O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376 |
Resumo: | A Química é uma ciência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais relevante para os estudantes, faz-se importante a realização de atividades experimentais. Esse estudo teve como objetivo analisar o contexto dos Professores do componente curricular Química, lotados em Escolas Públicas de Ensino Médio sobre a utilização do laboratório e a execução de atividades experimentais. Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário para 32 professores (as) que lecionam o componente Química. Foi possível observar que a maioria dos professores, mesmo enfrentando desafios, como falta de estrutura e de investimento, realizam atividades experimentais para demonstrar os assuntos abordados em sala de aula de forma prática para os alunos. Conclui-se que é importante que as atividades experimentais estejam presentes no ensino de química, possibilitando os professores e alunos a aprender as teorias das ciências, e também a construir o conhecimento escolar a partir de questionamentos, discussões de argumentos e validação desses argumentos. |
id |
UNIFEI_d63f815355cada1285b2acd93ac4b80b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36376 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de químicaThe didactic laboratory and teacher training: investigating the context and conceptions of chemistry teachersEl laboratorio didáctico y la formación docente: investigando el contexto y las concepciones de los profesores de químicaChemistry teachingTeacher trainingDidactic laboratory.Enseñanza de la químicaFormación de profesoresLaboratorio didáctico.Ensino de QuímicaFormação DocenteLaboratório didático.A Química é uma ciência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais relevante para os estudantes, faz-se importante a realização de atividades experimentais. Esse estudo teve como objetivo analisar o contexto dos Professores do componente curricular Química, lotados em Escolas Públicas de Ensino Médio sobre a utilização do laboratório e a execução de atividades experimentais. Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário para 32 professores (as) que lecionam o componente Química. Foi possível observar que a maioria dos professores, mesmo enfrentando desafios, como falta de estrutura e de investimento, realizam atividades experimentais para demonstrar os assuntos abordados em sala de aula de forma prática para os alunos. Conclui-se que é importante que as atividades experimentais estejam presentes no ensino de química, possibilitando os professores e alunos a aprender as teorias das ciências, e também a construir o conhecimento escolar a partir de questionamentos, discussões de argumentos e validação desses argumentos.Chemistry is an experimental science, therefore, for the teaching and learning process to be more relevant to students, it is important to carry out experimental activities. This study aimed to analyze the context of the Teachers of the Chemistry curricular component, assigned to Public High Schools, regarding the use of the laboratory and the execution of experimental activities. This research consisted in the application of a questionnaire to 32 teachers who teach the Chemistry component. It was possible to observe that most teachers, even facing challenges, such as lack of structure and investment, carry out experimental activities to demonstrate the topics covered in the classroom in a practical way for students. It is concluded that it is important that experimental activities are present in the teaching of chemistry, enabling teachers and students to learn the theories of science, and also to build school knowledge from questioning, discussion of arguments and validation of these arguments.La química es una ciencia experimental, por lo tanto, para que el proceso de enseñanza y aprendizaje sea más relevante para los estudiantes, es importante realizar actividades experimentales. Este estudio tuvo como objetivo analizar el contexto de los Profesores del componente curricular de Química, adscritos a las Escuelas Secundarias Públicas, en cuanto al uso del laboratorio y la ejecución de actividades experimentales. Esta investigación consistió en la aplicación de un cuestionario a 32 docentes que imparten el componente de Química. Fue posible observar que la mayoría de los docentes, aún enfrentando desafíos, como la falta de estructura e inversión, realizan actividades experimentales para demostrar los temas tratados en el aula de forma práctica para los estudiantes. Se concluye que es importante que las actividades experimentales estén presentes en la enseñanza de la química, posibilitando a docentes y estudiantes el aprendizaje de las teorías de la ciencia, así como la construcción del conocimiento escolar a partir del cuestionamiento, discusión de argumentos y validación de estos argumentos.Research, Society and Development2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3637610.33448/rsd-v11i14.36376Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e220111436376Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e220111436376Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e2201114363762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376/30303Copyright (c) 2022 Blanchard Silva Passos; Ana Karine Portela Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Blanchard Silva Vasconcelos, Ana Karine Portela2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36376Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:57.683753Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química The didactic laboratory and teacher training: investigating the context and conceptions of chemistry teachers El laboratorio didáctico y la formación docente: investigando el contexto y las concepciones de los profesores de química |
title |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química |
spellingShingle |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química Passos, Blanchard Silva Chemistry teaching Teacher training Didactic laboratory. Enseñanza de la química Formación de profesores Laboratorio didáctico. Ensino de Química Formação Docente Laboratório didático. |
title_short |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química |
title_full |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química |
title_fullStr |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química |
title_full_unstemmed |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química |
title_sort |
O laboratório didático e a formação docente: investigando o contexto e as concepções dos professores de química |
author |
Passos, Blanchard Silva |
author_facet |
Passos, Blanchard Silva Vasconcelos, Ana Karine Portela |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Ana Karine Portela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Blanchard Silva Vasconcelos, Ana Karine Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chemistry teaching Teacher training Didactic laboratory. Enseñanza de la química Formación de profesores Laboratorio didáctico. Ensino de Química Formação Docente Laboratório didático. |
topic |
Chemistry teaching Teacher training Didactic laboratory. Enseñanza de la química Formación de profesores Laboratorio didáctico. Ensino de Química Formação Docente Laboratório didático. |
description |
A Química é uma ciência experimental, portanto, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais relevante para os estudantes, faz-se importante a realização de atividades experimentais. Esse estudo teve como objetivo analisar o contexto dos Professores do componente curricular Química, lotados em Escolas Públicas de Ensino Médio sobre a utilização do laboratório e a execução de atividades experimentais. Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário para 32 professores (as) que lecionam o componente Química. Foi possível observar que a maioria dos professores, mesmo enfrentando desafios, como falta de estrutura e de investimento, realizam atividades experimentais para demonstrar os assuntos abordados em sala de aula de forma prática para os alunos. Conclui-se que é importante que as atividades experimentais estejam presentes no ensino de química, possibilitando os professores e alunos a aprender as teorias das ciências, e também a construir o conhecimento escolar a partir de questionamentos, discussões de argumentos e validação desses argumentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376 10.33448/rsd-v11i14.36376 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36376/30303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Blanchard Silva Passos; Ana Karine Portela Vasconcelos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Blanchard Silva Passos; Ana Karine Portela Vasconcelos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e220111436376 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e220111436376 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e220111436376 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052727140810752 |