Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Valdirene Pereira, 1977-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083
Resumo: Orientador: Silvio Ancizar Sánchez Gamboa
id UNICAMP-30_3b1c6ae29c14ed78b54fbe32616b41ca
oai_identifier_str oai::1253616
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMPEpistemological analysis of the production of research in Philosophy and Education (1999-2019) of the PAIDEIA/UNICAMP GroupEducaçãoFilosofiaEpistemologiaEducationPhilosophyEpistemologyOrientador: Silvio Ancizar Sánchez GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa, bibliográfica-documental, de caráter sócio-histórico-crítico e filosófico, caracterizou-se sobre as pesquisas defendidas no Grupo PAIDEIA, da Faculdade de Educação da UNICAMP, no período 1999 a 2019, nosso objeto de estudo. Para responder à pergunta-síntese: À luz das categorias do materialismo histórico e dialético (totalidade, contradição, alienação, mediação, realidade, práxis), construídas historicamente, qual é a práxis do Grupo PAIDEIA ou, ainda, com qual práxis o Grupo PAIDEIA está contribuindo, ou seja, como se caracteriza a análise epistemológica da sua produção científica (dissertações e teses) no período 1999-2019?, traçou-se o objetivo de analisar, histórica e epistemologicamente, 170 pesquisas, sendo 94 teses de doutorado e 76 dissertações de mestrado. Para dar conta desse objetivo, trabalhou-se com a categoria da dialética materialista, utilizou-se a "Matriz Epistemológica" que, ao articular o lógico e o histórico, suas implicações epistemológicas e ontológicas, bem como seus pressupostos filosóficos, tem uma função metodológica fundamental na construção de uma totalidade, na qual, está implícita a noção de realidade e, ainda, a "Matriz Bibliométrica", fundamental por permitir o tratamento dos dados relacionados às referências, citações e, respectivos autores, o que possibilitou a criação de novos bancos de dados e novos indicadores, que deram suporte às análises da produção. Após compreender os elementos fundamentais que determinam a produção científica do Grupo PAIDEIA, apresentam-se alguns dos principais resultados: a) o Grupo PAIDEIA é responsável por quase 52% de toda a produção do DEFHE e por quase 8% de toda a produção do PPGE/FE/UNICAMP, indicadores relevantes que representam significativa produção do conhecimento na área de filosofia e educação; b) a maioria dos pesquisadores do Grupo PAIDEIA possuem vínculo com instituições de ensino superior; c) os pesquisadores estudam diversas temáticas (Antropologia, Educação Física, Educação, Epistemologia, Estética, Ética, Filosofia, História, Política e Teoria Crítica), sendo Educação (53,5%) e, Filosofia (10,6%), as predominantes; d) 78,2% da produção científica do Grupo apresenta construção de perguntas para dar direcionamento à pesquisa; e) a maioria (64,1%) das pesquisas possuem abordagem crítico-dialética e, na sequência, destacam-se as de caráter fenomenológico-hermenêutica (24,2%); f) com a análise bibliométrica, constatou-se que, entre os 2.431 documentos citados, a maioria (68,2%) foi composta por livros (1.657), seguida de capítulos de livros (226) e artigos (207), portanto, considerando livros (1.657) e capítulos (226) a soma obtida (1883) representa 77,5% do total de registros utilizados; g) entre as 5.649 citações, verificou-se que a maioria (93,6%) é proveniente de livros, seguida por capítulos de livros (4,3%) e artigos (2,1%), assim, ao somar o total de livros e capítulos de livros, tem-se quase o total das citações, 97,9%, o que representa uma fundamentação teórica confiável e consolidada nas pesquisas; h) a maioria das referências teóricas apresentam autores que possibilitam um diálogo com a filosofia dialética, logo, com o marxismo. São resultados otimistas, que despertam reconhecimento e trazem esperança para que o Grupo continue trilhando a formação do pesquisador e a pesquisa por ele produzida, no caminho da crítica e da dialéticaAbstract: This bibliographic-documentary research, of a socio-historical-critical and philosophical nature, was characterized on the research defended in the PAIDEIA Group, of the Facudade de Educação da UNICAMP, in the period from 1999 to 2019, our object of study. To answer the synthesis question: Based on the categories of historical and dialectical materialism (totality, contradiction, alienation, mediation, reality, praxis), historically constructed, what is the praxis of the PAIDEIA Group or, even, with what type of praxis the PAIDEIA Group is contributing, i.e., how is the epistemological analysis of your scientific production (dissertations and thesis) characterized in the period of 1999-2019?. The objective was to analyze, historically and epistemologically, 170 researches, being 94 doctoral theses and 76 master's dissertations. To achieve this objective, we worked with the category of materialist dialectics, using the "Epistemological Matrix" that, by articulating the logical and the historical, its epistemological and ontological implications, as well as its philosophical assumptions, has a methodological function. Fundamental in the construction of a totality, in which the notion of reality is implicit and, also, the "Bibliometric Matrix", fundamental for allowing the treatment of data related to references, citations and, respective authors, which made possible the creation of new databases, of data and new indicators, that supported the production analyses. After understanding the fundamental elements that determine the scientific production of the PAIDEIA Group, some of the main results are presented: a) the PAIDEIA Group is responsible for almost 52% of all DEFHE production and for almost 8% of all PPGE production /FE/UNICAMP, relevant indicators that represent significant production of knowledge in the area of philosophy and education; b) most researchers of the PAIDEIA Group have links with higher education institutions; c) the researchers study different themes (Anthropology, Physical Education, Education, Epistemology, Aesthetics, Ethics, Philosophy, History, Politics and Critical Theory), with Education (53.5%) and, Philosophy (10.6%), being the predominant ones; d) 78.2% of the scientific production of the Group presents the construction of questions to guide the research; e) the majority (64.1%) of the researches have a critical-dialectical approach, followed by those of a phenomenological-hermeneutic nature (24.2%); f) with the bibliometric analysis, it was found that among the 2.431 documents cited, the majority (68.2%) consisted of books (1,657), followed by book chapters (226) and articles (207), therefore, considering books (1,657) and chapters (226) the sum obtained (1883) represents 77.5% of the total records used; g) among the 5,649 citations, it was found that the majority (93.6%) came from books, followed by book chapters (4.3%) and articles (2.1%), thus, when adding the total of books and book chapters, we have almost the total number of citations, 97.9%, which represents a reliable and consolidated theoretical foundation in research; h) most of the theoretical references present authors who enable a dialogue with dialectical philosophy, therefore, with Marxism. Are optimistic results, that awaken recognition and bring hope for the Group to continue treading the formation of the researcher and the research produced by him, in the path of criticism and dialecticsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar AparecidoSilva, Régis Henrique dos ReisAmaral, Manoel Francisco doSilva, Marcelo Donizete daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Valdirene Pereira, 1977-20222022-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (796 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083COSTA, Valdirene Pereira. Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP. 2022. 1 recurso online (796 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1253616Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T14:30:38Zoai::1253616Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-18T14:30:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
Epistemological analysis of the production of research in Philosophy and Education (1999-2019) of the PAIDEIA/UNICAMP Group
title Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
spellingShingle Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
Costa, Valdirene Pereira, 1977-
Educação
Filosofia
Epistemologia
Education
Philosophy
Epistemology
title_short Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
title_full Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
title_fullStr Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
title_full_unstemmed Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
title_sort Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP
author Costa, Valdirene Pereira, 1977-
author_facet Costa, Valdirene Pereira, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Nunes, Cesar Aparecido
Silva, Régis Henrique dos Reis
Amaral, Manoel Francisco do
Silva, Marcelo Donizete da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Valdirene Pereira, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Epistemologia
Education
Philosophy
Epistemology
topic Educação
Filosofia
Epistemologia
Education
Philosophy
Epistemology
description Orientador: Silvio Ancizar Sánchez Gamboa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-08-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083
COSTA, Valdirene Pereira. Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP. 2022. 1 recurso online (796 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083
identifier_str_mv COSTA, Valdirene Pereira. Análise epistemológica da produção da pesquisa em Filosofia e Educação (1999-2019) do Grupo PAIDEIA/UNICAMP. 2022. 1 recurso online (796 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6083. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1253616
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (796 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138573255966720