As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Margareth Guerra dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21857
Resumo: O presente estudo enfoca o papel das redes de agências de avaliação da qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina a partir das redes RANA E RIACES. O tema da Acreditação tem alcançado ressonância nas sociedades científicas internacionais, em especial na União Europeia, USA, e atualmente Caribe e América Latina. A temática de Redes de Avaliação da qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina ainda é pouco explorada, do ponto de vista da pesquisa, mas é tema de discussões diversas em muitos países. O estudo traz o cenário que propiciou o surgimento das redes de cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento de conhecimentos em matéria de Acreditação e Avaliação da qualidade da Educação Superior. Considerações sobre as reformas da Educação Superior na América Latina são discutidas, além dos “apelos” da globalização à Universidade Latina do século XXI. Apresentam-se evidências de um cenário da Educação Superior na América Latina marcado por desigualdades de desenvolvimento e de características em seus sistemas de Educação Superior. No âmbito das reformas da Educação Superior há a preocupação de marcar o momento da inserção de processo de formação de sistemas de asseguramento da qualidade da Educação Superior. Duas redes da América Latina são estudadas a RANA e a RIACES. O método escolhido foi o estudo de caso, que propiciou conhecer a dinâmica de uma política de cooperação e integração no contexto de Redes. O estudo baseia-se em várias fontes, como a pesquisa documental, coleta de dados em fontes primárias e secundárias, entrevistas e visita às sedes das redes de agências.
id URGS_7c24a889981a39ea1f2ca3d420fceaae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21857
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Margareth Guerra dosLeite, Denise Balarine Cavalheiro2010-05-11T04:16:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/21857000738810O presente estudo enfoca o papel das redes de agências de avaliação da qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina a partir das redes RANA E RIACES. O tema da Acreditação tem alcançado ressonância nas sociedades científicas internacionais, em especial na União Europeia, USA, e atualmente Caribe e América Latina. A temática de Redes de Avaliação da qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina ainda é pouco explorada, do ponto de vista da pesquisa, mas é tema de discussões diversas em muitos países. O estudo traz o cenário que propiciou o surgimento das redes de cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento de conhecimentos em matéria de Acreditação e Avaliação da qualidade da Educação Superior. Considerações sobre as reformas da Educação Superior na América Latina são discutidas, além dos “apelos” da globalização à Universidade Latina do século XXI. Apresentam-se evidências de um cenário da Educação Superior na América Latina marcado por desigualdades de desenvolvimento e de características em seus sistemas de Educação Superior. No âmbito das reformas da Educação Superior há a preocupação de marcar o momento da inserção de processo de formação de sistemas de asseguramento da qualidade da Educação Superior. Duas redes da América Latina são estudadas a RANA e a RIACES. O método escolhido foi o estudo de caso, que propiciou conhecer a dinâmica de uma política de cooperação e integração no contexto de Redes. O estudo baseia-se em várias fontes, como a pesquisa documental, coleta de dados em fontes primárias e secundárias, entrevistas e visita às sedes das redes de agências.The present study focuses on the role played by Quality Evaluation Agencies and Accreditation in Higher Education Agencies in Latin America from RANA and RIACES point of view. Accreditation is a theme that has, lately, reached great propagation in International Scientific Societies, mainly in the European Union, USA and more recently in the Caribbean and Latin America. The idea of Quality Evaluation and Accreditation Networks in Higher Education in Latin America is not very explored from a research point of view, but is a theme of great discussion in many countries. This study brings the scenario that made possible the upcoming cooperation and exchange networks to the development of knowledge in terms of Accreditation and Quality Evaluation in Higher Education. Considerations about the reforms in Higher Education in Latin America are discussed as well as the “calls” for globalization that the Latin University has received in the 21st century. Evidences of a scenario of inequalities in development in Higher Education in Latin America are presented as well as the characteristics of Higher Education systems. As for the reforms scope, there seems to be a certain concern about emphasizing the exact moment in which the process of formation of quality reassurance in Higher Education is inserted. Two Latin American agencies are studied: RANA and RIACES. The method chosen was case study, which enabled the acknowledgement of a cooperation and integration policy in these networks context. The study is based in many different resources such as documental research, data collection in primary and secondary sources, interviews and onsite visits to the agencies headquarters.En esta investigación se enfoca el rol de las Redes de Agencias de Evaluación de la Calidad y de las Redes de Acreditación de la Educación Superior en América Latina, a partir del estudio de RANA y RIACES. El tema de la Acreditación ha alcanzado resonancia internacional en las sociedades científicas, en especial en la Unión Europea, América Latina y el Caribe. El temático de redes de la evaluación de la calidad y de la acreditación de la educación superior en América Latina todavía poco se explora del punto de vista de la investigación, pero es tema de controversias en muchos países. El estudio trae a la escena el brote de las redes de la cooperación y del intercambio para desarrollo del conocimiento en la acreditación y la evaluación de la calidad de la educación superior. Consideraciones sobre las reformas de la educación superior en América Latina son discutidas, en el encuadre de las reformas de la educación superior en el siglo XX, más allá de los “llamados” de la globalización a la universidad latina del siglo XXI. Evidencias de una escena de la educación superior enmarcada por la desigualdad y características diversificadas de desarrollo en sus sistemas de la educación superior, se superponen a los requisitos del mercado en líneas de dirección para su eficacia. Es en el momento de las reformas de la educación superior que se tiene la preocupación para enmarcar la inserción del proceso de la formación de sistemas de aseguramiento de la calidad de la educación superior. Dos agencias latinoamericanas son estudiadas: RANA y RIACES. El método elegido fue el estudio de caso, para comprehender la dinámica de una política de cooperación e integración en el contexto de redes. El estudio se basa en investigación documental, fuentes primarias y secundarias, recoge datos en entrevistas y visitas a las sedes de las redes de agencias.application/pdfporUniversidadeAvaliaçãoQualidadeAcreditaçãoAmérica LatinaRede de Agências Nacionais de Acreditação do MERCOSUL Educativo.Rede Iberoamericana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior.UniversityAssessmentQualityAccreditationHigher educationLatin americaBranch network national accreditation MERCOSUR educativoIberoamerican network for quality accreditation of higher educationUniversidadEvaluaciónCalidadAcreditaciónEducación superiorAmérica latinaRed de oficinas nacionales de acreditación del MERCOSUR educativoRed iberoamericana para la acreditación de calidad de la educación SuperiorAs redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738810.pdf000738810.pdfTexto completoapplication/pdf944341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21857/1/000738810.pdf1ee0b1361ffaadacf11b0efd54119998MD51TEXT000738810.pdf.txt000738810.pdf.txtExtracted Texttext/plain313525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21857/2/000738810.pdf.txtbdd6f7d784a518647b4749a40e55f580MD52THUMBNAIL000738810.pdf.jpg000738810.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21857/3/000738810.pdf.jpg02a7a02c1c53b257efd1c201679a2256MD5310183/218572018-10-17 09:29:39.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:29:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
title As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
spellingShingle As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
Santos, Margareth Guerra dos
Universidade
Avaliação
Qualidade
Acreditação
América Latina
Rede de Agências Nacionais de Acreditação do MERCOSUL Educativo.
Rede Iberoamericana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior.
University
Assessment
Quality
Accreditation
Higher education
Latin america
Branch network national accreditation MERCOSUR educativo
Iberoamerican network for quality accreditation of higher education
Universidad
Evaluación
Calidad
Acreditación
Educación superior
América latina
Red de oficinas nacionales de acreditación del MERCOSUR educativo
Red iberoamericana para la acreditación de calidad de la educación Superior
title_short As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
title_full As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
title_fullStr As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
title_full_unstemmed As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
title_sort As redes de agências de avaliação da qualidade e acreditação da educação superior na América Latina : RANA e RIACES
author Santos, Margareth Guerra dos
author_facet Santos, Margareth Guerra dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Margareth Guerra dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
contributor_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Avaliação
Qualidade
Acreditação
América Latina
Rede de Agências Nacionais de Acreditação do MERCOSUL Educativo.
Rede Iberoamericana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior.
topic Universidade
Avaliação
Qualidade
Acreditação
América Latina
Rede de Agências Nacionais de Acreditação do MERCOSUL Educativo.
Rede Iberoamericana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior.
University
Assessment
Quality
Accreditation
Higher education
Latin america
Branch network national accreditation MERCOSUR educativo
Iberoamerican network for quality accreditation of higher education
Universidad
Evaluación
Calidad
Acreditación
Educación superior
América latina
Red de oficinas nacionales de acreditación del MERCOSUR educativo
Red iberoamericana para la acreditación de calidad de la educación Superior
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Assessment
Quality
Accreditation
Higher education
Latin america
Branch network national accreditation MERCOSUR educativo
Iberoamerican network for quality accreditation of higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Universidad
Evaluación
Calidad
Acreditación
Educación superior
América latina
Red de oficinas nacionales de acreditación del MERCOSUR educativo
Red iberoamericana para la acreditación de calidad de la educación Superior
description O presente estudo enfoca o papel das redes de agências de avaliação da qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina a partir das redes RANA E RIACES. O tema da Acreditação tem alcançado ressonância nas sociedades científicas internacionais, em especial na União Europeia, USA, e atualmente Caribe e América Latina. A temática de Redes de Avaliação da qualidade e Acreditação da Educação Superior na América Latina ainda é pouco explorada, do ponto de vista da pesquisa, mas é tema de discussões diversas em muitos países. O estudo traz o cenário que propiciou o surgimento das redes de cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento de conhecimentos em matéria de Acreditação e Avaliação da qualidade da Educação Superior. Considerações sobre as reformas da Educação Superior na América Latina são discutidas, além dos “apelos” da globalização à Universidade Latina do século XXI. Apresentam-se evidências de um cenário da Educação Superior na América Latina marcado por desigualdades de desenvolvimento e de características em seus sistemas de Educação Superior. No âmbito das reformas da Educação Superior há a preocupação de marcar o momento da inserção de processo de formação de sistemas de asseguramento da qualidade da Educação Superior. Duas redes da América Latina são estudadas a RANA e a RIACES. O método escolhido foi o estudo de caso, que propiciou conhecer a dinâmica de uma política de cooperação e integração no contexto de Redes. O estudo baseia-se em várias fontes, como a pesquisa documental, coleta de dados em fontes primárias e secundárias, entrevistas e visita às sedes das redes de agências.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-11T04:16:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21857
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000738810
url http://hdl.handle.net/10183/21857
identifier_str_mv 000738810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21857/1/000738810.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21857/2/000738810.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21857/3/000738810.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ee0b1361ffaadacf11b0efd54119998
bdd6f7d784a518647b4749a40e55f580
02a7a02c1c53b257efd1c201679a2256
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085172677181440