A relação de transtornos psiquiátricos e o uso excessivo de tecnologias entre crianças e adolescentes no CAPS-I de Cascavel
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38220 |
Resumo: | Objetivo: Compreender a prevalência do uso excessivo das tecnologias de entretenimento no cotidiano de crianças e adolescentes providos de vulnerabilidade psiquiátrica, para que possamos lidar melhor com essas inovações dentro da área da saúde. Método: Este trabalho é um estudo de coorte, de caráter descritivo, quantitativo e prospectivo, com coleta de dados via questionário disponibilizado para pacientes no CAPS-I de Cascavel. Resultado: Não foi encontrado uma correlação entre do uso exacerbado de tecnologias e transtornos psiquiátricos mais prevalentes, nem uma associação com o sono, sexo, idade, tempo de tratamento no CAPS-I e dispositivos eletrônicos mais utilizados pelos pacientes, entretanto, foi constatada uma relação estatisticamente relevante entre o uso dessas ferramentas e a quantidade de interações sociais semanais em grupo. Conclusão: O uso de tecnologias se demonstrou um fator favorável às interações sociais presenciais, entretanto não foi comprovada uma relação com os outros fatores pesquisados. |
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A relação de transtornos psiquiátricos e o uso excessivo de tecnologias entre crianças e adolescentes no CAPS-I de CascavelThe relationship between psychiatric disorders and the excessive use of technologies among children and adolescents at CAPS-I in CascavelLa relación entre trastornos psiquiátricos y uso excesivo de tecnologías en niños y adolescentes del CAPS-I de CascavelTranstorno de Adição à InternetTranstornos PsiquiátricosSaúde da CriançaSaúde do adolescente.Desorden de adicción al internetDesórdenes psiquiátricosSalud de los niñosSalud del adolescente.Internet Addiction DisorderPsychiatric DisordersChild HealthAdolescent health.Objetivo: Compreender a prevalência do uso excessivo das tecnologias de entretenimento no cotidiano de crianças e adolescentes providos de vulnerabilidade psiquiátrica, para que possamos lidar melhor com essas inovações dentro da área da saúde. Método: Este trabalho é um estudo de coorte, de caráter descritivo, quantitativo e prospectivo, com coleta de dados via questionário disponibilizado para pacientes no CAPS-I de Cascavel. Resultado: Não foi encontrado uma correlação entre do uso exacerbado de tecnologias e transtornos psiquiátricos mais prevalentes, nem uma associação com o sono, sexo, idade, tempo de tratamento no CAPS-I e dispositivos eletrônicos mais utilizados pelos pacientes, entretanto, foi constatada uma relação estatisticamente relevante entre o uso dessas ferramentas e a quantidade de interações sociais semanais em grupo. Conclusão: O uso de tecnologias se demonstrou um fator favorável às interações sociais presenciais, entretanto não foi comprovada uma relação com os outros fatores pesquisados.Objective: To understand the prevalence of excessive use of entertainment technologies in the daily lives of children and adolescents with psychiatric vulnerability, so that we can better deal with these innovations within the health area. Method: This work is a descriptive, quantitative and prospective cohort study, with data collection via a questionnaire made available to patients at CAPS-I in Cascavel. Result: There was no correlation between the exacerbated use of technologies and the most prevalent psychiatric disorders, nor an association with sleep, sex, age, treatment time in CAPS-I and electronic devices most used by patients, however, a statistically relevant relationship between the use of these tools and the amount of weekly social interactions in groups. Conclusion: The use of technologies proved to be a favorable factor for face-to-face social interactions, however its relation with the other factors surveyed was not proven.Objetivo: Comprender la prevalencia del uso excesivo de tecnologías de entretenimiento en el cotidiano de niños y adolescentes con vulnerabilidad psiquiátrica, para que podamos enfrentar mejor estas innovaciones en el área de la salud. Método: Este trabajo es un estudio de cohortes, de carácter descriptivo, cuantitativo y prospectivo, con recolección de datos a través de un cuestionario puesto a disposición de los pacientes del CAPS-I de Cascavel. Resultado: No se encontró correlación entre el uso exacerbado de tecnologías y los trastornos psiquiátricos más prevalentes, ni asociación con el sueño, género, edad, tiempo de tratamiento en CAPS-I y dispositivos electrónicos más utilizados por los pacientes, sin embargo, sí se encontró correlación. relación estadísticamente relevante entre el uso de estas herramientas y la cantidad de interacciones sociales semanales en un grupo. Conclusión: El uso de tecnologías demostró ser un factor favorable para las interacciones sociales cara a cara, sin embargo, no se comprobó una relación con los demás factores investigados.Research, Society and Development2022-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3822010.33448/rsd-v11i16.38220Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e353111638220Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e353111638220Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3531116382202525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38220/31724Copyright (c) 2022 Alexandre Cerqueira Caldas Corrêa; Rubens Griephttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Alexandre Cerqueira Caldas Griep, Rubens 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38220Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:03.157123Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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