A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639 |
Resumo: | A utilização de diferentes recursos didáticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a importância das metodologias alternativas no ensino de ciências no processo de ensino aprendizagem em turmas de 7° ano. Realizou-se uma prática e uma dinâmica no ensino fundamental II de uma escola pública do município de Limoeiro de Anadia - AL, no ano de 2017, sendo feito a dissecação de minhocas para aprendizagem da morfologia externa e interna desses seres, e demonstrado as principais características do filo annelida, em seguida houve a aplicação de uma dinâmica com perguntas e respostas. Aplicou-se um questionário com 65 alunos de duas turmas de 7° ano. Constatou-se que na escola não se aplica aulas práticas na disciplina de ciências. Cerca de 92% dos entrevistados responderam que a prática e dinâmica facilitaram o aprendizado e 8% não. 90% afirmaram ser importante a aplicação de práticas no ensino de ciências, 10 % não. 89% responderam ter gostado da prática pedagógica aplicada e 11% não. Quando questionados sobre o nível de contribuição da aula prática para o aprendizado 89% respondeu muito, 9% razoável e 2% não. De modo geral observa-se que a utilização da aula prática auxilia diretamente no aprendizado do aluno. Infere-se, que os uso de metodologias alternativas (prática, dinâmica, exposição de animais empalhados) possui influência positiva no processo de ensino aprendizagem. |
id |
UNIFEI_f88115b285a053c516f2dc203bbed4e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38639 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciênciasThe importance of alternative methodologies in science teachingLa importancia de las metodologías alternativas en la enseñanza de las cienciasEnseñanza aprendizajeCosas didácticasEducación.Ensino aprendizagemDidáticaEducação.Teaching learningDidacticsEducation.A utilização de diferentes recursos didáticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a importância das metodologias alternativas no ensino de ciências no processo de ensino aprendizagem em turmas de 7° ano. Realizou-se uma prática e uma dinâmica no ensino fundamental II de uma escola pública do município de Limoeiro de Anadia - AL, no ano de 2017, sendo feito a dissecação de minhocas para aprendizagem da morfologia externa e interna desses seres, e demonstrado as principais características do filo annelida, em seguida houve a aplicação de uma dinâmica com perguntas e respostas. Aplicou-se um questionário com 65 alunos de duas turmas de 7° ano. Constatou-se que na escola não se aplica aulas práticas na disciplina de ciências. Cerca de 92% dos entrevistados responderam que a prática e dinâmica facilitaram o aprendizado e 8% não. 90% afirmaram ser importante a aplicação de práticas no ensino de ciências, 10 % não. 89% responderam ter gostado da prática pedagógica aplicada e 11% não. Quando questionados sobre o nível de contribuição da aula prática para o aprendizado 89% respondeu muito, 9% razoável e 2% não. De modo geral observa-se que a utilização da aula prática auxilia diretamente no aprendizado do aluno. Infere-se, que os uso de metodologias alternativas (prática, dinâmica, exposição de animais empalhados) possui influência positiva no processo de ensino aprendizagem.The use of different didactic resources in the teaching process can enable students to learn in a more significant way, in order to make the contents presented by the teacher more studied with contextualized knowledge. The objective of this work was to evaluate the importance of alternative methodologies in science teaching in the teaching process in 7th grade classes. A practice and dynamics were carried out in elementary school II of a public school in the municipality of Limoeiro de Anadia - AL, with the dissection of a video school (worm) being carried out to learn the external and internal morphology of these beings, and demonstrated as main characteristics of the phylum Annelida, then there was an application of a dynamic with questions and answers. A ° was applied with 65 students from two 7-year classes. It was found that in the school practical classes are not applied in the discipline of science. About 92% of the responses were effective for the ease of learning and 8% were not optimized. 90% stated that the application of practices in science teaching is important, 10% did not. 89% responded that they liked the applied pedagogical practice and 11% did not. When asked about the level of contribution of the practical class to learning a lot, 89% responded 9% reasonable and 2% not. In general, note that the use of the practical class directly assists in student learning. It is inferred that the use of alternative methodologies (practice, dynamics, exposure of stuffed animals) has a positive influence on the teaching-learning process.El uso de diferentes recursos didácticos en el proceso de enseñanza puede posibilitar que los estudiantes aprendan de una manera más significativas, es decir, con el fin de contextualizar más los contenidos presentados por el docente, permitiendo que los estudiantes amplíen sus conocimientos. El objetivo de este trabajo fue evaluar la importancia de las metodologías alternativas en la enseñanza de las ciencias en el proceso de enseñanza-aprendizaje en clases de 7° grado. Se realizó una práctica y dinámica en la escuela primaria II de una escuela pública del municipio de Limoeiro de Anadia - AL, donde se realizó la disección de un anélido (lombriz de tierra) para conocer la morfología externa e interna de estos seres, y se demostraron las principales características del phylum annelida, luego se aplicó una dinámica de preguntas y respuestas. Se aplicó un cuestionario a 65 estudiantes de dos clases de 7° grado. Se encontró que las clases prácticas en las materias de ciencias no se aplican en la escuela. Alrededor del 92% de los encuestados respondió que la práctica y la dinámica facilitaban el aprendizaje y el 8% no. El 90% manifestó que la aplicación de prácticas en la enseñanza de las ciencias es importante, el 10% no. El 89% respondió que le gustaba la práctica pedagógica aplicada y el 11% no. Cuando se les preguntó sobre el nivel de contribución de la clase práctica al aprendizaje, el 89% respondió mucho, el 9% razonable y el 2% no. En general, se observa que el uso de la clase práctica ayuda directamente al aprendizaje del alumno. Se infiere que el uso de metodologías alternativas (prácticas, dinámicas, exposición de peluches) influye positivamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje.Research, Society and Development2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3863910.33448/rsd-v11i16.38639Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e530111638639Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e530111638639Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5301116386392525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639/31996Copyright (c) 2022 Deyse Karoline dos Santos Trindade; Alverlan da Silva Araújo; Alex Teófilo da Silva; Daniel de Souza Santos; Henrique Rodrigues Silva; Rosany Raquel de Almeida Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Deyse Karoline dos Santos Araújo, Alverlan da Silva Silva, Alex Teófilo da Santos, Daniel de Souza Silva, Henrique Rodrigues Fonseca, Rosany Raquel de Almeida 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38639Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:17.206923Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências The importance of alternative methodologies in science teaching La importancia de las metodologías alternativas en la enseñanza de las ciencias |
title |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências |
spellingShingle |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências Trindade, Deyse Karoline dos Santos Enseñanza aprendizaje Cosas didácticas Educación. Ensino aprendizagem Didática Educação. Teaching learning Didactics Education. |
title_short |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências |
title_full |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências |
title_fullStr |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências |
title_sort |
A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências |
author |
Trindade, Deyse Karoline dos Santos |
author_facet |
Trindade, Deyse Karoline dos Santos Araújo, Alverlan da Silva Silva, Alex Teófilo da Santos, Daniel de Souza Silva, Henrique Rodrigues Fonseca, Rosany Raquel de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Alverlan da Silva Silva, Alex Teófilo da Santos, Daniel de Souza Silva, Henrique Rodrigues Fonseca, Rosany Raquel de Almeida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Deyse Karoline dos Santos Araújo, Alverlan da Silva Silva, Alex Teófilo da Santos, Daniel de Souza Silva, Henrique Rodrigues Fonseca, Rosany Raquel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza aprendizaje Cosas didácticas Educación. Ensino aprendizagem Didática Educação. Teaching learning Didactics Education. |
topic |
Enseñanza aprendizaje Cosas didácticas Educación. Ensino aprendizagem Didática Educação. Teaching learning Didactics Education. |
description |
A utilização de diferentes recursos didáticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a importância das metodologias alternativas no ensino de ciências no processo de ensino aprendizagem em turmas de 7° ano. Realizou-se uma prática e uma dinâmica no ensino fundamental II de uma escola pública do município de Limoeiro de Anadia - AL, no ano de 2017, sendo feito a dissecação de minhocas para aprendizagem da morfologia externa e interna desses seres, e demonstrado as principais características do filo annelida, em seguida houve a aplicação de uma dinâmica com perguntas e respostas. Aplicou-se um questionário com 65 alunos de duas turmas de 7° ano. Constatou-se que na escola não se aplica aulas práticas na disciplina de ciências. Cerca de 92% dos entrevistados responderam que a prática e dinâmica facilitaram o aprendizado e 8% não. 90% afirmaram ser importante a aplicação de práticas no ensino de ciências, 10 % não. 89% responderam ter gostado da prática pedagógica aplicada e 11% não. Quando questionados sobre o nível de contribuição da aula prática para o aprendizado 89% respondeu muito, 9% razoável e 2% não. De modo geral observa-se que a utilização da aula prática auxilia diretamente no aprendizado do aluno. Infere-se, que os uso de metodologias alternativas (prática, dinâmica, exposição de animais empalhados) possui influência positiva no processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639 10.33448/rsd-v11i16.38639 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38639/31996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e530111638639 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e530111638639 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e530111638639 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052775555661824 |