Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes do contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa por meio de uma avaliação pré e pós-teste desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos de coleta de dados foram: Caracterização dos Participantes, Classificação Econômica e Triagem de Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil. A tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil foi aplicada pré e pós-intervenção. No total, cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa foram realizadas semanalmente na escola. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variância e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes apresentaram sintomas de ansiedade. As meninas tiveram escores de ansiedade mais altos e eram mais prováveis (Razão de chances : 9,8) para desenvolver sintomas de ansiedade do que meninos. Os escores de ansiedade tiveram uma redução significativa após cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa para a amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e para os adolescentes com pontuação acima do ponto de corte (média pré-intervenção: 56,6 ; média pós-intervenção: 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na redução dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizada pelo enfermeiro para prevenir adolescentes com transtornos psicoemocionais. |
id |
UNIFEI_e5118d6848d49b657b452e6a7004e2b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12986 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school contextEfecto de la Terapia Comunitaria Integradora sobre los síntomas de ansiedad en adolescentes en el contexto escolarEfeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolarNursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services.Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar.Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental EscolarObjetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes do contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa por meio de uma avaliação pré e pós-teste desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos de coleta de dados foram: Caracterização dos Participantes, Classificação Econômica e Triagem de Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil. A tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil foi aplicada pré e pós-intervenção. No total, cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa foram realizadas semanalmente na escola. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variância e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes apresentaram sintomas de ansiedade. As meninas tiveram escores de ansiedade mais altos e eram mais prováveis (Razão de chances : 9,8) para desenvolver sintomas de ansiedade do que meninos. Os escores de ansiedade tiveram uma redução significativa após cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa para a amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e para os adolescentes com pontuação acima do ponto de corte (média pré-intervenção: 56,6 ; média pós-intervenção: 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na redução dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizada pelo enfermeiro para prevenir adolescentes com transtornos psicoemocionais.Objetivo: Avaliar o efeito de la Terapia Comunitaria Integradora sobre los síntomas de ansiedad en adolescentes en el contexto escolar. Metodología: Se trata de uma investigação com enfoque metodológico cuantitativo cuasi-experimental del tipo pré e pós-teste, desarrollada con 56 adolescentes escolares. Los instrumentos para la recolección de datos fueron: Caracterización de Participantes, Clasificación Económica y Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders. Se aplicó Tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil antes e depois da intervenção. Se llevaron um cabo um total de cinco sessões de Terapia Comunitaria Integradora semanalmente en la escuela. Para a análise dos dados se utiliza estadística descriptiva, pruebas de asociación, analogisis de varianza y comparación de medias. Resultados: Aproximadamente el 76, 8% dos adolescentes apresentam síntomas de ansiedad. Las niñas tenían puntuaciones de ansiedad más altas y tenían más probabilidades (razón de probabilidades: 9,8) de desarrollar síntomas de ansiedad que los niños. Las puntuaciones de ansiedad tuvieron una reducción diminuir supués de las cinco sesiones de Terapia Comunitaria Integrativa en la muestra total (media preintervención: 48,2; media posintervención: 42,6) y en la muestra de con puntuaciones superiores al punto de corte ( media preintervención: 56,6; promedio posintervención: 49,0). Conclusão: La Terapia Comunitaria Integradora fue una intervención eficaz para disminuir los puntajes de ansiedad, siendo uma importante estrategia de apoyo psicosocial que pueden utilizar las enfermeras para prevenir o sufrimiento psicoemocional de los adolescentes.Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa, quase experimental do tipo pré e pós-teste, desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos para a coleta de dados foram: Caracterização dos participantes, Classificação Econômica e o Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders. O Tela para transtornos emocionais relacionados à ansiedade infantil foi aplicada e pós-intervenção. Realizou-se um total de cinco especializadas de Terapia Comunitária Integrativa semanalmente na escola. Para analisar dos dados, utiliza-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variação e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes adolescentes ansiosos.Odds ratio : 9,8) para desenvolverem sintomas ansiosos do que os meninos. Os escores de ansiedade têm uma redução diminuída após as cinco escolas de Terapia Comunitária Integrativa na amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e na amostra dos adolescentes com escores acima do ponto de corte (média pré-intervenção = 56,6; média pós-intervenção = 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção efetiva na diminuição dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizado pelo enfermeiro na prevenção do sofrimento psicoemocional dos adolescentesResearch, Society and Development2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1298610.33448/rsd-v10i3.12986Research, Society and Development; Vol. 10 No. 3; e5010312986Research, Society and Development; Vol. 10 Núm. 3; e5010312986Research, Society and Development; v. 10 n. 3; e50103129862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986/11717Copyright (c) 2021 Mariane Inaraí Alves; Adriana Olimpia Barbosa Felipe; Vânia Regina Bressan; Zélia Marilda Rodrigues Resck; Denis da Silva Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Mariane Inaraí Felipe, Adriana Olimpia BarbosaBressan, Vânia Regina Resck, Zélia Marilda RodriguesMoreira, Denis da Silva2021-03-28T12:03:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12986Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:34:25.134422Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context Efecto de la Terapia Comunitaria Integradora sobre los síntomas de ansiedad en adolescentes en el contexto escolar Efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes no contexto escolar |
title |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context |
spellingShingle |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context Alves, Mariane Inaraí Nursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services. Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar. Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental Escolar |
title_short |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context |
title_full |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context |
title_fullStr |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context |
title_full_unstemmed |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context |
title_sort |
Effect of Integrative Community Therapy on anxiety symptoms in adolescents in the school context |
author |
Alves, Mariane Inaraí |
author_facet |
Alves, Mariane Inaraí Felipe, Adriana Olimpia Barbosa Bressan, Vânia Regina Resck, Zélia Marilda Rodrigues Moreira, Denis da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Felipe, Adriana Olimpia Barbosa Bressan, Vânia Regina Resck, Zélia Marilda Rodrigues Moreira, Denis da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariane Inaraí Felipe, Adriana Olimpia Barbosa Bressan, Vânia Regina Resck, Zélia Marilda Rodrigues Moreira, Denis da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services. Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar. Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental Escolar |
topic |
Nursing; Complementary Therapies; Adolescent; Anxiety; Mental Health; School Mental Health Services. Enfermería; Terapias Complementarias; Adolescente; Ansiedad; Salud Mental; Servicios de Salud Mental Escolar. Enfermagem; Terapias Complementares; Adolescente; Ansiedade; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental Escolar |
description |
Objetivo: Avaliar o efeito da Terapia Comunitária Integrativa sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes do contexto escolar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa por meio de uma avaliação pré e pós-teste desenvolvida com 56 adolescentes escolares. Os instrumentos de coleta de dados foram: Caracterização dos Participantes, Classificação Econômica e Triagem de Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil. A tela para Transtornos Emocionais Relacionados à Ansiedade Infantil foi aplicada pré e pós-intervenção. No total, cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa foram realizadas semanalmente na escola. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva, testes de associação, análise de variância e comparação de médias. Resultados: Cerca de 76,8% dos adolescentes apresentaram sintomas de ansiedade. As meninas tiveram escores de ansiedade mais altos e eram mais prováveis (Razão de chances : 9,8) para desenvolver sintomas de ansiedade do que meninos. Os escores de ansiedade tiveram uma redução significativa após cinco sessões de Terapia Comunitária Integrativa para a amostra total (média pré-intervenção: 48,2; média pós-intervenção: 42,6) e para os adolescentes com pontuação acima do ponto de corte (média pré-intervenção: 56,6 ; média pós-intervenção: 49,0). Conclusão: A Terapia Comunitária Integrativa foi uma intervenção eficaz na redução dos escores de ansiedade, sendo uma importante estratégia de apoio psicossocial que pode ser utilizada pelo enfermeiro para prevenir adolescentes com transtornos psicoemocionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986 10.33448/rsd-v10i3.12986 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v10i3.12986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12986/11717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 10 No. 3; e5010312986 Research, Society and Development; Vol. 10 Núm. 3; e5010312986 Research, Society and Development; v. 10 n. 3; e5010312986 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052671596691456 |