-válvula-máscara (BVM), entre os profissionais intensivistas. O processo ocorreu em quatro etapas, a primeira com a aplicação de um questionário estruturado que abordou questões básicas, como o conhecimento do dispositivo, a segunda através de um teste prático, onde os participantes simularam um atendimento rotineiro, para avaliar a pressão e o volume corrente realizado pelos mesmo, em seguida a terceira fase ocorre com uma educação continuada embasada nas dificuldades apresentadas pelos voluntários durante a execução dos testes, a quarta e última, consistiu em um pós teste teórico, para análise da fixação do aprendizados. Os intensivistas apresentam, em sua grande maioria, bom domínio prático sobre equipamento, observa-se isso devido gerarem pressões em níveis seguros, volume corrente com média de 7,57±2,95ml, ficando dentro do recomendado em um estudo realizado por Holte, em 2020. Quanto à frequência respiratória a média foi de 40,87±15,78 incursões por minuto, também conforme recomendações. Na avaliação teórica foi possível indicar poucas dificuldades, a que mais se destaca é 48,4% diz não saber a pressão ideal a ser realizada em um neonato estável. É válido ressaltar a importância dos treinamentos contínuos teóricos e práticos em qualquer espaço hospitalar. O profissional preparado evita danos ao paciente, exerce sua função e presta um serviço com segurança, proporcionando um atendimento humanizado, reduzindo gastos e período de hospitalização.The present study sought to identify management difficulties or a lack of knowledge regarding the use of the bag-valve-mask (BVM) device among intensive care professionals. The process took place in four stages, the first with the application of a structured questionnaire that addressed basic questions, such as knowledge of the device, the second through a practical test, where participants simulated a routine care, to assess pressure and volume. carried out by the same, then the third phase occurs with a continuing education based on the difficulties presented by the volunteers during the execution of the tests, the fourth and last, consists of a theoretical post test, for analysis of the learning fixation. Intensivists have, for the most part, practical mastery over equipment, this is observed because they generate pressures at safe levels, tidal volume with an average of 7.57±2.95 ml, being within the estimated ideal and respiratory rate of 40.87 ±15.78 incursions per minute, also as recommended. In the theoretical evaluation, it was possible to indicate few difficulties, the one that stands out the most is 48.4% say they do not know the ideal pressure to be performed on a stable neonate. It is worth emphasizing the importance of continuous theoretical and practical training in any hospital setting. The prepared professional avoids harm to the patient, performs his function and provides a service safely, providing humanized care, reducing expenses and hospitalization period.El presente estudio buscó identificar dificultades de manejo o desconocimiento sobre el uso del dispositivo bolsa-válvula-mascarilla (BVM) entre los profesionales de cuidados intensivos. El proceso se desarrolló en cuatro etapas, la primera con la aplicación de un cuestionario estructurado que abordó cuestiones básicas, como el conocimiento del aparato, la segunda a través de una prueba práctica, donde los participantes simularon un cuidado de rutina, para evaluar la presión y el volumen llevados a cabo. por el mismo, luego se da la tercera fase con una educación continúa basada en las dificultades presentadas por los voluntarios durante la ejecución de las pruebas, la cuarta y última, consta de un post test teórico, para el análisis de la fijación del aprendizaje. Los intensivistas tienen, en su mayoría, dominio práctico sobre los equipos, esto se observa porque generan presiones a niveles seguros, volumen corriente con un promedio de 7,57±2,95 ml, estando dentro del ideal estimado y frecuencia respiratoria de 40,87±15,78 incursiones por minuto, también como se recomienda. En la evaluación teórica fue posible señalar pocas dificultades, la que más se destaca es que el 48,4% dice desconocer la presión ideal a realizar en un neonato estable. Cabe destacar la importancia de la formación teórica y práctica continua en cualquier ámbito hospitalario. El profesional preparado evita el daño al paciente, cumple su función y presta un servicio con seguridad, brindando una atención humanizada, reduciendo gastos y tiempo de hospitalización.Research, Society and Development2022-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3748010.33448/rsd-v11i15.37480Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e543111537480Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e543111537480Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5431115374802525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37480/31275Copyright (c) 2022 Daniele Barbosa Leal; Grayne Stefany Lino; Victoria Claro e Silva; Jeanny Franciela Kos Moleta ; Juliana Carvalho Schleder; Paula Motta dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Daniele Barbosa Lino, Grayne StefanySilva, Victoria Claro eMoleta , Jeanny Franciela KosSchleder, Juliana Carvalho Santos, Paula Motta dos 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37480Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:38.185369Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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