Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matte, Margarete Catarina Mendes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP), junto ao Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). Nesta perspectiva buscamos averiguar quais as influências do PRP na formação continuada dos preceptores participantes, como também advir sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento desse programa. Esta pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de um estudo de caso, que se deteve na análise de uma realidade específica da formação continuada dos preceptores da Residência Pedagógica - PRP - Campus São Borja. No que tange a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados verificou-se que os preceptores, sentem falta de formações continuadas para sanar a lacuna que existe no âmbito de trabalhar com seus discentes com planos adaptados, pois a dificuldade é de como proceder com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, os mesmos sentiram satisfação em ter tido a oportunidade de participar e construir saberes diferenciados dentro dos processos formativos, ressaltando a variedade de temáticas abordadas e ainda enfatizaram que o programa começou a fazer parte do seu fazer pedagógico, além de proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e ação no desenvolvimento de suas vidas de educadores, na sua docência, tornando suas aulas mais atrativas e consequentemente com uma qualidade relevante, para assim ressignificar sua prática.
id UNIFEI_d9f76137978bfc8a1051f271937417a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37171
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica Reflections from the learning of preceptors in the Pedagogical Residency ProgramReflexiones desde el aprendizaje de los preceptores en el Programa de Residencia PedagógicaActive methodologiesAdapted plansLearning.Metodologias ativasPlanos adaptadosAprendizagem.Metodologías activasPlanes a medidaAprendizaje.Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP), junto ao Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). Nesta perspectiva buscamos averiguar quais as influências do PRP na formação continuada dos preceptores participantes, como também advir sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento desse programa. Esta pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de um estudo de caso, que se deteve na análise de uma realidade específica da formação continuada dos preceptores da Residência Pedagógica - PRP - Campus São Borja. No que tange a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados verificou-se que os preceptores, sentem falta de formações continuadas para sanar a lacuna que existe no âmbito de trabalhar com seus discentes com planos adaptados, pois a dificuldade é de como proceder com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, os mesmos sentiram satisfação em ter tido a oportunidade de participar e construir saberes diferenciados dentro dos processos formativos, ressaltando a variedade de temáticas abordadas e ainda enfatizaram que o programa começou a fazer parte do seu fazer pedagógico, além de proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e ação no desenvolvimento de suas vidas de educadores, na sua docência, tornando suas aulas mais atrativas e consequentemente com uma qualidade relevante, para assim ressignificar sua prática.This article presents research carried out with preceptors of the Pedagogical Residency Program (PRP), together with the Federal Farroupilha Institute - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). In this perspective, we seek to ascertain the influences of PRP on the continued formation of the participating preceptors, as well as to develop the importance of learning during the development of this program. This qualitative research was developed from a case study, which stopped in the analysis of a specific reality of the continued formation of the preceptors of the Pedagogical Residency - PRP - Campus São Borja. Regarding the analysis of the collected data, Bardin content analysis was used. As results, it was found that preceptors miss continuous training to fill the gap that exists in the context of working with their students with adapted plans, because the difficulty is how to proceed with each student according to their specific needs, they felt satisfaction in having had the opportunity to participate and build differentiated knowledge within the formative processes, emphasizing the variety of themes addressed and also emphasized that the program began to be part of its pedagogical practice, besides providing the same moments of reflection and action in the development of their lives as educators, in their teaching, making their classes more attractive and consequently with a relevant quality, so as to signify their practice.Este artículo presenta una investigación realizada con preceptores del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), junto con el Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). En esta perspectiva, buscamos conocer las influencias del PRP en la formación continua de los preceptores participantes, así como desarrollar la importancia del aprendizaje durante el desarrollo de este programa. Esta investigación cualitativa fue desarrollada a partir de un estudio de caso, que se detuvo en el análisis de una realidad específica de la formación continua de los preceptores de la Residencia Pedagógica - PRP - Campus São Borja. En cuanto al análisis de los datos recogidos, se utilizó el análisis de contenido Bardin. Como resultados, se encontró que los preceptores pierden la formación continua para llenar el vacío que existe en el contexto de trabajar con sus estudiantes con planes adaptados, porque la dificultad es cómo proceder con cada estudiante de acuerdo con sus necesidades específicas, sintieron satisfacción por haber tenido la oportunidad de participar y construir conocimientos diferenciados dentro de los procesos formativos, enfatizando la variedad de temas abordados y también enfatizó que el programa comenzó a ser parte de su práctica pedagógica, además de proporcionar los mismos momentos de reflexión y acción en el desarrollo de sus vidas como educadores, en su enseñanza, haciendo sus clases más atractivas y consecuentemente con una calidad relevante, con el fin de resignificar su práctica.Research, Society and Development2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3717110.33448/rsd-v11i15.37171Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e270111537171Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e270111537171Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2701115371712525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171/30993Copyright (c) 2022 Margarete Catarina Mendes Matte; Vanessa de Cássia Pistóia Marianihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatte, Margarete Catarina MendesMariani, Vanessa de Cássia Pistóia2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37171Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.685797Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
Reflections from the learning of preceptors in the Pedagogical Residency Program
Reflexiones desde el aprendizaje de los preceptores en el Programa de Residencia Pedagógica
title Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
spellingShingle Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
Matte, Margarete Catarina Mendes
Active methodologies
Adapted plans
Learning.
Metodologias ativas
Planos adaptados
Aprendizagem.
Metodologías activas
Planes a medida
Aprendizaje.
title_short Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
title_full Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
title_fullStr Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
title_full_unstemmed Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
title_sort Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
author Matte, Margarete Catarina Mendes
author_facet Matte, Margarete Catarina Mendes
Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
author_role author
author2 Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matte, Margarete Catarina Mendes
Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
dc.subject.por.fl_str_mv Active methodologies
Adapted plans
Learning.
Metodologias ativas
Planos adaptados
Aprendizagem.
Metodologías activas
Planes a medida
Aprendizaje.
topic Active methodologies
Adapted plans
Learning.
Metodologias ativas
Planos adaptados
Aprendizagem.
Metodologías activas
Planes a medida
Aprendizaje.
description Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP), junto ao Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). Nesta perspectiva buscamos averiguar quais as influências do PRP na formação continuada dos preceptores participantes, como também advir sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento desse programa. Esta pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de um estudo de caso, que se deteve na análise de uma realidade específica da formação continuada dos preceptores da Residência Pedagógica - PRP - Campus São Borja. No que tange a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados verificou-se que os preceptores, sentem falta de formações continuadas para sanar a lacuna que existe no âmbito de trabalhar com seus discentes com planos adaptados, pois a dificuldade é de como proceder com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, os mesmos sentiram satisfação em ter tido a oportunidade de participar e construir saberes diferenciados dentro dos processos formativos, ressaltando a variedade de temáticas abordadas e ainda enfatizaram que o programa começou a fazer parte do seu fazer pedagógico, além de proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e ação no desenvolvimento de suas vidas de educadores, na sua docência, tornando suas aulas mais atrativas e consequentemente com uma qualidade relevante, para assim ressignificar sua prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171
10.33448/rsd-v11i15.37171
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171/30993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Margarete Catarina Mendes Matte; Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Margarete Catarina Mendes Matte; Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e270111537171
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e270111537171
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e270111537171
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728628740096