Desempenho cognitivo de idosos com perda auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Everton Adriano de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Israel Bispo dos, Marques, Carolina Lamonica Batista, Hamdan, Amer Cavalheiro, Guarinello, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42708
Resumo: A literatura internacional, nos últimos anos, vem demonstrando que existe uma relação entre as perdas auditivas e o desempenho cognitivo de idosos. Com o objetivo de analisar o desempenho cognitivo de idosos com perda auditiva, usuários ou não de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) a presente pesquisa obteve oitenta participantes, idosos diagnosticados com perda auditiva e problemas socioeconômicos. Esse é um estudo quantitativo, transversal e observacional, com aplicação dos instrumentos: 1) questionário de caracterização sociodemográfica; 2) Montreal Cognitive Assessment. A análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva e, para comparação de médias, o t de Student; para correlação das variáveis, o teste de Coeficiente de Correlação de Pearson e, para comparação das proporções das variáveis, o teste Qui-quadrado de Pearson. Os resultados evidenciaram que idosos com perda auditiva, usuários de AASI e com maior nível de instrução tiveram melhor desempenho no teste cognitivo. Os achados da pesquisa podem auxiliar profissionais da saúde no acompanhamento de idosos com perda auditiva.
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spelling Desempenho cognitivo de idosos com perda auditiva Cognitive performance in elderly people with hearing loss Rendimiento cognitivo de las personas mayores con pérdida auditiva Cognitive dysfunctionAgingHearing loss.Declínio cognitivoEnvelhecimentoPerda auditiva.Disfunción cognitivaEnvejecimientoPérdida auditiva.A literatura internacional, nos últimos anos, vem demonstrando que existe uma relação entre as perdas auditivas e o desempenho cognitivo de idosos. Com o objetivo de analisar o desempenho cognitivo de idosos com perda auditiva, usuários ou não de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) a presente pesquisa obteve oitenta participantes, idosos diagnosticados com perda auditiva e problemas socioeconômicos. Esse é um estudo quantitativo, transversal e observacional, com aplicação dos instrumentos: 1) questionário de caracterização sociodemográfica; 2) Montreal Cognitive Assessment. A análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva e, para comparação de médias, o t de Student; para correlação das variáveis, o teste de Coeficiente de Correlação de Pearson e, para comparação das proporções das variáveis, o teste Qui-quadrado de Pearson. Os resultados evidenciaram que idosos com perda auditiva, usuários de AASI e com maior nível de instrução tiveram melhor desempenho no teste cognitivo. Os achados da pesquisa podem auxiliar profissionais da saúde no acompanhamento de idosos com perda auditiva.The literature, in recent years, has been demonstrating that there is a relationship between hearing loss and the cognitive performance of the elderly, with cognitive decline. The current paper proposes to analyze the cognitive performance in elderly people with hearing loss, users and non-users of the Hearing Aid (HA). Participated in this survey eighty elderly diagnosed with hearing loss and socioeconomic problems. This study was a quantitative, cross-transversal and observation study. Who were submitted to two assessment instruments: 1) sociodemographic characterization questionnaire; 2) Montreal Cognitive Assessment. For data analysis were used descriptive analysis, additionally Student's T, for correlation of variables, Pearson's Correlation Coefficient test and for comparison of the proportions of variables, Pearson's chi-square test. The results showed that elderly people with hearing loss, users of HA and a higher level of education, had better performance in the cognitive test. The research findings will assist health professionals in the assessment and cognitive monitoring of elderly people with hearing loss, as well as how the use of HA contributes to the positive effects on cognition.                                                                                        La literatura, en los últimos años, viene demostrando que existe una relación entre la hipoacusia y el rendimiento cognitivo del adulto mayor, con el deterioro cognitivo. El presente trabajo propone analizar el desempeño cognitivo en ancianos con pérdida auditiva, usuarios y no usuarios de Audífono (HA). Participaron de esta encuesta ochenta ancianos diagnosticados con hipoacusia y problemas socioeconómicos. Este estudio fue un estudio cuantitativo, transversal y observacional. Quienes fueron sometidos a dos instrumentos de evaluación: 1) cuestionario de caracterización sociodemográfica; 2) Evaluación cognitiva de Montreal. Para el análisis de los datos se utilizó el análisis descriptivo, además de la T de Student, para la correlación de variables, la prueba del Coeficiente de Correlación de Pearson y para la comparación de las proporciones de las variables, la prueba de chi-cuadrado de Pearson. Los resultados mostraron que los ancianos con pérdida auditiva, usuarios de HA y con mayor nivel de instrucción, tuvieron mejor desempeño en la prueba cognitiva. Los resultados de la investigación ayudarán a los profesionales de la salud en la evaluación y el seguimiento cognitivo de las personas mayores con pérdida auditiva, y cómo el uso de HA contribuye a los efectos positivos sobre la cognición pueden ayudar a los profesionales sanitarios en el seguimiento de los ancianos con pérdida de audición.                                                                                        Research, Society and Development2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4270810.33448/rsd-v12i7.42708Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e18412742708Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e18412742708Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e184127427082525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42708/34494Copyright (c) 2023 Everton Adriano de Morais; Israel Bispo dos Santos; Carolina Lamonica Batista Marques; Amer Cavalheiro Hamdan; Ana Cristina Guarinellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Everton Adriano de Santos, Israel Bispo dosMarques, Carolina Lamonica Batista Hamdan, Amer Cavalheiro Guarinello, Ana Cristina 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42708Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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