Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Lady Anny Araújo do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barros, Romariz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41804
Resumo: Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar atraso no desenvolvimento do repertório verbal, como nas respostas ecoicas. É comum na prática fonoaudiológica o uso de pistas multissensoriais para estabelecer e refinar o repertório ecoico. Devido ao contexto de Pandemia da COVID-19 em 2021, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) determinou o uso de máscara cirúrgica ou N95 durante o atendimento ao paciente, sendo desencorajado o uso de máscaras transparentes. Nesse contexto, para mostrar ao paciente um modelo vocal visual a ser reproduzido, o CFFa orientou ao fonoaudiólogo utilizar gravações em vídeo ilustrativas de modelos vocais. Visto que existe um déficit de conhecimento empírico relacionado a essa recomendação, o presente estudo buscou verificar se pistas visuais multissensoriais apresentadas por meio de vídeos seriam eficazes para atingir acurácia de fala de respostas ecoicas em indivíduos com TEA. Participaram três crianças com diagnóstico de TEA e Apraxia de Fala na Infância. Após a obtenção dos dados de controle com cada participante (em um desenho experimental de sujeito único com sondas múltiplas), o tratamento foi implementado com a introdução da videomodelação vocal. Os dados relatados mostram que apenas um participante conseguiu atingir a precisão de desempenho programada. O presente estudo, portanto, não confirmou a eficácia do procedimento e apontou a necessidade de pesquisas empíricas adicionais para aprimorar o uso de técnicas de videomodelação para ensinar comportamento ecoico para essa população. Um ponto de partida para estudos de tais variáveis de procedimento no ensino de repertório ecoico via videomodelação é fornecido aqui.
id UNIFEI_efa9c98e2a9c3a112ead637c1e183b3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41804
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)Exploring vocal videomodeling to teach echoic behavior to children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD)Explorando modelos vocales en video para enseñar comportamiento ecoico a niños diagnosticados con Trastorno del Espectro Autista (TEA) Comportamento verbalFonoaudiologiaAutismoTranstorno da produção dos sons da fala.Verbal behaviorSpeech, language and hearing sciencesAutismSpeech sound disorders.Comportamiento verbalFonoaudiologíaAutismoTrastorno de producción de sonido del habla.Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar atraso no desenvolvimento do repertório verbal, como nas respostas ecoicas. É comum na prática fonoaudiológica o uso de pistas multissensoriais para estabelecer e refinar o repertório ecoico. Devido ao contexto de Pandemia da COVID-19 em 2021, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) determinou o uso de máscara cirúrgica ou N95 durante o atendimento ao paciente, sendo desencorajado o uso de máscaras transparentes. Nesse contexto, para mostrar ao paciente um modelo vocal visual a ser reproduzido, o CFFa orientou ao fonoaudiólogo utilizar gravações em vídeo ilustrativas de modelos vocais. Visto que existe um déficit de conhecimento empírico relacionado a essa recomendação, o presente estudo buscou verificar se pistas visuais multissensoriais apresentadas por meio de vídeos seriam eficazes para atingir acurácia de fala de respostas ecoicas em indivíduos com TEA. Participaram três crianças com diagnóstico de TEA e Apraxia de Fala na Infância. Após a obtenção dos dados de controle com cada participante (em um desenho experimental de sujeito único com sondas múltiplas), o tratamento foi implementado com a introdução da videomodelação vocal. Os dados relatados mostram que apenas um participante conseguiu atingir a precisão de desempenho programada. O presente estudo, portanto, não confirmou a eficácia do procedimento e apontou a necessidade de pesquisas empíricas adicionais para aprimorar o uso de técnicas de videomodelação para ensinar comportamento ecoico para essa população. Um ponto de partida para estudos de tais variáveis de procedimento no ensino de repertório ecoico via videomodelação é fornecido aqui.Individuals diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) may have a delay in the development of verbal repertoire, such as echoic responses. It is common in speech therapist practice to use multisensory cues to establish and refine echoic repertoire. Due to the context of COVID-19 Pandemic in 2021, the Federal Council of Speech Therapy (CFFa) determined the use of surgical mask or N95 while delivering patient care, and the use of transparent masks was discouraged. In this context, in order to show the patient a visual vocal model that he or she needs to reproduce, the CFFa advised speech therapists to use illustrative video recordings of vocal models. Since there is a deficit of empirical knowledge related to this recommendation, the current study sought to verify whether visual multisensory cues presented through videos would be effective in speech accuracy of echoic responses in individuals with ASD. Three children diagnosed with ASD and Childhood Apraxia of Speech participated. After obtaining control data with each participant (in a single subject, multiple probe experimental design), the treatment was implemented with the introduction of the vocal video modelling. The data reported show thar only one participant was able to reach the programmed performance accuracy. This study did not confirm the effectiveness of the procedure and point out the need for additional empirical research to improve the use of video modelling techniques to teach echoic behavior with this population. A starting point for studies of procedural variables in teaching echoic repertoire via videomodelling is provided here.Las personas diagnosticadas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) pueden presentar retraso en el desarrollo del repertorio verbal, como en las respuestas ecoicas. Es común en la práctica de la terapia del habla usar señales multisensoriales para establecer y refinar el repertorio ecoico. Debido al contexto de la Pandemia del COVID-19 en 2021, el Consejo Federal de Fonoaudiología (CFFa) determinó el uso de mascarilla quirúrgica o N95 durante la atención al paciente, desaconsejándose el uso de mascarillas transparentes. En este contexto, para mostrarle al paciente un modelo vocal visual para ser reproducido, la CFFa instruyó al logopeda para utilizar grabaciones de video que ilustran modelos vocales. Dado que existe un déficit de conocimiento empírico relacionado con esta recomendación, el presente estudio buscó verificar si las señales visuales multisensoriales presentadas a través de videos serían efectivas para lograr la precisión del habla de las respuestas ecoicas en personas con TEA. Participaron tres niños diagnosticados con TEA y Apraxia del Habla en la Infancia. Después de obtener datos de control con cada participante (en un diseño experimental de un solo sujeto con múltiples sondas), el tratamiento se implementó con la introducción del modelado de video vocal. Los datos informados muestran que solo un participante pudo lograr la precisión de rendimiento programada. El presente estudio, por lo tanto, no confirmó la efectividad del procedimiento y señaló la necesidad de investigación empírica adicional para mejorar el uso de técnicas de modelado de video para enseñar el comportamiento ecoico para esta población. Aquí se proporciona un punto de partida para los estudios de tales variables de procedimiento en la enseñanza del repertorio ecoico a través del modelado de video.Research, Society and Development2023-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4180410.33448/rsd-v12i5.41804Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e24812541804Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e24812541804Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e248125418042525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41804/33904Copyright (c) 2023 Lady Anny Araújo do Espírito Santo; Romariz da Silva Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEspírito Santo, Lady Anny Araújo do Barros, Romariz da Silva 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41804Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Exploring vocal videomodeling to teach echoic behavior to children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Explorando modelos vocales en video para enseñar comportamiento ecoico a niños diagnosticados con Trastorno del Espectro Autista (TEA)
title Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
spellingShingle Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Espírito Santo, Lady Anny Araújo do
Comportamento verbal
Fonoaudiologia
Autismo
Transtorno da produção dos sons da fala.
Verbal behavior
Speech, language and hearing sciences
Autism
Speech sound disorders.
Comportamiento verbal
Fonoaudiología
Autismo
Trastorno de producción de sonido del habla.
title_short Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_fullStr Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full_unstemmed Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_sort Explorando a videomodelação vocal para ensino de comportamento ecoico a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
author Espírito Santo, Lady Anny Araújo do
author_facet Espírito Santo, Lady Anny Araújo do
Barros, Romariz da Silva
author_role author
author2 Barros, Romariz da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Lady Anny Araújo do
Barros, Romariz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento verbal
Fonoaudiologia
Autismo
Transtorno da produção dos sons da fala.
Verbal behavior
Speech, language and hearing sciences
Autism
Speech sound disorders.
Comportamiento verbal
Fonoaudiología
Autismo
Trastorno de producción de sonido del habla.
topic Comportamento verbal
Fonoaudiologia
Autismo
Transtorno da produção dos sons da fala.
Verbal behavior
Speech, language and hearing sciences
Autism
Speech sound disorders.
Comportamiento verbal
Fonoaudiología
Autismo
Trastorno de producción de sonido del habla.
description Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar atraso no desenvolvimento do repertório verbal, como nas respostas ecoicas. É comum na prática fonoaudiológica o uso de pistas multissensoriais para estabelecer e refinar o repertório ecoico. Devido ao contexto de Pandemia da COVID-19 em 2021, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) determinou o uso de máscara cirúrgica ou N95 durante o atendimento ao paciente, sendo desencorajado o uso de máscaras transparentes. Nesse contexto, para mostrar ao paciente um modelo vocal visual a ser reproduzido, o CFFa orientou ao fonoaudiólogo utilizar gravações em vídeo ilustrativas de modelos vocais. Visto que existe um déficit de conhecimento empírico relacionado a essa recomendação, o presente estudo buscou verificar se pistas visuais multissensoriais apresentadas por meio de vídeos seriam eficazes para atingir acurácia de fala de respostas ecoicas em indivíduos com TEA. Participaram três crianças com diagnóstico de TEA e Apraxia de Fala na Infância. Após a obtenção dos dados de controle com cada participante (em um desenho experimental de sujeito único com sondas múltiplas), o tratamento foi implementado com a introdução da videomodelação vocal. Os dados relatados mostram que apenas um participante conseguiu atingir a precisão de desempenho programada. O presente estudo, portanto, não confirmou a eficácia do procedimento e apontou a necessidade de pesquisas empíricas adicionais para aprimorar o uso de técnicas de videomodelação para ensinar comportamento ecoico para essa população. Um ponto de partida para estudos de tais variáveis de procedimento no ensino de repertório ecoico via videomodelação é fornecido aqui.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41804
10.33448/rsd-v12i5.41804
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41804
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i5.41804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41804/33904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lady Anny Araújo do Espírito Santo; Romariz da Silva Barros
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lady Anny Araújo do Espírito Santo; Romariz da Silva Barros
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e24812541804
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e24812541804
Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e24812541804
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052624904650752