The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acácio, Mariana da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes, Leite , Régia Maria Batista, Souza, Vanessa Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515
Resumo: Este artigo busca demonstrar de que maneira a utilização de recurso audiovisual pode contribuir com o processo de aprendizagem na graduação em medicina. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em medicina, vinculado ao eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A utilização do recurso audiovisual ocorreu por meio da série televisiva intitulada: Unidade Básica. Foram utilizados dois episódios que serviram de base para a utilização da Metodologia da Problematização teórico-prática das temáticas trabalhadas durante a vivencia do eixo: a territorialização e o trabalho em equipe na Atenção Básica. Os recursos audiovisuais são importantes para o ensino-aprendizagem, por elucidar o conteúdo de forma lúdica e compreensível, permitindo aos discentes associar o conteúdo estudado em sala de aula, com a realidade apresentada na série, criando assim, um raciocínio crítico para lidar com situações que poderão surgir na sua futura prática profissional nas Unidades Básicas de Saúde.
id UNIFEI_f066db6ede7cddbffd14019f2ae50608
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42515
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience reportEl uso de recursos audiovisuales en el proceso de aprendizaje en la graduación de medicina: relato de experiencia A utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em Medicina: um relato de experiência Estudiantes de medicinaEnseñanzaRecursos audiovisualesSistema Único de Salud.Estudantes de medicinaEnsinoRecursos audiovisuaisSistema Único de Saúde.Students medicalTeachingAudiovisual aidsUnified Health System.Este artigo busca demonstrar de que maneira a utilização de recurso audiovisual pode contribuir com o processo de aprendizagem na graduação em medicina. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em medicina, vinculado ao eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A utilização do recurso audiovisual ocorreu por meio da série televisiva intitulada: Unidade Básica. Foram utilizados dois episódios que serviram de base para a utilização da Metodologia da Problematização teórico-prática das temáticas trabalhadas durante a vivencia do eixo: a territorialização e o trabalho em equipe na Atenção Básica. Os recursos audiovisuais são importantes para o ensino-aprendizagem, por elucidar o conteúdo de forma lúdica e compreensível, permitindo aos discentes associar o conteúdo estudado em sala de aula, com a realidade apresentada na série, criando assim, um raciocínio crítico para lidar com situações que poderão surgir na sua futura prática profissional nas Unidades Básicas de Saúde.This article seeks to demonstrate how the use of audiovisual resources can contribute to the learning process in medical graduation. This is an experience report on the use of audiovisual resources in the learning process of medical graduation, linked to the Teaching-Service-Community Integration axis. The use of the audiovisual resource occurred through the television series entitled: Basic Unit. Two episodes were used that served as the basis for using the Methodology of theoretical-practical Problematization of the themes worked on during the experience of the axis: territorialization and teamwork in Primary Care. Audiovisual resources are important for teaching-learning, as they elucidate the content in a playful and understandable way, allowing students to associate the content studied in the classroom with the reality presented in the series, thus creating a critical reasoning to deal with situations that may arise in their future professional practice in Basic Health Units.Este artículo busca demostrar cómo el uso de recursos audiovisuales puede contribuir al proceso de aprendizaje en la graduación de medicina. Se trata de un relato de experiencia sobre el uso de recursos audiovisuales en el proceso de aprendizaje de la graduación médica, vinculado al eje Enseñanza-Servicio-Integración Comunitaria. El uso del recurso audiovisual se dio a través de la serie televisiva titulada: Unidad Básica. Se utilizaron dos episodios que sirvieron de base para el uso de la Metodología de Problematización teórico-práctica de los temas trabajados durante la experiencia del eje: territorialización y trabajo en equipo en la Atención Primaria. Los recursos audiovisuales son importantes para la enseñanza-aprendizaje, ya que dilucidan los contenidos de forma lúdica y comprensible, permitiendo que los alumnos asocien el contenido estudiado en el aula con la realidad presentada en la serie, creando así un razonamiento crítico para afrontar situaciones que pueden surgir en su futuro ejercicio profesional en las Unidades Básicas de Salud.Research, Society and Development2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4251510.33448/rsd-v12i7.42515Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e5712742515Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e5712742515Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e57127425152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515/34352Copyright (c) 2023 Mariana da Silva Acácio; Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Serafim; Régia Maria Batista Leite ; Vanessa Alves de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAcácio, Mariana da Silva Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Leite , Régia Maria Batista Souza, Vanessa Alves de 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42515Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
El uso de recursos audiovisuales en el proceso de aprendizaje en la graduación de medicina: relato de experiencia
A utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em Medicina: um relato de experiência
title The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
spellingShingle The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
Acácio, Mariana da Silva
Estudiantes de medicina
Enseñanza
Recursos audiovisuales
Sistema Único de Salud.
Estudantes de medicina
Ensino
Recursos audiovisuais
Sistema Único de Saúde.
Students medical
Teaching
Audiovisual aids
Unified Health System.
title_short The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
title_full The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
title_fullStr The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
title_full_unstemmed The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
title_sort The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
author Acácio, Mariana da Silva
author_facet Acácio, Mariana da Silva
Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes
Leite , Régia Maria Batista
Souza, Vanessa Alves de
author_role author
author2 Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes
Leite , Régia Maria Batista
Souza, Vanessa Alves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acácio, Mariana da Silva
Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes
Leite , Régia Maria Batista
Souza, Vanessa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudiantes de medicina
Enseñanza
Recursos audiovisuales
Sistema Único de Salud.
Estudantes de medicina
Ensino
Recursos audiovisuais
Sistema Único de Saúde.
Students medical
Teaching
Audiovisual aids
Unified Health System.
topic Estudiantes de medicina
Enseñanza
Recursos audiovisuales
Sistema Único de Salud.
Estudantes de medicina
Ensino
Recursos audiovisuais
Sistema Único de Saúde.
Students medical
Teaching
Audiovisual aids
Unified Health System.
description Este artigo busca demonstrar de que maneira a utilização de recurso audiovisual pode contribuir com o processo de aprendizagem na graduação em medicina. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em medicina, vinculado ao eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A utilização do recurso audiovisual ocorreu por meio da série televisiva intitulada: Unidade Básica. Foram utilizados dois episódios que serviram de base para a utilização da Metodologia da Problematização teórico-prática das temáticas trabalhadas durante a vivencia do eixo: a territorialização e o trabalho em equipe na Atenção Básica. Os recursos audiovisuais são importantes para o ensino-aprendizagem, por elucidar o conteúdo de forma lúdica e compreensível, permitindo aos discentes associar o conteúdo estudado em sala de aula, com a realidade apresentada na série, criando assim, um raciocínio crítico para lidar com situações que poderão surgir na sua futura prática profissional nas Unidades Básicas de Saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515
10.33448/rsd-v12i7.42515
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515/34352
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e5712742515
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e5712742515
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e5712742515
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052627844857856