Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariane Inaraí
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Felipe, Adriana Olimpia Barbosa, Bressan, Vânia Regina, Resck, Zélia Marilda Rodrigues, Moreira, Denis da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986
Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes do contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa por meio de uma avaliação pré e pós-teste desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos de coleta de dados foram: Caracterização dos Participantes, Classificação Econômica e Triagem de Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil. A tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil foi aplicada pré e pós-intervenção. No total, cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa foram realizadas semanalmente na escola. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variância e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes apresentaram sintomas de ansiedade. As meninas tiveram escores de ansiedade mais altos e eram mais prováveis ​​(Razão de chances : 9,8) para desenvolver sintomas de ansiedade do que meninos. Os escores de ansiedade tiveram uma redução significativa após cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa para a amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e para os adolescentes com pontuação acima do ponto de corte (média pré-intervenção: 56,6 ; média pós-intervenção: 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na redução dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizada pelo enfermeiro para prevenir adolescentes com transtornos psicoemocionais.
id UNIFEI_e5118d6848d49b657b452e6a7004e2b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12986
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school contextEfecto de la Terapia Comunitaria Integradora sobre los síntomas de ansiedad en adolescentes en el contexto escolarEfeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolarNursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services.Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar.Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental EscolarObjetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes do contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa por meio de uma avaliação pré e pós-teste desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos de coleta de dados foram: Caracterização dos Participantes, Classificação Econômica e Triagem de Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil. A tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil foi aplicada pré e pós-intervenção. No total, cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa foram realizadas semanalmente na escola. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variância e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes apresentaram sintomas de ansiedade. As meninas tiveram escores de ansiedade mais altos e eram mais prováveis ​​(Razão de chances : 9,8) para desenvolver sintomas de ansiedade do que meninos. Os escores de ansiedade tiveram uma redução significativa após cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa para a amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e para os adolescentes com pontuação acima do ponto de corte (média pré-intervenção: 56,6 ; média pós-intervenção: 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na redução dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizada pelo enfermeiro para prevenir adolescentes com transtornos psicoemocionais.Objetivo: Avaliar o efeito de la Terapia Comunitaria Integradora sobre los síntomas de ansiedad en adolescentes en el contexto escolar. Metodología: Se trata de uma investigação com enfoque metodológico cuantitativo cuasi-experimental del tipo pré e pós-teste, desarrollada con 56 adolescentes escolares. Los instrumentos para la recolección de datos fueron: Caracterización de Participantes, Clasificación Económica y Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders. Se aplicó Tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil antes e depois da intervenção. Se llevaron um cabo um total de cinco sessões de Terapia Comunitaria Integradora semanalmente en la escuela. Para a análise dos dados se utiliza estadística descriptiva, pruebas de asociación, analogisis de varianza y comparación de medias. Resultados: Aproximadamente el 76, 8% dos adolescentes apresentam síntomas de ansiedad. Las niñas tenían puntuaciones de ansiedad más altas y tenían más probabilidades (razón de probabilidades: 9,8) de desarrollar síntomas de ansiedad que los niños. Las puntuaciones de ansiedad tuvieron una reducción diminuir supués de las cinco sesiones de Terapia Comunitaria Integrativa en la muestra total (media preintervención: 48,2; media posintervención: 42,6) y en la muestra de con puntuaciones superiores al punto de corte ( media preintervención: 56,6; promedio posintervención: 49,0). Conclusão: La Terapia Comunitaria Integradora fue una intervención eficaz para disminuir los puntajes de ansiedad, siendo uma importante estrategia de apoyo psicosocial que pueden utilizar las enfermeras para prevenir o sufrimiento psicoemocional de los adolescentes.Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa, quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos para a coleta de dados foram: Caracterização dos participantes, Classificação Econômica e o Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders. O Tela para transtornos emocionais relacionados à ansiedade infantil foi aplicada e pós-intervenção. Realizou-se um total de cinco especializadas de Terapia Comunitária Integrativa semanalmente na escola. Para analisar dos dados, utiliza-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variação e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes adolescentes ansiosos.Odds ratio : 9,8) para desenvolverem sintomas ansiosos do que os meninos. Os escores de ansiedade têm uma redução diminuída após as cinco escolas de Terapia Comunitária Integrativa na amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e na amostra dos adolescentes com escores acima do ponto de corte (média pré-intervenção = 56,6; média pós-intervenção = 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção efetiva na diminuição dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizado pelo enfermeiro na prevenção do sofrimento psicoemocional dos adolescentesResearch, Society and Development2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1298610.33448/rsd-v10i3.12986Research, Society and Development; Vol. 10 No. 3; e5010312986Research, Society and Development; Vol. 10 Núm. 3; e5010312986Research, Society and Development; v. 10 n. 3; e50103129862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986/11717Copyright (c) 2021 Mariane Inaraí Alves; Adriana Olimpia Barbosa Felipe; Vânia Regina Bressan; Zélia Marilda Rodrigues Resck; Denis da Silva Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mariane Inaraí Felipe, Adriana Olimpia BarbosaBressan, Vânia Regina Resck, Zélia Marilda RodriguesMoreira, Denis da Silva2021-03-28T12:03:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12986Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:34:25.134422Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
Efecto de la Terapia Comunitaria Integradora sobre los síntomas de ansiedad en adolescentes en el contexto escolar
Efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolar
title Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
spellingShingle Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
Alves, Mariane Inaraí
Nursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services.
Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar.
Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental Escolar
title_short Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
title_full Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
title_fullStr Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
title_full_unstemmed Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
title_sort Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
author Alves, Mariane Inaraí
author_facet Alves, Mariane Inaraí
Felipe, Adriana Olimpia Barbosa
Bressan, Vânia Regina
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Moreira, Denis da Silva
author_role author
author2 Felipe, Adriana Olimpia Barbosa
Bressan, Vânia Regina
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Moreira, Denis da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariane Inaraí
Felipe, Adriana Olimpia Barbosa
Bressan, Vânia Regina
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Moreira, Denis da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services.
Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar.
Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental Escolar
topic Nursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services.
Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar.
Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental Escolar
description Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes do contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa por meio de uma avaliação pré e pós-teste desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos de coleta de dados foram: Caracterização dos Participantes, Classificação Econômica e Triagem de Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil. A tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil foi aplicada pré e pós-intervenção. No total, cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa foram realizadas semanalmente na escola. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variância e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes apresentaram sintomas de ansiedade. As meninas tiveram escores de ansiedade mais altos e eram mais prováveis ​​(Razão de chances : 9,8) para desenvolver sintomas de ansiedade do que meninos. Os escores de ansiedade tiveram uma redução significativa após cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa para a amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e para os adolescentes com pontuação acima do ponto de corte (média pré-intervenção: 56,6 ; média pós-intervenção: 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na redução dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizada pelo enfermeiro para prevenir adolescentes com transtornos psicoemocionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986
10.33448/rsd-v10i3.12986
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v10i3.12986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986/11717
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 10 No. 3; e5010312986
Research, Society and Development; Vol. 10 Núm. 3; e5010312986
Research, Society and Development; v. 10 n. 3; e5010312986
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052671596691456