Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ingryd Candido de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monerat, Carlos Alberto Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41479
Resumo: A educação precisa estar vinculada com aquilo que o aluno vive, e deve partir do conhecimento que cada educando traz consigo. Por isso, um dos desafios do Ensino de Ciências é tornar as teorias científicas compreensíveis. Desse modo, o uso de recursos audiovisuais pode despertar o interesse pela matéria. Mediante ao exposto, o presente trabalho objetivou analisar o potencial da exibição de animações no processo de ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza básica, através de uma pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa. Primeiro foi realizado um levantamento de dados científicos e posteriormente foi realizado um experimento através de encontros, com aulas expositivas e dialogadas, realizadas com três turmas: duas do sexto ano e uma do sétimo ano, do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, totalizando 106 participantes. Observou-se, em relação aos conteúdos escolhidos para direcionar a pesquisa, certa disparidade escolar nas turmas e uma lacuna nos conhecimentos esperados, com muitos deles apresentando deficiências em ler, interpretar textos e escrever, porém foi possível perceber que o uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem favoreceu o interesse e a compreensão dos temas propostos, proporcionando uma melhor recepção aos conteúdos abordados.                       
id UNIFEI_d044c7d05922259e04b7f33cc2e9fbf7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41479
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciênciasUse of animation as a pedagogical tool to support science teaching Uso de animaciones como herramienta pedagógica de apoyo a la enseñanza de las ciencias Cultura POP/GEEK Deriva continentalEnsinoVídeos na educação. Cultura POP/GEEKDeriva continentalEnseñanzaVídeos en educación.Continental driftPOP/GEEK cultureTeachingVideos in education.A educação precisa estar vinculada com aquilo que o aluno vive, e deve partir do conhecimento que cada educando traz consigo. Por isso, um dos desafios do Ensino de Ciências é tornar as teorias científicas compreensíveis. Desse modo, o uso de recursos audiovisuais pode despertar o interesse pela matéria. Mediante ao exposto, o presente trabalho objetivou analisar o potencial da exibição de animações no processo de ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza básica, através de uma pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa. Primeiro foi realizado um levantamento de dados científicos e posteriormente foi realizado um experimento através de encontros, com aulas expositivas e dialogadas, realizadas com três turmas: duas do sexto ano e uma do sétimo ano, do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, totalizando 106 participantes. Observou-se, em relação aos conteúdos escolhidos para direcionar a pesquisa, certa disparidade escolar nas turmas e uma lacuna nos conhecimentos esperados, com muitos deles apresentando deficiências em ler, interpretar textos e escrever, porém foi possível perceber que o uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem favoreceu o interesse e a compreensão dos temas propostos, proporcionando uma melhor recepção aos conteúdos abordados.                       Education needs to be linked to what the student experiences, starting from the knowledge each student brings with them. Therefore, one of the challenges of Science Teaching is to make scientific theories understandable. In this way, the use of audiovisual resources can arouse interest in the subject. Based on the above, the present work aimed to analyze the potential of displaying animation in the process of teaching and learning science in the classroom. The study was carried out through research of a basic nature, through field research, with a qualiquantitative approach. First, a survey of scientific data was carried out, and later an experiment was performed through meetings, with expository and dialogued classes, carried out with three classes: two from the sixth year and one from the seventh year, from the second segment of Elementary School, from a school in the municipal network of the Rio de Janeiro city, totaling 106 participants. It was observed, in relation to the contents chosen to direct the research, a certain school disparity in the classes and a gap in the expected knowledge, with many of them presenting deficiencies in reading, interpreting texts, and writing, but it was possible to notice that the use of videos in the process of teaching and learning favored the interest and the understanding of the proposed themes, providing a better reception to the approached contents.                                                          La educación necesita estar ligada a lo que vive el alumno, y debe partir del conocimiento que cada alumno trae consigo. Por tanto, uno de los retos de la Enseñanza de las Ciencias es hacer comprensibles las teorías científicas. Así, el uso de recursos audiovisuales puede despertar el interés por el tema. Con base en lo anterior, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar el potencial de mostrar animaciones en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias en el aula. El estudio se realizó a través de una investigación de carácter básico, a través de una investigación de campo, con un enfoque cualitativo y cuantitativo. Primero se realizó un levantamiento de datos científicos y posteriormente se realizó un experimento a través de encuentros, con clases expositivas y dialogadas, realizado con tres clases: dos de sexto año y una de séptimo año, del segundo segmento de Primaria. Escuela, de una escuela de la red municipal de la ciudad de Río de Janeiro, totalizando 106 participantes. Se observó, en relación a los contenidos escogidos para orientar la investigación, cierta disparidad escolar en las clases y brecha en los conocimientos esperados, presentando muchos de ellos deficiencias en lectura, interpretación de textos y escritura, sin embargo se pudo percibir que el uso de videos en el proceso de enseñanza y aprendizaje favoreció el interés y la comprensión de los temas propuestos, brindando una mejor recepción a los contenidos abordados.                Research, Society and Development2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4147910.33448/rsd-v12i5.41479Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e7812541479Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e7812541479Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e78125414792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41479/33712Copyright (c) 2023 Ingryd Candido de Oliveira Almeida; Carlos Alberto Andrade Monerathttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ingryd Candido de Oliveira Monerat, Carlos Alberto Andrade 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41479Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
Use of animation as a pedagogical tool to support science teaching
Uso de animaciones como herramienta pedagógica de apoyo a la enseñanza de las ciencias
title Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
spellingShingle Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
Almeida, Ingryd Candido de Oliveira
Cultura POP/GEEK
Deriva continental
Ensino
Vídeos na educação.
Cultura POP/GEEK
Deriva continental
Enseñanza
Vídeos en educación.
Continental drift
POP/GEEK culture
Teaching
Videos in education.
title_short Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
title_full Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
title_fullStr Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
title_full_unstemmed Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
title_sort Uso de animações como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de ciências
author Almeida, Ingryd Candido de Oliveira
author_facet Almeida, Ingryd Candido de Oliveira
Monerat, Carlos Alberto Andrade
author_role author
author2 Monerat, Carlos Alberto Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ingryd Candido de Oliveira
Monerat, Carlos Alberto Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura POP/GEEK
Deriva continental
Ensino
Vídeos na educação.
Cultura POP/GEEK
Deriva continental
Enseñanza
Vídeos en educación.
Continental drift
POP/GEEK culture
Teaching
Videos in education.
topic Cultura POP/GEEK
Deriva continental
Ensino
Vídeos na educação.
Cultura POP/GEEK
Deriva continental
Enseñanza
Vídeos en educación.
Continental drift
POP/GEEK culture
Teaching
Videos in education.
description A educação precisa estar vinculada com aquilo que o aluno vive, e deve partir do conhecimento que cada educando traz consigo. Por isso, um dos desafios do Ensino de Ciências é tornar as teorias científicas compreensíveis. Desse modo, o uso de recursos audiovisuais pode despertar o interesse pela matéria. Mediante ao exposto, o presente trabalho objetivou analisar o potencial da exibição de animações no processo de ensino e aprendizagem de ciências em sala de aula. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza básica, através de uma pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa. Primeiro foi realizado um levantamento de dados científicos e posteriormente foi realizado um experimento através de encontros, com aulas expositivas e dialogadas, realizadas com três turmas: duas do sexto ano e uma do sétimo ano, do segundo segmento do Ensino Fundamental, de um colégio da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, totalizando 106 participantes. Observou-se, em relação aos conteúdos escolhidos para direcionar a pesquisa, certa disparidade escolar nas turmas e uma lacuna nos conhecimentos esperados, com muitos deles apresentando deficiências em ler, interpretar textos e escrever, porém foi possível perceber que o uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem favoreceu o interesse e a compreensão dos temas propostos, proporcionando uma melhor recepção aos conteúdos abordados.                       
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41479
10.33448/rsd-v12i5.41479
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41479
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i5.41479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41479/33712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ingryd Candido de Oliveira Almeida; Carlos Alberto Andrade Monerat
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ingryd Candido de Oliveira Almeida; Carlos Alberto Andrade Monerat
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e7812541479
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e7812541479
Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e7812541479
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052623527870464