Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicoletti, Angelica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Loro, Vania Lucia, Correa, Guilherme Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40838
Resumo: A bioquímica é uma disciplina que faz parte do currículo de cursos de licenciatura de química e biologia. Sua presença na grade curricular destes cursos consiste em ofertar ao aluno uma aprendizagem mais detalhada dos mundos da química e biologia que se fundem constituindo a bioquímica. Esta aprendizagem será utilizada por estes licenciados para seguir a carreira de pesquisador ou como futuros professores que irão atuar nas disciplinas de química e biologia do ensino médio. Como futuros docentes, estes alunos da licenciatura serão condutores de conhecimentos da bioquímica. Para que isto aconteça, os docentes que as ministram precisam ter a familiaridade e afinidade com a disciplina. Sendo assim, o presente trabalho buscou contextualizar como alunos de graduação dos cursos de química e biologia, se relacionam com a bioquímica, como se comporta seu gosto pelo processo de ensino e aprendizagem de seus conteúdos, quais temas na bioquímica elegem como importante um jovem conhecer. A avaliação foi efetivada mediante aplicação de um questionário para os alunos dos referidos cursos que estivessem em fase de estágio na graduação. Os alunos mostraram uma certa relação de desgosto, ao mesmo tempo que entendem a importância da bioquímica. Relataram também não ter direcionamento na disciplina de bioquímica sob o aspecto de como trabalhar com bioquímica no ensino médio. Desta forma, inferimos que há uma grande lacuna e distanciamento de saberes ofertados na Universidade aos graduandos e aqueles ofertados no ensino médio nas disciplinas de química e biologia no que diz respeito a contextualização da bioquímica.
id UNIFEI_d84721f2880b5eb6ec2aab1ddd23b31a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40838
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da BioquímicaPerception of undergraduate students of Chemistry and Biology about the teaching and learning of BiochemistryPercepción de estudiantes de grado de Química y Biología sobre la enseñanza y aprendizaje de la BioquímicaEscuela secundariaPrácticas pedagógicasMetodologíasConocimientoEstudiante.Práticas PedagógicasMetodologiasConhecimentoAluno.High schoolPedagogical practicesMethodologiesKnowledgeStudent.A bioquímica é uma disciplina que faz parte do currículo de cursos de licenciatura de química e biologia. Sua presença na grade curricular destes cursos consiste em ofertar ao aluno uma aprendizagem mais detalhada dos mundos da química e biologia que se fundem constituindo a bioquímica. Esta aprendizagem será utilizada por estes licenciados para seguir a carreira de pesquisador ou como futuros professores que irão atuar nas disciplinas de química e biologia do ensino médio. Como futuros docentes, estes alunos da licenciatura serão condutores de conhecimentos da bioquímica. Para que isto aconteça, os docentes que as ministram precisam ter a familiaridade e afinidade com a disciplina. Sendo assim, o presente trabalho buscou contextualizar como alunos de graduação dos cursos de química e biologia, se relacionam com a bioquímica, como se comporta seu gosto pelo processo de ensino e aprendizagem de seus conteúdos, quais temas na bioquímica elegem como importante um jovem conhecer. A avaliação foi efetivada mediante aplicação de um questionário para os alunos dos referidos cursos que estivessem em fase de estágio na graduação. Os alunos mostraram uma certa relação de desgosto, ao mesmo tempo que entendem a importância da bioquímica. Relataram também não ter direcionamento na disciplina de bioquímica sob o aspecto de como trabalhar com bioquímica no ensino médio. Desta forma, inferimos que há uma grande lacuna e distanciamento de saberes ofertados na Universidade aos graduandos e aqueles ofertados no ensino médio nas disciplinas de química e biologia no que diz respeito a contextualização da bioquímica.Biochemistry is a subject that is part of the curriculum of undergraduate courses in chemistry and biology. Its presence in the curriculum of these courses consists of offering the student a more detailed learning of the worlds of chemistry and biology that merge to constitute biochemistry. This learning will be used by these graduates to pursue a research career or as future teachers who will work in high school chemistry and biology subjects. As future teachers, these undergraduate students will be drivers of biochemistry knowledge. For this to happen, the professors who teach them need to be familiar with and have affinity with the discipline. Therefore, the present work sought to contextualize how undergraduate students of chemistry and biology courses relate to biochemistry, how their taste for the teaching and learning process of its contents behaves, which themes in biochemistry they elect as important for young people to know . The evaluation was carried out through the application of a questionnaire to the students of the mentioned courses who were in the graduation stage. Students showed a certain relationship of disgust, while understanding the importance of biochemistry. They also reported not having guidance in the discipline of biochemistry in terms of how to work with biochemistry in high school. In this way, we infer that there is a large gap and distancing of knowledge offered at the University to undergraduates and those offered in high school in the disciplines of chemistry and biology with regard to the contextualization of biochemistry.La bioquímica es una asignatura que forma parte del plan de estudios de las carreras de grado en química y biología. Su presencia en el plan de estudios de estos cursos consiste en ofrecer al estudiante un aprendizaje más detallado de los mundos de la química y la biología que se fusionan para constituir la bioquímica. Estos aprendizajes serán utilizados por estos egresados ​​para seguir una carrera de investigación o como futuros docentes que trabajarán en las materias de química y biología de la escuela secundaria. Como futuros docentes, estos estudiantes de pregrado serán impulsores del conocimiento bioquímico. Para que esto suceda, los profesores que las imparten deben conocer y tener afinidad con la disciplina. Por lo tanto, el presente trabajo buscó contextualizar cómo los estudiantes de pregrado de las carreras de química y biología se relacionan con la bioquímica, cómo se comporta su gusto por el proceso de enseñanza y aprendizaje de sus contenidos, qué temas en bioquímica eligen como importantes para que los jóvenes los conozcan. La evaluación se realizó mediante la aplicación de un cuestionario a los estudiantes de los cursos mencionados que se encontraban en etapa de graduación. Los estudiantes mostraron cierta relación de disgusto, al mismo tiempo que comprendían la importancia de la bioquímica. También informaron no tener orientación en la disciplina de bioquímica en cuanto a cómo trabajar con bioquímica en la escuela secundaria. De esta forma, inferimos que existe una gran brecha y distancia entre los conocimientos que se ofrecen en la Universidad a los estudiantes de pregrado y los que se ofrecen en el bachillerato en las disciplinas de química y biología en lo que se refiere a la contextualización de la bioquímica.Research, Society and Development2023-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4083810.33448/rsd-v12i3.40838Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e29912340838Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e29912340838Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e299123408382525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40838/33299Copyright (c) 2023 Angelica Nicoletti; Vania Lucia Loro; Guilherme Carlos Correahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNicoletti, AngelicaLoro, Vania Lucia Correa, Guilherme Carlos 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40838Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
Perception of undergraduate students of Chemistry and Biology about the teaching and learning of Biochemistry
Percepción de estudiantes de grado de Química y Biología sobre la enseñanza y aprendizaje de la Bioquímica
title Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
spellingShingle Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
Nicoletti, Angelica
Escuela secundaria
Prácticas pedagógicas
Metodologías
Conocimiento
Estudiante.
Práticas Pedagógicas
Metodologias
Conhecimento
Aluno.
High school
Pedagogical practices
Methodologies
Knowledge
Student.
title_short Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
title_full Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
title_fullStr Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
title_full_unstemmed Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
title_sort Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica
author Nicoletti, Angelica
author_facet Nicoletti, Angelica
Loro, Vania Lucia
Correa, Guilherme Carlos
author_role author
author2 Loro, Vania Lucia
Correa, Guilherme Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicoletti, Angelica
Loro, Vania Lucia
Correa, Guilherme Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Escuela secundaria
Prácticas pedagógicas
Metodologías
Conocimiento
Estudiante.
Práticas Pedagógicas
Metodologias
Conhecimento
Aluno.
High school
Pedagogical practices
Methodologies
Knowledge
Student.
topic Escuela secundaria
Prácticas pedagógicas
Metodologías
Conocimiento
Estudiante.
Práticas Pedagógicas
Metodologias
Conhecimento
Aluno.
High school
Pedagogical practices
Methodologies
Knowledge
Student.
description A bioquímica é uma disciplina que faz parte do currículo de cursos de licenciatura de química e biologia. Sua presença na grade curricular destes cursos consiste em ofertar ao aluno uma aprendizagem mais detalhada dos mundos da química e biologia que se fundem constituindo a bioquímica. Esta aprendizagem será utilizada por estes licenciados para seguir a carreira de pesquisador ou como futuros professores que irão atuar nas disciplinas de química e biologia do ensino médio. Como futuros docentes, estes alunos da licenciatura serão condutores de conhecimentos da bioquímica. Para que isto aconteça, os docentes que as ministram precisam ter a familiaridade e afinidade com a disciplina. Sendo assim, o presente trabalho buscou contextualizar como alunos de graduação dos cursos de química e biologia, se relacionam com a bioquímica, como se comporta seu gosto pelo processo de ensino e aprendizagem de seus conteúdos, quais temas na bioquímica elegem como importante um jovem conhecer. A avaliação foi efetivada mediante aplicação de um questionário para os alunos dos referidos cursos que estivessem em fase de estágio na graduação. Os alunos mostraram uma certa relação de desgosto, ao mesmo tempo que entendem a importância da bioquímica. Relataram também não ter direcionamento na disciplina de bioquímica sob o aspecto de como trabalhar com bioquímica no ensino médio. Desta forma, inferimos que há uma grande lacuna e distanciamento de saberes ofertados na Universidade aos graduandos e aqueles ofertados no ensino médio nas disciplinas de química e biologia no que diz respeito a contextualização da bioquímica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40838
10.33448/rsd-v12i3.40838
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40838
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40838/33299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Angelica Nicoletti; Vania Lucia Loro; Guilherme Carlos Correa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Angelica Nicoletti; Vania Lucia Loro; Guilherme Carlos Correa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e29912340838
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e29912340838
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e29912340838
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621141311488