Avaliar o preparo dos acadêmicos de enfermagem frente à um atendimento de urgência e emergência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36269 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o preparo dos acadêmicos de enfermagem frente a um atendimento de urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de um estudo de método mistos, realizada em uma instituição privada do Sul do Brasil. Para a coleta de dados foram aplicados um questionário sociodemográfico e um questionário semi-estruturado, em uma população alvo de 30 acadêmicos de enfermagem. A produção de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada no período julho a agosto de 2022. Os dados foram digitados em planilha no programa Microsoft Office Excel 2019 e analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados: Observou-se maior predominância do sexo feminino com média de idade de 18 a 45 anos, identificou- se que a maioria dos participantes ainda não se sentem preparados para realizar atendimentos de urgência e emergência. Conclusão: conclui-se que durante os atendimentos os alunos se sentem inseguros e relatam medo e insegurança de não conseguirem prestar o atendimento. Os motivos mais citados foram: falta de experiência e habilidade nesta área, tendo em vista que situações de urgência e emergência requerem agilidade, o que eles referiram não terem adquirido nas aulas. |
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Avaliar o preparo dos acadêmicos de enfermagem frente à um atendimento de urgência e emergênciaEvaluate the preparation of nursing students in the face of a urgency and emergency Evaluar la preparación de los estudiantes de enfermaría frente a un urgencia y emergencia Nursing studentsUrgency and emergencyNursingAcademic educationAcademic education.Acadêmicos de enfermagemUrgência e emergênciaEnfermagemFormação acadêmica.Estudiantes de enfermeríaUrgencia y emergenciaMetodología activaEnfermeríaFormación académica.Objetivo: Avaliar o preparo dos acadêmicos de enfermagem frente a um atendimento de urgência e emergência. Metodologia: Trata-se de um estudo de método mistos, realizada em uma instituição privada do Sul do Brasil. Para a coleta de dados foram aplicados um questionário sociodemográfico e um questionário semi-estruturado, em uma população alvo de 30 acadêmicos de enfermagem. A produção de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada no período julho a agosto de 2022. Os dados foram digitados em planilha no programa Microsoft Office Excel 2019 e analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados: Observou-se maior predominância do sexo feminino com média de idade de 18 a 45 anos, identificou- se que a maioria dos participantes ainda não se sentem preparados para realizar atendimentos de urgência e emergência. Conclusão: conclui-se que durante os atendimentos os alunos se sentem inseguros e relatam medo e insegurança de não conseguirem prestar o atendimento. Os motivos mais citados foram: falta de experiência e habilidade nesta área, tendo em vista que situações de urgência e emergência requerem agilidade, o que eles referiram não terem adquirido nas aulas.Objective: To evaluate the preparation of nursing students in the face of urgent and emergency care. Methodology: This is a mixed methods study, carried out in a private institution in southern Brazil. For data collection, a sociodemographic questionnaire and a semi-structured questionnaire were applied to a target population of 30 nursing students. Data production took place through a semi-structured interview from July to August 2022. Data were entered into a spreadsheet in the Microsoft Office Excel 2019 program and analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: There was a greater predominance of females with a mean age of 18 to 45 years, it was identified that most participants still do not feel prepared to perform urgent and emergency care. Conclusion: it is concluded that during the consultations the students feel insecure and report fear and insecurity of not being able to provide the service. The most cited reasons were: lack of experience and skill in this area, given that urgent and emergency situations require agility, which they reported not having acquired in class.Objetivo: Evaluar la preparación de los estudiantes de enfermería frente a la atención de urgencia y emergencia. Metodología: Este es un estudio de métodos mixtos, realizado en una institución privada en el sur de Brasil. Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario sociodemográfico y un cuestionario semiestructurado a una población objetivo de 30 estudiantes de enfermería. La producción de datos se realizó a través de una entrevista semiestructurada de julio a agosto de 2022. Los datos se ingresaron en una hoja de cálculo en el programa Microsoft Office Excel 2019 y se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencial. Resultados: Hubo un mayor predominio del sexo femenino con una edad media de 18 a 45 años, se identificó que la mayoría de los participantes aún no se sienten preparados para realizar la atención de urgencia y emergencia. Conclusión: se concluye que durante las consultas los estudiantes se sienten inseguros y refieren miedo e inseguridad de no poder prestar el servicio. Las razones más citadas fueron: falta de experiencia y habilidad en esta área, dado que situaciones urgentes y de emergencia requieren agilidad, la cual reportaron no haber adquirido en clase.Research, Society and Development2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3626910.33448/rsd-v11i14.36269Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e187111436269Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e187111436269Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1871114362692525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36269/30251Copyright (c) 2022 Rafaella da Silva Caldeira; Marcia Bucco; Ana Paula de Abreu Bueno; Geisielly Poliany de Quadros Wuelchehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaldeira, Rafaella da Silva Bucco, Marcia Bueno, Ana Paula de Abreu Wuelche, Geisielly Poliany de Quadros 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36269Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:53.256997Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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