O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Blanchard Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Ana Karine Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376
Resumo: A Química é uma ciência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais relevante para os estudantes, faz-se importante a realização de atividades experimentais. Esse estudo teve como objetivo analisar o contexto dos Professores do componente curricular Química, lotados em Escolas Públicas de Ensino Médio sobre a utilização do laboratório e a execução de atividades experimentais. Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário para 32 professores (as) que lecionam o componente Química. Foi possível observar que a maioria dos professores, mesmo enfrentando desafios, como falta de estrutura e de investimento, realizam atividades experimentais para demonstrar os assuntos abordados em sala de aula de forma prática para os alunos. Conclui-se que é importante que as atividades experimentais estejam presentes no ensino de química, possibilitando os professores e alunos a aprender as teorias das ciências, e também a construir o conhecimento escolar a partir de questionamentos, discussões de argumentos e validação desses argumentos.
id UNIFEI_d63f815355cada1285b2acd93ac4b80b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36376
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de químicaThe didactic laboratory and teacher training: investigating the context and conceptions of chemistry teachersEl laboratorio didáctico y la formación docente: investigando el contexto y las concepciones de los profesores de químicaChemistry teachingTeacher trainingDidactic laboratory.Enseñanza de la químicaFormación de profesoresLaboratorio didáctico.Ensino de QuímicaFormação DocenteLaboratório didático.A Química é uma ciência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais relevante para os estudantes, faz-se importante a realização de atividades experimentais. Esse estudo teve como objetivo analisar o contexto dos Professores do componente curricular Química, lotados em Escolas Públicas de Ensino Médio sobre a utilização do laboratório e a execução de atividades experimentais. Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário para 32 professores (as) que lecionam o componente Química. Foi possível observar que a maioria dos professores, mesmo enfrentando desafios, como falta de estrutura e de investimento, realizam atividades experimentais para demonstrar os assuntos abordados em sala de aula de forma prática para os alunos. Conclui-se que é importante que as atividades experimentais estejam presentes no ensino de química, possibilitando os professores e alunos a aprender as teorias das ciências, e também a construir o conhecimento escolar a partir de questionamentos, discussões de argumentos e validação desses argumentos.Chemistry is an experimental science, therefore, for the teaching and learning process to be more relevant to students, it is important to carry out experimental activities. This study aimed to analyze the context of the Teachers of the Chemistry curricular component, assigned to Public High Schools, regarding the use of the laboratory and the execution of experimental activities. This research consisted in the application of a questionnaire to 32 teachers who teach the Chemistry component. It was possible to observe that most teachers, even facing challenges, such as lack of structure and investment, carry out experimental activities to demonstrate the topics covered in the classroom in a practical way for students. It is concluded that it is important that experimental activities are present in the teaching of chemistry, enabling teachers and students to learn the theories of science, and also to build school knowledge from questioning, discussion of arguments and validation of these arguments.La química es una ciencia experimental, por lo tanto, para que el proceso de enseñanza y aprendizaje sea más relevante para los estudiantes, es importante realizar actividades experimentales. Este estudio tuvo como objetivo analizar el contexto de los Profesores del componente curricular de Química, adscritos a las Escuelas Secundarias Públicas, en cuanto al uso del laboratorio y la ejecución de actividades experimentales. Esta investigación consistió en la aplicación de un cuestionario a 32 docentes que imparten el componente de Química. Fue posible observar que la mayoría de los docentes, aún enfrentando desafíos, como la falta de estructura e inversión, realizan actividades experimentales para demostrar los temas tratados en el aula de forma práctica para los estudiantes. Se concluye que es importante que las actividades experimentales estén presentes en la enseñanza de la química, posibilitando a docentes y estudiantes el aprendizaje de las teorías de la ciencia, así como la construcción del conocimiento escolar a partir del cuestionamiento, discusión de argumentos y validación de estos argumentos.Research, Society and Development2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3637610.33448/rsd-v11i14.36376Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e220111436376Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e220111436376Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e2201114363762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376/30303Copyright (c) 2022 Blanchard Silva Passos; Ana Karine Portela Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Blanchard Silva Vasconcelos, Ana Karine Portela2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36376Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:57.683753Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
The didactic laboratory and teacher training: investigating the context and conceptions of chemistry teachers
El laboratorio didáctico y la formación docente: investigando el contexto y las concepciones de los profesores de química
title O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
spellingShingle O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
Passos, Blanchard Silva
Chemistry teaching
Teacher training
Didactic laboratory.
Enseñanza de la química
Formación de profesores
Laboratorio didáctico.
Ensino de Química
Formação Docente
Laboratório didático.
title_short O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
title_full O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
title_fullStr O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
title_full_unstemmed O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
title_sort O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
author Passos, Blanchard Silva
author_facet Passos, Blanchard Silva
Vasconcelos, Ana Karine Portela
author_role author
author2 Vasconcelos, Ana Karine Portela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Blanchard Silva
Vasconcelos, Ana Karine Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry teaching
Teacher training
Didactic laboratory.
Enseñanza de la química
Formación de profesores
Laboratorio didáctico.
Ensino de Química
Formação Docente
Laboratório didático.
topic Chemistry teaching
Teacher training
Didactic laboratory.
Enseñanza de la química
Formación de profesores
Laboratorio didáctico.
Ensino de Química
Formação Docente
Laboratório didático.
description A Química é uma ciência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais relevante para os estudantes, faz-se importante a realização de atividades experimentais. Esse estudo teve como objetivo analisar o contexto dos Professores do componente curricular Química, lotados em Escolas Públicas de Ensino Médio sobre a utilização do laboratório e a execução de atividades experimentais. Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário para 32 professores (as) que lecionam o componente Química. Foi possível observar que a maioria dos professores, mesmo enfrentando desafios, como falta de estrutura e de investimento, realizam atividades experimentais para demonstrar os assuntos abordados em sala de aula de forma prática para os alunos. Conclui-se que é importante que as atividades experimentais estejam presentes no ensino de química, possibilitando os professores e alunos a aprender as teorias das ciências, e também a construir o conhecimento escolar a partir de questionamentos, discussões de argumentos e validação desses argumentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376
10.33448/rsd-v11i14.36376
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376/30303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Blanchard Silva Passos; Ana Karine Portela Vasconcelos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Blanchard Silva Passos; Ana Karine Portela Vasconcelos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e220111436376
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e220111436376
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e220111436376
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052727140810752