A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Deyse Karoline dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo, Alverlan da Silva, Silva, Alex Teófilo da, Santos, Daniel de Souza, Silva, Henrique Rodrigues, Fonseca, Rosany Raquel de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639
Resumo: A utilização de diferentes recursos didáticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a importância das metodologias alternativas no ensino de ciências no processo de ensino aprendizagem em turmas de 7° ano. Realizou-se uma prática e uma dinâmica no ensino fundamental II de uma escola pública do município de Limoeiro de Anadia - AL, no ano de 2017, sendo feito a dissecação de minhocas para aprendizagem da morfologia externa e interna desses seres, e demonstrado as principais características do filo annelida, em seguida houve a aplicação de uma dinâmica com perguntas e respostas. Aplicou-se um questionário com 65 alunos de duas turmas de 7° ano. Constatou-se que na escola não se aplica aulas práticas na disciplina de ciências. Cerca de 92% dos entrevistados responderam que a prática e dinâmica facilitaram o aprendizado e 8% não. 90% afirmaram ser importante a aplicação de práticas no ensino de ciências, 10 % não. 89% responderam ter gostado da prática pedagógica aplicada e 11% não. Quando questionados sobre o nível de contribuição da aula prática para o aprendizado 89% respondeu muito, 9% razoável e 2% não. De modo geral observa-se que a utilização da aula prática auxilia diretamente no aprendizado do aluno. Infere-se, que os uso de metodologias alternativas (prática, dinâmica, exposição de animais empalhados) possui influência positiva no processo de ensino aprendizagem.
id UNIFEI_f88115b285a053c516f2dc203bbed4e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38639
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A importância das metodologias alternativas no ensino de ciênciasThe importance of alternative methodologies in science teachingLa importancia de las metodologías alternativas en la enseñanza de las cienciasEnseñanza aprendizajeCosas didácticasEducación.Ensino aprendizagemDidáticaEducação.Teaching learningDidacticsEducation.A utilização de diferentes recursos didáticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a importância das metodologias alternativas no ensino de ciências no processo de ensino aprendizagem em turmas de 7° ano. Realizou-se uma prática e uma dinâmica no ensino fundamental II de uma escola pública do município de Limoeiro de Anadia - AL, no ano de 2017, sendo feito a dissecação de minhocas para aprendizagem da morfologia externa e interna desses seres, e demonstrado as principais características do filo annelida, em seguida houve a aplicação de uma dinâmica com perguntas e respostas. Aplicou-se um questionário com 65 alunos de duas turmas de 7° ano. Constatou-se que na escola não se aplica aulas práticas na disciplina de ciências. Cerca de 92% dos entrevistados responderam que a prática e dinâmica facilitaram o aprendizado e 8% não. 90% afirmaram ser importante a aplicação de práticas no ensino de ciências, 10 % não. 89% responderam ter gostado da prática pedagógica aplicada e 11% não. Quando questionados sobre o nível de contribuição da aula prática para o aprendizado 89% respondeu muito, 9% razoável e 2% não. De modo geral observa-se que a utilização da aula prática auxilia diretamente no aprendizado do aluno. Infere-se, que os uso de metodologias alternativas (prática, dinâmica, exposição de animais empalhados) possui influência positiva no processo de ensino aprendizagem.The use of different didactic resources in the teaching process can enable students to learn in a more significant way, in order to make the contents presented by the teacher more studied with contextualized knowledge. The objective of this work was to evaluate the importance of alternative methodologies in science teaching in the teaching process in 7th grade classes. A practice and dynamics were carried out in elementary school II of a public school in the municipality of Limoeiro de Anadia - AL, with the dissection of a video school (worm) being carried out to learn the external and internal morphology of these beings, and demonstrated as main characteristics of the phylum Annelida, then there was an application of a dynamic with questions and answers. A ° was applied with 65 students from two 7-year classes. It was found that in the school practical classes are not applied in the discipline of science. About 92% of the responses were effective for the ease of learning and 8% were not optimized. 90% stated that the application of practices in science teaching is important, 10% did not. 89% responded that they liked the applied pedagogical practice and 11% did not. When asked about the level of contribution of the practical class to learning a lot, 89% responded 9% reasonable and 2% not. In general, note that the use of the practical class directly assists in student learning. It is inferred that the use of alternative methodologies (practice, dynamics, exposure of stuffed animals) has a positive influence on the teaching-learning process.El uso de diferentes recursos didácticos en el proceso de enseñanza puede posibilitar que los estudiantes aprendan de una manera más significativas, es decir, con el fin de contextualizar más los contenidos presentados por el docente, permitiendo que los estudiantes amplíen sus conocimientos. El objetivo de este trabajo fue evaluar la importancia de las metodologías alternativas en la enseñanza de las ciencias en el proceso de enseñanza-aprendizaje en clases de 7° grado. Se realizó una práctica y dinámica en la escuela primaria II de una escuela pública del municipio de Limoeiro de Anadia - AL, donde se realizó la disección de un anélido (lombriz de tierra) para conocer la morfología externa e interna de estos seres, y se demostraron las principales características del phylum annelida, luego se aplicó una dinámica de preguntas y respuestas. Se aplicó un cuestionario a 65 estudiantes de dos clases de 7° grado. Se encontró que las clases prácticas en las materias de ciencias no se aplican en la escuela. Alrededor del 92% de los encuestados respondió que la práctica y la dinámica facilitaban el aprendizaje y el 8% no. El 90% manifestó que la aplicación de prácticas en la enseñanza de las ciencias es importante, el 10% no. El 89% respondió que le gustaba la práctica pedagógica aplicada y el 11% no. Cuando se les preguntó sobre el nivel de contribución de la clase práctica al aprendizaje, el 89% respondió mucho, el 9% razonable y el 2% no. En general, se observa que el uso de la clase práctica ayuda directamente al aprendizaje del alumno. Se infiere que el uso de metodologías alternativas (prácticas, dinámicas, exposición de peluches) influye positivamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje.Research, Society and Development2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3863910.33448/rsd-v11i16.38639Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e530111638639Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e530111638639Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5301116386392525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639/31996Copyright (c) 2022 Deyse Karoline dos Santos Trindade; Alverlan da Silva Araújo; Alex Teófilo da Silva; Daniel de Souza Santos; Henrique Rodrigues Silva; Rosany Raquel de Almeida Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Deyse Karoline dos Santos Araújo, Alverlan da Silva Silva, Alex Teófilo da Santos, Daniel de Souza Silva, Henrique Rodrigues Fonseca, Rosany Raquel de Almeida 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38639Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:17.206923Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
The importance of alternative methodologies in science teaching
La importancia de las metodologías alternativas en la enseñanza de las ciencias
title A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
spellingShingle A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
Trindade, Deyse Karoline dos Santos
Enseñanza aprendizaje
Cosas didácticas
Educación.
Ensino aprendizagem
Didática
Educação.
Teaching learning
Didactics
Education.
title_short A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
title_full A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
title_fullStr A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
title_full_unstemmed A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
title_sort A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
author Trindade, Deyse Karoline dos Santos
author_facet Trindade, Deyse Karoline dos Santos
Araújo, Alverlan da Silva
Silva, Alex Teófilo da
Santos, Daniel de Souza
Silva, Henrique Rodrigues
Fonseca, Rosany Raquel de Almeida
author_role author
author2 Araújo, Alverlan da Silva
Silva, Alex Teófilo da
Santos, Daniel de Souza
Silva, Henrique Rodrigues
Fonseca, Rosany Raquel de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Deyse Karoline dos Santos
Araújo, Alverlan da Silva
Silva, Alex Teófilo da
Santos, Daniel de Souza
Silva, Henrique Rodrigues
Fonseca, Rosany Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza aprendizaje
Cosas didácticas
Educación.
Ensino aprendizagem
Didática
Educação.
Teaching learning
Didactics
Education.
topic Enseñanza aprendizaje
Cosas didácticas
Educación.
Ensino aprendizagem
Didática
Educação.
Teaching learning
Didactics
Education.
description A utilização de diferentes recursos didáticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a importância das metodologias alternativas no ensino de ciências no processo de ensino aprendizagem em turmas de 7° ano. Realizou-se uma prática e uma dinâmica no ensino fundamental II de uma escola pública do município de Limoeiro de Anadia - AL, no ano de 2017, sendo feito a dissecação de minhocas para aprendizagem da morfologia externa e interna desses seres, e demonstrado as principais características do filo annelida, em seguida houve a aplicação de uma dinâmica com perguntas e respostas. Aplicou-se um questionário com 65 alunos de duas turmas de 7° ano. Constatou-se que na escola não se aplica aulas práticas na disciplina de ciências. Cerca de 92% dos entrevistados responderam que a prática e dinâmica facilitaram o aprendizado e 8% não. 90% afirmaram ser importante a aplicação de práticas no ensino de ciências, 10 % não. 89% responderam ter gostado da prática pedagógica aplicada e 11% não. Quando questionados sobre o nível de contribuição da aula prática para o aprendizado 89% respondeu muito, 9% razoável e 2% não. De modo geral observa-se que a utilização da aula prática auxilia diretamente no aprendizado do aluno. Infere-se, que os uso de metodologias alternativas (prática, dinâmica, exposição de animais empalhados) possui influência positiva no processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639
10.33448/rsd-v11i16.38639
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639/31996
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e530111638639
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e530111638639
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e530111638639
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052775555661824