A ambivalência do ambiente virtual, espaço para educar ou discriminar?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45461 |
Resumo: | As tecnologias digitais estão tão próximas de nós, do cotidiano que já se naturalizou. Vivemos conectados às redes sociais com a virtualização das informações instantâneas. Elas têm desempenhado importante papel no processo de ensino aprendizagem, sobretudo, no contexto pandêmico, todavia, tem o seu lado nefasto ao se constituir meio de disseminação de discursos que promovem racismo e discriminação social. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise crítica acerca das tecnologias digitais-redes sociais e sua relação com discursos de ódio e discriminação racial. A abordagem da pesquisa é quantitativa. No percurso metodológico foi realizado um levantamento de literatura de forma exploratória em bancos de dados: Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE), SciELO, Web of Science e Google Acadêmico utilizando os descritores: “Racismo”, “Étnico-Racial”, “Educação”, “Redes Sociais”, “Preconceito”, “Viés Algorítmico”. Analisou-se o período de 2019 a 2023. Os resultados indicaram que apesar das vantagens em comunicação e expanção educacional, elas vêm sendo utilizadas para a disseminação de Fake News, de discursos de ódio direcionados a raça, religião, gênero, orientação sexual e incitação de violência física e emocional, demonstrando seu mau uso. Portanto, é crucial debater e buscar formas de assegurar que a ética, democracia e segurança sejam cumpridas, inclusive com dispositivos legais como a Lei nº 7.716/1989 relacionada a crimes de preconceito racial e Lei nº 12.965/2014 que estabelecem direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. |
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A ambivalência do ambiente virtual, espaço para educar ou discriminar?The ambivalence of the virtual environment, space to educate or discriminate?La ambivalencia del entorno virtual, ¿espacio para educar o discriminar?EducationTeachingSocial mediaRacismLegislation.EducaciónEnseñanzaRedes socialesRacismoLegislación.EducaçãoEnsinoMídias sociaisRacismoRedes sociaisLegislação.As tecnologias digitais estão tão próximas de nós, do cotidiano que já se naturalizou. Vivemos conectados às redes sociais com a virtualização das informações instantâneas. Elas têm desempenhado importante papel no processo de ensino aprendizagem, sobretudo, no contexto pandêmico, todavia, tem o seu lado nefasto ao se constituir meio de disseminação de discursos que promovem racismo e discriminação social. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise crítica acerca das tecnologias digitais-redes sociais e sua relação com discursos de ódio e discriminação racial. A abordagem da pesquisa é quantitativa. No percurso metodológico foi realizado um levantamento de literatura de forma exploratória em bancos de dados: Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE), SciELO, Web of Science e Google Acadêmico utilizando os descritores: “Racismo”, “Étnico-Racial”, “Educação”, “Redes Sociais”, “Preconceito”, “Viés Algorítmico”. Analisou-se o período de 2019 a 2023. Os resultados indicaram que apesar das vantagens em comunicação e expanção educacional, elas vêm sendo utilizadas para a disseminação de Fake News, de discursos de ódio direcionados a raça, religião, gênero, orientação sexual e incitação de violência física e emocional, demonstrando seu mau uso. Portanto, é crucial debater e buscar formas de assegurar que a ética, democracia e segurança sejam cumpridas, inclusive com dispositivos legais como a Lei nº 7.716/1989 relacionada a crimes de preconceito racial e Lei nº 12.965/2014 que estabelecem direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.Las tecnologías digitales están tan cerca de nosotros, de la vida cotidiana, que se han naturalizado. Vivimos conectados a las redes sociales con la virtualización de la información instantánea. Han jugado un papel importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje, especialmente en el contexto de pandemia, sin embargo, tienen su lado dañino al constituir un medio de difusión de discursos que promueven el racismo y la discriminación social. El objetivo de este trabajo fue realizar un análisis crítico de las tecnologías digitales-redes sociales y su relación con el discurso de odio y la discriminación racial. El enfoque de la investigación es cuantitativo. En el recorrido metodológico se realizó un levantamiento exploratorio de literatura en las bases de datos: Sistema de Publicación Electrónica de Tesis y Disertaciones (TEDE), SciELO, Web of Science y Google Scholar utilizando los descriptores: “Racismo”, “Étnico-Racial”, “Educación”. ”, “Redes Sociales”, “Prejuicio”, “Sesgo Algorítmico”. Se analizó el periodo de 2019 a 2023. Los resultados indicaron que a pesar de las ventajas en comunicación y expansión educativa, han sido utilizadas para difundir Fake News, discursos de odio dirigidos a raza, religión, género, orientación sexual e incitación a la violencia física y emocional. , demostrando su mal uso. Por lo tanto, es fundamental debatir y buscar formas de garantizar que se cumplan la ética, la democracia y la seguridad, incluidas disposiciones legales como la Ley N° 7.716/1989 relacionada con los delitos de prejuicio racial y la Ley N° 12.965/2014 que establece derechos y obligaciones para el uso de Internet en Brasil.Digital technologies are so close to us, to everyday life that they have become naturalized. We live connected to social networks with the virtualization of instant information. They have played an important role in the teaching-learning process, especially in the pandemic context, however, they have their harmful side as they constitute a means of disseminating speeches that promote racism and social discrimination. The objective of this work was to carry out a critical analysis of digital technologies-social networks and their relationship with hate speech and racial discrimination. The research approach is quantitative. In the methodological path, an exploratory literature survey was carried out in databases: Electronic Publication System for Theses and Dissertations (TEDE), SciELO, Web of Science and Google Scholar using the descriptors: “Racism”, “Ethnic-Racial” , “Education”, “Social Networks”, “Prejudice”, “Algorithmic Bias”. The period from 2019 to 2023 was analyzed. The results indicated that despite the advantages in communication and educational expansion, they have been used to disseminate Fake News, hate speeches aimed at race, religion, gender, sexual orientation and incitement of physical and emotional violence, demonstrating its misuse. Therefore, it is crucial to debate and seek ways to ensure that ethics, democracy and security are complied with, including legal provisions such as Law No. 7,716/1989 related to crimes of racial prejudice and Law No. 12,965/2014 that establish rights and duties for the internet use in Brazil.Research, Society and Development2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4546110.33448/rsd-v13i4.45461Research, Society and Development; Vol. 13 No. 4; e2313445461Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 4; e2313445461Research, Society and Development; v. 13 n. 4; e23134454612525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45461/36239Copyright (c) 2024 Juliana Noronha Fonseca; Weslley Carvalho Lima; Felipe Barros Lima; Cynthia Lohanne Lima de Sousa; Sandra Maria Barros Alves; Neusani Oliveira Ives Felixhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Juliana Noronha Lima, Weslley Carvalho Lima, Felipe Barros Sousa, Cynthia Lohanne Lima de Alves, Sandra Maria Barros Felix, Neusani Oliveira Ives 2024-04-04T18:36:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45461Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:37Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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