Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP), junto ao Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). Nesta perspectiva buscamos averiguar quais as influências do PRP na formação continuada dos preceptores participantes, como também advir sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento desse programa. Esta pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de um estudo de caso, que se deteve na análise de uma realidade específica da formação continuada dos preceptores da Residência Pedagógica - PRP - Campus São Borja. No que tange a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados verificou-se que os preceptores, sentem falta de formações continuadas para sanar a lacuna que existe no âmbito de trabalhar com seus discentes com planos adaptados, pois a dificuldade é de como proceder com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, os mesmos sentiram satisfação em ter tido a oportunidade de participar e construir saberes diferenciados dentro dos processos formativos, ressaltando a variedade de temáticas abordadas e ainda enfatizaram que o programa começou a fazer parte do seu fazer pedagógico, além de proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e ação no desenvolvimento de suas vidas de educadores, na sua docência, tornando suas aulas mais atrativas e consequentemente com uma qualidade relevante, para assim ressignificar sua prática. |
id |
UNIFEI_d9f76137978bfc8a1051f271937417a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37171 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica Reflections from the learning of preceptors in the Pedagogical Residency ProgramReflexiones desde el aprendizaje de los preceptores en el Programa de Residencia PedagógicaActive methodologiesAdapted plansLearning.Metodologias ativasPlanos adaptadosAprendizagem.Metodologías activasPlanes a medidaAprendizaje.Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP), junto ao Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). Nesta perspectiva buscamos averiguar quais as influências do PRP na formação continuada dos preceptores participantes, como também advir sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento desse programa. Esta pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de um estudo de caso, que se deteve na análise de uma realidade específica da formação continuada dos preceptores da Residência Pedagógica - PRP - Campus São Borja. No que tange a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados verificou-se que os preceptores, sentem falta de formações continuadas para sanar a lacuna que existe no âmbito de trabalhar com seus discentes com planos adaptados, pois a dificuldade é de como proceder com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, os mesmos sentiram satisfação em ter tido a oportunidade de participar e construir saberes diferenciados dentro dos processos formativos, ressaltando a variedade de temáticas abordadas e ainda enfatizaram que o programa começou a fazer parte do seu fazer pedagógico, além de proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e ação no desenvolvimento de suas vidas de educadores, na sua docência, tornando suas aulas mais atrativas e consequentemente com uma qualidade relevante, para assim ressignificar sua prática.This article presents research carried out with preceptors of the Pedagogical Residency Program (PRP), together with the Federal Farroupilha Institute - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). In this perspective, we seek to ascertain the influences of PRP on the continued formation of the participating preceptors, as well as to develop the importance of learning during the development of this program. This qualitative research was developed from a case study, which stopped in the analysis of a specific reality of the continued formation of the preceptors of the Pedagogical Residency - PRP - Campus São Borja. Regarding the analysis of the collected data, Bardin content analysis was used. As results, it was found that preceptors miss continuous training to fill the gap that exists in the context of working with their students with adapted plans, because the difficulty is how to proceed with each student according to their specific needs, they felt satisfaction in having had the opportunity to participate and build differentiated knowledge within the formative processes, emphasizing the variety of themes addressed and also emphasized that the program began to be part of its pedagogical practice, besides providing the same moments of reflection and action in the development of their lives as educators, in their teaching, making their classes more attractive and consequently with a relevant quality, so as to signify their practice.Este artículo presenta una investigación realizada con preceptores del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), junto con el Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). En esta perspectiva, buscamos conocer las influencias del PRP en la formación continua de los preceptores participantes, así como desarrollar la importancia del aprendizaje durante el desarrollo de este programa. Esta investigación cualitativa fue desarrollada a partir de un estudio de caso, que se detuvo en el análisis de una realidad específica de la formación continua de los preceptores de la Residencia Pedagógica - PRP - Campus São Borja. En cuanto al análisis de los datos recogidos, se utilizó el análisis de contenido Bardin. Como resultados, se encontró que los preceptores pierden la formación continua para llenar el vacío que existe en el contexto de trabajar con sus estudiantes con planes adaptados, porque la dificultad es cómo proceder con cada estudiante de acuerdo con sus necesidades específicas, sintieron satisfacción por haber tenido la oportunidad de participar y construir conocimientos diferenciados dentro de los procesos formativos, enfatizando la variedad de temas abordados y también enfatizó que el programa comenzó a ser parte de su práctica pedagógica, además de proporcionar los mismos momentos de reflexión y acción en el desarrollo de sus vidas como educadores, en su enseñanza, haciendo sus clases más atractivas y consecuentemente con una calidad relevante, con el fin de resignificar su práctica.Research, Society and Development2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3717110.33448/rsd-v11i15.37171Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e270111537171Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e270111537171Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2701115371712525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171/30993Copyright (c) 2022 Margarete Catarina Mendes Matte; Vanessa de Cássia Pistóia Marianihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatte, Margarete Catarina MendesMariani, Vanessa de Cássia Pistóia2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37171Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.685797Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica Reflections from the learning of preceptors in the Pedagogical Residency Program Reflexiones desde el aprendizaje de los preceptores en el Programa de Residencia Pedagógica |
title |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica |
spellingShingle |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica Matte, Margarete Catarina Mendes Active methodologies Adapted plans Learning. Metodologias ativas Planos adaptados Aprendizagem. Metodologías activas Planes a medida Aprendizaje. |
title_short |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica |
title_full |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica |
title_fullStr |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica |
title_sort |
Reflexões a partir das aprendizagens dos preceptores no Programa Residência Pedagógica |
author |
Matte, Margarete Catarina Mendes |
author_facet |
Matte, Margarete Catarina Mendes Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia |
author_role |
author |
author2 |
Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matte, Margarete Catarina Mendes Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active methodologies Adapted plans Learning. Metodologias ativas Planos adaptados Aprendizagem. Metodologías activas Planes a medida Aprendizaje. |
topic |
Active methodologies Adapted plans Learning. Metodologias ativas Planos adaptados Aprendizagem. Metodologías activas Planes a medida Aprendizaje. |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com preceptores do Programa Residência Pedagógica (PRP), junto ao Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - RS (IFFAR-SB). Nesta perspectiva buscamos averiguar quais as influências do PRP na formação continuada dos preceptores participantes, como também advir sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento desse programa. Esta pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir de um estudo de caso, que se deteve na análise de uma realidade específica da formação continuada dos preceptores da Residência Pedagógica - PRP - Campus São Borja. No que tange a análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados verificou-se que os preceptores, sentem falta de formações continuadas para sanar a lacuna que existe no âmbito de trabalhar com seus discentes com planos adaptados, pois a dificuldade é de como proceder com cada aluno de acordo com suas necessidades específicas, os mesmos sentiram satisfação em ter tido a oportunidade de participar e construir saberes diferenciados dentro dos processos formativos, ressaltando a variedade de temáticas abordadas e ainda enfatizaram que o programa começou a fazer parte do seu fazer pedagógico, além de proporcionar aos mesmos momentos de reflexão e ação no desenvolvimento de suas vidas de educadores, na sua docência, tornando suas aulas mais atrativas e consequentemente com uma qualidade relevante, para assim ressignificar sua prática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171 10.33448/rsd-v11i15.37171 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37171/30993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Margarete Catarina Mendes Matte; Vanessa de Cássia Pistóia Mariani https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Margarete Catarina Mendes Matte; Vanessa de Cássia Pistóia Mariani https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e270111537171 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e270111537171 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e270111537171 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052728628740096 |