Estilo de vida de estudantes universitários de uma instituição confessional do noroeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Shaina Wolff
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Vitória Nicole de Lima, Bernardineli, Ademilson José, Araújo, Claudia Regina Marchiori Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44006
Resumo: Objetivo: avaliar o estilo de vida dos estudantes universitários de uma instituição confessional no noroeste do Paraná. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário validado (Estilo de Vida Fantástico), aplicado à 297 estudantes do ensino superior de uma instituição de ensino privada do noroeste do Paraná, e analisados utilizando-se o Software R. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n. 3.578.524), e atendeu as normas regulamentares de pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: Dos estudantes analisados, 37,7% foram classificados com estilo de vida “excelente”, 46,1% como “muito bom”, 14,1% se classificaram como “bom”, 2% “regular” e nenhum foi classificado como “necessita melhorar”. As variáveis que tiveram uma associação estatisticamente significativa com o estilo de vida foram: ter alguém para conversar, dar e receber afeto, ser positivo e otimista, ser capaz de lidar com o estresse, estar satisfeito com o trabalho, relaxar e ter tempo lazer, praticar atividade física (vigorosamente ou moderadamente ativo) e dormir bem. As variáveis que tiveram uma associação negativa com o estilo de vida foram: frequentemente comer bobagens, estar com intervalo de peso acima do saudável, sentir-se triste e deprimido, aparentar estar com pressa. Conclusão: Os estudantes analisados apresentaram, na grande maioria um estilo de vida considerado excelente e muito bom, resultado superior quando comparado com outros estudos, o que pode estar associado ao fato de estudarem e residirem em um ambiente que incentiva um estilo de vida saudável.
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A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n. 3.578.524), e atendeu as normas regulamentares de pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: Dos estudantes analisados, 37,7% foram classificados com estilo de vida “excelente”, 46,1% como “muito bom”, 14,1% se classificaram como “bom”, 2% “regular” e nenhum foi classificado como “necessita melhorar”. As variáveis que tiveram uma associação estatisticamente significativa com o estilo de vida foram: ter alguém para conversar, dar e receber afeto, ser positivo e otimista, ser capaz de lidar com o estresse, estar satisfeito com o trabalho, relaxar e ter tempo lazer, praticar atividade física (vigorosamente ou moderadamente ativo) e dormir bem. As variáveis que tiveram uma associação negativa com o estilo de vida foram: frequentemente comer bobagens, estar com intervalo de peso acima do saudável, sentir-se triste e deprimido, aparentar estar com pressa. Conclusão: Os estudantes analisados apresentaram, na grande maioria um estilo de vida considerado excelente e muito bom, resultado superior quando comparado com outros estudos, o que pode estar associado ao fato de estudarem e residirem em um ambiente que incentiva um estilo de vida saudável.Objective: to evaluate the lifestyle of university students at a confessional institution in northwestern Paraná. Methodology: Cross-sectional, descriptive study, with a quantitative approach. Data were collected using a validated questionnaire (Fantastic Lifestyle), applied to 297 higher education students from a private educational institution in the northwest of Paraná, and analyzed using Software R. The research was approved by the Research Committee. Research Ethics (Opinion no. 3,578,524), and met the regulatory standards for research involving human beings. Results: Of the students analyzed, 37.7% were classified as having an “excellent” lifestyle, 46.1% as “very good”, 14.1% were classified as “good”, 2% “average” and none were classified as “needs improvement”. The variables that had a statistically significant association with lifestyle were: having someone to talk to, giving and receiving affection, being positive and optimistic, being able to deal with stress, being satisfied with work, relaxing and having leisure time, practice physical activity (vigorously or moderately active) and sleep well. The variables that had a negative association with lifestyle were: frequently eating junk food, being above a healthy weight range, feeling sad and depressed, appearing to be in a hurry. Conclusion: The vast majority of students analyzed presented a lifestyle considered excellent and very good, a superior result when compared to other studies, which may be associated with the fact that they study and live in an environment that encourages a healthy lifestyle.Objetivo: evaluar el estilo de vida de estudiantes universitarios de una institución confesional del noroeste de Paraná. Metodología: Estudio transversal, descriptivo, con enfoque cuantitativo. Los datos fueron recolectados mediante un cuestionario validado (Fantastic Lifestyle), aplicado a 297 estudiantes de educación superior de una institución educativa privada del noroeste de Paraná, y analizados mediante el Software R. La investigación fue aprobada por el Comité de Investigación Ética en Investigación (Opinión no. 3.578.524), y cumplió con los estándares regulatorios para investigaciones con seres humanos. Resultados: De los estudiantes analizados, el 37,7% fue clasificado con un estilo de vida “excelente”, el 46,1% como “muy bueno”, el 14,1% fue clasificado como “bueno”, el 2% “regular” y ninguno fue clasificado como “necesita mejorar”. Las variables que tuvieron asociación estadísticamente significativa con el estilo de vida fueron: tener con quien hablar, dar y recibir cariño, ser positivo y optimista, poder lidiar con el estrés, estar satisfecho con el trabajo, relajarse y tener tiempo libre, practicar actividad física (vigorosa o moderadamente activa) y dormir bien. Las variables que tuvieron asociación negativa con el estilo de vida fueron: comer comida chatarra con frecuencia, estar por encima del rango de peso saludable, sentirse triste y deprimido, parecer tener prisa. Conclusión: La gran mayoría de los estudiantes analizados presentó un estilo de vida considerado excelente y muy bueno, resultado superior al de otros estudios, lo que puede estar asociado a que estudian y viven en un ambiente que propicia un estilo de vida saludable.Research, Society and Development2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4400610.33448/rsd-v12i12.44006Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e70121244006Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e70121244006Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e701212440062525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44006/35289Copyright (c) 2023 Shaina Wolff Martins; Vitória Nicole de Lima Oliveira; Ademilson José Bernardineli; Claudia Regina Marchiori Antunes Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Shaina Wolff Oliveira, Vitória Nicole de Lima Bernardineli, Ademilson José Araújo, Claudia Regina Marchiori Antunes 2023-11-24T09:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44006Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-24T09:58:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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