Profissionais que exercem o cuidado nas instituições de acolhimento infantojuvenil: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40397 |
Resumo: | Sabe-se que o cuidado influencia em diversos aspectos do desenvolvimento humano. Em geral, ele é exercido pelos pais, no entanto, em casos de institucionalização o acolhimento é realizado pelos profissionais cuidadores, que se tornam referência para as crianças e adolescentes ali assistidos. Dessa forma, objetivou-se conhecer o que tem sido publicado sobre os profissionais cuidadores e seu papel nas instituições de acolhimento infantojuvenil. Trata-se de uma revisão integrativa que reuniu 11 artigos publicados entre 2011-2021, para a busca utilizou-se os descritores cuidador e acolhimento nos idiomas português, inglês e espanhol e as bases de dados Lilacs, Index de Psicologia e Sage Journals. A partir da análise estudos elencou-se três subtítulos: Vínculo afetivo como forma de cuidado à criança e ao adolescente institucionalizados; cotidiano do cuidado às crianças e aos adolescentes institucionalizados; e fragilidades vivenciadas no processo de cuidado das crianças e dos adolescentes institucionalizados. Concluiu-se que os cuidadores exercem um papel de extrema importância na vida de crianças e adolescentes, mas que se sentem inseguros e desemparados psicologicamente para desempenhar suas funções. Destaca-se a necessidade de aprofundamento nos estudos referente à temática, como forma de contribuir no desenvolvimento de capacitações e políticas públicas que amparem esse processo. |
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Profissionais que exercem o cuidado nas instituições de acolhimento infantojuvenil: uma revisão integrativaProfessionals who exercise care in childhood residential institutions: an integrative reviewProfesionales que ejercen cuidados en instituciones residenciales infantiles: una revisión integrativaCaregiversUser embracementInstitutionalization.CuidadoresAcogimientoInstitucionalización.CuidadoresacolhimentoInstitucionalização.Sabe-se que o cuidado influencia em diversos aspectos do desenvolvimento humano. Em geral, ele é exercido pelos pais, no entanto, em casos de institucionalização o acolhimento é realizado pelos profissionais cuidadores, que se tornam referência para as crianças e adolescentes ali assistidos. Dessa forma, objetivou-se conhecer o que tem sido publicado sobre os profissionais cuidadores e seu papel nas instituições de acolhimento infantojuvenil. Trata-se de uma revisão integrativa que reuniu 11 artigos publicados entre 2011-2021, para a busca utilizou-se os descritores cuidador e acolhimento nos idiomas português, inglês e espanhol e as bases de dados Lilacs, Index de Psicologia e Sage Journals. A partir da análise estudos elencou-se três subtítulos: Vínculo afetivo como forma de cuidado à criança e ao adolescente institucionalizados; cotidiano do cuidado às crianças e aos adolescentes institucionalizados; e fragilidades vivenciadas no processo de cuidado das crianças e dos adolescentes institucionalizados. Concluiu-se que os cuidadores exercem um papel de extrema importância na vida de crianças e adolescentes, mas que se sentem inseguros e desemparados psicologicamente para desempenhar suas funções. Destaca-se a necessidade de aprofundamento nos estudos referente à temática, como forma de contribuir no desenvolvimento de capacitações e políticas públicas que amparem esse processo.It is known that care influences several aspects of human development. In general, it is excercised by the parents, however, in cases of institutionalization, the reception is carried out by professional caregivers, who become a reference for the children and adolescents assisted there. In this way, the objective was to know what has been published about caregivers and their role in child and youth care institutions. This is an integrative review that gathered 11 articles published between 2011-2021, for the search, the descriptors caregiver and host were used in Portuguese, English and Spanish and the databases Lilacs, Psychology Index and Sage Journals databases. Based on the analysis of studies, three subtitles were listed: Affective bonding as a form of care for institutionalized children and adolescents; daily care for institutionalized children and adolescents; and weaknesses experienced in the care process for institutionalized children and adolescents. It was concluded that caregivers play an extremely important role in the lives of children and adolescents, but they feel insecure and psychologically helpless to perform their duties. The need for further studies on the subject is highlighted, as a way of contributing to the development of training and public policies that support this process.Se sabe que el cuidado influye en varios aspectos del desarrollo humano. Por lo general, se ejerce por los padres, sin embargo, en los casos de institucionalización, la recepción es realizada por cuidadores profisionales, quienes se convierten en un referente para los niños y adolescentes allí atendidos. De esta forma, el objetivo fue conocer lo que se ha publicado sobre los cuidadores y su rol en las instituciones de atención a niños y jóvenes. Se trata de una revisión integradora que reunió 11 artículos publicados entre 2011-2021, para la búsqueda se utilizaron los descriptores cuidador y acogimiento en portugués, inglés y español y las bases de datos Lilacs, Psychology Index y Sage Journals. Con base en el análisis de los estudios, se enumeraron tres subtítulos: El vínculo afectivo como forma de atención a los niños y adolescentes institucionalizados; atención diaria a niños y adolescentes institucionalizados; y debilidades vividas en el proceso de atención a niños, niñas y adolescentes institucionalizados. Se concluyó que los cuidadores juegan un papel sumamente importante en la vida de los niños y adolescentes, pero se sienten inseguros y psicológicamente impotentes para el desempeño de sus funciones. Se destaca la necesidad de profundizar los estudios sobre el tema, como una forma de contribuir al desarrollo de políticas públicas y de formación que apoyen este proceso.Research, Society and Development2023-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4039710.33448/rsd-v12i3.40397Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e4212340397Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e4212340397Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e42123403972525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40397/33023Copyright (c) 2023 Kaiane Passos Teixeira; Ruth Irmgard Bartschi Gabatz; Viviane Marten Milbrath; Ellen Costa Vaz; Milena Munsberg Klumb; Lavínia Lopes da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Kaiane Passos Gabatz, Ruth Irmgard Bartschi Milbrath, Viviane Marten Vaz, Ellen Costa Klumb, Milena Munsberg Silva, Lavínia Lopes da 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40397Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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