O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Andréia Oliveira Barros
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Bruna Ravena Bezerra de, Santos, Marcos Wender Bezerra dos, Negreiros, Rosângela Vidal de, Fonseca, Emanuel Nildivan Rodrigues da, Ferreira, Mariana Angelica, Resende, Marina Cléia de, Araújo, Jaime Emanuel Brito, Lucena, Rennê de Figueirêdo Bezerra, Cabral, Ana Maria Barbosa, Oliveira, Gercimara Maria Heloísa, Rodrigues, Onadja Benício, Diniz, Michelle Rocha, Oliveira, Wilma Barbosa de, Machado, Ana Paula Ramos, Carneiro, Maria Tereza Divalda, Ramos, Janai de Albuquerque, Matias, Lorena Borges Pimentel, Valini, Thamara Grilo Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v12i3.40431
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40431
Resumo: Introdução: O processo de Acreditação surge atrelado a ideia de preservar e valorizar a qualidade de vida de modo que por ser um procedimento de avaliação de qualidade que estipula padrões mínimos para garantir a satisfação do cliente. Sendo assim pode-se definir, de acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que a Acreditação é como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Objetivo: discorrer sobre o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar através da elucidação dos principais tipos, como os métodos de avaliação, assim como os princípios específicos. Metodologia: Estudo do tipo revisão integrativa da literatura, realizado entre julho e novembro de 2022, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores “Acreditação”, “Acreditação Hospitalar", "Qualidade da Assistência”, associados pelo operador booleano “AND”, e selecionados a partir dos filtros texto completo e disponível, documentos tipo artigos científicos; ano de publicação 2012 a 2022. A população da pesquisa incluiu 22 documentos; posteriormente foi realizada leitura crítica e reflexiva e, assim, estabeleceu-se a amostra de 07 artigos. Resultados e Discussões: O objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. Certificando as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde; Serviços Odontológicos; Programas de Saúde e Prevenção de Riscos; Serviços para a Saúde. Missão de aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. E com a Visão de tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde. Conclusão: O Processo de Acreditação visa a melhoria da assistência, de forma que ela se torne mais humanizada à saúde dos seres humanos que procuram os hospitais, necessitados de cuidados e apoio. As Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares precisam passar por esse Processo para receber certificação, para garantir aos pacientes que a mesma possui atendimento de qualidade. E para isso o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Nacional de Acreditação, lançou o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, para servir de base e apoio durante toda a avaliação da Instituição Acreditadora.
id UNIFEI_c70b1c77ad9c9b2cb038c0922c817650
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40431
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
spelling O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?The hospital accreditation process as a tool for quality management: how does it happen?El proceso de acreditación hospitalaria como herramienta para la gestión de la calidad: ¿cómo se desarrolla?AcreditaçãoAvaliaçãoQualidade da Assistência. AcreditaciónEvaluaciónCalidad de la Atención.AccreditationAssessmentQuality of Care.Introdução: O processo de Acreditação surge atrelado a ideia de preservar e valorizar a qualidade de vida de modo que por ser um procedimento de avaliação de qualidade que estipula padrões mínimos para garantir a satisfação do cliente. Sendo assim pode-se definir, de acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que a Acreditação é como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Objetivo: discorrer sobre o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar através da elucidação dos principais tipos, como os métodos de avaliação, assim como os princípios específicos. Metodologia: Estudo do tipo revisão integrativa da literatura, realizado entre julho e novembro de 2022, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores “Acreditação”, “Acreditação Hospitalar", "Qualidade da Assistência”, associados pelo operador booleano “AND”, e selecionados a partir dos filtros texto completo e disponível, documentos tipo artigos científicos; ano de publicação 2012 a 2022. A população da pesquisa incluiu 22 documentos; posteriormente foi realizada leitura crítica e reflexiva e, assim, estabeleceu-se a amostra de 07 artigos. Resultados e Discussões: O objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. Certificando as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde; Serviços Odontológicos; Programas de Saúde e Prevenção de Riscos; Serviços para a Saúde. Missão de aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. E com a Visão de tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde. Conclusão: O Processo de Acreditação visa a melhoria da assistência, de forma que ela se torne mais humanizada à saúde dos seres humanos que procuram os hospitais, necessitados de cuidados e apoio. As Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares precisam passar por esse Processo para receber certificação, para garantir aos pacientes que a mesma possui atendimento de qualidade. E para isso o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Nacional de Acreditação, lançou o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, para servir de base e apoio durante toda a avaliação da Instituição Acreditadora.Introduction: The Accreditation process is linked to the idea of ​​preserving and valuing the quality of life, as it is a quality assessment procedure that stipulates minimum standards to ensure customer satisfaction. Therefore, according to the National Accreditation Organization (ONA), Accreditation is defined as a system for evaluating and certifying the quality of health services. Objective: to discuss the development of the hospital accreditation process through the elucidation of the main types, such as evaluation methods, as well as specific principles. Methodology: Study of the integrative literature review type, carried out between July and November 2022, in the Virtual Health Library (VHL), with the descriptors "Accreditation", "Hospital Accreditation", "Quality of Care", associated by the Boolean operator " AND”, and selected from the full and available text filters, documents like scientific articles; year of publication 2012 to 2022. The research population included 22 documents; later, a critical and reflective reading was carried out and, thus, the sample of 07 articles was established. Results and Discussion: The objective is to promote a constant process of evaluation and improvement in health services and, in this way, improve the quality of care in the country. Certifying Health Service Provider Organizations; Dental Services; Health and Risk Prevention Programs; Health Services. Mission to improve the management, quality and safety of assistance in the Health Sector, through the Brazilian Accreditation System. And with the Vision of making the ONA Accreditation recognized by Brazilian society as a synonym of safety, quality and credibility in the Health Sector. Conclusion: The Accreditation Process aims to improve care, so that it becomes more humanized for the health of human beings who seek hospitals in need of care and support. Hospital Service Provider Organizations need to go through this Process to receive certification, to guarantee patients that they have quality care. And for that, the Ministry of Health, in partnership with the National Accreditation Organization, launched the Brazilian Manual of Hospital Accreditation, to serve as a basis and support throughout the evaluation of the Accrediting Institution.Introducción: El proceso de Acreditación está ligado a la idea de preservar y valorar la calidad de vida, por ser un procedimiento de evaluación de la calidad que estipula estándares mínimos para asegurar la satisfacción del cliente. Por lo tanto, según la Organización Nacional de Acreditación (ONA), la Acreditación se define como un sistema para evaluar y certificar la calidad de los servicios de salud. Objetivo: discutir el desarrollo del proceso de acreditación hospitalaria a través de la aclaración de los principales tipos, como métodos de evaluación, así como principios específicos. Metodología: Estudio del tipo revisión integrativa de la literatura, realizado entre julio y noviembre de 2022, en la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), con los descriptores "Acreditación", "Acreditación Hospitalaria", "Calidad de Atención", asociados por el operador booleano “Y”, y se seleccionaron de los filtros de texto completo y disponible, documentos como artículos científicos; año de publicación 2012 a 2022. La población de investigación estuvo conformada por 22 documentos; posteriormente, se realizó una lectura crítica y reflexiva y, así, la muestra de 07 artículos Resultados y Discusión: El objetivo es promover un proceso constante de evaluación y mejora en los servicios de salud y de esta manera mejorar la calidad de atención en el país Certificador de Organizaciones Prestadoras de Servicios de Salud, Servicios Odontológicos, Salud y Programas de Prevención de Riesgos; Servicios de Salud. Misión para mejorar la gestión, calidad y seguridad de la asistencia en el Sector Salud, a través del Sistema Brasileño de Acreditación. Y con th y Visión de hacer que la Acreditación ONA sea reconocida por la sociedad brasileña como sinónimo de seguridad, calidad y credibilidad en el Sector Salud. Conclusión: El Proceso de Acreditación tiene como objetivo mejorar la atención, para que sea más humanizada para la salud de los seres humanos que buscan hospitales con necesidad de atención y apoyo. Las Organizaciones Prestadoras de Servicios Hospitalarios deben pasar por este Proceso para recibir la certificación, para garantizar a los pacientes que tienen una atención de calidad. Y para eso, el Ministerio de la Salud, en alianza con la Organización Nacional de Acreditación, lanzó el Manual Brasileño de Acreditación Hospitalaria, para servir de base y apoyo a lo largo de la evaluación de la Institución Acreditadora.Research, Society and Development2023-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4043110.33448/rsd-v12i3.40431Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e2012340431Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e2012340431Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e20123404312525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40431/33003Copyright (c) 2023 Andréia Oliveira Barros Sousa; Bruna Ravena Bezerra de Sousa; Marcos Wender Bezerra dos Santos; Rosângela Vidal de Negreiros; Emanuel Nildivan Rodrigues da Fonseca; Mariana Angelica Ferreira; Marina Cléia de Resende; Jaime Emanuel Brito Araújo; Rennê de Figueirêdo Bezerra Lucena; Ana Maria Barbosa Cabral; Gercimara Maria Heloísa Oliveira; Onadja Benício Rodrigues; Michelle Rocha Diniz; Wilma Barbosa de Oliveira; Ana Paula Ramos Machado; Maria Tereza Divalda Carneiro; Janai de Albuquerque Ramos; Lorena Borges Pimentel Matias; Thamara Grilo Moreira Valinihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Andréia Oliveira Barros Sousa, Bruna Ravena Bezerra de Santos, Marcos Wender Bezerra dos Negreiros, Rosângela Vidal de Fonseca, Emanuel Nildivan Rodrigues da Ferreira, Mariana Angelica Resende, Marina Cléia de Araújo, Jaime Emanuel Brito Lucena, Rennê de Figueirêdo Bezerra Cabral, Ana Maria Barbosa Oliveira, Gercimara Maria Heloísa Rodrigues, Onadja Benício Diniz, Michelle Rocha Oliveira, Wilma Barbosa de Machado, Ana Paula Ramos Carneiro, Maria Tereza Divalda Ramos, Janai de Albuquerque Matias, Lorena Borges Pimentel Valini, Thamara Grilo Moreira 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40431Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
The hospital accreditation process as a tool for quality management: how does it happen?
El proceso de acreditación hospitalaria como herramienta para la gestión de la calidad: ¿cómo se desarrolla?
title O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
spellingShingle O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
Sousa, Andréia Oliveira Barros
Acreditação
Avaliação
Qualidade da Assistência.
Acreditación
Evaluación
Calidad de la Atención.
Accreditation
Assessment
Quality of Care.
Sousa, Andréia Oliveira Barros
Acreditação
Avaliação
Qualidade da Assistência.
Acreditación
Evaluación
Calidad de la Atención.
Accreditation
Assessment
Quality of Care.
title_short O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
title_full O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
title_fullStr O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
title_full_unstemmed O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
title_sort O processo de acreditação hospitalar como ferramenta para a gestão da qualidade: como ele acontece?
author Sousa, Andréia Oliveira Barros
author_facet Sousa, Andréia Oliveira Barros
Sousa, Andréia Oliveira Barros
Sousa, Bruna Ravena Bezerra de
Santos, Marcos Wender Bezerra dos
Negreiros, Rosângela Vidal de
Fonseca, Emanuel Nildivan Rodrigues da
Ferreira, Mariana Angelica
Resende, Marina Cléia de
Araújo, Jaime Emanuel Brito
Lucena, Rennê de Figueirêdo Bezerra
Cabral, Ana Maria Barbosa
Oliveira, Gercimara Maria Heloísa
Rodrigues, Onadja Benício
Diniz, Michelle Rocha
Oliveira, Wilma Barbosa de
Machado, Ana Paula Ramos
Carneiro, Maria Tereza Divalda
Ramos, Janai de Albuquerque
Matias, Lorena Borges Pimentel
Valini, Thamara Grilo Moreira
Sousa, Bruna Ravena Bezerra de
Santos, Marcos Wender Bezerra dos
Negreiros, Rosângela Vidal de
Fonseca, Emanuel Nildivan Rodrigues da
Ferreira, Mariana Angelica
Resende, Marina Cléia de
Araújo, Jaime Emanuel Brito
Lucena, Rennê de Figueirêdo Bezerra
Cabral, Ana Maria Barbosa
Oliveira, Gercimara Maria Heloísa
Rodrigues, Onadja Benício
Diniz, Michelle Rocha
Oliveira, Wilma Barbosa de
Machado, Ana Paula Ramos
Carneiro, Maria Tereza Divalda
Ramos, Janai de Albuquerque
Matias, Lorena Borges Pimentel
Valini, Thamara Grilo Moreira
author_role author
author2 Sousa, Bruna Ravena Bezerra de
Santos, Marcos Wender Bezerra dos
Negreiros, Rosângela Vidal de
Fonseca, Emanuel Nildivan Rodrigues da
Ferreira, Mariana Angelica
Resende, Marina Cléia de
Araújo, Jaime Emanuel Brito
Lucena, Rennê de Figueirêdo Bezerra
Cabral, Ana Maria Barbosa
Oliveira, Gercimara Maria Heloísa
Rodrigues, Onadja Benício
Diniz, Michelle Rocha
Oliveira, Wilma Barbosa de
Machado, Ana Paula Ramos
Carneiro, Maria Tereza Divalda
Ramos, Janai de Albuquerque
Matias, Lorena Borges Pimentel
Valini, Thamara Grilo Moreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Andréia Oliveira Barros
Sousa, Bruna Ravena Bezerra de
Santos, Marcos Wender Bezerra dos
Negreiros, Rosângela Vidal de
Fonseca, Emanuel Nildivan Rodrigues da
Ferreira, Mariana Angelica
Resende, Marina Cléia de
Araújo, Jaime Emanuel Brito
Lucena, Rennê de Figueirêdo Bezerra
Cabral, Ana Maria Barbosa
Oliveira, Gercimara Maria Heloísa
Rodrigues, Onadja Benício
Diniz, Michelle Rocha
Oliveira, Wilma Barbosa de
Machado, Ana Paula Ramos
Carneiro, Maria Tereza Divalda
Ramos, Janai de Albuquerque
Matias, Lorena Borges Pimentel
Valini, Thamara Grilo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Acreditação
Avaliação
Qualidade da Assistência.
Acreditación
Evaluación
Calidad de la Atención.
Accreditation
Assessment
Quality of Care.
topic Acreditação
Avaliação
Qualidade da Assistência.
Acreditación
Evaluación
Calidad de la Atención.
Accreditation
Assessment
Quality of Care.
description Introdução: O processo de Acreditação surge atrelado a ideia de preservar e valorizar a qualidade de vida de modo que por ser um procedimento de avaliação de qualidade que estipula padrões mínimos para garantir a satisfação do cliente. Sendo assim pode-se definir, de acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que a Acreditação é como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Objetivo: discorrer sobre o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar através da elucidação dos principais tipos, como os métodos de avaliação, assim como os princípios específicos. Metodologia: Estudo do tipo revisão integrativa da literatura, realizado entre julho e novembro de 2022, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores “Acreditação”, “Acreditação Hospitalar", "Qualidade da Assistência”, associados pelo operador booleano “AND”, e selecionados a partir dos filtros texto completo e disponível, documentos tipo artigos científicos; ano de publicação 2012 a 2022. A população da pesquisa incluiu 22 documentos; posteriormente foi realizada leitura crítica e reflexiva e, assim, estabeleceu-se a amostra de 07 artigos. Resultados e Discussões: O objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. Certificando as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde; Serviços Odontológicos; Programas de Saúde e Prevenção de Riscos; Serviços para a Saúde. Missão de aprimorar a gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. E com a Visão de tornar a Acreditação ONA reconhecida pela sociedade brasileira como sinônimo de segurança, qualidade e credibilidade no Setor Saúde. Conclusão: O Processo de Acreditação visa a melhoria da assistência, de forma que ela se torne mais humanizada à saúde dos seres humanos que procuram os hospitais, necessitados de cuidados e apoio. As Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares precisam passar por esse Processo para receber certificação, para garantir aos pacientes que a mesma possui atendimento de qualidade. E para isso o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Nacional de Acreditação, lançou o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, para servir de base e apoio durante toda a avaliação da Instituição Acreditadora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40431
10.33448/rsd-v12i3.40431
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40431
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40431/33003
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e2012340431
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e2012340431
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e2012340431
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1822182207039471616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40431