Produtos naturais utilizados no tratamento da menopausa: conhecimento dos vendedores e usuários de uma feira livre no município de Santarém-Pará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37974 |
Resumo: | O uso de produtos naturais são uma alternativa para o tratamento da menopausa. O trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento dos vendedores e usuários sobre os produtos naturais, vendidos para o tratamento da menopausa em uma feira livre no município de Santarém-Pará. A pesquisa foi realizada através de entrevistas estruturadas com os vendedores e usuários de produtos naturais. Em relação aos resultados alcançados junto aos vendedores, 67% foram do sexo masculino; com idade entre 41 a 50 anos (67%); ensino médio completo (100%); atuando a 20 anos no local (67%); onde todas as barracas (100%) comercializavam produtos naturais para menopausa, sendo as cápsulas de amora e de isoflavona os produtos mais vendidos; os sintomas mais frequentes relatados pelos vendedores foram a ansiedade, fadiga, dor nos ossos e tontura; no qual 100% dos usuários relatou melhoras. Já nos resultados das usuários, todas foram do sexo feminino (100%); com idade entre 51 a 60 (28%); ensino médio completo (44%); casadas (46%); apenas 14% das entrevistadas utilizavam produtos naturais para os sintomas da menopausa; os sintomas mais frequentes relatados foram irritabilidade e dor de cabeça, sendo as cápsulas de amora, chá de camomila e erva cidreira os produtos mais usados; não apresentaram colaterais (100%); e afirmaram melhoras nos sintomas (80%). Portanto, a divulgação e a prescrição de produtos naturais por profissionais da saúde para o tratamento da menopausa deve ser estimulada, uma vez que a reposição hormonal convencional é capaz de desencadear riscos aos pacientes. |
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Produtos naturais utilizados no tratamento da menopausa: conhecimento dos vendedores e usuários de uma feira livre no município de Santarém-Pará Natural products used in the treatment of menopause: knowledge of sellers and users of a street market in the city of Santarém-ParáProductos naturales utilizados en el tratamiento de la menopausia: conocimiento de vendedoras y usuarias de un mercado callejero en el municipio de Santarém-ParáMenopauseNatural productsSymptomsTreatment.MenopausiaPoductos naturalesSíntomasTratamiento.MenopausaProdutos naturaisSintomasTratamento. O uso de produtos naturais são uma alternativa para o tratamento da menopausa. O trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento dos vendedores e usuários sobre os produtos naturais, vendidos para o tratamento da menopausa em uma feira livre no município de Santarém-Pará. A pesquisa foi realizada através de entrevistas estruturadas com os vendedores e usuários de produtos naturais. Em relação aos resultados alcançados junto aos vendedores, 67% foram do sexo masculino; com idade entre 41 a 50 anos (67%); ensino médio completo (100%); atuando a 20 anos no local (67%); onde todas as barracas (100%) comercializavam produtos naturais para menopausa, sendo as cápsulas de amora e de isoflavona os produtos mais vendidos; os sintomas mais frequentes relatados pelos vendedores foram a ansiedade, fadiga, dor nos ossos e tontura; no qual 100% dos usuários relatou melhoras. Já nos resultados das usuários, todas foram do sexo feminino (100%); com idade entre 51 a 60 (28%); ensino médio completo (44%); casadas (46%); apenas 14% das entrevistadas utilizavam produtos naturais para os sintomas da menopausa; os sintomas mais frequentes relatados foram irritabilidade e dor de cabeça, sendo as cápsulas de amora, chá de camomila e erva cidreira os produtos mais usados; não apresentaram colaterais (100%); e afirmaram melhoras nos sintomas (80%). Portanto, a divulgação e a prescrição de produtos naturais por profissionais da saúde para o tratamento da menopausa deve ser estimulada, uma vez que a reposição hormonal convencional é capaz de desencadear riscos aos pacientes.The use of natural products are an alternative for the treatment of menopause. The objective of this work was to verify the knowledge of sellers and users about natural products sold for the treatment of menopause in a street market in the municipality of Santarém-Pará. The research was carried out through structured interviews with sellers and users of natural products. Regarding the results achieved with salespeople, 67% were male; aged 41 to 50 years (67%); completed high school (100%); working for 20 years in the area (67%); where all stalls (100%) sold natural products for menopause, with blackberry and isoflavone capsules being the most sold products; the most frequent symptoms reported by sellers were anxiety, fatigue, bone pain and dizziness; in which 100% of users reported improvements. As for the results of the users, all were female (100%); aged 51 to 60 (28%); completed high school (44%); married (46%); only 14% of respondents used natural products for menopausal symptoms; the most frequently reported symptoms were irritability and headache, with blackberry capsules, chamomile tea and lemon balm being the most used products; did not present side effects (100%); and reported improvement in symptoms (80%). Therefore, the dissemination and prescription of natural products by health professionals for the treatment of menopause should be encouraged, since conventional hormone replacement is capable of triggering risks to patients.El uso de productos naturales son una alternativa para el tratamiento de la menopausia. El objetivo de este trabajo fue verificar el conocimiento de los vendedores y usuarios sobre los productos naturales vendidos para el tratamiento de la menopausia en un mercado callejero en el municipio de Santarém-Pará. La investigación se realizó a través de entrevistas estructuradas a vendedores y usuarios de productos naturales. En cuanto a los resultados alcanzados con los vendedores, el 67% fueron hombres; de 41 a 50 años (67%); secundaria completa (100%); trabajando durante 20 años en el área (67%); donde todos los puestos (100%) vendían productos naturales para la menopausia, siendo la mora y las cápsulas de isoflavonas los productos más vendidos; los síntomas más frecuentes reportados por los vendedores fueron ansiedad, fatiga, dolor de huesos y mareos; en el que el 100% de los usuarios reportaron mejoras. En cuanto a los resultados de los usuarios, todos fueron mujeres (100%); de 51 a 60 años (28%); secundaria completa (44%); casado (46%); solo el 14% de las encuestadas usaba productos naturales para los síntomas de la menopausia; los síntomas más frecuentes fueron irritabilidad y dolor de cabeza, siendo las cápsulas de mora, el té de manzanilla y la melisa los productos más utilizados; no presentó efectos secundarios (100%); y reportaron mejoría en los síntomas (80%). Por tanto, se debe fomentar la difusión y prescripción de productos naturales por parte de los profesionales sanitarios para el tratamiento de la menopausia, ya que el reemplazo hormonal convencional es capaz de desencadenar riesgos para las pacientes.Research, Society and Development2022-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3797410.33448/rsd-v11i16.37974Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e178111637974Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e178111637974Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1781116379742525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37974/31538Copyright (c) 2022 Nayanne Machado Nunes; Sanzeli Mestre Rissari; Yasmim Lopes Nascimento; Carlena Sinara Martins da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Nayanne MachadoRissari, Sanzeli MestreNascimento, Yasmim LopesSilva, Carlena Sinara Martins da 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37974Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:55.249898Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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