The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515 |
Resumo: | Este artigo busca demonstrar de que maneira a utilização de recurso audiovisual pode contribuir com o processo de aprendizagem na graduação em medicina. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em medicina, vinculado ao eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A utilização do recurso audiovisual ocorreu por meio da série televisiva intitulada: Unidade Básica. Foram utilizados dois episódios que serviram de base para a utilização da Metodologia da Problematização teórico-prática das temáticas trabalhadas durante a vivencia do eixo: a territorialização e o trabalho em equipe na Atenção Básica. Os recursos audiovisuais são importantes para o ensino-aprendizagem, por elucidar o conteúdo de forma lúdica e compreensível, permitindo aos discentes associar o conteúdo estudado em sala de aula, com a realidade apresentada na série, criando assim, um raciocínio crítico para lidar com situações que poderão surgir na sua futura prática profissional nas Unidades Básicas de Saúde. |
id |
UNIFEI_f066db6ede7cddbffd14019f2ae50608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42515 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience reportEl uso de recursos audiovisuales en el proceso de aprendizaje en la graduación de medicina: relato de experiencia A utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em Medicina: um relato de experiência Estudiantes de medicinaEnseñanzaRecursos audiovisualesSistema Único de Salud.Estudantes de medicinaEnsinoRecursos audiovisuaisSistema Único de Saúde.Students medicalTeachingAudiovisual aidsUnified Health System.Este artigo busca demonstrar de que maneira a utilização de recurso audiovisual pode contribuir com o processo de aprendizagem na graduação em medicina. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em medicina, vinculado ao eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A utilização do recurso audiovisual ocorreu por meio da série televisiva intitulada: Unidade Básica. Foram utilizados dois episódios que serviram de base para a utilização da Metodologia da Problematização teórico-prática das temáticas trabalhadas durante a vivencia do eixo: a territorialização e o trabalho em equipe na Atenção Básica. Os recursos audiovisuais são importantes para o ensino-aprendizagem, por elucidar o conteúdo de forma lúdica e compreensível, permitindo aos discentes associar o conteúdo estudado em sala de aula, com a realidade apresentada na série, criando assim, um raciocínio crítico para lidar com situações que poderão surgir na sua futura prática profissional nas Unidades Básicas de Saúde.This article seeks to demonstrate how the use of audiovisual resources can contribute to the learning process in medical graduation. This is an experience report on the use of audiovisual resources in the learning process of medical graduation, linked to the Teaching-Service-Community Integration axis. The use of the audiovisual resource occurred through the television series entitled: Basic Unit. Two episodes were used that served as the basis for using the Methodology of theoretical-practical Problematization of the themes worked on during the experience of the axis: territorialization and teamwork in Primary Care. Audiovisual resources are important for teaching-learning, as they elucidate the content in a playful and understandable way, allowing students to associate the content studied in the classroom with the reality presented in the series, thus creating a critical reasoning to deal with situations that may arise in their future professional practice in Basic Health Units.Este artículo busca demostrar cómo el uso de recursos audiovisuales puede contribuir al proceso de aprendizaje en la graduación de medicina. Se trata de un relato de experiencia sobre el uso de recursos audiovisuales en el proceso de aprendizaje de la graduación médica, vinculado al eje Enseñanza-Servicio-Integración Comunitaria. El uso del recurso audiovisual se dio a través de la serie televisiva titulada: Unidad Básica. Se utilizaron dos episodios que sirvieron de base para el uso de la Metodología de Problematización teórico-práctica de los temas trabajados durante la experiencia del eje: territorialización y trabajo en equipo en la Atención Primaria. Los recursos audiovisuales son importantes para la enseñanza-aprendizaje, ya que dilucidan los contenidos de forma lúdica y comprensible, permitiendo que los alumnos asocien el contenido estudiado en el aula con la realidad presentada en la serie, creando así un razonamiento crítico para afrontar situaciones que pueden surgir en su futuro ejercicio profesional en las Unidades Básicas de Salud.Research, Society and Development2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4251510.33448/rsd-v12i7.42515Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e5712742515Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e5712742515Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e57127425152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515/34352Copyright (c) 2023 Mariana da Silva Acácio; Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Serafim; Régia Maria Batista Leite ; Vanessa Alves de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAcácio, Mariana da Silva Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Leite , Régia Maria Batista Souza, Vanessa Alves de 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42515Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report El uso de recursos audiovisuales en el proceso de aprendizaje en la graduación de medicina: relato de experiencia A utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em Medicina: um relato de experiência |
title |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report |
spellingShingle |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report Acácio, Mariana da Silva Estudiantes de medicina Enseñanza Recursos audiovisuales Sistema Único de Salud. Estudantes de medicina Ensino Recursos audiovisuais Sistema Único de Saúde. Students medical Teaching Audiovisual aids Unified Health System. |
title_short |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report |
title_full |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report |
title_fullStr |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report |
title_full_unstemmed |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report |
title_sort |
The use of audiovisual resources in the learning process in medical graduation: an experience report |
author |
Acácio, Mariana da Silva |
author_facet |
Acácio, Mariana da Silva Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Leite , Régia Maria Batista Souza, Vanessa Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Leite , Régia Maria Batista Souza, Vanessa Alves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acácio, Mariana da Silva Serafim, Elâne Rafaella Cordeiro Nunes Leite , Régia Maria Batista Souza, Vanessa Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudiantes de medicina Enseñanza Recursos audiovisuales Sistema Único de Salud. Estudantes de medicina Ensino Recursos audiovisuais Sistema Único de Saúde. Students medical Teaching Audiovisual aids Unified Health System. |
topic |
Estudiantes de medicina Enseñanza Recursos audiovisuales Sistema Único de Salud. Estudantes de medicina Ensino Recursos audiovisuais Sistema Único de Saúde. Students medical Teaching Audiovisual aids Unified Health System. |
description |
Este artigo busca demonstrar de que maneira a utilização de recurso audiovisual pode contribuir com o processo de aprendizagem na graduação em medicina. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de recurso audiovisual no processo de aprendizagem na graduação em medicina, vinculado ao eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A utilização do recurso audiovisual ocorreu por meio da série televisiva intitulada: Unidade Básica. Foram utilizados dois episódios que serviram de base para a utilização da Metodologia da Problematização teórico-prática das temáticas trabalhadas durante a vivencia do eixo: a territorialização e o trabalho em equipe na Atenção Básica. Os recursos audiovisuais são importantes para o ensino-aprendizagem, por elucidar o conteúdo de forma lúdica e compreensível, permitindo aos discentes associar o conteúdo estudado em sala de aula, com a realidade apresentada na série, criando assim, um raciocínio crítico para lidar com situações que poderão surgir na sua futura prática profissional nas Unidades Básicas de Saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515 10.33448/rsd-v12i7.42515 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i7.42515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42515/34352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e5712742515 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e5712742515 Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e5712742515 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052627844857856 |