A nova filosofia da ciência: limitações da noção internalista de atividade científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36972 |
Resumo: | O presente artigo, em verdade, forma parte de uma investigação mais extensa sobre diferentes escolas, correntes ou movimentos epistemológicos e suas respectivas contribuições, neste aspecto, à formação do professorado em Ciências Naturais. Neste sentido, abarca-se aqui o movimento denominado Nova Filosofia da Ciência e, em especial, aos esforços de seu mais proeminente membro, Thomas Kuhn. Para tanto, elege-se como método a revisão bibliográfica narrativa, baseada em fontes primárias e secundárias, além do apoio de manuais introdutórios de Filosofia da Ciência. O objetivo deste é esclarecer algumas particularidades do referido movimento e refletir a respeito, bem como, incentivar a prática de debates epistemológicamente fundamentados com vistas a um aprofundamento que, por certo, auxiliará numa formação mais integral dos participantes. Os resultados apontam para a extrema necessidade de uma “atualização” dos discursos e debates em espaço apropriado, ou seja, na formação de professoras e professores da referida área. Em termos de conclusão, torna-se evidente a necessidade de se establecer nos currículos destes cursos, clara e notória preocupação com uma abordagem efetiva das diversas concepções epistemológicas para que possamos contribuir, com efeito, numa formação holística de futuros professores, munidos dessa importantíssima ferramenta chamada epistemología. |
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A nova filosofia da ciência: limitações da noção internalista de atividade científicaThe new philosophy of science: limitations of the internalist notion of scientific activityLa nueva filosofía de la ciencia: limitaciones de la noción internalista sobre la actividad científicaEpistemologyNew Philosophy of ScienceTeacher training.EpistemologíaNueva Filosofía de la CienciaFormación de profesores.EpistemologiaNova Filosofia da CiênciaFormação de professores.O presente artigo, em verdade, forma parte de uma investigação mais extensa sobre diferentes escolas, correntes ou movimentos epistemológicos e suas respectivas contribuições, neste aspecto, à formação do professorado em Ciências Naturais. Neste sentido, abarca-se aqui o movimento denominado Nova Filosofia da Ciência e, em especial, aos esforços de seu mais proeminente membro, Thomas Kuhn. Para tanto, elege-se como método a revisão bibliográfica narrativa, baseada em fontes primárias e secundárias, além do apoio de manuais introdutórios de Filosofia da Ciência. O objetivo deste é esclarecer algumas particularidades do referido movimento e refletir a respeito, bem como, incentivar a prática de debates epistemológicamente fundamentados com vistas a um aprofundamento que, por certo, auxiliará numa formação mais integral dos participantes. Os resultados apontam para a extrema necessidade de uma “atualização” dos discursos e debates em espaço apropriado, ou seja, na formação de professoras e professores da referida área. Em termos de conclusão, torna-se evidente a necessidade de se establecer nos currículos destes cursos, clara e notória preocupação com uma abordagem efetiva das diversas concepções epistemológicas para que possamos contribuir, com efeito, numa formação holística de futuros professores, munidos dessa importantíssima ferramenta chamada epistemología.This article, in fact, forms part of a more extensive investigation into different schools, currents or epistemological movements and their respective contributions, in this aspect, to the formation of teachers in Natural Sciences. In this sense, the movement called New Philosophy of Science is included here and, in particular, the efforts of its most prominent member, Thomas Kuhn. Therefore, the narrative bibliographic review is chosen as a method, based on primary and secondary sources, in addition to the support of introductory manuals of Philosophy of Science. The objective of this is to clarify some particularities of the referred movement and to reflect on it, as well as to encourage the practice of epistemologically grounded debates with a view to a deepening that, of course, will help in an integral formation of the participants. The results point to the extreme need for an “updating” of discourses and debates in an appropriate space, that is, in the training of teachers in that area. In terms of conclusion, it becomes evident the need to establish in the curricula of these courses, a clear and notorious concern with an effective approach to the different epistemological conceptions so that we can contribute, in effect, to a holistic training of future teachers, equipped with this very important tool called epistemology.Este artículo, en efecto, forma parte de una investigación más extensa sobre diferentes escuelas, corrientes o movimientos epistemológicos y sus respectivos aportes, en este aspecto, a la formación de docentes en Ciencias Naturales. En este sentido, se incluye aquí el movimiento denominado Nueva Filosofía de la Ciencia y, en particular, los esfuerzos de su miembro más destacado, Thomas Kuhn. Por ello, se elige como método la revisión bibliográfica narrativa, a partir de fuentes primarias y secundarias, además del apoyo de manuales introductorios a la Filosofía de la Ciencia. El objetivo de este es esclarecer algunas particularidades del referido movimiento y reflexionar sobre él, así como incentivar la práctica de debates fundamentados epistemológicamente con miras a una profundización que, por supuesto, ayudará en una formación más integral del Participantes. Los resultados apuntan a la extrema necesidad de una “actualización” de discursos y debates en un espacio adecuado, esto es, en la formación de docentes en esa área. A modo de conclusión, se hace evidente la necesidad de establecer en los planes de estudio de estos cursos, una clara y notoria preocupación por un abordaje efectivo de las diferentes concepciones epistemológicas para que podamos contribuir, en efecto, a una formación integral de los futuros docentes, equipado con esta herramienta muy importante, llamada epistemología.Research, Society and Development2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3697210.33448/rsd-v11i15.36972Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e33111536972Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e33111536972Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e331115369722525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36972/30743Copyright (c) 2022 Marco Aurélio Clemente Gonçalves; Agustín Adúriz-Bravohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessClemente Gonçalves, Marco AurélioAdúriz-Bravo, Agustín2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36972Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:19.707598Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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