Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36853 |
Resumo: | Este trabalho se constitui como um dos elementos da pesquisa de doutorado sob o título “A aula como questão e problema: experimentações e críticas”, onde tem por objetivo explicitar o processo de constituição e consolidação do conceito de aula ao longo do tempo. Esta investigação considera elementos da pesquisa qualitativa e quantitativa, numa perspectiva de complementariedade. De forma particular se configura a partir de elementos da pesquisa bibliográfica. Vale ressaltar que uma das fontes de dados, dessa investigação foi a entrevista com professores. Entendemos que quando pensamos nos processos educacionais, percebemos uma convergência para o que chamamos de aula. Por esse motivo entendemos ser necessário discutir tal conceito de forma mais aprofundada, bem como, sua constituição histórica e suas implicações para nossa atualidade. Ao longo deste trabalho, olhamos para a cultura grega, e buscamos a origem da palavra aula, seus desdobramentos e implicações para a constituição do conceito na atualidade. Ao analisarmos os dados coletados por meio das entrevistas com os 16 professores, percebemos que, quando se pensa o conceito de aula, temos a inclinação de pensar tal conceito com os significados de ensino e aprendizagem. |
id |
UNIFEI_ef402778577023a224a2991340fdf18d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36853 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griegaDo pátio à aula: experimentações para se pensar o conceito de aula a partir da cultura gregaFrom the patio to the classroom: experiments to think about the concept of class from the Greek cultureAulaGregoEnsinoAprendizagem.ClassroomGreekTeachingLearning.Este trabalho se constitui como um dos elementos da pesquisa de doutorado sob o título “A aula como questão e problema: experimentações e críticas”, onde tem por objetivo explicitar o processo de constituição e consolidação do conceito de aula ao longo do tempo. Esta investigação considera elementos da pesquisa qualitativa e quantitativa, numa perspectiva de complementariedade. De forma particular se configura a partir de elementos da pesquisa bibliográfica. Vale ressaltar que uma das fontes de dados, dessa investigação foi a entrevista com professores. Entendemos que quando pensamos nos processos educacionais, percebemos uma convergência para o que chamamos de aula. Por esse motivo entendemos ser necessário discutir tal conceito de forma mais aprofundada, bem como, sua constituição histórica e suas implicações para nossa atualidade. Ao longo deste trabalho, olhamos para a cultura grega, e buscamos a origem da palavra aula, seus desdobramentos e implicações para a constituição do conceito na atualidade. Ao analisarmos os dados coletados por meio das entrevistas com os 16 professores, percebemos que, quando se pensa o conceito de aula, temos a inclinação de pensar tal conceito com os significados de ensino e aprendizagem.This research constitutes one of the elements of the doctoral research under the title "The class as a question and problem: experimentation and criticism", which aims to explain the process of constitution and consolidation of the concept of class over time. This investigation considers elements of qualitative and quantitative research, in a perspective of complementarity. In particular, it is configured from elements of bibliographic. It is worth mentioning that one of the data sources of this investigation was the interview with teachers. We understand that when we think about educational processes, we perceive a convergence towards what we call class. For this reason, we believe it is necessary to discuss this concept in more depth, as well as its historical constitution and its implications for our present time. Throughout this work, we look at Greek culture, and seek the origin of the word class, its unfolding and implications for the constitution of the concept today. When analyzing the data collected through interviews with the 16 teachers, we realized that, when thinking about the concept of class, we tend to think of this concept with the meanings of teaching and learning.Este trabajo constituye uno de los elementos de la investigación doctoral bajo el título “La clase como cuestión y problema: experimentación y crítica”, que pretende explicar el proceso de constitución y consolidación del concepto de clase a lo largo del tiempo. Esta investigación considera elementos de investigación cualitativa y cuantitativa, en una perspectiva de complementariedad. En particular, se configura a partir de elementos de investigación bibliográfica. Cabe mencionar que una de las fuentes de datos de esta investigación fue la entrevista a docentes. Entendemos que cuando pensamos en los procesos educativos, percibimos una convergencia hacia lo que llamamos clase. Por ello, creemos necesario profundizar en este concepto, así como en su constitución histórica y sus implicaciones para nuestro presente. A lo largo de este trabajo, nos fijamos en la cultura griega y buscamos el origen de la palabra clase, su desarrollo e implicaciones para la constitución del concepto en la actualidad. Al analizar los datos recogidos a través de entrevistas con los 16 profesores, nos percatamos que, al pensar en el concepto de clase, tendemos a pensar en este concepto con los significados de enseñar y aprender.Research, Society and Development2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3685310.33448/rsd-v11i15.36853Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e29111536853Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e29111536853Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e291115368532525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36853/30738Copyright (c) 2022 Gilcimar Bermond Ruezzene; Silas Borges Monteirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRuezzene, Gilcimar Bermond Monteiro, Silas Borges2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36853Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:15.714169Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega Do pátio à aula: experimentações para se pensar o conceito de aula a partir da cultura grega From the patio to the classroom: experiments to think about the concept of class from the Greek culture |
title |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega |
spellingShingle |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega Ruezzene, Gilcimar Bermond Aula Grego Ensino Aprendizagem. Classroom Greek Teaching Learning. |
title_short |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega |
title_full |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega |
title_fullStr |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega |
title_full_unstemmed |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega |
title_sort |
Del patio al aula: experimentos para pensar el concepto de clase desde la cultura griega |
author |
Ruezzene, Gilcimar Bermond |
author_facet |
Ruezzene, Gilcimar Bermond Monteiro, Silas Borges |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Silas Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruezzene, Gilcimar Bermond Monteiro, Silas Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula Grego Ensino Aprendizagem. Classroom Greek Teaching Learning. |
topic |
Aula Grego Ensino Aprendizagem. Classroom Greek Teaching Learning. |
description |
Este trabalho se constitui como um dos elementos da pesquisa de doutorado sob o título “A aula como questão e problema: experimentações e críticas”, onde tem por objetivo explicitar o processo de constituição e consolidação do conceito de aula ao longo do tempo. Esta investigação considera elementos da pesquisa qualitativa e quantitativa, numa perspectiva de complementariedade. De forma particular se configura a partir de elementos da pesquisa bibliográfica. Vale ressaltar que uma das fontes de dados, dessa investigação foi a entrevista com professores. Entendemos que quando pensamos nos processos educacionais, percebemos uma convergência para o que chamamos de aula. Por esse motivo entendemos ser necessário discutir tal conceito de forma mais aprofundada, bem como, sua constituição histórica e suas implicações para nossa atualidade. Ao longo deste trabalho, olhamos para a cultura grega, e buscamos a origem da palavra aula, seus desdobramentos e implicações para a constituição do conceito na atualidade. Ao analisarmos os dados coletados por meio das entrevistas com os 16 professores, percebemos que, quando se pensa o conceito de aula, temos a inclinação de pensar tal conceito com os significados de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36853 10.33448/rsd-v11i15.36853 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36853 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.36853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36853/30738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gilcimar Bermond Ruezzene; Silas Borges Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Gilcimar Bermond Ruezzene; Silas Borges Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e29111536853 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e29111536853 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e29111536853 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052837926010880 |